Desporto
Defesa de Vale e Azevedo alega que processo para julgamento já prescreveu

A advogada de João Vale e Azevedo considerou hoje que o processo-crime em que o tribunal ainda não conseguiu notificar o antigo presidente do Benfica já prescreveu, sublinhando que “já passaram 18 anos” sobre os factos em causa.
Luísa Cruz defendeu, em declarações à Lusa, que o processo “já prescreveu, completamente”, embora reconheça não ter sido esse o entendimento do Ministério Público (MP) e do Tribunal da Relação de Lisboa.
As afirmações da advogada de defesa surgem no dia em que o jornal Público noticiou que o julgamento de Vale e Azevedo, marcado para terça-feira, foi adiado pela quarta vez, em virtude de o arguido, a residir no Reino Unido, ainda não ter sido notificado. O antigo presidente do Benfica e advogado está acusado neste processo de crimes de burla qualificada e de falsificação de documento autêntico.
Segundo a advogada, a defesa interpôs no passado recursos para o Tribunal da Relação a invocar a prescrição do processo, mas os todos os requerimentos foram rejeitados.
“Já houve recursos a pedir a prescrição para a Relação e foram rejeitados. Houve várias decisões e quer as justificações do MP e do Tribunal da Relação para considerar que não havia prescrição utilizaram argumentos diferentes. Entenderam que não havia prescrição, umas vezes por um motivo, outras vezes por outro”, referiu.
“Desde a data dos factos houve uma interrupção do prazo (de prescrição) na altura em que o constituíram (Vale e Azevedo) arguido e, tendo em conta o tipo de crime e os factos, já passaram 18 anos”, disse Luísa Cruz, que considerou que já foram ultrapassados todos os prazos.
A advogada salientou que este processo foi separado de um outro processo principal que envolvia a mulher do antigo presidente do Benfica e dois outros arguidos e que foi declarado prescrito pela Relação de Lisboa.
Luísa Cruz recordou que Vale e Azevedo estava a cumprir pena na prisão da Carregueira quando foi feito um pedido de alargamento da extradição que tinha sido realizada pelo Reino Unido, para que o antigo dirigente benfiquista pudesse ser julgado em outros processos-crime, um dos quais o que foi agora adiado “sine die”.
“Na altura foi apreciado pelo tribunal inglês esse pedido de ampliação (da extradição) e foi considerado que não era concedido”, disse a advogada, notando que o tribunal britânico entendeu que “não se justificava que, ao longo do tempo, não tivesse sido pedido tudo o que havia para pedir”.
Confrontada com a eventualidade de a justiça portuguesa poder vir a emitir um mandado de detenção internacional ou a formular um novo pedido de extradição de Vale e Azevedo, a advogada contrapôs que isso terá que ser devidamente fundamentado por quem o faz e que isso será necessariamente apreciado pelas autoridades britânicas, que anteriormente já negaram o pedido de ampliação da extradição.
Hoje, o jornal Público revela que houve atrasos na entrega das traduções da documentação necessária para a carta rogatória, bem como no acesso a novo sistema de comunicações com autoridades inglesas, o que deixa ainda sem previsão o início do julgamento deste processo em que a acusação a Vale e Azevedo remonta a 2012.

Desporto
Famalicão: Ponta de lança Rafa reforça o Ribeirão FC

O Ribeirão FC anunciou a contratação de Rafa pra a sua equipa sénior principal, que volta agora a disputar a Pró-Nacional da AF Braga.
O ponta de lança chega ao emblema ribeirense com 22 anos, depois de ter alinhado pelo Maria da Fonte, FC Vilarinho, Varzim e sub 23 do FC Famalicão.
Desporto
Famalicão: Equipa de hóquei em patins do FAC recebida por Mário Passos
A equipa de hóquei em patins do Famalicense Atlético Clube (FAC) foi recebida esta quinta-feira, 30 de junho, no salão nobre dos Paços do Concelho, devido à subida à primeira divisão da modalidade em Portugal.
Desporto
Mafalda Marujo é novo reforço do FC Famalicão

O FC Famalicão comunicou, hoje. a contratação de mais um reforço para equipa sénior feminina para a equipa sénior feminina. Trata-se da atleta Mafalda Marujo, avançada, de 30 anos, que chega do Amora FC depois de mais de 100 golos marcados nas últimas três épocas.
Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT
Desporto
FC Porto sagrou-se campeão nacional de hóquei em patins pela 24.ª vez

O FC Porto sagrou-se campeão nacional de hóquei em patins pela 24.ª vez, depois de vencer em casa o Benfica, por 3-2, no quinto e decisivo jogo da final dos ‘play-offs’.
Com as duas equipas empatadas com duas vitórias, os ‘dragões’, que ao intervalo já venciam por 2-1, aproveitaram o fator casa e bateram os ‘encarnados’ na partida decisiva, com golos de Gonçalo Alves (02 e 45 minutos) e Carlo Di Benedetto (17), enquanto Pol Manrubia (05) e Pablo Álvarez (44) anotaram os tentos dos lisboetas.
O FC Porto, que tinha sido campeão pela última vez em 2018/19 e sucede ao Sporting, chega, assim, ao 24.º cetro e é agora a equipa com mais títulos, desempatando com as ‘águias’, que somam 23.
Desporto
FC Famalicão: Raquel Infante reforça equipa sénior feminina

O FC Famalicão reforça a sua equipa sénior feminina com a atleta Raquel Infante.
A internacional portuguesa de 31 anos chega de Espanha, do Dux Logroño, depois de uma vasta experiência em outras equipas europeias e portuguesas. Ocupa posição no centro da defesa e caracteriza-se como uma jogadora aguerrida, que gosta de “roubar” bola às adversárias.
Ao longo da sua carreira já conquistou vários títulos e na seleção principal feminina soma já 21 internacionalizações.
Desporto
Jovens bailarinos representam Famalicão em competição internacional em Itália

Oito alunos, com idades entre os 10 e 14 nos, da ARTIS – Academia de Bailado de Vila Nova de Famalicão, foram apurados para as finais internacionais da competição DanzAfirenze que se vai realizar no próximo fim de semana em Florença, Itália.
Duarte Mellot, Ana Pedro Costa, Dalila Navio, Lara Vilaça, Margarida Lopes, Bianca Ricardo, Gabriela Martins e
Francisca Leite foram selecionados por vídeo, no passado mês de maio, avaliado por vários jurados internacionais. Solos e duetos de ballet clássico e dança contemporânea.
A Academia aproveitou uma publicação nas redes sociais para congratular estes jovens bailarinos, que passam agora a representar Famalicão na escala internacional.
Desporto
Melancia com a cara de Jorge Jesus torna-se viral na internet e é comparada à estátua de C. Ronaldo
O treinador português Jorge Jesus, recentemente confirmado como novo treinador do Fenerbahçe, está no centro de mais um momento viral nas redes sociais, desta vez por causa de uma melancia.
Uma publicação oficial do clube, mostra Jesus, com um dos cozinheiros do clube e uma melancia esculpida por este, com a cara do técnico português.

Nas redes sociais, as reações à publicação são já aos milhares, e os comentários focam-se, sobretudo, nas semelhanças e diferenças de JJ e da figura esculpida.
Houve até que comparasse tal momento com a apresentação da famosa estátua de Cristiano Ronaldo, que foi depois substituída por outra mais fiel às características do craque português.
Desporto
Clube Desportivo de Lousado inaugurou requalificação do parque de jogos

O Clube Desportivo de Lousado celebrou, este sábado, o seu 46º aniversário, num dia de festa que ficou marcado pela conclusão da requalificação do seu complexo desportivo.
Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT
Desporto
Avançado Rui Fonte assina pelo FC Famalicão

O avançado Rui Fonte é reforço do Famalicão, anunciou hoje o clube da I Liga portuguesa de futebol, tendo assinado um contrato válido para as próximas duas épocas.
O jogador, de 32 anos, chega do Estoril Praia, clube no qual apontou quatro golos nos 23 jogos oficiais realizados na época passada.
Rui Fonte passou ainda por clubes como Sporting de Braga, Belenenses e Vitória de Guimarães.
Do currículo do avançado destacam-se a conquista de duas Taças de Portugal e duas Taças da Liga, a participação em jogos das competições europeias e ainda as passagens pelo futebol inglês, espanhol e francês.
“Estou muito feliz por ter assinado pelo Futebol Clube de Famalicão. O projeto do clube e a ambição demonstrada pela administração convenceram-me e agora pretendo retribuir essa confiança com muito trabalho”, começou por dizer o jogador ao site do clube.
Rui Fonte quer que a sua experiência seja uma mais-valia para ajudar o Famalicão a alcançar os objetivos.
“Espero ajudar com golos e transmitir aos meus colegas a experiência que adquiri em vários clubes e países”, disse ainda.
O português é assim o terceiro reforço do Famalicão para a época de 2022/23, depois de terem sido anunciados André Simões (ex-AEK Atenas, Gre) e Théo Fonseca (ex-Felgueiras).
Desporto
FC Famalicão inicia nova época com 20 jogadores. Conheça aqui o plantel

O Famalicão, da I Liga portuguesa de futebol, arrancou hoje a época de 2022/23 com o plantel disponível a fazer os habituais exames médicos antes do primeiro treino.
Rui Pedro Silva, que renovou contrato e vai continuar no comando técnico da equipa famalicense, contou assim com 20 jogadores nesta primeira sessão de trabalho, entre eles duas caras novas – André Simões (ex-AEK Atenas) e Théo (ex-Felgueiras).
Depois de realizados os exames médicos e os testes físicos, a equipa subiu ao relvado no Municipal de Famalicão para o primeiro treino da época.
Da parte da tarde, a equipa volta a reunir-se para novo treino, desta feita com bola.
Alexandre Penetra e Dalberson ainda não estiveram com o grupo, tendo autorização para se apresentar mais tarde.
Plantel disponível:
– Guarda-redes: Luiz Júnior, Ivan Zlobin e Dalberson.
– Defesas: De La Fuente, Dylan Batubinsika, Riccieli, Diogo Queirós, Rúben Lima, Calvin Verdonk e Alexandre Penetra.
– Médios: Charles Pickel, André Simões, Gustavo Assunção, Benny, Samuel Lobato, Pedro Brazão e Ofori.
– Avançados: Ivan Jaime, Ivo Rodrigues, Heriberto Tavares, Jhonder Cádiz e Théo Fonseca.