Siga-nos nas redes

Desporto

Jogar futebol é uma “estratégia eficaz” para combater a obesidade infantil -Estudo

Publicado

em

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) concluíram, num estudo que envolveu 40 crianças com excesso de peso acompanhadas em hospitais do Porto, que o futebol é uma “estratégia eficaz” para melhorar fatores de risco cardiovascular.

Carla Rego, médica pediátrica e professora da FMUP, afirmou esta quarta-feira que o estudo, publicado na revista internacional “Progress in Cardiovascular Diseases”, visava “investigar os efeitos do futebol na obesidade infantil”.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



“O interesse do futebol prende-se com alguns aspetos muito particulares desta modalidade. A primeira é o impacto que tem em termos de mobilizar vontades na população, é uma modalidade que mexe com as pessoas e é fácil de ser aceite. Segundo, porque é relativamente barata em termos de prática e terceiro porque é uma modalidade à escala mundial”, afirmou.

O estudo, financiado pela UEFA e também desenvolvido por investigadores da Faculdade de Desporto (FADEUP) e da Faculdade de Farmácia (FFUP), envolveu 40 crianças com excesso de peso acompanhadas numa consulta de pediatria por excesso de peso e obesidade em hospitais do Porto (CUF e Hospital de São João).

“Antes de se iniciar qualquer tipo de intervenção, fizemos uma avaliação do estado de nutrição, em que caracterizamos a composição corporal, caracterizamos o desenvolvimento sexual porque durante a puberdade há mudanças que são precisas ter em conta, fizemos analises para avaliar marcadores metabólicos e aplicamos inquéritos da vertente psicossocial”, esclareceu Carla Rego, também investigadora do CINTESIS.

Depois de avaliados os vários parâmetros, as crianças foram divididas em dois grupos, sendo que metade frequentou três sessões extracurriculares de futebol e a outra metade praticou diferentes atividades de pavilhão, como jogos, corrida e ginástica.

No fim da intervenção, os investigadores voltaram a avaliar os parâmetros anteriormente descritos, tendo concluído que o grupo que praticou futebol apresentou uma “eficácia superior nos diferentes parâmetros cardiovasculares e metabólicos avaliados” comparativamente com o outro grupo.

“Conseguimos perceber que o grupo que praticou futebol três vezes por semana para além das aulas de educação física curriculares obteve maior e melhor impacto nos seus marcadores de estado nutricional, metabólicos, comportamentais e psicossociais do que o grupo”, salientou.

Ainda que o impacto do futebol tenha sido “significativamente mais marcado e benéfico do que a prática de exercício físico”, o grupo que praticou diferentes atividades de pavilhão também “mudaram favoravelmente os seus parâmetros”.

Lembrando que em Portugal “32% das crianças têm excesso de peso, das quais 14% são obesas”, Carla Rego afirmou que a primeira comorbilidade em idade pediátrica é a “comorbilidade comportamental e psicossocial, muito antes da ortopédica e metabólica”.

“O problema é que na maioria das vezes é francamente desvalorizada ou passa-nos à margem. De facto, um desporto de equipa, como o futebol, em que os miúdos se envolvam uns com os outros, em que o treinador saiba elevar a autoestima de cada criança em função das pequenas conquistas que ela vai tendo, tem um impacto muito maior do que quando o trabalho é feito sozinho mesmo no meio de outras crianças”, sublinhou.

Acrescentando que o trabalho de equipa “tem um efeito brutal para alavancar a autoestima, autoconfiança e partilha de responsabilidades”.

“Por isso é que na adolescência um desporto de risco é francamente mais importante e protetor de comportamentos de risco e na pandemia isso foi notório”, observou.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 10 minutos

Famalicão: Crianças do Agrupamento de Escolas D. Maria II reuniram-se num “Mega Piquenique” no Parque da Devesa

A comunidade do Agrupamento de Escolas D. Maria II esteve reunida, esta quinta-feira, para um “Mega Piquenique” no Parque da...

Famalicãohá 57 minutos

Famalicense Nuno Melo será reeleito presidente do CDS-PP este fim de semana

O CDS-PP reúne-se em congresso no fim de semana para reeleger Nuno Melo como presidente e escolher os novos órgãos...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Rua Direita é palco de Gala de Fado de Homenagem e Tributo a Carlos Macedo

A Praça Manuel Sotto Maior, na Rua Direita na cidade de Famalicão será o palco da Gala de Fado da...

Famalicãohá 2 horas

Auchan evita desperdício de bananas muito maduras para criar o novo e delicioso Gelado Banoffee

Com a chegada do tempo mais quente regressam também os gelados e a Auchan tem a solução mais deliciosa e...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Homem de 65 anos gravemente ferido após acidente de trabalho em Cruz

Um homem de 65 anos ficou gravemente ferido, na manhã desta sexta-feira, na sequência de um acidente de trabalho, na...

Economiahá 4 horas

Preço da gasolina sobe mas gasóleo desce na próxima semana

Com a chegada do final de mais uma semana chegam também novas previsões quanto à oscilação do preço dos combustíveis....

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Gavião celebra 50 anos da revolução dos cravos com as “Mães de Abril”

O Salão Nobre da Junta de Freguesia de Gavião celebra os 50 anos do 25 de abril com uma sessão...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Embaixadores e cônsules do continente africano ficam a conhecer ensino profissional local

O presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos recebeu, esta quinta-feira, embaixadores, cônsules e missão empresarial da Guiné-Bissau, Guiné...

Desportohá 5 horas

Conduta violenta de Evanilson contra FC Famalicão vale 2 jogos de castigo

O avançado Evanilson, do FC Porto, foi suspenso por dois jogos, por “conduta violenta” no encontro com o Famalicão (2-2),...

Barceloshá 19 horas

Dois PSP no hospital após agressões em Barcelos

Dois elementos da PSP de Barcelos receberam assistência hospitalar, esta quarta-feira, na sequência de agressões levadas a cabo por um...

Arquivo

Mais Vistos