Desporto
FC Porto x Sporting será o primeiro jogo a usar o novo “Cartão do Adepto”

O jogo entre Sporting e FC Porto, no sábado, da quinta jornada da I Liga portuguesa de futebol, vai ser o primeiro clássico em que o contestado cartão do adepto vai restringir o posicionamento de adeptos no estádio.
A portaria que implementou o cartão do adepto foi publicada em 26 de junho de 2020, mas o encerramento das bancadas ao público na época 2020/21, devido à pandemia de covid-19, adiou a sua efetividade.
Com a abertura dos recintos aos espetadores, agora a metade da capacidade, depois do arranque da temporada a um terço, começou a contestação a este novo dispositivo implementado pelo Governo, que visa permitir aos seus possuidores a presença nas zonas com condições especiais de acesso e permanência (ZCEAP), habitualmente ocupadas pelas claques dos clubes.
“O cartão do adepto tem como função permitir o acesso às ZCEAP e o usufruto de condições especiais de acesso e permanência, sendo uma decisão individual de cada adepto a adesão e sua utilização. A utilização de tarjas, bandeiras gigantes, megafones e instrumentos produtores de ruído, bem como outras condições especiais, habitualmente associadas à cultura dos grupos organizados de adeptos (também conhecidos como “claques”), nos espetáculos desportivos das competições profissionais e outros que sejam considerados de risco elevado, apenas são autorizadas nestas zonas”, esclareceu a Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD).
No sábado, o campeão Sporting recebe o vice-campeão FC Porto, com quem partilha, juntamente com o Estoril Praia, o segundo lugar do campeonato, a dois pontos do líder Benfica, no Estádio José Alvalade, um recinto em que a bancada sul era habitualmente ocupada pelas claques ‘leoninas’ e tem estado vazia nos jogos já disputados.
“O adepto tem a opção de adquirir ingressos para zonas em que não é necessário o cartão do adepto, ou seja, para zonas que não a ZCEAP”, observou a APCVD.

Desporto
Ministra Ana Catarina Mendes elogia “heroínas” da seleção lusa de futsal

A ministra-adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, definiu hoje as jogadoras da seleção portuguesa de futsal como “heroínas”, apesar da derrota na final do Europeu.
“Mereciam [a taça], conquistaram a nossa admiração”, reagiu Ana Catarina Mendes, através da conta oficial do Ministério na rede social Twitter.
Na mesma nota, acompanhada de uma fotografia das jogadoras portuguesas de futsal, as mesmas são identificadas como heroínas, “mulheres de grande coragem, de sentimentos ou virtudes excecionais” e “mulheres que provocam admiração”.
A seleção feminina portuguesa de futsal perdeu hoje em Gondomar a final do Europeu de futsal diante da Espanha, por 4-1 no desempate por grandes penalidades, depois de igualdades a 2-2 no tempo regulamentar e a 3-3 no prolongamento.
Também o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, comentou o desfecho da final, dizendo que o mesmo em nada altera “a crença no trabalho e consistente” da seleção.
“[O vice-título] não deixa de ser um novo momento de afirmação do desporto feminino numa sociedade em que a igualdade ainda tem caminho por fazer e para o qual a federação continuará a contribuir da forma mais ativa possível”, assinalou ainda Fernando Gomes, que endereçou igualmente os parabéns à Espanha.
Espanha revalidou hoje o título de campeão europeu de futsal feminino, ao vencer Portugal, mantendo o pleno do historial da competição, ao voltar a vencer a seleção portuguesa, depois do triunfo na final de 2017, também em Gondomar, por 4-0.
Desporto
Famalicense Ana Azevedo destacada como melhor jogadora no europeu de futsal feminino

A capitã da seleção portuguesa de futsal feminino, Ana Azevedo, foi hoje considerada a melhor jogadora da fase final da segunda edição do Europeu, após a derrota de Portugal com a Espanha, na final da prova, em Gondomar.
A universal, de 35 anos, apontou o primeiro golo da equipa das ‘quinas’ no jogo decisivo, que acabou empatado 3-3 no final do prolongamento, mas falhou o primeiro remate luso no desempate por grandes penalidades, que foi favorável à detentora do troféu, por 4-1.
A seleção espanhola manteve o pleno do historial da competição, ao voltar a vencer a seleção portuguesa, depois do triunfo na final de 2017, também em Gondomar, por 4-0.
Desporto
Daniela Silva do FC Famalicão assina pelo Benfica até 2024

A avançada Daniela Silva assinou um contrato com o Benfica até 30 de junho de 2024, depois de ter alinhado no Famalicão, anunciou hoje o campeão nacional de futebol feminino.
“Este é mais um passo relativamente à época que fiz, ao que tenho conseguido realizar ao longo do tempo e à minha evolução. Penso que a maioria dos jogadores tem o objetivo de chegar a um clube tão grande e com tanta história como o Benfica. Estou extremamente feliz por ter cá chegado”, afirmou Daniela Silva, em declarações ao canal televisivo dos ‘encarnados’.
A esquerdina, natural de Arouca e de 23 anos, vestiu a camisola do Famalicão nas últimas três temporadas, depois de ter representado o Clube Albergaria.
Em 2021/21, marcou 10 golos nos 32 jogos disputados pelos minhotos.
Desporto
Guarda Redes do FC Famalicão assinou pelo SL Benfica

Rute Costa, a atleta que vestiu a camisola do FC Famalicão durante duas temporadas e que foi capitã de equipa da formação famalicense, assinou contrato com o SL Benfica.
A guarda redes internacional que durante esta temporada realizou 25 jogos com a camisola do FC Famalicão assinou um contrato válido por duas temporadas com o atual campeão nacional, o SL Benfica.
Recorde-se que a atleta vai participar no euro 2022, com a seleção portuguesa.
Desporto
Portugal está na final do Europeu de Futsal Feminino

Portugal confirmou esta sexta-feira a presença, pela segunda vez consecutiva, na final do Europeu de futsal feminino, depois de golear a Hungria por 6-0.
O título da modalidade será discutido, este domingo, frente à equipa de Espanha. Lembre-se que já em 2019 as duas seleções haviam disputado a final, também no Pavilhão Multiusos de Gondomar, altura em que as espanholas ergueram o troféu após um 4-0 na final.
Foto: FPF
Desporto
Famalicão: RAHC apontado como “exemplo motivador” por Mário Passos

O presidente da Câmara de Famalicão recebeu esta sexta-feira, 1 de julho, a equipa do Riba de Ave Hóquei Clube que esta época subiu à I Divisão de Hóquei em Patins. Mário Passos quis, desta forma, manifestar o reconhecimento do Município pelo êxito alcançado pelo clube ribadavense.
Desporto
Famalicão: Ponta de lança Rafa reforça o Ribeirão FC

O Ribeirão FC anunciou a contratação de Rafa pra a sua equipa sénior principal, que volta agora a disputar a Pró-Nacional da AF Braga.
O ponta de lança chega ao emblema ribeirense com 22 anos, depois de ter alinhado pelo Maria da Fonte, FC Vilarinho, Varzim e sub 23 do FC Famalicão.
Desporto
Famalicão: Equipa de hóquei em patins do FAC recebida por Mário Passos
A equipa de hóquei em patins do Famalicense Atlético Clube (FAC) foi recebida esta quinta-feira, 30 de junho, no salão nobre dos Paços do Concelho, devido à subida à primeira divisão da modalidade em Portugal.
Desporto
Mafalda Marujo é novo reforço do FC Famalicão

O FC Famalicão comunicou, hoje. a contratação de mais um reforço para equipa sénior feminina para a equipa sénior feminina. Trata-se da atleta Mafalda Marujo, avançada, de 30 anos, que chega do Amora FC depois de mais de 100 golos marcados nas últimas três épocas.
Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT
Desporto
FC Porto sagrou-se campeão nacional de hóquei em patins pela 24.ª vez

O FC Porto sagrou-se campeão nacional de hóquei em patins pela 24.ª vez, depois de vencer em casa o Benfica, por 3-2, no quinto e decisivo jogo da final dos ‘play-offs’.
Com as duas equipas empatadas com duas vitórias, os ‘dragões’, que ao intervalo já venciam por 2-1, aproveitaram o fator casa e bateram os ‘encarnados’ na partida decisiva, com golos de Gonçalo Alves (02 e 45 minutos) e Carlo Di Benedetto (17), enquanto Pol Manrubia (05) e Pablo Álvarez (44) anotaram os tentos dos lisboetas.
O FC Porto, que tinha sido campeão pela última vez em 2018/19 e sucede ao Sporting, chega, assim, ao 24.º cetro e é agora a equipa com mais títulos, desempatando com as ‘águias’, que somam 23.