Siga-nos nas redes

Desporto

FC Famalicão: Balanço da época 2021/2022

Publicado

em

O Famalicão atingiu os objetivos a que se propôs no início da época, ao garantir a permanência da I Liga portuguesa de futebol, apesar de ter feito uma época bastante irregular.

A meta só foi conseguida na antepenúltima jornada, à semelhança do que havia acontecido na época transata, mas, com mais duas vitórias nas duas últimas jornadas, os famalicenses conseguiram alcançar a primeira metade da tabela classificativa, ficando no oitavo lugar, com 39 pontos, superando o nono lugar alcançado no ano passado.

A época começou com Ivo Viera no leme. O treinador, que na época anterior esteve perto de colocar o Famalicão num lugar europeu, depois de uma época completamente atípica, devido à covid-19 e a uma ampla reestruturação no plantel famalicense, dava agora continuidade a um projeto que tinha pegado a meio.

Com uma série de jogadores novos a chegar ao grupo, Ivo Vieira não conseguiu encontrar a estabilidade pretendida e o arranque no campeonato acabou por ser muito complicado, tendo o Famalicão alcançado a primeira vitória apenas à nona jornada, frente ao Santa Clara (2-0).

Nas ‘caras novas’, destaque para o francês Simon Banza, avançado cedido pelo Lenz, que foi o melhor marcador da equipa, com 14 golos.

Em dezembro, e face às dificuldades em conseguir vitórias, Ivo Vieira sai do comando técnico do Famalicão. O treinador madeirense deixa os minhotos com 11 pontos e apenas duas vitórias em 15 jogos no campeonato. O Famalicão estava em 16.º lugar.

Rui Pedro Silva estreia-se na liderança da equipa famalicense em Braga e a equipa alcançou um empate 2-2 e um novo fôlego. Logo de seguida, o Famalicão venceu pela primeira vez em casa, para o campeonato, numa partida com o Belenenses SAD.

Na equipa, entraram no mercado de janeiro jogadores como João Carlos Teixeira (Feyenoord), Jhoder Cádiz (Benfica) ou Gustavo Assunção (que regressou após meia época no Galatasaray) e que melhoram muito a consistência do grupo.

A equipa, já mais organizada e comprometida, passou a assumir outro tipo de destaque nos jogos, mostrando um futebol mais ofensivo. Ainda assim, continuava-se a sentir muita irregularidade. Algo que acabou por só se resolver nas últimas jornadas, fechando com 39 pontos (40 em 2020/21).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Desporto

Famalicão: Miguel Cunha vence torneio de verão de ténis ANAG

Publicado

em

O torneio de verão Ala Nun’Álvares de Gondomar (ANAG) decorreu entre os dias 4 e 7 de agosto, em Gondomar, tendo-se sagrado campeão, no escalão de maiores de 35 anos, o famalicense Miguel Cunha.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Faleceu lenda do Benfica Fernando Chalana

Publicado

em

O antigo futebolista Fernando Chalana morreu hoje aos 63 anos, informou nas redes sociais o Benfica, clube no qual o avançado fez grande parte da carreira.

“Fernando Chalana, o nosso Pequeno Genial, faleceu, aos 63 anos, na madrugada desta quarta-feira, 10 de agosto”, lê-se numa mensagem dos ‘encarnados’ no Twitter.

Com início da formação no Barreirense, Chalana, 37 vezes internacional por Portugal, chegou ao Benfica em 1974/75, ainda com idade de júnior e mudou-se em 1984/85 para o Bordéus, clube no qual esteve três anos antes de regressar às ‘águias’, terminando a carreira com uma época no Belenenses (1990/91) e outra no Estrela da Amadora (1991/92).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Rui Sabino sagra-se campeão nacional nos juvenis de ciclismo de estrada

Publicado

em

O famalicense Rui Sabino, da União Ciclismo da Trofa, sagrou-se campeão nacional de juvenis de ciclismo de estrada, na prova que decorreu, no passado sábado, no Bombarral.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Já estão abertas as inscrições para a Liga de Futsal de Famalicão

Publicado

em

A Liga Futsal Famalicão (LFF) informou, esta terça-feira, através de comunicado à imprensa, que se encontram abertas as inscrições para equipas, associações ou escolas que tenham interesse em integrar a nova época desportiva.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Parque da Devesa é palco do aumento da prática desportiva

Publicado

em

A atividade desportiva dos portugueses aumentou, no ano passado. Os dados são do relatório do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física.

Uma manhã no Parque da Devesa, em Famalicão, vai ao encontro da tendência registada.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

FC Famalicão: derrota frente ao Estoril Praia na primeira jornada

Publicado

em

O Futebol Clube de Famalicão não entrou com o resultado desejado na edição 2022/2023 da Liga Portugal Bwin. O conjunto comandado por Rui Pedro Silva perdeu, por 2-0, no Estádio António Coimbra da Mota frente ao Grupo Desportivo Estoril Praia.
O resultado do jogo foi construído na primeira parte, período em que os estorilistas marcaram os dois golos que viriam a valer os três pontos da equipa da casa.

Foto: ANTÓNIO COTRIM/LUSA

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Pedro Almeida abandona Rali Vinho da Madeira

Publicado

em

Uma ligeira saída de estrada na segunda passagem pela classificativa de Câmara de Lobos, na décima quarta especial do Rali Vinho Madeira obrigou a dupla Pedro Almeida / Mário Castro a abandonar a prova.

“Foi numa zona em que o carro nos saiu ligeiramente, acabamos a embater no muro e danificar o Skoda Fabia, impossibilitando-nos de seguir em prova”, admitiu o piloto, acrescentando ainda que a dupla sentiu muitas dificuldades ao longo de toda a prova na Madeira.

A próxima prova do Campeonato de Portugal de Ralis é o Rali da Água a realizar nos dias 9 e 10 de setembro.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

FC Famalicão: Pelé ex-Mónaco é reforço até ao final da época

Publicado

em

O médio Pelé, ex-Mónaco, é reforço do Famalicão, com contrato válido até ao final da época, anunciou hoje o clube da I Liga portuguesa de futebol.

O jogador, de 30 anos, já contabiliza 145 jogos nos campeonatos portugueses ao serviço de Belenenses, Olhanense, Paços de Ferreira, Feirense e Rio Ave. Nas últimas temporadas representou ainda Mónaco, Nottingham Forest e Reading.

Ao nível de seleções, Pelé sagrou-se vice-campeão mundial de sub-20 pela seleção portuguesa e disputou duas edições da Taça das Nações Africanas pela Guiné-Bissau.

“Conheço a ambição do Famalicão e espero ser mais um elemento a contribuir para uma época de sucesso. Estou muito feliz por estar de regresso a Portugal e muito motivado para ajudar com a minha experiência um clube que se apresenta com capacidade e vontade para continuar a crescer”, disse ao site do clube.

Pelé é o nono reforço do Famalicão para 2022/23, juntando-se assim a Zaydou Youssouf (ex-Saint-Étienne), Santiago Colombato (Club Léon), André Simões (ex-AEK), Théo Fonseca (ex-Felgueiras), Rui Fonte (ex-Estoril Praia), Álex Millán (ex-Villareal), Owen Beck (Liverpool) e Martin Aguirregabiria (ex-Alavés).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

FC Famalicão empresta Ofori ao Moreirense até ao fim da época

Publicado

em

O médio ganês Lawrence Ofori é reforço do Moreirense até final da temporada, por empréstimo do Famalicão, da I Liga, anunciou hoje o clube de Moreira de Cónegos, que disputa a II Liga portuguesa de futebol.

Ofori, de 24 anos, representou o Ashdod na segunda metade da temporada passada, por empréstimo do clube famalicense, tendo participado em 11 jogos pela equipa israelita.

Em Portugal, além do Famalicão, Ofori já alinhou ao serviço de Arouca, Feirense e Leixões.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

FC Famalicão: Zaydou Youssouf assina por quatro temporadas

Publicado

em

O FC Famalicão anunciou esta quinta-feira mais um reforço para a sua equipa principal. Trata-se de Zaydou Youssouf. O médio francês, de 23 anos, assinou um contrato válido com o clube famalicense para as próximas quatro épocas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Artigos Recentes

Regiãohá 2 horas

Adeptos do Hajduk Split fazem grupo de “centenas” na estação de comboios da Trofa

Estão a agrupar-se, na estação ferroviária da Trofa, centenas de adeptos do Hajduk Split, os mesmos acusados de causarem distúrbios...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Cooperativa Frutivinhos ganha nova sede

O Município de Vila Nova de Famalicão e a Frutivinhos – Cooperativa Agrícola de Vila Nova de Famalicão assinaram, esta segunda-feira, a escritura...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Mel – Piquenique das Artes regressa ao Parque da Devesa com concertos cinema e circo

Realiza-se entre 19 e 20 de agosto, no Parque da Devesa de Famalicão, o festival MEL – Piquenique das Artes...

Barceloshá 4 horas

Três suspeitos de assalto em Barcelos detidos em Operação Stop da GNR

Foram interceptados, durante uma Operação Stop da GNR, três suspeitos de um assalto a um armazém, em Barcelos, de onde...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Colisão entre 3 veículos faz um ferido em Vermoim

Uma pessoa ficou ferida, na sequência de uma colisão, que envolveu três veículos, na freguesia de Vermoim, em Famalicão. A...

Guimarãeshá 4 horas

Presidente da Câmara de Guimarães não quer “arruaceiros” do Hajduk Split no estádio D. Afonso Henriques

O presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, exigiu hoje que os “arruaceiros” adeptos do Hajduk Split identificados pela PSP...

Economiahá 4 horas

Seguradoras vão pagar cerca de 8 milhões em indemnizações pelos incêndios deste verão

As seguradoras estimam o pagamento de indemnizações de 8 milhões de euros por incêndios ocorridos durante a situação de contingência...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão cria Equipa Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas

O concelho de Vila Nova de Famalicão vai ter que uma Equipa Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas, anunciou o...

Paíshá 5 horas

Chuva de meteoros e “super-lua” serão visíveis no céu esta sexta-feira

Uma nova super-lua iluminará novamente o céu na sexta-feira, ao mesmo tempo que se espera que a chuva de meteoros...

Guimarãeshá 6 horas

Adeptos do Hajduk Split causam “momentos de terror” nas ruas de Guimarães (VÍDEOS)

 A Associação Vimaranense de Hotelaria (AVH) criticou hoje a alegada falta de vigilância policial que conduziu a “momentos de terror”...

pub

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES