Siga-nos nas redes

Desporto

Famalicão: Ribeirão FC e AD Ninense somam vitórias

Publicado

em

Em jogos a contar para a 15ª jornada do Pró Nacional da AF Braga, o Ribeirão FC e a AD Ninense registaram vitórias, este sábado.

O Ribeirão FC foi vencer por uma bola a zero, ao terreno do Santiago de Moscatelos. Já a AD Ninense venceu em casa o FC Marinhas por um a zero.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Desporto

GD Natação de Famalicão comemora 30 anos a nadar com evento solidário

Publicado

em

O GD Natação Famalicão comemora mais um aniversário e lança o desafio “30 anos 30 Km’S a Nadar”, um evento solidário que assinala assim as três décadas de existência do coletivo.

O evento está agendado para o dia 15 de abril, sábado, na Piscina Municipal de Famalicão, às 14:30.

Nadar pelo menos 25 metros, desafiar a família e amigos a participar e trazer um bem alimentar ou de higiene pessoal para ajudar a instituição Mundos de Vida são os desafios propostos pelo GD Natação.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Nadador Diogo Ribeiro bate recorde nacional dos 50 metros livres e garante participação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Publicado

em

Diogo Ribeiro estabeleceu, esta quinta-feira, o novo recorde nacional dos 50 metros livres e garantiu a obtenção dos mínimos para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e para o Campeonato Mundial de Natação em Fukuoka. O atleta do Benfica registou o melhor tempo nas eliminatórias, com 21,87 segundos, ultrapassando o anterior recorde português estabelecido por Miguel Nascimento em Oeiras, a 30 de setembro de 2022.

O segundo melhor tempo foi conseguido pelo ucraniano Andrii Govorov, que representa o Vitória SC, com 21,98 segundos, marca que também lhe garante a obtenção dos mínimos para o Mundial.

Miguel Nascimento (Benfica) alcançou o terceiro melhor tempo nas eliminatórias (21,99 segundos), ficando a apenas três centésimos de segundo dos mínimos olímpicos, o que lhe permite garantir a participação no Mundial de Fukuoka.

O quarto melhor registo foi alcançado por Miguel Marques (Benfica), com 22,70 segundos, marca que garante a sua presença no Campeonato Europeu de Juniores.

Estes resultados nas eliminatórias aumentam as expectativas para a final dos 50 metros livres, que se realiza hoje a partir das 17h00.

Na primeira sessão do primeiro dia do evento, Gonçalo Azevedo (CN Maia) bateu o recorde nacional dos 50 metros costas na categoria de juvenis A. O nadador da Maia concluiu a prova em 27,58 segundos, superando o anterior recorde de 27,60 segundos, estabelecido por Rodrigo Rodrigues (SCE) em Coimbra, a 10 de julho de 2022.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Irmãs famalicenses Mariana e Inês Silva em destaque no Campeonato Europeu Feminino de xadrez

Publicado

em

As irmãs Mariana e Inês Silva, ambas da Associação Académica do Clube de Xadrez Didáxis e representantes de Portugal no Campeonato Europeu Feminino, tiveram um desempenho destacado no evento que decorreu em Petrovac (Montenegro) entre os dias 17 e 29 de março. Este campeonato reuniu 136 jogadoras provenientes de 34 países.

Na última jornada do Europeu, Mariana Silva, atual campeã nacional, superou a jogadora ucraniana Maritsa Tsirulnik, o que foi um ótimo resultado, tendo em conta a diferença de classificação Elo entre as duas (1920 para 2121). Já Ana Inês Silva, com uma classificação Elo de 1792 pontos e detentora do título de Mestre FIDE feminina, enfrentou uma jogadora com uma classificação Elo superior, desta vez empatando com a Mestre Internacional grega Ioulia Makka (1949).

Mariana Silva encerrou o Europeu com 4,5 pontos e uma performance que correspondeu exatamente à sua classificação Elo atual (1920). Partindo como a cabeça de série número 116, Mariana terminou a competição empatada no 94.º lugar, um resultado bastante satisfatório.

Ana Inês Silva somou 4 pontos e terminou o torneio empatada no 111.º lugar. Tal como a sua irmã, Inês superou a sua classificação inicial (era a número 125), mas o destaque foi a excelente performance de 1978, que lhe permitiu obter 44,6 pontos para a sua classificação Elo.

A vencedora do torneio e nova campeã europeia foi a Mestre Internacional absoluta Meri Arabidze (Geórgia), com 8,5 pontos. As polacas Mestres Internacionais absolutas Oliwia Kiolbasa e Aleksandra Maltsevskaya completaram o pódio, terminando em 2.º e 3.º lugares, respetivamente.

No final do evento, todos concordaram que esta participação foi uma experiência positiva e enriquecedora em competições internacionais ao mais alto nível. O Clube de Xadrez A2D gostaria de agradecer sinceramente à Associação Académica da Didáxis, à Cooperativa de Ensino Didáxis e à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão pelo patrocínio às jogadoras famalicenses, bem como ao apoio prestado pela Federação Portuguesa de Xadrez.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

OUVIR RÁDIO

VER TV EM DIRETO

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 16 minutos

Cineasta famalicense Mário Macedo apresenta-se no festival de Cannes

Mário Macedo, natural de Famalicão, é um dos quatro jovens cineastas portugueses que irão apresentar-se no Festival de Cannes, em...

Famalicãohá 35 minutos

Famalicão de Lés a Lés – Festas Santo do Monte, na freguesia do Louro

Neste Famalicão de Lés a Lés visitamos a freguesia do Louro que se prepara para celebrar as festas do Santo...

Paíshá 52 minutos

Gasolina aumenta 3 cêntimos a partir de segunda-feira

Os preços dos combustíveis mais usados vão seguir tendências diferentes a partir de segunda-feira, com o aumento de 3 cêntimos...

Famalicãohá 1 hora

Partido Socialista de Famalicão celebra 50 anos e 25 de abril com evento em Ribeirão

O lema para celebrar os 50 anos do Partido Socialista em Vila Nova de Famalicão é “Só é derrotado aquele...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Susana Pereira de Riba de Ave distinguida pela Agência Nacional Erasmus+

A famalicense Susana Pereira, ex-presidente da Junta de Freguesia de Riba de Ave, foi distinguida pela “Agência Nacional Erasmus+ Educação...

Desportohá 1 hora

GD Natação de Famalicão comemora 30 anos a nadar com evento solidário

O GD Natação Famalicão comemora mais um aniversário e lança o desafio “30 anos 30 Km’S a Nadar”, um evento...

Mundohá 2 horas

Morreu atropelado cantor da dupla Zé Henrique & Matheus

O cantor Matheus, da dupla com Zé Henrique, faleceu na madrugada desta quarta-feira. O cantor sertanejo regressava do Rio de...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Sexta e sábado de chuva dão lugar a domingo de sol com aumento das temperaturas

O concelho de Famalicão terá um fim de semana dividido entre a a chuva e o sol, de acordo com...

Desportohá 15 horas

Nadador Diogo Ribeiro bate recorde nacional dos 50 metros livres e garante participação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Diogo Ribeiro estabeleceu, esta quinta-feira, o novo recorde nacional dos 50 metros livres e garantiu a obtenção dos mínimos para...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Vila de Joane celebra Procissão do Senhor dos Santos Passos este domingo

Realiza-se este domingo, na freguesia de Joane, a Procissão do Senhor Santos Passos, na Igreja Divino Salvador, a partir das...

Arquivo

Mais Vistos