Desporto
Famalicão: Gindança apresentou espetáculo de final de época perante plateia esgotada na Casa das Artes

O espetáculo de final época da Academia Gindança, teve lugar este fim de semana, na Casa das Artes, onde foi possível ver todo o trabalho desenvolvido pelos alunos e professores no último ano e agora com o merecido público a apoiar que rapidamente esgotou a sua lotação.
Foram homenageados no final as alunas de ballet que realizaram os seus exames da Royal Academy of Dance, no mês passado. Margarida Cunha, Leonor Fontes, Ana Matilde Nunes, Bianca Silva, Joana Sampaio no Ballet Grau 1, Francisca Marques, Matilde Machado, Carolina Almeida no Ballet Grau 2, Lara Monteiro Catarina Silva, Joana Silva, Beatriz Gomes, Beatriz Veiga no Ballet Grau 4.
Foram agraciados todos os professores pelo trabalho desenvolvido nestes anos tão difíceis.
Contou com a presença do Dr. Pedro Oliveira Vereador do Desporto para entrega dos galardões de Mérito Desportivo pelos títulos de Campeões e Vice Campeões em competições Nacionais e internacional entre 2019 e 2022 aos atletas da Academia Gindança, Afonso Marinho, Lara Sousa, Bárbara Silva o Troféu mérito desportivo 2019, Irene Pereira o Troféu mérito desportivo 2020, Eduardo Azevedo, Rita Silva o Troféu mérito desportivo 2020/2021/2022, Pedro Castro, Matilde Silva, Tomás Gomes, Gabriela Teixeira o Troféu mérito desportivo 2019/2020/2021/2022, Filipe Gomes e Lara Batista, Sérgio Costa e Rita Almeida o Troféu mérito desportivo 2019/2020.
Por último e como reconhecimento pela sua carreira desportiva com cerca de 20 anos, que terminaram em 2021 a sua carreira competitiva, são agora exclusivamente treinadores, juízes de prova e professores da Academia, com mais de 42 títulos nacionais, várias representações internacionais, terminando como 7º lugar no Campeonato do Mundo Profissionais 10 Danças em 2019, Sérgio Costa e Rita Almeida receberam o Troféu Carreira Desportiva 2002/2021, sendo realçado pelo Vereador do Desporto todo o trajeto desenvolvido por este par de referência nacional e internacional, levando o nome de Famalicão além-fronteiras, destacou igualmente o trabalho desenvolvido pela Gindança nos seus 19 anos, pela referencia na modalidade e pela organização do Famalicão Dança que leva o país e o concelho aos 4 cantos do mundo.
Este espetáculo voltará a palco no dia 11 de Setembro pelas 18 horas, no encerramento da Feira de Artesanato e Gastronomia de Famalicão.
A Academia vai de férias no final do mês mas até lá estará em vigor a Campanha especial de Inscrições e renovações da próxima época.

Desporto
FC Famalicão: Lucas Mineiro deverá reforçar meio-campo após uma época no Westerlo da Bélgica

O brasileiro Lucas Mineiro estará prestes a integrar o emblema do FC Famalicão, na época 2023/2024, após um ano ao serviço do Westerlo, na principal liga belga, avança o Record.
O médio de 27 anos, emprestado pelo SC Braga, não deverá regressar à capital de distrito, já que não constará nos planos do treinador Artur Jorge.
Esta será uma vinda em definitivo, resultado de um negócio cuja totalidade dos pormenores ainda não está definida.
Lucas Mineiro, que se esteou no futebol português no Gil Vicente, em 2020, deixou boas impressões no futebol português e deverá ser um reforço desejado para o coletivo famalicense, que poderá agora perder algumas das suas ‘peças-chave’, tais como Ivan Jaime, Colobatto e Pelé, para os quais já são conhecidas propostas de outros clubes.
Foto: Mercado do Futebol/DR
Desporto
Alexandre Penetra do FC Famalicão nos treinos da Seleção Nacional sub-21 destaca o desenvolvimento coletivo do grupo

A seleção portuguesa de sub-21 tem dado primazia ao desenvolvimento das “relações dentro e fora de campo” nos primeiros dias de estágio para a fase final do Europeu da categoria, admitiu hoje o futebolista Alexandre Penetra.
“Claro que já estivemos todos juntos em vários estágios, mas acredito que é bom recriar essas ligações nas primeiras semanas e nos primeiros treinos e voltar a sentir aquilo que o colega [de equipa] e o treinador gostam. Em vez de pensarmos já no primeiro jogo, se calhar importa olhar um pouco mais para nós e perceber aquilo que nos pode levar longe no Europeu”, assumiu o defesa do Famalicão, de 21 anos, em conferência de imprensa.
Na sessão matinal, decorrida na Cidade do Futebol, em Oeiras, o selecionador Rui Jorge contou com 22 dos 24 convocados sem limitações, ao passo que o avançado Francisco Conceição, dos neerlandeses do Ajax, treinou de forma condicionada e Fábio Vieira, dos ingleses do Arsenal, foi autorizado a juntar-se ao grupo a partir da próxima quarta-feira.
“Os treinos decorrem sempre na máxima intensidade e todos querem dar o seu melhor a nível individual em prol do coletivo. Isso é bom. Há uma competição saudável, que todos os grupos devem ter para poderem obter grandes conquistas e resultados”, considerou.
A 24.ª edição do campeonato da Europa de sub-21 vai ser disputada em três cidades da Geórgia e duas da Roménia, de 21 de junho a 08 de julho, com Portugal ainda em busca do seu primeiro êxito nesta categoria, após as derrotas nas finais de 1994, 2015 e 2021.
“O grupo está confiante. Agora, não quero estar aqui a dizer que somos favoritos, porque não acho que esse seja o caminho correto. Temos de olhar jogo a jogo e perceber aquilo que somos capazes de fazer. Acreditamos muito uns nos outros e no nosso trabalho. É a isso que nos vamos agarrar para tentar ir o mais longe possível”, direcionou Penetra, que somou 36 jogos, quatro golos e duas assistências ao serviço do Famalicão em 2022/23.
A equipa das ‘quinas’ cumprirá os três desafios do Grupo A na capital da Geórgia, Tbilisi, sempre às 20:00 locais (17:00 em Lisboa), defrontando os anfitriões, que se estreiam na prova (21 de junho), os Países Baixos (24), campeões em 2006 e 2007, e a Bélgica (27).
“Sabemos que temos adversários complicados nesta fase de grupos. Ainda não temos a certeza do que possa acontecer com a Geórgia, até pelos jogadores que poderão atuar, mas é um assunto que teremos tempo para analisar ao pormenor mais à frente”, avaliou.
Portugal precisa de terminar numa das duas primeiras posições da ‘poule’ para aceder à fase seguinte do Europeu de sub-21, que reúne 16 finalistas pela segunda vez seguida e cuja decisão está prevista para 08 de julho, na Adjarabet Arena, em Batumi, na Geórgia.
Em disputa vão estar ainda três vagas para os Jogos Olímpicos de Paris2024, das quais se excluem a França, apurada automaticamente como anfitriã, e a Inglaterra, inelegível.
“Estamos todos preparados para jogar de três em três dias. Isso acontece nos clubes e agora não vai fugir à regra [na seleção]. Aliado a isso, há ainda essa motivação de jogar uma fase final de um Europeu, que é sempre aquilo que os jogadores querem”, reiterou.
Defesa central de origem, Alexandre Penetra disputou três partidas de qualificação e os últimos dois jogos particulares da seleção nacional de sub-21 nesse lugar, apesar de ter derivado para a ala direita ao longo das duas épocas na equipa principal do Famalicão.
“Sinceramente, não tenho uma preferência. Sinto-me confortável nas duas [posições]. É óbvio que já tenho uma bagagem maior como central e mais anos [de experiência], mas passar a lateral também foi uma adaptação feliz. O mais importante é estar disponível e ajudar a equipa seja em que posição for e quando o ‘mister’ assim o entender”, finalizou.
Desporto
FC Famalicão: Colombatto alvo de processo disciplinar após alegados insultos a Pepe do FC Porto

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol anunciou ter instaurado um processo disciplinar ao argentino Santiago Colombatto, do Famalicão, na sequência de um incidente com o capitão do FC Porto, Pepe, nas ‘meias’ da Taça de Portugal.Em causa estarão alegados insultos racistas dirigidos ao defesa internacional português, durante a vitória alcançada pelos ‘azuis e brancos’ na receção aos minhotos (3-2, após prolongamento), na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, em 04 de maio.
Pepe fez queixa à Polícia de Segurança Pública (PSP) logo após a partida, ao passo que Colombatto negou ter proferido insultos daquela índole, num incidente que levou à abertura de um processo de averiguação, tramitado na Comissão de Instrução Disciplinar federativa.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: CDU pede “debate sério” sobre implementação de vigilância por vídeo na cidade
-
Paíshá 1 semana
Já há nome para a nova travessia entre Porto e Gaia
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: DJ Padre Guilherme anima Festas de S. Pedro em Bairro
-
Famalicãohá 4 dias
Famalicão: Condutor detido com taxa de álcool de 1,50 g/l no sangue