Siga-nos nas redes

Desporto

FC Famalicão recebe hoje o Sporting e acredita no início de um novo ciclo

Publicado

em

ARQUIVO

O FC Famalicão entrou no campeonato de forma negativa e soma três derrotas em três jogos. Tal facto não parece abalar a confiança de Ivo Vieira para o jogo desta noite com o Sporting. Na antevisão da partida, o técnico deixou elogios ao adversário, mas vincou a vontade da sua equipa em fazer um bom resultado.

“Estamos convictos de que vamos defrontar um adversário forte, que é campeão em título. Há um conjunto de quatro/cinco equipas muito fortes no campeonato, há sete a dez intermédias e as restantes lutam pela vida. Vamos jogar com o campeão em título, uma equipa fortíssima, e estamos preparados para isso”, começou por referir o técnico que deu depois a ‘receita’ para o embate com os leões: “Temos de confiar no que podemos fazer, tentar fazer um bom jogo com bola e ser organizados sem a mesma. Isto é essencial para que os jogadores acreditem no que levam para o jogo em termos de estratégia. Queremos ser uma equipa atrevida, embora saibamos que temos de respeitar o adversário”.

Histórico desfavorável para os leões nos últimos anos

Desde a subida de divisão do conjunto minhoto, o Sporting somou como visitante um empate e uma derrota. Aliás, os ‘leões’ nunca bateram o Famalicão desde que o emblema regressou ao principal escalão, após longa ausência, com dois empates e duas derrotas. Em casa, registou uma igualdade (1-1 em 2020/21)) e um desaire (1-2 em 2019/20) e fora aconteceu o mesmo (2-2 em 2020/21 e 3-1 em 2019/20). Na temporada passada, ano em que os verdes e brancos recuperaram o ceptro de campeões nacionais, os leões empataram a duas bolas. Pedro Gonçalves (37´) e Pedro Porro (45+4) marcaram os golos dos leões. Gustavo Assunção (43´) e Jhonata Robert (89´) apontaram os tentos dos famalicenses. Também na época passada, o Famalicão acabou mesmo por empatar em Alvalade a uma bola, custando quatro pontos à equipa que se iria sagrar campeã. Em 19/20, os minhotos somaram mesmo os três pontos, com um triunfo por 3-1 sobre o Sporting.

Por isso mesmo, o encontro de hoje promete ser um teste ‘duro’ para a equipa de Rúben Amorim, que está a fazer um excelente arranque de campeonato, para já totalmente vitorioso, com sete golos marcados e apenas um sofrido, e também com um conjunto de boas exibições.

Por seu lado, o Famalicão, de Ivo Vieira, acompanha o Belenenses SAD, último adversário do Sporting e que saiu de Alvalade derrotado por 2-0, na dupla de equipas ainda sem qualquer ponto somado, depois de desaires com Arouca (2-1), FC Porto (2-1) e Paços de Ferreira (2-0).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Desporto

FC Famalicão prolonga contrato com Afonso Rodrigues

Publicado

em

O Futebol Clube de Famalicão – Futebol SAD estendeu a ligação com o jogador Afonso Rodrigues. As duas partes estão agora vinculadas até ao fim da época 2026/2027.

Segundo nota do clube, “o avançado, de 20 anos, é uma das principais figuras da atual edição da Liga Revelação. A cumprir a segunda temporada na equipa sub-23, Afonso Rodrigues tem revelado muito faro pelo golo”. O atacante soma 10 tentos em 22 jogos e é um dos melhores marcadores da competição.

Afonso Rodrigues vinculou-se ao Futebol Clube de Famalicão em 2015/16 e passou pelos escalões sub-15, sub-17 e sub-19.

“É um orgulho enorme continuar a representar um clube que represento há oito anos. Evoluí do ponto de vista técnico e em termos mentais e isso contribuiu para que esta época esteja a correr muito bem”, realça na mesma nota.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

FC Famalicão: Diogo Costa renova até 2026

Publicado

em

A SAD do Futebol Clube de Famalicão renovou o contrato com Diogo Costa. O defesa esquerdo, 19 anos, prorrogou a ligação contratual com o clube até ao final da temporada 2025/2026.

O capitão da equipa sub-23 tem uma ligação umbilical ao Futebol Clube de Famalicão, tendo ingressado em 2016/17. Ali cumpriu todas as etapas de formação. O jovem atuou nos Campeonatos Nacionais de sub-15, sub-17 e sub-19, estando atualmente a evoluir na Liga Revelação, competição na qual totaliza  22 jogos pela equipa sub-23.

“Sinto-me concretizado e muito feliz pela confiança que o clube volta a demonstrar nas minhas qualidades”, afirmou, salientando encarnar os valores de “raça e paixão que o clube transmite e que os adeptos pedem aos jogadores da equipa”, diz a nota do clube à imprensa.

“É mais uma demonstração de que o clube está atento ao trabalho que está a ser feito nas camadas jovens. Conseguimos perceber que a formação está a melhorar significativamente e o clube tem transmitido uma mensagem de confiança no valor dos jogadores dos sub-23, sub-19 e sub-17”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: 4 atletas da Escola Jing-She renovam títulos de campeões nacionais

Publicado

em

Os atletas Lara Marques, Maria do Céu Sá, Tomás Marques e Tomás Nunes da Escola Jing-She de Famalicão, mantiveram os títulos obtidos em 2022 e tornaram-se novamente Campeões Nacionais em Wushu Moderno Esperanças, arrecadando 11 medalhas de ouro nas 11 competições realizadas. O Campeonato Nacional de Wushu Moderno decorreu no domingo, dia 19 de março, no Pavilhão Municipal do Juncal, em Porto de Mós, no distrito de Leiria.

Lara Marques, com 12 anos, conquistou o título de Campeã Nacional de Changquan (punhos longos), bem como nas provas de Jianshu (espada) e Qiangshu (lança), na categoria Juvenis femininos 12-14 anos. Maria do Céu Sá, com 11 anos, alcançou o primeiro lugar no pódio nas provas de Nanquan (punhos curtos) e Nangun (bastão).

Na categoria Juvenis masculinos 12-14 anos, Tomás Nunes, de 13 anos, tornou-se Campeão Nacional de Nanquan, Nandao (sabre) e Nangun. Já na categoria Cadetes masculinos 15-17 anos, Tomás Marques, de 17 anos, sagrou-se Campeão Nacional em Nanquan, Nandao e Nangun.

De acordo com as novas regras das competições da Federação Portuguesa de Artes Marciais Chinesas para 2023, os campeonatos nacionais deixarão de incluir a competição de equipas, que passará a ser disputada na nova prova da Taça de Portugal, prevista para o último trimestre do ano, encerrando a temporada competitiva.

Os treinadores Alexandre Oliveira e Ana Rita Rego estão satisfeitos com o desempenho dos atletas nesta primeira prova da temporada e já estão a preparar os próximos campeonatos regionais e nacionais de Kungfu Tradicional.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Equipa de andebol da AC Vermoim reconhecida como campeã regional

Publicado

em

A equipa sénior de andebol da Associação Cultural de Vermoim, foi reconhecida, este sábado, como campeã regional no seu escalão, um feito inédito para este clube.

O momento teve lugar antes do encontro da 2.ª Fase do Campeonato Nacional e contou com a presença do presidente da Associação de Andebol de Braga, Manuel Moreira, Vítor Freitas, administrador de um dos principais patrocinadores do emblema, desde a sua fundação, da multinacional alemã Leica Camera, e ainda de Bruno Cunha, presidente da Junta de Freguesia de Vermoim.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicense Ballas Junior conquista medalha de ouro na Galiza

Publicado

em

O piloto famalicense Ballas Junior venceu, este fim de semana, na prova que engloba o Trial Box e Campeonato Galego de Trial, realizado em Lugo, na Galiza.

Numa prova em que o jovem talento impôs o seu ritmo, ficou mais uma vez estabelecido o imenso potencial de Ballas Junior.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Bairro FC vence Série B da Divisão de Honra AF Braga

Publicado

em

O Bairro FC terminou em 1.º lugar o campeonato da Série B da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Braga.

O clube prepara-se agora para disputar os jogos que irão garantir a subida de divisão, à equipas estabelecidas nos lugares cimeiros das tabelas.

O clube de Famalicão acumulou 50 pontos em 21 partidas disputadas, com um total de 53 golos marcados, deixando no 2.º e 3.º lugar o ACR Guilhofrei e CD Celeirós, respetivamente.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Diana Santos da An-Dança uma das melhores bailarinas da Europa após medalha de bronze na Bélgica

Publicado

em

Diana Santos, aluna do Conservatório de Dança de Vila Nova de Famalicão, An-Dança, conquistou, este sábado, uma bolsa recebida no European Grand Prix (Competição da Áustria) após conquistar o 3.º lugar, para participar, como solista, diretamente nas finais de uma outra muitíssima prestigiada competição, Les Hivernales, The International Ballet Competition, em Liège, na Bélgica.

Esta competição abrange uma seleçãonas quais a bailarina alcançou um magnífico terceiro lugar com a sua interpretação de Ballet Clássico.

Nas redes sociais, os responsáveis pela academia destacam a resiliência de Diana Santos, que é motivo de orgulho para toda a estrutura.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

FC Famalicão: Fama Boys identificados pelas autoridades antes do jogo com Boavista e “barrados” no exterior

Publicado

em

Elementos da claque Fama Boys, que acompanha os jogos do FC Famalicão, ficaram impedidos de assistir à partida que disputou, este domingo, frente ao Boavista, já que as forças de segurança presentes quiseram identificar “todos os membros”, dizem adeptos ligados ao coletivo.

De acordo com os realtos inciais, o jogo encontrava-se no intervalo, ainda sem ainda a presença da claque, que estava a ser identificada no exterior, apesar de terem “bilhete válido”.

Mas tarde, os relatos indicavam que parte, ou totalidade deste coletivo havia sido “barrado” do estádio.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicense Joana Monteiro termina em 6.º lugar a prova Superprestigio MTB realizada em Espanha

Publicado

em

A ciclista famalicense Joana Monteiro terminou em 6.º lugar a prova Superprestigio MTB, realizada em Navarra, Espanha.

De acordo com a atleta, a prova teve um bom início, embora seguido de uma ” má escolha na colocação”.

Este contratempo terá obrigado a atleta a tentar “fechar o espaço que tinha para as adversárias”.

Joana Monteiro afirma que consegue este sexto lugar “consciente que podia ser melhor não fosse a má escolha inicial”, mencionada anteriormente.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Famabasket em destaque na Taça Nacional e Torneio Inter-Associações

Publicado

em

Este sábado, a equipa feminina Sub14 do FAMABASKET enfrentou o líder do grupo no Torneio Inter-Associações, o Académico FC. Embora tenha sido um jogo em que a equipa de Famalicão apresentou um bom nível, a equipa adversária do Porto mostrou a sua superioridade e venceu por 66-39.

Ao mesmo tempo, a equipa feminina Sub18 jogou em Ponte da Barca contra o Barca BC, tendo apresentado uma excelente performance, dominando sempre o adversário e alcançando uma vitória robusta por 91-34.

A equipa masculina Sub16 recebeu o FC Gaia para mais um jogo da Taça Nacional, um adversário com um histórico de apenas vitórias. No primeiro período, a equipa do FAMABASKET teve algumas dificuldades, tendo sido surpreendida pela velocidade e forte agressividade do adversário. Com a equipa de arbitragem a permitir excesso de contacto físico, o FC Gaia ganhou uma grande vantagem. Nos restantes períodos, a equipa de Famalicão adaptou-se ao estilo de jogo e assistiu-se a três períodos muito equilibrados. No entanto, já não foi possível recuperar a desvantagem, terminando o jogo com a vitória da equipa forasteira por 89-60.

Também no sábado, a equipa masculina Sub18 foi até Ribeirão, com várias ausências, mas mesmo assim demonstraram total empenho e espírito de sacrifício, conseguindo alcançar uma vitória justa e merecida por 62-46.

No domingo, foi a vez da equipa feminina Sub16 receber o ADCE DIOGO CÃO de Vila Real para mais um jogo da Taça Nacional. Infelizmente, a equipa da casa não entrou bem no jogo e permitiu ao adversário ganhar uma vantagem confortável, que foi gerida ao longo do jogo, acabando por vencer por 62-30.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: professores voltam a sair à rua para dizer que a luta não vai parar

Cerca de meia centena de docentes concentraram-se ao final da tarde desta quarta-feira, na ponte sobre o Rio Ave entre...

Paíshá 12 horas

Aceite o desafio e feche a torneira da água por uma hora

Hoje celebra-se o Dia Mundial da Água e, para marcar o tema, a APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e...

Desportohá 13 horas

FC Famalicão prolonga contrato com Afonso Rodrigues

O Futebol Clube de Famalicão – Futebol SAD estendeu a ligação com o jogador Afonso Rodrigues. As duas partes estão...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Paróquia de Arnoso Santa Maria promove Semana Santa

A Confraria do Senhor dos Passos de Santa Maria de Arnoso promove, uma vez mais, as celebrações da Semana Santa....

Desportohá 14 horas

FC Famalicão: Diogo Costa renova até 2026

A SAD do Futebol Clube de Famalicão renovou o contrato com Diogo Costa. O defesa esquerdo, 19 anos, prorrogou a...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Alunos do Agrupamento Camilo promovem consumo da água da torneira para beber

No dia que se celebra o Dia Mundial da Água, os alunos do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, em...

Paíshá 15 horas

Maus tratos a animais estão a aumentar, mas só 14% dos casos seguem para acusação

Os números dizem que os maus-tratos a animais está a aumentar. Desde 2019, menos de 14% dos casos seguiram para...

Paíshá 17 horas

Relógios adiantam uma hora na madrugada de domingo

Os ponteiros do relógio vão ser adiantados 60 minutos na madrugada de domingo, dia 26 de março, em Portugal, para...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Construção de nova superfície comercial na zona norte da cidade gera preocupação

O impacto que a edificação de uma superfície comercial terá no tráfego rodoviário, o estacionamento e a situação em que...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: PSP detém homem por exercício ilegal da atividade de segurança privada

A PSP deteve hoje, quarta-feira, um homem em Famalicão pela prática do crime de exercício ilícito da atividade de segurança...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES