Siga-nos nas redes

Desporto

Alfredo Quintana é o terceiro atleta a morrer em Portugal em 2021

Publicado

em

O andebolista internacional português Alfredo Quintana tornou-se hoje o terceiro atleta a morrer em Portugal no novo ano civil, fruto de idênticos problemas cardíacos que vitimaram Alex Apolinário e Paulo Diamantino em janeiro.

O guarda-redes, de 32 anos, sofreu na segunda-feira uma paragem cardiorrespiratória num treino do FC Porto e deu entrada no Hospital de São João, no Porto, sendo transferido para a Unidade de Cuidados Intensivos com um prognóstico reservado.

Um mês e meio antes, em 08 de janeiro, o basquetebolista Paulo Diamantino caiu inanimado durante um jogo entre o Mirandela Basket Clube e o Juventude Pacense, da II divisão, e não resistiu às manobras de reanimação tentadas durante quase uma hora.

O internacional sub-20 luso iria completar 36 anos no dia seguinte ao encontro em Paços de Ferreira e desapareceu com pouco mais de 24 horas de diferença face ao futebolista brasileiro Alex Apolinário, que representava o Alverca, do Campeonato de Portugal.

O médio, de 24 anos, esteve quatro dias internado em coma induzido, na sequência de uma paragem cardiorrespiratória sofrida aos 27 minutos do duelo caseiro com o União de Almeirim (0-0), da 10.ª ronda da Série F, sem que estivesse a disputar qualquer lance.

No recente historial de morte repentina em provas desportivas realizadas em Portugal surge a copiloto espanhola Laura Salvo, que morreu em 10 de outubro de 2020, aos 21 anos, devido a um acidente no Rali Vidreiro Centro de Portugal, na Marinha Grande.

O Peugeot 208 R2 conduzido por Miguel Socias despistou-se no início do primeiro troço da sexta prova do Campeonato de Portugal de Ralis, que acabou por ser cancelada mediante a declaração do óbito no local, apesar dos esforços de 27 operacionais.

Há quase um mês, em 25 de janeiro, cumpriu-se o 17.º aniversário da morte do avançado húngaro Miklos Féher, vítima de uma paragem cardiorrespiratória nos instantes finais da visita do Benfica ao Vitória de Guimarães (1-0), da 19.ª jornada da I Liga de futebol.

Caso idêntico aconteceu em 25 de outubro de 2009 com o basquetebolista norte-americano Kevin Widemond, da Ovarense, que morreu no intervalo do duelo frente à Académica para a atribuição do terceiro lugar do Troféu António Pratas, em Leiria.

Já o lote de desportistas portugueses malogrados é encabeçado pelo motociclista Paulo Gonçalves, falecido há pouco mais de um ano, em 12 de janeiro, aos 40 anos, na sequência de uma queda ao quilómetro 276 da sétima de 12 etapas da 42.ª edição do Rali Dakar.

À imagem do piloto da equipa indiana Hero, o automobilista Augusto Mendes morreu em 01 de março de 1989, com 36 anos, na sexta classificativa do Rali de Portugal, ao despistar-se ao volante de um Opel Kadett GSI numa ravina da Serra da Lousã.

O lote de malogrados lusos começou a desenhar-se no início do século XX, em 15 de julho de 1912, quando Francisco Lázaro, de 24 anos, desfaleceu na maratona de Estocolmo, tornando-se a primeira vítima mortal dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.

O carpinteiro de uma fábrica de carroçarias de automóveis no Bairro Alto, em Lisboa, arrancou no grupo da frente, mas foi sucessivamente perdendo posições e começou a cambalear ao quilómetro 29, na colina de Öfver-Järva, até tombar de vez.

Porta-estandarte da primeira participação olímpica de Portugal, Francisco Lázaro acabou por colapsar na madrugada seguinte, vitimado pelo sebo que espalhou pelo corpo e que impedia a transpiração da pele face aos 32 graus sentidos na capital sueca.

O atleta foi homenageado na cerimónia de encerramento por Pierre de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos modernos, tal como o mundo do futebol prestou tributo a Fernando Pascoal Neves, mais conhecido por Pavão, em 16 de dezembro de 1973.

Natural de Chaves, o médio sofreu uma paragem cardiorrespiratória ao minuto 13 do encontro entre FC Porto e Vitória de Setúbal, da 13.ª jornada da I Liga, caindo inanimado no relvado do Estádio das Antas e morrendo no Hospital de São João, aos 26 anos.

Joaquim Agostinho notabilizou-se à escala mundial pela alcunha ‘Quim Cambalhotas’, devido aos constantes tombos sofridos ao longo de 16 anos em cima das bicicletas, que estiveram na origem da sua morte em Quarteira, na décima edição da Volta ao Algarve.

Natural de Torres Vedras, o corredor do Sporting caiu pela última vez aos 41 anos, após um cão se ter cruzado no seu caminho, causando fraturas no crânio, e 10 dias em coma e um óbito declarado em 10 de maio de 1984, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Final idêntico ao mais emblemático ciclista luso, vencedor de três Voltas a Portugal e com dois terceiros lugares na Volta a França, sofreu Bruno Neves, ao bater com a cabeça no chão quando integrava o pelotão da Clássica de Amarante, em 11 de maio de 2008.

Já o basquetebolista Paulo Pinto foi atraiçoado por um colapso cardíaco em 02 de março de 2002, ao oitavo minuto do duelo entre Aveiro Basket e Benfica, no Pavilhão dos Galitos, da Liga portuguesa, morrendo antes de chegar ao Hospital Infante D. Henrique.

Oriundo de São João da Madeira, o extremo-poste, de 27 anos, denotava uma carreira promissora, assente no estatuto de capitão das ‘quinas’ e jogador nacional do ano em 2000, um ano após ter sido o primeiro luso a figurar nos candidatos ao ‘All-Star’ europeu.

Outros desportistas portugueses ou estrangeiros falecidos em solo nacional:

  • Veiga da Mota (ciclismo): 26 de fevereiro de 1959
  • José Zeferino (ciclismo): agosto de 1982.
  • Paulo Navalho (futebol): 23 de agosto de 1987.
  • Manuel Abreu (ciclismo): 25 de fevereiro de 1997.
  • Ángel Almeida (basquetebol): 29 de julho de 1997.
  • Rui Guimarães (basquetebol): 06 de julho de 1998.
  • Paulo Sérgio (futebol): 26 de dezembro de 2000.
  • Landu Ndonbasi (futebol): 17 de fevereiro de 2002.
  • Bruno Baião (futebol): 15 de maio de 2004.
  • Hugo Cunha (futebol): 25 de junho de 2005.
  • Mike Plowden (basquetebol): 28 de fevereiro de 2008.
  • Francisco Ribeiro (andebol): 17 de dezembro de 2009.
  • Vando Duarte (motociclismo): 08 de maio de 2011.
  • Luís Carreira (motociclismo): 15 de novembro de 2012.
  • Alex Marques (futebol): 17 de novembro de 2013.
  • Nuno Silva (automobilismo): 16 de agosto de 2014.
  • Sérgio Leitão (motociclismo): 23 de setembro de 2018.
  • André Campos (andebol): 16 de outubro de 2018.
  • Fábio Mendes (futsal): 16 de março de 2019.
  • Filipa Gomes (motociclismo): 26 de julho de 2019.
  • Matthias Sandeck (pesca submarina): 08 de setembro de 2019.
  • Paulo Diamantino (basquetebol): 08 de janeiro de 2021.
PARTILHE ESTE ARTIGO:

Jornal

Rádio

Artigos Recentes

Barceloshá 12 minutos

Homem soterrado esta segunda-feira em Barcelos tinha 50 anos, era casado e deixa um filho menor

A empresa Águas de Barcelos veio, esta terça-feira, lamentar a morte de António José Martins Ferreira, de 50 anos, da...

Paíshá 44 minutos

Juízes pedem “punição mais eficaz” para para titulares de funções públicas que ocultem riqueza

 A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) entregou aos grupos parlamentares uma proposta de alteração à lei com vista a...

Famalicãohá 60 minutos

Famalicão: Estão abertas as candidaturas aos Selos Visão’25

A iniciativa promovida pela Câmara Municipal, Selos Famalicão Visão’25, já abriu as suas inscrições, visando distinguir os projetos que mais...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Saiba onde vão estar os radares da PSP durante o mês de abril

A PSP já divulgou, esta terça-feira, a localização dos radares para controlo de velocidade, em Famalicão e concelhos adjacentes. No...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Caso de covid-19 numa criança encerra Centro Social de Oliveira Santa Maria

O infantário do Centro Social Paroquial de Oliveira Santa Maria, Famalicão, está encerrado desde ontem, segunda-feira, após uma criança que...

Famalicãohá 3 horas

Homem morre esta manhã no apeadeiro de Barrimau

Um homem com 55 anos, residente em Famalicão, faleceu esta manhã no apeadeiro de Barrimau, em Calendário. O indivíduo foi...

Bragahá 14 horas

Homem queimado na cara com tocha por usar camisola do Benfica, em Braga

Um ficou ferido, este domingo, no centro de Braga, depois de uma agressão motivada por rivalidade clubística. De acordo com...

Famalicãohá 15 horas

Câmara de Famalicão concede apoios à juventude e bombeiros voluntários

Os famalicenses com idades entre os 18 e os 35 anos, residentes no concelho há pelo menos três anos, vão...

Barceloshá 16 horas

Homem morre soterrado em Barcelos após derrocada de terras na estrada Nacional 206

Um homem com cerca de 50 anos faleceu, esta tarde, em Barcelos, depois e ter ficado soterrado numa vala, onde...

Famalicãohá 18 horas

Grupo de artistas de Famalicão leva “Democracia, os Filhos dos anos 90 e a Tecnologia”, aos palcos de todo o país

A estrutura de criação Momento – Artistas Independentes, de Famalicão, estreia neste mês o primeiro espetáculo de uma trilogia sobre...

Famalicãohá 20 horas

Famalicão: Mulher sofre queimaduras após cair na casa de banho com água quente ligada

Uma mulher com cerca de 57 anos sofreu queimaduras depois de um acidente na banheira da sua própria habitação, na...

Famalicãohá 20 horas

Incêndio em Arnoso Santa Maria mobiliza bombeiros para zona florestal

Um incêndio deflagrou na tarde desta segunda-feira, numa zona de mato, nas proximidades da Rua Alto do Quintela, em Arnoso...

Paíshá 20 horas

Português de 18 anos surfou a maior onda de sempre na Nazaré e quer entrar para o Guiness

O jovem surfista português António Laureano. de apenas 18 anos, vai candidatar-se ao Guinness World Record depois de ter surfado...

Paíshá 21 horas

Covid-19: Índice de transmissibilidade (Rt) subiu hoje para 1,04

 O índice de transmissibilidade (Rt) nacional do novo coronavírus em Portugal subiu hoje para 1,04 e a incidência de casos...

Sociedadehá 22 horas

Grupo Desportivo do Louro anuncia retorno às competições da Divisão de Honra e 1.ª Divisão da AF de Braga

O Grupo Desportivo do Louro anunciou, esta segunda-feira, o seu retorno às competições na Divisão de Honra e Primeira Divisão...

Paíshá 22 horas

Covid-19: Mais 2 mortos e 271 novos infetados nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 2 óbitos provocados pela pandemia e 271 novos casos de infeção, segundo o relatório diário emitido...

Regiãohá 23 horas

GNR registou 38 infrações no âmbito da legislação de covid-19 no distrito de Braga em 7 dias

Entre os dias 05 e 11 março, a GNR levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Braga...

Paíshá 24 horas

António Guterres inclui juiz Ivo Rosa em bolsa de magistrados da ONU

António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), convidou o juiz Ivo Rosa a incluir-se numa bolsa de magistrados...

Paíshá 1 dia

Cartão do Cidadão passa a ser recebido em casa definitivamente

A secretária de Estado da Justiça, afirmou que o cartão de cidadão vai passar a ser sempre entregue em casa...

Paíshá 1 dia

GNR recebe candidatos para Curso de Formação de Guardas

A Guarda Nacional Republicana encontra-se em processo de concurso para constituição da sua reserva de recrutamento. O concurso que dará...

Arquivo

FAMA NAS REDES

Mais Vistos

ANUNCIE NESTE ESPAÇO > ligue +351252308147 ou WhatsApp para +351963964191