Siga-nos nas redes

Desporto

Defesa de Vale e Azevedo alega que processo para julgamento já prescreveu

Publicado

em

A advogada de João Vale e Azevedo considerou hoje que o processo-crime em que o tribunal ainda não conseguiu notificar o antigo presidente do Benfica já prescreveu, sublinhando que “já passaram 18 anos” sobre os factos em causa.

Luísa Cruz defendeu, em declarações à Lusa, que o processo “já prescreveu, completamente”, embora reconheça não ter sido esse o entendimento do Ministério Público (MP) e do Tribunal da Relação de Lisboa.

As afirmações da advogada de defesa surgem no dia em que o jornal Público noticiou que o julgamento de Vale e Azevedo, marcado para terça-feira, foi adiado pela quarta vez, em virtude de o arguido, a residir no Reino Unido, ainda não ter sido notificado. O antigo presidente do Benfica e advogado está acusado neste processo de crimes de burla qualificada e de falsificação de documento autêntico.

Segundo a advogada, a defesa interpôs no passado recursos para o Tribunal da Relação a invocar a prescrição do processo, mas os todos os requerimentos foram rejeitados.

“Já houve recursos a pedir a prescrição para a Relação e foram rejeitados. Houve várias decisões e quer as justificações do MP e do Tribunal da Relação para considerar que não havia prescrição utilizaram argumentos diferentes. Entenderam que não havia prescrição, umas vezes por um motivo, outras vezes por outro”, referiu.

“Desde a data dos factos houve uma interrupção do prazo (de prescrição) na altura em que o constituíram (Vale e Azevedo) arguido e, tendo em conta o tipo de crime e os factos, já passaram 18 anos”, disse Luísa Cruz, que considerou que já foram ultrapassados todos os prazos.

A advogada salientou que este processo foi separado de um outro processo principal que envolvia a mulher do antigo presidente do Benfica e dois outros arguidos e que foi declarado prescrito pela Relação de Lisboa.

Luísa Cruz recordou que Vale e Azevedo estava a cumprir pena na prisão da Carregueira quando foi feito um pedido de alargamento da extradição que tinha sido realizada pelo Reino Unido, para que o antigo dirigente benfiquista pudesse ser julgado em outros processos-crime, um dos quais o que foi agora adiado “sine die”.

“Na altura foi apreciado pelo tribunal inglês esse pedido de ampliação (da extradição) e foi considerado que não era concedido”, disse a advogada, notando que o tribunal britânico entendeu que “não se justificava que, ao longo do tempo, não tivesse sido pedido tudo o que havia para pedir”.

Confrontada com a eventualidade de a justiça portuguesa poder vir a emitir um mandado de detenção internacional ou a formular um novo pedido de extradição de Vale e Azevedo, a advogada contrapôs que isso terá que ser devidamente fundamentado por quem o faz e que isso será necessariamente apreciado pelas autoridades britânicas, que anteriormente já negaram o pedido de ampliação da extradição.

Hoje, o jornal Público revela que houve atrasos na entrega das traduções da documentação necessária para a carta rogatória, bem como no acesso a novo sistema de comunicações com autoridades inglesas, o que deixa ainda sem previsão o início do julgamento deste processo em que a acusação a Vale e Azevedo remonta a 2012.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Desporto

Famalicão: Ponta de lança Rafa reforça o Ribeirão FC

Publicado

em

Por

O Ribeirão FC anunciou a contratação de Rafa pra a sua equipa sénior principal, que volta agora a disputar a Pró-Nacional da AF Braga.

O ponta de lança chega ao emblema ribeirense com 22 anos, depois de ter alinhado pelo Maria da Fonte, FC Vilarinho, Varzim e sub 23 do FC Famalicão.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Equipa de hóquei em patins do FAC recebida por Mário Passos

Publicado

em

Por

A equipa de hóquei em patins do Famalicense Atlético Clube (FAC) foi recebida esta quinta-feira, 30 de junho, no salão nobre dos Paços do Concelho, devido à subida à primeira divisão da modalidade em Portugal.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Mafalda Marujo é novo reforço do FC Famalicão

Publicado

em

Por

O FC Famalicão comunicou, hoje. a contratação de mais um reforço para equipa sénior feminina para a equipa sénior feminina. Trata-se da atleta Mafalda Marujo, avançada, de 30 anos, que chega do Amora FC depois de mais de 100 golos marcados nas últimas três épocas.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

FC Porto sagrou-se campeão nacional de hóquei em patins pela 24.ª vez

Publicado

em

Por

O FC Porto sagrou-se campeão nacional de hóquei em patins pela 24.ª vez, depois de vencer em casa o Benfica, por 3-2, no quinto e decisivo jogo da final dos ‘play-offs’.

Com as duas equipas empatadas com duas vitórias, os ‘dragões’, que ao intervalo já venciam por 2-1, aproveitaram o fator casa e bateram os ‘encarnados’ na partida decisiva, com golos de Gonçalo Alves (02 e 45 minutos) e Carlo Di Benedetto (17), enquanto Pol Manrubia (05) e Pablo Álvarez (44) anotaram os tentos dos lisboetas.

O FC Porto, que tinha sido campeão pela última vez em 2018/19 e sucede ao Sporting, chega, assim, ao 24.º cetro e é agora a equipa com mais títulos, desempatando com as ‘águias’, que somam 23.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

FC Famalicão: Raquel Infante reforça equipa sénior feminina

Publicado

em

Por

O FC Famalicão reforça a sua equipa sénior feminina com a atleta Raquel Infante.

A internacional portuguesa de 31 anos chega de Espanha, do Dux Logroño, depois de uma vasta experiência em outras equipas europeias e portuguesas. Ocupa posição no centro da defesa e caracteriza-se como uma jogadora aguerrida, que gosta de “roubar” bola às adversárias.

Ao longo da sua carreira já conquistou vários títulos e na seleção principal feminina soma já 21 internacionalizações.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Jovens bailarinos representam Famalicão em competição internacional em Itália

Publicado

em

Por

Oito alunos, com idades entre os 10 e 14 nos, da ARTIS – Academia de Bailado de Vila Nova de Famalicão, foram apurados para as finais internacionais da competição DanzAfirenze que se vai realizar no próximo fim de semana em Florença, Itália.

Duarte Mellot, Ana Pedro Costa, Dalila Navio, Lara Vilaça, Margarida Lopes, Bianca Ricardo, Gabriela Martins e
Francisca Leite foram selecionados por vídeo, no passado mês de maio, avaliado por vários jurados internacionais. Solos e duetos de ballet clássico e dança contemporânea.

A Academia aproveitou uma publicação nas redes sociais para congratular estes jovens bailarinos, que passam agora a representar Famalicão na escala internacional.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Melancia com a cara de Jorge Jesus torna-se viral na internet e é comparada à estátua de C. Ronaldo

Publicado

em

Por

O treinador português Jorge Jesus, recentemente confirmado como novo treinador do Fenerbahçe, está no centro de mais um momento viral nas redes sociais, desta vez por causa de uma melancia.

Uma publicação oficial do clube, mostra Jesus, com um dos cozinheiros do clube e uma melancia esculpida por este, com a cara do técnico português.

Nas redes sociais, as reações à publicação são já aos milhares, e os comentários focam-se, sobretudo, nas semelhanças e diferenças de JJ e da figura esculpida.

Houve até que comparasse tal momento com a apresentação da famosa estátua de Cristiano Ronaldo, que foi depois substituída por outra mais fiel às características do craque português.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Clube Desportivo de Lousado inaugurou requalificação do parque de jogos

Publicado

em

Por

O Clube Desportivo de Lousado celebrou, este sábado, o seu 46º aniversário, num dia de festa que ficou marcado pela conclusão da requalificação do seu complexo desportivo.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Avançado Rui Fonte assina pelo FC Famalicão

Publicado

em

Por

O avançado Rui Fonte é reforço do Famalicão, anunciou hoje o clube da I Liga portuguesa de futebol, tendo assinado um contrato válido para as próximas duas épocas.

O jogador, de 32 anos, chega do Estoril Praia, clube no qual apontou quatro golos nos 23 jogos oficiais realizados na época passada.

Rui Fonte passou ainda por clubes como Sporting de Braga, Belenenses e Vitória de Guimarães.

Do currículo do avançado destacam-se a conquista de duas Taças de Portugal e duas Taças da Liga, a participação em jogos das competições europeias e ainda as passagens pelo futebol inglês, espanhol e francês.

“Estou muito feliz por ter assinado pelo Futebol Clube de Famalicão. O projeto do clube e a ambição demonstrada pela administração convenceram-me e agora pretendo retribuir essa confiança com muito trabalho”, começou por dizer o jogador ao site do clube.

Rui Fonte quer que a sua experiência seja uma mais-valia para ajudar o Famalicão a alcançar os objetivos.

“Espero ajudar com golos e transmitir aos meus colegas a experiência que adquiri em vários clubes e países”, disse ainda.

O português é assim o terceiro reforço do Famalicão para a época de 2022/23, depois de terem sido anunciados André Simões (ex-AEK Atenas, Gre) e Théo Fonseca (ex-Felgueiras).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

FC Famalicão inicia nova época com 20 jogadores. Conheça aqui o plantel

Publicado

em

Por

O Famalicão, da I Liga portuguesa de futebol, arrancou hoje a época de 2022/23 com o plantel disponível a fazer os habituais exames médicos antes do primeiro treino.

Rui Pedro Silva, que renovou contrato e vai continuar no comando técnico da equipa famalicense, contou assim com 20 jogadores nesta primeira sessão de trabalho, entre eles duas caras novas – André Simões (ex-AEK Atenas) e Théo (ex-Felgueiras).

Depois de realizados os exames médicos e os testes físicos, a equipa subiu ao relvado no Municipal de Famalicão para o primeiro treino da época.

Da parte da tarde, a equipa volta a reunir-se para novo treino, desta feita com bola.

Alexandre Penetra e Dalberson ainda não estiveram com o grupo, tendo autorização para se apresentar mais tarde.

Plantel disponível:

– Guarda-redes: Luiz Júnior, Ivan Zlobin e Dalberson.

– Defesas: De La Fuente, Dylan Batubinsika, Riccieli, Diogo Queirós, Rúben Lima, Calvin Verdonk e Alexandre Penetra.

– Médios: Charles Pickel, André Simões, Gustavo Assunção, Benny, Samuel Lobato, Pedro Brazão e Ofori.

– Avançados: Ivan Jaime, Ivo Rodrigues, Heriberto Tavares, Jhonder Cádiz e Théo Fonseca.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Artigos Recentes

Economiahá 26 minutos

Gasóleo fica mais barato 8 cêntimos e gasolina desce 3 cêntimos esta segunda-feira

O preço do gasóleo e gasolina deverá registar um decréscimo na próxima segunda-feira, de acordo com as previsões de fontes...

Paíshá 58 minutos

Faleceu hoje o padre António Vaz Pinto aos 80 anos

O padre António Vaz Pinto, jesuíta e Alto Comissário para as Migrações e Minorias Étnicas entre os anos 2002 e...

Desportohá 1 hora

Famalicão: Ponta de lança Rafa reforça o Ribeirão FC

O Ribeirão FC anunciou a contratação de Rafa pra a sua equipa sénior principal, que volta agora a disputar a...

Famalicãohá 2 horas

Brufe celebra Santíssimo Sacramento este fim de semana

A freguesia de Brufe está a celebra as festas em honra do Santíssimo Sacramento. A esse propósito a FamaTV foi...

Economiahá 2 horas

Governo: Desconto no imposto sobre combustíveis vai manter-se até agosto

O Governo anunciou esta sexta-feira que o desconto no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) equivalente a uma descida da...

Desportohá 13 horas

Famalicão: Equipa de hóquei em patins do FAC recebida por Mário Passos

A equipa de hóquei em patins do Famalicense Atlético Clube (FAC) foi recebida esta quinta-feira, 30 de junho, no salão...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Feira Medieval Viking está de regresso ao centro da cidade

A Feira Medieval Viking foi hoje, dia 30 de junho, inaugurada e estará em atividade no centro de Famalicão até...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: 4 detidos com 500 doses de cocaína e heroína

Quatro pessoas foram detidas, esta quarta-feira, em Famalicão, por suspeitas de tráfico de droga, após apreensão de 500 doses de...

Famalicãohá 19 horas

Famalicão: Bairro, Carreira Bente, Ruivães Novais e Delães acolhem sessões de esclarecimento sobre Medidas Ativas de Emprego e Plano de Formação

A Comissão Social Inter-freguesias de Bairro, Carreira Bente, Ruivães Novais e Delães acolhe, esta quinta-feira, duas sessões de esclarecimento sobre...

Economiahá 19 horas

Combustíveis: Governo aprova apoio de 17 cêntimos para pesados de mercadorias

O Governo aprovou nesta quinta-feira um apoio extraordinário ao gasóleo profissional para os transportes pesados de mercadorias de 17 cêntimos...

pub

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES