Siga-nos nas redes

Desporto

Pilotos russos falham Rali de Fafe por falta de pneus

Publicado

em

Os pilotos russos Nikolay Gryazin e Alexander Rzhevkin vão falhar o Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Cabreira e Boticas, de abertura dos campeonatos nacional e europeu da modalidade, por falta de fornecedores de pneus e outros materiais.

Segundo um comunicado da organização, os dois pilotos, que conduzem Skoda Fabia, “não conseguiram quem lhes fornecesse/vendesse pneus e outro material, além de toda a logística necessária à sua participação na ronda de abertura do Europeu”.

Dos três russos que estavam inscritos, apenas Dmitri Feofanov (Ford Fiesta) vai poder participar, uma vez que a licença desportiva que possui está registada na Letónia.

Gryazin já venceu quatro provas do European Rally Championship (ERC), que este ano tem competições em Portugal – o Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Cabreira e Boticas e o Azores Rallye -, a última na Letónia em 2021, tendo sido segundo do campeonato em 2018.

As informações foram prestadas ao clube Demoporto, que organiza a prova inaugural do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), que vai ser disputada entre sexta-feira e domingo, demonstrando os efeitos em torno do desporto da investida militar da Rússia em solo ucraniano.

Em 01 de março, a Federação Internacional do Automóvel (FIA) anunciou que as equipas russas e bielorrussas estão proibidas de participar em competições internacionais, com os pilotos em nome individual sujeitos a um código de conduta específico, segundo o qual não correrão sob a bandeira, hino e cores relativas à Rússia.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou pelo menos 406 mortos e mais de 800 feridos entre a população civil e provocou a fuga de mais de dois milhões de pessoas para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Desporto

Benfica conquista Supertaça feminina de futsal

Publicado

em

O Benfica conquistou este domingo pela sétima vez a Supertaça feminina de futsal, ao bater na final, disputada no Centro de Congressos e Desportos de Matosinhos, o Nun’Álvares por 4-3, no desempate por penáltis.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Portugal vence por 4-0 em Praga

Publicado

em

Portugal goleou a Repúbica Checa por 4-0 este sábado. Desta forma, a equipa portuguesa assume a liderança do grupo, com 10 pontos conquistados, dependendo apenas de si para chegar à ‘final four’ da Liga das Nações. Recorde-se que Portugal enfrenta a Espanha na próxima terça-feira, em Braga.

Os golos desta noite foram da autoria de Diogo Dalot (2 golos), Bruno Fernandes e Diogo Jota.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

João Pedro Sousa quer “ser novamente feliz” no FC Famalicão

Publicado

em

O treinador João Pedro Sousa disse hoje querer “ser novamente feliz” no Famalicão, 16.º e antepenúltimo colocado da I Liga de futebol, ao qual voltou mais de um ano depois, em substituição de Rui Pedro Silva.

“Conheço perfeitamente o plantel e estou totalmente identificado com o seu valor. Gosto sempre de passar nos sítios onde sou feliz e as pessoas gostam de mim. A minha saída deste clube [em 2020/21] aconteceu porque é futebol. Quando aqui cheguei, ninguém me conhecia nem tinha ouvido falar de mim. O desafio foi lançado pelo [presidente da SAD] Miguel Ribeiro e agora voltou a acontecer de uma maneira normal”, observou o técnico.

Quase três meses após ter saído dos sauditas do Al-Raed, que orientou desde janeiro, o luso-angolano oficializou o regresso ao clube pelo qual se estreou como técnico principal, numa conferência de imprensa realizada no relvado do Estádio Municipal de Famalicão.

O antigo adjunto de Marco Silva foi contratado em plena paragem da I Liga para os jogos das seleções nacionais, numa fase em que os minhotos têm uma vitória, cinco empates e uma derrota ao fim de sete jornadas e são o pior ataque da prova, com um golo anotado.

“Foi extremamente fácil [aceitar o convite]. Sempre me identifiquei com o clube, as suas pessoas, a cidade e o projeto, que nunca foi alterado. Continuam reunidas as condições para trabalhar no Famalicão. Voltei com a mesma naturalidade com que saí e encontrei ainda mais pessoas competentes neste grupo de trabalho e com a mesma ambição para fazer crescer o clube. Motiva-me muito trabalhar num clube como o Famalicão”, avaliou.

João Pedro Sousa, de 51 anos, vai cumprir a terceira experiência na I Liga, na sequência de passagens por Boavista (2021/22) e Famalicão, que comandou entre maio de 2019 e janeiro de 2021, acumulando 21 vitórias, 19 empates e 19 derrotas em todas as provas.

“Da primeira vez que o Miguel [Ribeiro] me ligou, decidimos em cinco minutos que íamos avançar com esta parceria. Desta vez, se calhar, foi em dois ou três minutos, no máximo. Claro que não estava à espera [de voltar], mas sou um espetador atento e jamais deixo de seguir o Famalicão. É difícil dizer não ao Famalicão e ao Miguel Ribeiro”, reconheceu.

A saída à 16.ª ronda da edição 2020/21 do campeonato, na 16.ª posição, com 14 pontos, contrastou com o desempenho protagonizado em 2019/20, quando os minhotos, então promovidos à elite 25 anos depois, registaram a melhor prestação em 10 participações e terminaram no sexto lugar, com 54 pontos, a um do inédito acesso às provas europeias.

“O primeiro erro que podemos cometer é fazer comparações. São contextos diferentes e nunca gosto de trabalhar sobre os feitos alcançados no passado. Dizia muitas vezes que jogaríamos para ganhar e isso continuará a acontecer. Queremos lutar, trabalhar e correr para ganhar, porque a situação é difícil e temos de rapidamente entrar numa velocidade de cruzeiro e em zonas classificativas que nos deem alguma tranquilidade”, ambicionou.

João Pedro Sousa assinou por uma temporada e meia, até ao final de 2023/24, e orienta esta tarde o primeiro treino, na companhia dos adjuntos Carlos Pacheco, Manuel Santos, Paulo Silva, Vítor Alcino e Ricardo Silva, três dias depois da partida de Rui Pedro Silva.

“Tínhamos algumas opções em carteira, porque o Famalicão é um clube apetecível e os treinadores acreditam que podem ser felizes aqui. A escolha recaiu sobre o João Pedro Sousa pelo jogo e por ser alguém que conhece bem esta casa. A sua qualidade faz-nos crer que, com os atletas que temos, vamos recuperar o nosso jogo. Isso motivou a sua contratação”, frisou o administrador Miguel Ribeiro, na mesma conferência de imprensa.

O Famalicão, 16.º e antepenúltimo colocado, com quatro pontos, um abaixo da zona de manutenção automática, vai receber o Boavista, quarto, com 15, em 02 de outubro, às 20:30, no Estádio Municipal de Famalicão, em partida da oitava jornada do campeonato.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

FC Famalicão: João Pedro Sousa quer dar a volta já no próximo jogo

Publicado

em

João Pedro Sousa é o novo treinador do FC Famalicão. O anúncio oficial foi feito ao final da manhã desta quinta-feira no Estádio Municipal 22 de Junho.

O técnico de 51 anos estreou-se como treinador principal no Futebol Clube de Famalicão no início da temporada 2019/2020 e está agora de regresso para ocupar o lugar deixado por Rui Pedro Silva. Em declarações à imprensa, João Pedro Sousa revelou que espera resultados já na próxima jornada. O treinador será acompanhado por Pacheco, Manuel Santos, Paulo Silva, Vítor Alcino e Ricardo Silva.

Miguel Ribeiro, presidente da SAD do FC Famalicão, afirmou que a mudança era necessária e que o emblema do clube está “sempre acima dos homens”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Federações europeias pressionam FIFA para uso de braçadeiras com as cores do arco-íris no Mundial do Qatar

Publicado

em

A FIFA foi pressionada por várias federações europeias de futebol para que os seus capitães usem uma braçadeira com um coração de arco-íris durante os jogos do Mundial do Qatar, para fazer campanha contra a discriminação.

As duas últimas campeãs mundiais França e Alemanha estão entre as oito das 13 seleções europeias finalistas no Qatar que aderiram à campanha One Love, que começou nos Países Baixos. A seleção neerlandesa enfrenta o Qatar no Grupo A, em 29 de novembro.

As regras da FIFA proíbem as equipas de apresentar os seus próprios desenhos de braçadeiras para o Mundial e especificam que devem usar equipamentos fornecidos pelo órgão regulador.

As braçadeiras são o mais recente campo de batalha para os jogadores divulgarem mensagens políticas relacionadas com o Mundial no Qatar, onde a homossexualidade é ilegal e a violação dos direitos humanos uma prática constante.

“Usar a braçadeira juntos em nome das nossas seleções enviará uma mensagem clara quando o mundo estiver a assistir”, afirmou o capitão da Inglaterra, Harry Kane, em comunicado.

A federação suíça de futebol disse que queria que o seu capitão Granit Xhaka usasse uma braçadeira na qual “se pudesse ver um coração com cores diversas, que representam a diversidade da humanidade”.

Os futebolistas têm usado os relvados para fazer passar mensagens, como o ajoelhar em campo antes dos jogos da ‘Premier League’ durante duas épocas, após a morte de George Floyd, um homem negro morto por um polícia nos Estados Unidos.

A FIFA aceitou o ato de ajoelhar e agora precisa decidir se apoia algumas das suas federações-membro mais influentes, num gesto que pode constranger o Qatar.

A campanha pelas braçadeiras foi lançada um dia após o emir do Qatar, o xeque Tamim bin Hamad al-Thani, ter falado na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, e ter prometido um Mundial sem discriminação.

Já o capitão da Polónia, Robert Lewandowski, disse esta semana que levaria para o Qatar uma braçadeira com as cores azul e amarela da bandeira da Ucrânia, num sinal de apoio a um país que foi invadido em 24 de fevereiro passado pela Rússia.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

É OFICIAL: João Pedro Sousa está de regresso a Famalicão

Publicado

em

João Pedro Sousa regressa ao comando técnico do FC Famalicão depois de já ter treinado o clube na época de 2019/2020.

O anúncio foi feito ao início da tarde desta quinta-feira, no Estádio Municipal de Vila Nova de Famalicão, num evento reservado aos meios de comunicação social.

A permanência de João Pedro Sousa no ano de regresso do Famalicão na I Liga foi a mais longa de todos os técnicos do clube até agora, no principal campeonato português.

Depois de um início de temporada

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

João Pedro Sousa é o novo treinador do Famalicão

Publicado

em

João Pedro Sousa regressa ao comando técnico do FC Famalicão depois de já ter treinado o clube na época de 2019/2020.

O anúncio foi feito ao início da tarde desta quinta-feira, no Estádio Municipal de Vila Nova de Famalicão, num evento reservado aos meios de comunicação social.

A permanência de João Pedro Sousa no ano de regresso do Famalicão na I Liga foi a mais longa de todos os técnicos do clube até agora, no principal campeonato português.

Depois de um início de temporada

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Bracarense Francisco Correia é Vice-Campeão de karting em Portugal

Publicado

em

Por

No passado fim-de-semana realizou-se a quinta e última prova do Campeonato de Portugal de Karting 2022 no Kartódromo Internacional da Região Oeste no Bombarral.  Na categoria Cadete, o jovem piloto bracarense, de 8 anos de idade, Francisco Correia conquistou dois segundos lugares nas Finais e um terceiro e um segundo no lugar nas Mangas de Qualificação, realizadas no sábado e domingo, respetivamente.

Estes resultados garantiram um total de 58 pontos ao longo do fim-de-semana e a conquista do título de Vice-Campeão de Portugal de Karting, atrás do novo Campeão, o piloto de Loures, Guilherme Morgado.

Leonor Rocha, José Pedro Pinto, e Vicente Capela completaram por esta ordem o Top 5 da classificação no respetivo Campeonato.

Finalizado o Campeonato de Portugal, disputar-se-á nos dias 7, 8 e 9 de Outubro a Taça de Portugal de Karting no Kartódromo Internacional de Braga.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

FC Famalicão já tem novo treinador. Será apresentado esta quinta-feira

Publicado

em

O FC Famalicão já tem um substituto para Rui Pedro Silva, que será apresentado, esta quinta-feira, oficialmente pelo emblema.

A cerimónia de apresentação terá lugar às 12:30.

Depois de o nome de Ricardo Soares ter sido apontado como o mais provável para a sucessão, diversas notícias aponta, esta quinta-feira, que, afinal, o acordo entre o ex- do Al-Ahly e o emblema minhoto tenha ficado por terra.

Tais dúvidas serão dissipadas ainda no dia de hoje, de acordo com o clube.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Portugal deixado de fora do calendário mundial da Formula 1 pelo segundo ano consecutivo

Publicado

em

O campeonato começa a 5 de Março, no Bahrein, e termina a 26 de Novembro, em Abu Dhabi, fazendo deste o segundo ano consecutivo em que Portugal ficou de fora do calendário mundial.

O calendário do Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2023 foi aprovado pelo Conselho Mundial da Federação Automóvel Internacional (FIA) com um máximo histórico de 24 corridas.

Após acolher o campeonato em 2021 devido a alterações no calendário causadas pela pandemia de Covid-19, Portugal foi deixado de fora do calendário mundial pelo segundo ano consecutivo.

A temporada de 2023 terá 24 corridas, a maioria das corridas alguma vez realizadas numa temporada, com a inclusão de um terceiro Grande Prémio nos Estados Unidos da América, em Las Vegas, para além das de Miami e Austin (GP dos Estados Unidos).

O GP do Mónaco, que estava em dúvida, permanece no calendário a 28 de Maio.

O GP do Qatar regressa, a 8 de Outubro, após um ano de ausência, tal como o GP chinês.

“A presença de 24 corridas no calendário de 2023 é testemunho do crescimento deste desporto à escala mundial. A inclusão de novos circuitos e a manutenção de alguns dos tradicionais sublinha o empenho da FIA na Fórmula 1”, disse o Presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 3 minutos

Famalicão: Continental procura 200 colaboradores para reforçar núcleo do Porto

A Continental Engineering Services, localizada no Porto, esta a contratar 200 pessoas, duplicando o número de empregados, neste escritório que...

Sociedadehá 23 minutos

Famalicão: Atletas do Liberdade FC em destaque na Corrida BeActive Night

Quarente e seis atletas do Liberdade FC de Famalicão estiveram presentes, este fim de semana, na Corrida BeActive Night, um...

Paíshá 31 minutos

Mulher de 69 anos perde a vida após sofrer “problema de saúde repentino” na Corrida do Dragão

Uma mulher de 69 anos perdeu a vida, este domingo, enquanto participava na Corrida do Dragão, no Porto. As únicas...

Paíshá 17 horas

Preço da carne pode aumentar entre 15 a 20% até fevereiro

O preço da carne poderá aumentar entre 15 e 20 por cento até fevereiro. A Associação Portuguesa dos Industriais de...

Desportohá 19 horas

Benfica conquista Supertaça feminina de futsal

O Benfica conquistou este domingo pela sétima vez a Supertaça feminina de futsal, ao bater na final, disputada no Centro...

Famalicãohá 19 horas

Famalicense Abraão Costa representa Portugal no Erasmus 35

Abraão Costa, secretário geral executivo da associação famalicense PASEC, é o representante português nomeado para a Convenção “Erasmus35”, que assinala...

Paíshá 20 horas

Governo gasta 800 mil euros em obras de arte

O Governo aprovou a aquisição de 73 obras de arte de 64 artistas, em 2022, para a Colecção Estatal de...

Paíshá 20 horas

Cada vez mais estrangeiros escolhem Portugal para comprar casa

As transacções imobiliárias de compradores estrangeiros no segundo trimestre do ano “continuaram a aumentar a taxas significativamente superiores”, de acordo...

Famalicãohá 21 horas

Famalicão: Mostra Comunitária anima freguesia de Vale S. Cosme

A freguesia de Vale S. Cosme, em Famalicão, recebeu este fim de semana, de 24 e 25 de setembro, a...

Mundohá 22 horas

Papa Francisco pede “paz e dignidade” para migrantes

O Papa Francisco pediu este domingo aos governantes iniciativas eficazes para acabar com a guerra na Ucrânia e, no dia...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES