Desporto
Adepto gravemente ferido após cair da bancada no jogo Vitória SC -Vizela já saiu dos cuidados intensivos

O adepto que caiu do patamar superior para o inferior da bancada sul do Estádio D. Afonso Henriques, durante jogo de futebol Vitória de Guimarães – Vizela, no domingo, deixou os cuidados intensivos, confirmou hoje à Lusa fonte da família.
Transportado para o Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, na sequência da queda, o espetador em causa teve uma fratura exposta num dos braços, à qual foi operado com sucesso na madrugada de hoje, e deixou a unidade de cuidados intensivos, onde esteve por precaução.
Segundo a mesma fonte, o homem está, ao que tudo indica, fora de perigo de vida, após a TAC realizada à cabeça não ter detetado qualquer lesão e a TAC realizada ao tronco ter revelado uma contusão pulmonar, que, à partida, é “recuperável”.
A equipa médica do hospital vimaranense detetou também uma lesão numa das ancas.
Na sequência da queda na parte inferior da bancada afeta ao Vitória de Guimarães, ao minuto 27, o adepto foi atendido por elementos das equipas médicas dos dois clubes e também por elementos da Cruz Vermelha Portuguesa presentes no estádio.
O embate da 31.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol esteve interrompido por 13 minutos, antes de ser reatado e de terminar com um resultado de 3-0, favorável aos vimaranenses.
Após o jogo, o presidente do emblema vimaranense, António Miguel Cardoso, mostrou-se “preocupado” com o estado de saúde de Nuno André, o adepto que caiu na bancada, tendo frisado que o “mais importante” naquele momento era a recuperação do espetador.
“Que a sua família receba toda a força do mundo. Vamos rezar para que tudo corra bem e para que ele possa voltar a apoiar o Vitória”, disse, na sala de imprensa do estádio vimaranense.
Também o Vizela endereçou “uma mensagem de esperança e solidariedade a todos os vitorianos, especialmente aos amigos e familiares do Nuno André”, após “um dia difícil para todos os que estiveram no D. Afonso Henriques”.
“Ao Nuno desejamos que tudo corra bem e uma recuperação tão boa como célere. Os nossos pensamentos e o nosso coração estão contigo! Muita força”, lê-se na mensagem publicada nas redes sociais.
Já a Liga Portuguesa de Futebol Profissional lamentou a situação ocorrida no Estádio D. Afonso Henriques, tendo prometido “acompanhar de muito perto a evolução do estado clínico do adepto que caiu de uma das bancadas do recinto” e “fazer tudo ao seu alcance para apurar as circunstâncias que originaram o incidente”.

Desporto
BTT: José Simões e Raquel Cunha repetem triunfo no Concelhio de Resistência BTT
Os betetistas José Simões, do Grupo CCR – Ap Motors e Raquel Cunha, da União Ciclista de Vila Nova de Famalicão, seguem na frente do Campeonato Concelhio 3 Horas de Resistência BTT.
Avidos recebeu a 4.ª prova, da 3.ª edição da competição.
O campeonato termina em outubro em Joane. A próxima prova está marcada para o mês de julho.
Desporto
Centenas de atletas participam na festa da da candidatura de “Famalicão a Cidade Europeia do Desporto este domingo

Este domingo, 4 de junho, várias centenas de atletas das 200 associações desportivas do concelho famalicense, representativas de 78 modalidades, unem-se à festa que marcará a apresentação da candidatura de “Famalicão a Cidade Europeia do Desporto 2025”.
O evento terá lugar às 15h30, na Praça da Cidadania, à entrada do Parque da Devesa junto à Estação Rodoviária, com a presença do presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, e do presidente da Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto, Nuno Santos.
A tarde será um momento de celebração para o desporto famalicense, com a apresentação da política desportiva do município famalicense e da sua candidatura ao título de Cidade Europeia do Desporto.
“Somos uma cidade verdadeiramente desportiva. Em Famalicão, o desporto é sinónimo de multiplicidade, competição, lazer, integração, saúde, qualidade de vida e igualdade. Apresentamos a candidatura de Famalicão a Cidade Europeia do Desporto cientes do pleno reconhecimento em obter tal distinção”, refere a propósito Mário Passos.
Desporto
Carros clássicos do Rally Spirit passam em Famalicão este sábado

Vão passar em Famalicão, este sábado, após as 15:32, os nostálgicos carros dos rallies de outras décadas, na edição 2023, do Rally Spirit.
Inserida no segmento da prova SS8 – Barcelos Sul, a passagem por Famalicão ficará limitada às imediações da Câmara Municipal de Famalicão, local para onde está marcado um “controlo de passagem”, antecedendo um trajeto para Santo Tirso e depois cidade do Porto, onde terminará a etapa deste dia.
Este, será um espetáculo para os amantes dos super carros do Grupo B, dos anos 80, que poderão contar com uma demonstração de destreza e velocidade, protagonizado pelos mesmos veículos que fizeram sonhar toda uma geração, em algumas das mais míticas provas de rally mundial.
Programa:

-
Famalicãohá 1 semana
Neste Lés a Lés saímos de Famalicão e fomos até Vila das Aves, que se prepara para celebrar, as suas festas
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão reconhecido como “Município Amigo da Juventude”
-
Desportohá 6 dias
Famalicão: 1°Corrida de Santo António realiza-se em Nine a 15 de julho
-
Famalicãohá 5 dias
Jovem de 19 anos famalicense vítima de atropelamento será sepultada esta quarta-feira