Desporto
Famalicão: FAC e Riba d’Ave HC entram em 2023 com o pé direito

As equipas do Riba d’Ave HC e do FAC disputaram a primeira jornada de 2023, a 11ª jornada do Campeonato Placard, este sábado. As duas equipas de hóquei em patins do concelho de Famalicão registaram vitórias.
O FAC venceu, em Paço de Arco, por 4-1, com golos de Hugo Costa (2), Gabi Silva e Juanjo López. Já o Riba d’Ave HC recebeu em casa o HC Braga e venceu por 6-3, com golos de Pedro Silva (2), Nery, Daniel Pinheiro, Carlos Loureiro e Hugo Barata. Desta forma, o FAC ocupa a 11ª posição na tabela e o Riba d’Ave HC a nona posição.

Desporto
GD Natação de Famalicão comemora 30 anos a nadar com evento solidário
O GD Natação Famalicão comemora mais um aniversário e lança o desafio “30 anos 30 Km’S a Nadar”, um evento solidário que assinala assim as três décadas de existência do coletivo.
O evento está agendado para o dia 15 de abril, sábado, na Piscina Municipal de Famalicão, às 14:30.
Nadar pelo menos 25 metros, desafiar a família e amigos a participar e trazer um bem alimentar ou de higiene pessoal para ajudar a instituição Mundos de Vida são os desafios propostos pelo GD Natação.

Desporto
Nadador Diogo Ribeiro bate recorde nacional dos 50 metros livres e garante participação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Diogo Ribeiro estabeleceu, esta quinta-feira, o novo recorde nacional dos 50 metros livres e garantiu a obtenção dos mínimos para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e para o Campeonato Mundial de Natação em Fukuoka. O atleta do Benfica registou o melhor tempo nas eliminatórias, com 21,87 segundos, ultrapassando o anterior recorde português estabelecido por Miguel Nascimento em Oeiras, a 30 de setembro de 2022.
O segundo melhor tempo foi conseguido pelo ucraniano Andrii Govorov, que representa o Vitória SC, com 21,98 segundos, marca que também lhe garante a obtenção dos mínimos para o Mundial.
Miguel Nascimento (Benfica) alcançou o terceiro melhor tempo nas eliminatórias (21,99 segundos), ficando a apenas três centésimos de segundo dos mínimos olímpicos, o que lhe permite garantir a participação no Mundial de Fukuoka.
O quarto melhor registo foi alcançado por Miguel Marques (Benfica), com 22,70 segundos, marca que garante a sua presença no Campeonato Europeu de Juniores.
Estes resultados nas eliminatórias aumentam as expectativas para a final dos 50 metros livres, que se realiza hoje a partir das 17h00.
Na primeira sessão do primeiro dia do evento, Gonçalo Azevedo (CN Maia) bateu o recorde nacional dos 50 metros costas na categoria de juvenis A. O nadador da Maia concluiu a prova em 27,58 segundos, superando o anterior recorde de 27,60 segundos, estabelecido por Rodrigo Rodrigues (SCE) em Coimbra, a 10 de julho de 2022.
Desporto
Irmãs famalicenses Mariana e Inês Silva em destaque no Campeonato Europeu Feminino de xadrez

As irmãs Mariana e Inês Silva, ambas da Associação Académica do Clube de Xadrez Didáxis e representantes de Portugal no Campeonato Europeu Feminino, tiveram um desempenho destacado no evento que decorreu em Petrovac (Montenegro) entre os dias 17 e 29 de março. Este campeonato reuniu 136 jogadoras provenientes de 34 países.
Na última jornada do Europeu, Mariana Silva, atual campeã nacional, superou a jogadora ucraniana Maritsa Tsirulnik, o que foi um ótimo resultado, tendo em conta a diferença de classificação Elo entre as duas (1920 para 2121). Já Ana Inês Silva, com uma classificação Elo de 1792 pontos e detentora do título de Mestre FIDE feminina, enfrentou uma jogadora com uma classificação Elo superior, desta vez empatando com a Mestre Internacional grega Ioulia Makka (1949).
Mariana Silva encerrou o Europeu com 4,5 pontos e uma performance que correspondeu exatamente à sua classificação Elo atual (1920). Partindo como a cabeça de série número 116, Mariana terminou a competição empatada no 94.º lugar, um resultado bastante satisfatório.
Ana Inês Silva somou 4 pontos e terminou o torneio empatada no 111.º lugar. Tal como a sua irmã, Inês superou a sua classificação inicial (era a número 125), mas o destaque foi a excelente performance de 1978, que lhe permitiu obter 44,6 pontos para a sua classificação Elo.
A vencedora do torneio e nova campeã europeia foi a Mestre Internacional absoluta Meri Arabidze (Geórgia), com 8,5 pontos. As polacas Mestres Internacionais absolutas Oliwia Kiolbasa e Aleksandra Maltsevskaya completaram o pódio, terminando em 2.º e 3.º lugares, respetivamente.
No final do evento, todos concordaram que esta participação foi uma experiência positiva e enriquecedora em competições internacionais ao mais alto nível. O Clube de Xadrez A2D gostaria de agradecer sinceramente à Associação Académica da Didáxis, à Cooperativa de Ensino Didáxis e à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão pelo patrocínio às jogadoras famalicenses, bem como ao apoio prestado pela Federação Portuguesa de Xadrez.
-
Famalicãohá 1 semana
Marcha lenta na EN14 organizada pelos profissionais da educação é às 18h23 desta quarta-feira
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Homem de 22 anos detido após tentar agredir polícias
-
Paíshá 7 dias
Maquinistas da CP em greve durante todo o mês de abril
-
Desportohá 4 dias
Basquetebol: FAC vence BC Gaia por 78-84