Siga-nos nas redes

Desporto

Piloto famalicense João Silva e navegadora Inês Veiga apresentaram projeto novo para 2022

Publicado

em

O piloto famalicense João Silva e a navegadora Inês Veiga apresentaram, esta sexta-feira, na instalações da Confiauto, em Famalicão, o projeto da equipa, para os ralis de 2022.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Desporto

Rafaela Fonseca e Nuno Fernandes vencem Milha Urbana de Famalicão

Publicado

em

Por

Rafaela Fonseca, do Sport Clube Salgueiros, e Nuno Fernandes, do Clube Atlético de Seia, foram os grandes vencedores da 22º Milha Urbana de Famalicão, que se realizou este sábado, na Avenida de França.

A prova contou com a participação de cerca de 400 atletas, dos escalões de Minis a Veteranos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Milha Urbana de Famalicão sai para a estrada este sábado

Publicado

em

Por

Realiza-se na tarde deste sábado a 22.ª edição da Milha Urbana de Famalicão, que via decorrer, na Avenida de França, no centro da cidade, a partir das 15 horas.

Dos escalões de Minis a Veteranos e aberta todos os atletas que queiram participar, mesmo os não federados, a prova é organizada pelo Liberdade Futebol Clube.

A Milha Urbana vai ainda obrigar a alterações e restrições ao trânsito automóvel durante este sábado. A saber:

TRÂNSITO CONDICIONADO entre as 9h00 e as 13h00 na Avenida de França entre a rotunda dos pinheirinhos e rotunda das piscinas;

TRÂNSITO PROIBIDO entre as 13h00 e as 17h00 na Avenida de França entre a rotunda dos pinheirinhos e rotunda das piscinas;

A Câmara Municipal apela aos automobilistas para que estejam atentos e pede a compreensão de todos pelos incómodos causados.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Seleção Nacional desce para 9.º lugar no ‘ranking’ da FIFA

Publicado

em

Por

A seleção portuguesa de futebol foi ultrapassada pelos Países Baixos no ranking da FIFA, caindo para o nono lugar na lista divulgada hoje e que continua a ser liderada pelo Brasil.

O desempenho nos quatro jogos da Liga das Nações, em que venceu Suíça (4-0) e República Checa (2-0), empatou com Espanha (1-1) e perdeu o segundo encontro com os helvéticos (1-0), fez a equipa liderada pelo selecionador Fernando Santos descer um lugar na hierarquia mundial.

O Brasil manteve-se no topo da classificação, seguido da Bélgica, mas com um novo acompanhante no pódio, a rival Argentina, que ascendeu à terceira posição, relegando a França, campeã do mundo em título, para o quarto posto.

A Inglaterra permanece no quinto lugar, agora à frente da Espanha, cujo desempenho no grupo que integra também Portugal na Liga das Nações lhe permitiu ultrapassar a Itália, atual campeã europeia.

Portugal também foi superado pelos Países Baixos, enquanto a Dinamarca foi a única entrada nova no ‘top 10’, depois de ter sido relegada pelo México para a 11.ª posição no ranking anterior, devolvendo a ‘gentileza’ aos mexicanos, que eram nonos posicionados e foram igualmente ultrapassados pelos neerlandeses.

Dos adversários de Portugal no Grupo H do Mundial2022, apenas a classificação da Coreia do Sul, orientada pelo treinador português Paulo Bento, sofreu alterações, subindo um posto, para 28.º, ao passo que o Uruguai se manteve em 13.º e o Gana em 60.º.

Entre as outras seleções lideradas por técnicos portugueses, a Nigéria, que confirmou recentemente José Peseiro como selecionador, caiu para 31.ª, o Bahrain, treinado por Hélio Sousa, subiu para 85.º, e o Togo, orientado por Paulo Duarte, desceu para 127.º.

Em relação aos países africanos de língua oficial portuguesa, Cabo Verde continua a ser a única seleção no ‘top-100’, no 72.º lugar, seguida da Guiné-Bissau (115.ª), Moçambique (118.º), Angola (122.º) e São Tomé e Príncipe (187.º). Macau permanece em 182.º e Timor-Leste desceu para 199.º.

– Ranking da FIFA:

1. (1) Brasil, 1.837,56 pontos.

2. (2) Bélgica, 1.821,92.

3. (4) Argentina, 1.770,65.

4. (3) França, 1.764,85.

5. (5) Inglaterra, 1.737,46.

6. (7) Espanha, 1.716,93.

7. (6) Itália, 1.713,86.

8. (10) Países Baixos, 1.679,41.

9. (8) PORTUGAL, 1.678,65.

10. (11) Dinamarca, 1.665,47.

(…)

72. (71) Cabo Verde, 1.332,96.

115. (115) Guiné-Bissau, 1.165,78.

118. (119) Moçambique, 1.160,55.

122. (126) Angola, 1.145,26.

182. (182) Macau, 922,1.

187. (183) São Tomé e Príncipe, 908,18.

199. (198) Timor-Leste, 861,43.

RPC // MO

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Ribeirão FC anuncia o final da sua Equipa B após perda de “muitos apoios” devido à pandemia

Publicado

em

Por

O Ribeirão FC anunciou, esta sexta-feira, o final da sua Equipa B, depois de apenas uma época de atividade.

O clube do concelho de Famalicão usou as redes sociais para informar os seus seguidores desta decisão, realçando que a pandemia de covid-19 foi responsável pela perda de “muitos apoios”, que deixou o clube sem qualquer outra opção.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Ribeirão FC anuncia Paulo Machado como novo coordenador técnico da formação

Publicado

em

Por

Paulo Machado foi confirmado para o lugar de coordenador técnico da formação do Ribeirão FC, para a temporada de 2022/2023.

Paulo Machado já teve passagens pelas formações do FC Famalicão, AD Oliveirense e Ruivanense AC.

Professor nas piscinas de Ribeirão, o mister vem trazer uma nova “bagagem” à formação do clube.

Nas redes sociais, o clube aproveitou para informar os seus seguidores da novidade, desejando “os maiores sucessos” e dando boas vindas ao novo técnico.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Ex-jogador do Famalicão processa criadores dos jogos de computador FIFA

Publicado

em

Por

O futebolista português Diogo Santos avançou com uma ação em tribunal contra a empresa norte-americana que desenvolve e fornece os jogos eletrónicos FIFA, pedindo uma indemnização pela utilização “indevida e abusiva” da sua imagem.

Na ação, que deu entrada no Tribunal de Braga Diogo Santos pede uma indemnização superior a 53.900, mais juros, por danos patrimoniais e não patrimoniais.

Alega que a empresa Electronic Arts Inc., com sede na Califórnia, Estados Unidos da América, utiliza, sem a sua autorização, o seu nome, a sua imagem e as suas características pessoais e profissionais nos videojogos de que é produtora, denominados FIFA 2019 e FIFA MANAGER 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014.

Diz ainda que “jamais concedeu autorização expressa, ou sequer autorização tácita, a quem quer que fosse”, para ser incluído naqueles jogos eletrónicos.

Atualmente com 37 anos, Diogo Santos é natural de Vila Franca de Xira e residente em Fão, Esposende, tendo na última época representado o FC Felgueiras.

Já passou pelo Académico de Viseu, Santa Clara, Famalicão, Oliveirense, Arouca e Gil Vicente, tendo também defendido as cores do Brasov, da Roménia.

Na ação, Diogo Santos diz que teve acesso a uma notícia que dá conta de que a Electronic Arts paga “uma verdadeira fortuna a alguns jogadores, como é o caso de Lionel Messi, que recebe 50 milhões de dólares americanos para aparecer nos seus jogos”.

“O autor [Diogo Santos] não pretende receber o que é pago a Lionel Messi, mas tal notícia prova que o valor peticionado, considerando a capacidade económica da ré [empresa] e o que ela paga a alguns jogadores, é muito modesto”, refere a ação.

A ação frisa ainda que os jogos têm lançamento anual, o que implica o pagamento da quantia de 6.000 euros por aparição em cada jogo, “o que é até mesmo escasso por se tratar de remuneração pelo uso anual da imagem de um jogador de futebol profissional de primeira divisão em Portugal”.

A ação deu entrada no Tribunal de Braga, que em setembro de 2021 se julgou “incompetente internacionalmente” para a apreciar e julgar.

O futebolista recorreu para a Relação, que confirmou a decisão da primeira instância, e depois para o Supremo Tribunal de Justiça (STJ), que lhe deu razão, determinando o prosseguimento do processo.

Por acórdão de 24 de maio, hoje consultado pela Lusa, o STJ refere que “são internacionalmente competentes para conhecer o mérito de uma ação de responsabilidade civil extracontratual, por violação de direitos de personalidade através de conteúdos mundialmente difundidos, os tribunais do país onde se encontra o centro de interesses do lesado durante o período em que ocorrem os danos provocados por essa ofensa”.

“Os tribunais portugueses são internacionalmente competentes para decidirem uma ação em que um jogador profissional de futebol que exerceu, predominantemente, a sua atividade em Portugal pede uma indemnização pelos danos causados pela utilização, não consentida, do seu nome e imagem nos videojogos FIFA, produzidos nos Estados Unidos da América e divulgados por todo o mundo”, acrescenta o Supremo.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Nadadora artística salva pela treinadora depois de desmaiar na piscina durante campeonato mundial

Publicado

em

Por

Anita Alvarez esteve no centro de um episódio dramático no campeonato mundial de natação em Budapeste, na quarta-feira, quando a nadadora artística teve de ser resgatada do fundo da piscina pela sua treinadora depois de perder a consciência na água.

A americana Alvarez tinha completado a sua final livre a solo no Campeonato Mundial de Aquática quando desmaiou e afundou no fundo da piscina. Andrea Fuentes, a sua treinadora, rapidamente percebeu que algo estava mal e mergulhou completamente vestida para puxar Alvarez para a superfície.

Alvarez, competindo no seu terceiro campeonato mundial, não estava a respirar quando a treinadora a arrastou para o lado da piscina. A nadadora foi levada de lá para o centro médico da piscina, e a Team USA emitiu mais tarde uma declaração dizendo que ela estava a ir bem. Fuentes disse que, apesar do incidente, Alvarez ainda esperava competir no evento da equipa de sexta-feira.

“Foi um grande susto”, disse a treinadora. “Fiquei assustada porque vi que ela não estava a respirar, mas agora ela está muito bem. Ela só tinha água nos pulmões, uma vez que começou a respirar de novom tudo ficou bem”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Adjunto do Famalicão Tarantini é o primeiro atleta profissional a conseguir um doutoramento em Portugal

Publicado

em

Por

O ex-jogador de futebol Tarantini tornou-se hoje o primeiro atleta profissional da modalidade em Portugal a conseguir o grau académico de doutoramento.

O antigo médio, de 38 anos, que se notabilizou ao serviço do Rio Ave, e que depois de terminar a carreira, em 2021, assumiu o cargo de treinador-adjunto da equipa do Famalicão, da I Liga, viu a sua tese, apresentada na Universidade da Beira Interior, na Covilhã, ser aprovada por unanimidade, por um painel de seis docentes.

Tarantini, que em 2006 tinha tirado a licenciatura, e em 2014 concluiu o mestrado, esteve nos últimos cinco anos a desenvolver esta tese de doutoramento, subordinada ao tema ‘O perfil atlético dos jogadores de futebol portugueses nos últimos 50 anos’.

O trabalho de investigação, com três artigos já publicados em revistas internacionais da especialidade, aborda o desenvolvimento das carreiras dos jogadores de futebol e o planeamento do final das mesmas, na sequência do projeto que criou sobre a temática, apelidado “A Minha Causa”.

“Verifiquei que não haviam dados sobre o percurso de carreira do futebolista português e procurei obter ferramentas e conhecimento para criar um projeto de investigação, que me permitisse a ajudar os outros”, começou por explicar Tarantini à agência Lusa.

O trabalho académico agora apresentado por Tarantini, sustentado de forma quantitativa, aborda “os indicadores de carreira dos atletas e o nível competitivo e de idade com que abandonam a modalidade”.

“Ao perceber a identidade atlética e empenho que o jogador coloca na sua profissão, podemos verificar a influência e consciência colocada no planeamento na carreira, e na preparação do seu término, para que a transição, no final, seja feita com mais qualidade”, acrescentou o antigo atleta.

O ex-médio, e agora treinador, lembra que a dedicação aos estudos, sobretudo universitários, começados ainda na sua etapa de jogador, visou dotar-lhe “de ferramentas para abraçar outras áreas em caso de não vingar na modalidade”.

“Sempre quis acrescentar algo mais à minha carreira, e mostrar que era possível fazer um percurso profissional no futebol, mas ao mesmo tempo estudar. Claro que não foi fácil, passei por algumas privações pessoais, mas senti que através do conhecimento académico estaria mais preparado para qualquer cenário no futuro”, partilhou.

Tarantini diz que, por enquanto, não tem dúvidas que quer continuar a prosseguir e evoluir na carreira como treinador, iniciada em 2021, como elemento da equipa técnica do Famalicão, mas também se sente preparado para abraçar outros desafios, nomeadamente no dirigismo, onde tem estado a acumular experiência como vice-presidente da Sindicato dos Jogadores, responsável pela pasta da educação.

O novo ‘doutor’ do futebol nacional reconhece que está a ser um pioneiro nesta vertente académica, e espera que o seu exemplo de dedicação aos estudos possa “inspirar as novas gerações”.

“Há alguns anos atrás não me sentia bem com esse rótulo, mas agora percebo que deixei uma marca no futebol português. Espero colocar os jogadores a pensar e a planear o seu final de carreira. Desportivamente não atingi a seleção ou um clube de topo, mas deixar este exemplo é um orgulho”, concluiu Tarantini.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Funeral do Diretor Desportivo do Riba d’Ave HC Vítor Pereira realiza-se esta quarta-feira

Publicado

em

Por

Será sepultado esta quarta-feira, Vítor Pereira, diretor desportivo e ex-atleta do Riba d´Ave HC, no cemitério da mesma freguesia.

O corpo de Vítor Pereira chegará à Igreja Paroquial de Riba de Ave às 15:30 para o velório, acabando por ser sepultado cerca de uma hora depois.

Nas redes sociais, o Riba d’Ave Hóquei Clube agradece “todas as mensagens de conforto, solidariedade e carinho que nos têm feito chegar não só a nós, bem como à sua família.”

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: João Pedro Sousa e Tiago Silva aceleram este fim de semana em Fafe

Publicado

em

Por

O piloto João Pedro Sousa e o navegador Tiago Silva regressam à competição no próximo fim de semana, para disputar mais uma prova do Campeonato Start Norte de Ralis, desta vez para o Rali Montelongo, em Fafe, num evento que se espera desafiante para a dupla de Vila Nova de Famalicão.

A equipa que tripula um Renault Clio RS espera dificuldades, já que: “se trata de uma prova nova para nós, com um traçado bastante desafiante, onde todos os troços são um misto de zonas técnicas, rápidas e sujas, o que significa que temos de encontrar um bom compromisso que nos permita enfrentar as classificativas da melhor forma”, refere João Pedro Sousa que adianta ainda, “participar em Fafe, que é considerada a catedral dos ralis, é um orgulho enorme para nós. Depois de vermos tantos e tantos ralis em Fafe do lado de fora, ter oportunidade de participar num, é sem dúvida especial.”

Quanto aos objetivos, a equipa famalicense revela que: “são os do costume, dar o nosso melhor e tentar obter o melhor resultado possível, que nos permita amealhar o maior número de pontos para o campeonato”, remata o piloto de Nine.

O Rali de Montelongo é a terceira prova do Campeonato Start Norte de Ralis 2022 e compreende uma dupla passagem pelas especiais de Vila Pouca, Aboim/Gontim e Monte, num total de 61 kms cronometrados.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Artigos Recentes

Desportohá 2 horas

Rafaela Fonseca e Nuno Fernandes vencem Milha Urbana de Famalicão

Rafaela Fonseca, do Sport Clube Salgueiros, e Nuno Fernandes, do Clube Atlético de Seia, foram os grandes vencedores da 22º...

Famalicãohá 2 horas

Mostras Comunitárias dão a conhecer a força das gentes de Esmeriz e Cabeçudos

A Mostra Comunitária chegou este fim de semana às freguesias de Esmeriz e Cabeçudos, para expor o que de melhor...

Famalicãohá 5 horas

Gavião celebra 950 anos de história com Mostra Comunitária

Associações e vários artesãos estão presentes este sábado na Mostra Comunitário de Gavião, incluída na celebração do Dia da Freguesia....

Bragahá 5 horas

Urgência de Ginecologia e Obstetrícia de Braga volta encerrar entre domingo e segunda

O Serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Braga estará encerrado entre as 08:00 de domingo e...

Paíshá 7 horas

Calendário escolar vai regressar ao formato pré-pandemia

O Governo já está a trabalhar num calendário de aulas do pré-escolar ao secundário para os próximos dois anos, avança...

Famalicãohá 7 horas

Mostras Comunitárias animam freguesias Landim e Vermoim

O largo Dr. Fonseca Monteiros é palco este sábado da Mostra Comunitária da Freguesia de Landim. Ao longo de todo...

Famalicãohá 9 horas

BV Famalicenses celebram 95º aniversário e realizam desfile pela cidade este domingo

Este domingo, 26 de junho, os Bombeiros Voluntários Famalicenses vão realizar um Desfile Operacional pelas ruas da cidade de Famalicão....

Famalicãohá 10 horas

EB’s de Fradelos e Lagoa e Centro social de Riba d’Ave vencem concurso “Escolas Floridas”

A Escola Básica (EB) Valdossos de Fradelos, a EB da Lagoa e o Centro Social de Riba d’Ave conquistaram os...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Mostras Comunitárias animam Esmeriz e Cabeçudos

A Mostra Comunitária chega este fim de semana às freguesias de Esmeriz e Cabeçudos, para expor o que de melhor...

Desportohá 12 horas

Milha Urbana de Famalicão sai para a estrada este sábado

Realiza-se na tarde deste sábado a 22.ª edição da Milha Urbana de Famalicão, que via decorrer, na Avenida de França,...

pub

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES