Desporto
Ligas portuguesas de futebol têm maior média de cartões da Europa

As I e II ligas portuguesas são as que têm maior média de cartões exibidos por jogo na Europa e estão no top-10 a nível mundial, de acordo com um estudo do Observatório do Futebol (CIES) divulgado hoje.
Num estudo que abrangeu 76 ligas nacionais em todo o mundo, entre 01 de janeiro de 2020 e 20 de março de 2023, o segundo escalão luso, com uma média de 6,04 cartões amarelos e vermelhos por partida, apenas é superado por quatro campeonatos sul-americanos: Bolívia (primeiro, com 7,01) Uruguai (segundo, 6,48), Venezuela (terceiro, com 6,43) e Equador (quarto, com 6,18).
No sexto lugar, surge a primeira divisão da Costa Rica e o campeonato peruano, ambos com 6,02, com a I Liga portuguesa a ser a oitava posicionada (5,90) e a liga ucraniana (5,76) a fechar o top-10 mundial, atrás da Colômbia (nona, com 5,77).
De resto, no que diz respeito às cinco principais ligas europeias, a espanhola surge em 15.º lugar, com uma média da 5,36 cartões por desafio, à frente da italiana (30.º, com 4,95), francesa (57.º, com 4,18), alemã (62.º, com 3,95) e inglesa (71.º, com 3,49).
Em sentido inverso, as segunda e primeira ligas japonesas são aquelas em que os cartões são mostrados menos vezes, com um total de 1,99 e 2,19, respetivamente, com o principal campeonato neerlandês (3,09) a fechar o pódio.

Desporto
Famalicão: Petizes e traquinas do Bairro FC visitaram a Cidade do Futebol onde treinam os seus ídolos da Seleção Nacional

Os escalões de petizes e traquinas do Bairro Futebol Clube, visitaram, este sábado a Cidade do Futebol, local onde decorrem os treinos dos atletas da Seleção Nacional, em Oeiras.
Estes pequenos grandes atletas ficaram assim a conhecer o espaço frequentado pelos seus ídolos, uma “experiência perdurará por muitos anos na memória de cada um deles e delas”, afirmam os responsáveis do clube.
Garantindo que valeu todo o esforço em prol desta viagem, os adultos, que acompanharam os petizes e traquinas salientam o “sorriso rasgado que foi constante a cada porta que se abria”.
Estes agradecem a oportunidade à Federação Portuguesa de Futebol, assim como a todas as entidades envolvidas na concretização desta iniciativa.
Desporto
Jorge Silva não vai voltar a candidatar-se à presidência do FC Famalicão

O atual presidente do Futebol Clube Famalicão, Jorge Silva, não se voltará a candidatar, nas próximas eleições do clube, a 16 de junho, informou, esta segunda-feira, o próprio durante uma entrevista ao canal do clube.
Para esta decisão, o presidente alega motivos pessoais, nomeadamente o desgaste familiar.
Depois de oito anos na liderança deste projeto, Jorge Silva diz abandonar o cargo deixando para trás uma herança diferente da que encontrou, salientando os frutos da criação da Academia FC Famalicão, que considera ser “o segredo, a essência e a base de tudo o que está a
acontecer hoje, no clube“, chgando mesmo a afirmar que a formação do clube se encontra, neste momento, num “patamar de excelência”, que possibilita a disputa de competições, “de igual para igual”, frente aos melhores clubes, situação que não se verificava anteriormente, de acordo com o mesmo.
Nesta fase de despedida, Jorge Silva lembra o sucesso recente da equipa de futebol feminino, que apenas 4 anos após a sua fundação, já conquistou uma Taça de Portugal.
Jorge Silva, em mensagem aos famalicenses, pede que “observem o FC Famalicão com orgulho
e que percebam que todos são necessários neste projeto.” O presidente finaliza a mensagem a
pedir que “amem e valorizem com orgulho a instituição – FC Famalicão”.
Em março deste ano, Jorge Silva já havia indicado a possibilidade de não se recandidatar, possibilidade que deixou “no ar”.
Desporto
Defesa do FC Famalicão Enea Mihaj convocado para a Seleção Nacional da Albânia

O defesa central do Futebol Clube de Famalicão Enea Mihaj, prepara-se para disputar dois jogos, pela seleção principal da Albânia, na fase de qualificação para o Campeonato da Europa 2024, depois de recebida a convocatória do seu país de origem.
Na lista do selecionador nacional da Albânia, Sylvinho irá disputar os jogos frente à Moldávia, a 17 de junho e Ilhas Faroé, a 20 de junho, ambos referentes ao Grupo E.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Chuva e máximas de 20.º graus esta segunda-feira
-
Paíshá 1 semana
Faleceu teclista dos Ornatos Violeta Elísio Donas aos 48 anos
-
Famalicãohá 6 dias
Famalicão: Trabalhadores da Transdev iniciam hoje greve de 48 horas
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão Barcelos e Braga somaram 47 acidentes de viação em menos de uma semana. PSP apela à responsabilidade