Desporto
Mão na bola acidental de colega de equipa antes do golo deixa de ser falta a partir do Euro2020

A mão na bola acidental de um colega de equipa antes de um futebolista marcar um golo ou protagonizar uma oportunidade vai deixar de ser falta a partir do Euro2020, anunciou esta sexta-feira a UEFA.
“Mão na bola acidental por um colega de equipa antes de um golo ser marcado e mão na bola acidental por um colega de equipa que leve à criação de uma oportunidade de golo deixaram de ser falta”, lê-se na apresentação do organismo que tutela o futebol europeu, complementada com a intervenção do responsável pela arbitragem, Roberto Rosetti, numa videoconferência com jornalistas.
A UEFA deu o exemplo do golo de Cesar Azpilicueta (Chelsea), que daria o 5-4 sobre o Ajax para a fase de grupos da Liga dos Campeões de 2019/20 e foi anulado por causa de um toque acidental de Tammy Abraham no decurso do lance, para reiterar que esses lances deixarão de ser sancionados daqui para a frente.
Numa sessão sobre o que está previsto para a arbitragem no Euro2020, Roberto Rosetti frisou que o uso da mão ou do braço continuará a ser falta se “se tocar deliberadamente na bola” ou se se “aumentar a volumetria do corpo de forma pouco natural”, sem efeito “da normal ação biomecânica do corpo”.
Os lances em que, por exemplo, o braço está ligeiramente afastado do corpo, mas “num movimento natural”, tocando na bola sem a intenção de a intercetar, deixam de ser falta.
Já os golos marcados diretamente com a mão ou no contacto subsequente ao toque da bola com a mão por um jogador continuam a ser falta.
Apesar de prevista a entrada em vigor para 01 de julho, as regras já vão ser aplicadas no Euro2020 e, para Roberto Rosetti, estão “mais de acordo com o espírito do futebol”.
A UEFA explicou ainda que um jogador que use “um truque deliberado” para passar a bola ao guarda-redes, mesmo com uma “parte do corpo acima do joelho”, vai passar a ser sancionada com livre indireto no interior da área.
Já uma situação em que um atacante para lá do último defesa “não está ativamente na jogada”, nem “faz uma ação clara que interfira com o defesa”, deve prosseguir sem ser assinalado fora de jogo, mesmo que o desfecho do lance beneficie o ataque.
Infrações que coloquem em risco a integridade física dos adversários devem ser sancionadas com cartão vermelho, contactos dos braços com a cabeça de um adversário devem ser alvo de cartão amarelo, quaisquer ‘agarrões’ na área devem ser punidos com grande penalidade, mesmo que na sequência de livres ou de cantos.
As regras indicam ainda que deve ser atribuído um cartão amarelo quando um conjunto de jogadores de uma equipa cerca o árbitro ou um amarelo a cada equipa, quando há confrontos entre as duas equipas, mudando a cor do cartão para vermelho, caso esses comportamentos sejam considerados “violentos”.

Desporto
IV Trail das Eiras recebe 700 atletas em Vermoim a 5 de junho
A Associação Moinho de Vermoim promove, no próximo dia 5 de junho, o 4º Trail da Eiras, que tem já 700 atletas inscritos. O regresso da prova – após dois anos de interregno por causa da pandemia – traz novidade, desde logo o facto de ser pontuável para a Taça de Portugal de Trail na distância de 25 quilómetros.
Desporto
A equipa feminina do FC de Famalicão já está a caminho do Jamor

Já saiu de Famalicão o autocarro com as atletas do FC Famalicão, rumo a Lisboa. Depois do pequeno almoço, que a FamaTV acompanhou, as jogadoras iniciaram a viagem.
A equipa do FC de Famalicão defronta amanhã, na final da Taça de Portugal, a formação do Sporting. O jogo está marcado para o Estádio do Jamor, a partir das 17h30.
Desporto
João Almeida abandona Volta a Itália após testar positivo à covid-19. Aguarda-se confirmação oficial

O ciclista portugês João Almeida abandonou, esta quinta-feira, o Giro, a famosa Volta à Itália em bicicleta.
De acordo com a CM, o ciclista terá testado positivo à covid-19, aguradando-se agora uma confirmação oficial.
João Almeida ocupava agora o 4.º lugar da classificação geral individual.
Desporto
Mourinho em lágrimas após vencer “Liga Conferência: “Passam muitas coisas pela minha cabeça”
A Roma, treinada pelo português José Mourinho, conquistou hoje a primeira edição da Liga Conferência Europa em futebol, ao bater na final o Feyenoord por 1-0, em Tirana, para conquistar o seu segundo troféu europeu, 61 anos depois.
O internacional italiano Nicolò Zaniolo marcou, aos 32 minutos, o tento dos romanos, que já contavam no seu palmarés com o triunfo na Taça das Cidades com Feiras de 1960/61 e não ganhavam um troféu desde a vitória na Taça de Itália de 2007/08.
Mourinho, que fez alinhar os compatriotas Rui Patrício e Sérgio Oliveira, somou o seu quinto troféu europeu, após duas edições da Liga dos Campeões (2003/04, pelo FC Porto, e 2009/10, pelo Inter Milão), uma da Taça UEFA (2002/03, também pelos ‘dragões’) e uma da Liga Europa (2016/17, pelo Manchester United).
Desporto
Dança: Apolo Famalicão conquista 4 títulos de Campeão Nacional

No passado sábado realizou-se no Pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa, o Campeonato Nacional de 10 Danças. O par Dinis Rocha e Maria Cabral, da Apolo de Famalicão, conquistou, pela terceira vez, o título de Campeões Nacionais da 10 Danças.
Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

Desporto
Xadrez: Mariana Silva convocada para a Seleção Feminina

A atleta Mariana Silva, do Clube de Xadrez da Associação Académica Didáxis (A2D), foi selecionada para participar na 44.ª edição das Olimpíadas de Xadrez.
Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT
Desporto
ASAE: Nove detidos por venda irregular de bilhetes para a Taça de Portugal

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, através da Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal, deteve nove pessoas em flagrante pelo crime de especulação e venda irregular de bilhetes para a final da Taça de Portugal de futebol.
O comunicado final sobre a operação realizada pela ASAE, divulgado hoje à tarde, faz o balanço das situações detetadas e refere nove casos de anúncio de “venda de bilhetes acima do seu valor facial, pretendendo obter vantagem patrimonial indevida”.
“Foram ainda apreendidos 30 bilhetes com valores faciais que oscilam entre 15 e 20 euros, encontrando-se os bilhetes à venda acima do seu valor oficial, chegando a ser pedidos cerca de 100 euros por bilhete, com margens de lucro a atingir os 500% de lucro por bilhete”, lê-se no texto.
Este tipo de crime de especulação é “punível com pena de prisão de seis meses a três anos e multa não inferior a 100 dias”, recorda a ASAE.
O jogo da final da Taça foi hoje disputado entre FC Porto e Tondela, no Estádio Nacional, em Oeiras, Lisboa, com os ‘dragões’ a vencerem por 3-1.
Desporto
Português Rafael Leão eleito o melhor jogador do campeonato italiano

O futebolista internacional português Rafael Leão foi eleito o melhor jogador da Série A na época 2021/22, em que o AC Milan, a sua equipa, se sagrou campeã italiana 11 anos depois.
Em comunicado, a Liga informou da atribuição do troféu de melhor jogador, após o jogo da última jornada com o Sassuolo, ao avançado português, que fechou a época com 11 golos e 10 assistências.
Rafael Leão, de 22 anos, conquistou o seu primeiro título no futebol sénior na terceira temporada no emblema italiano, e terminou a época como melhor marcador dos milaneses, a par do francês Oliver Giroud.
Da parte da Liga, o dirigente Luigi De Siervo enalteceu as características de Leão, “um símbolo do AC Milan campeão” e um futebolista “imprevisível, na força atlética e velocidade, que o tornam um jogador de topo”.
A Liga nomeou ainda Maignan (AC Milan) como melhor guarda-redes da época 2021/22, Stefano Pioli (AC Milan) o treinador e Brozovic (Inter) o melhor médio.
Desporto
Famalicão: FAC sagra-se campeão da 3.ª divisão nacional de voleibol

A equipa de voleibol do Famalicense Atlético Clube sagrou-se, este fim de semana, campeão nacional da 3.ª divisão.
Depois de já ter garantido a sua promoção à 2.ª Divisão, o emblema famalicense disputou a ‘final four’ em Évora, vencendo todos os jogos, frente ao CV Lisboa B (3-2), Juventude de Évora (3-0) e Marítimo (3-0).
Desporto
Fernando Pimenta e João Duarte ganham medalhas de ouro na final da Taça do Mundo de canoagem

A dupla portuguesa Fernando Pimenta/João Duarte conquistou hoje a medalha de ouro na final A do K2 1.000 metros da Taça do Mundo de Racice, na República Checa, primeira etapa deste circuito de canoagem de velocidade.
A equipa portuguesa cumpriu a distância em 3.16,09 minutos, deixando o par segundo classificado, formado pelos dinamarqueses Christian Farstad e Gustav Bock, a 1,16 segundos, enquanto os australianos Pierre Westhuyzen e Noah Havard ficaram no terceiro lugar, a 1,95 segundos.
Esta foi a segunda medalha de ouro conquistada por Fernando Pimenta na presente Taça do Mundo, depos da conquistada no sabado na prova de K1 1.000, numa competição em que Portugal conta ainda com uma medala de bronze, conquistada por Teresa Portela na Final A dos K1 500 metros, igualmente no sábado.
Nas finais já disputadas na manhã de hoje, realce ainda para o quarto lugar de Teresa Portela na Final A de K1 200 metros, tendo terminado a 36 centésimos de segundo da medalha de bronze e a 78 da vencedora, a eslovena Anja Osterman.