Siga-nos nas redes

Desporto

FC Porto x Sporting será o primeiro jogo a usar o novo “Cartão do Adepto”

Publicado

em

O jogo entre Sporting e FC Porto, no sábado, da quinta jornada da I Liga portuguesa de futebol, vai ser o primeiro clássico em que o contestado cartão do adepto vai restringir o posicionamento de adeptos no estádio.

A portaria que implementou o cartão do adepto foi publicada em 26 de junho de 2020, mas o encerramento das bancadas ao público na época 2020/21, devido à pandemia de covid-19, adiou a sua efetividade.

Com a abertura dos recintos aos espetadores, agora a metade da capacidade, depois do arranque da temporada a um terço, começou a contestação a este novo dispositivo implementado pelo Governo, que visa permitir aos seus possuidores a presença nas zonas com condições especiais de acesso e permanência (ZCEAP), habitualmente ocupadas pelas claques dos clubes.

“O cartão do adepto tem como função permitir o acesso às ZCEAP e o usufruto de condições especiais de acesso e permanência, sendo uma decisão individual de cada adepto a adesão e sua utilização. A utilização de tarjas, bandeiras gigantes, megafones e instrumentos produtores de ruído, bem como outras condições especiais, habitualmente associadas à cultura dos grupos organizados de adeptos (também conhecidos como “claques”), nos espetáculos desportivos das competições profissionais e outros que sejam considerados de risco elevado, apenas são autorizadas nestas zonas”, esclareceu a Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD).

No sábado, o campeão Sporting recebe o vice-campeão FC Porto, com quem partilha, juntamente com o Estoril Praia, o segundo lugar do campeonato, a dois pontos do líder Benfica, no Estádio José Alvalade, um recinto em que a bancada sul era habitualmente ocupada pelas claques ‘leoninas’ e tem estado vazia nos jogos já disputados.

“O adepto tem a opção de adquirir ingressos para zonas em que não é necessário o cartão do adepto, ou seja, para zonas que não a ZCEAP”, observou a APCVD.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Desporto

Ministra Ana Catarina Mendes elogia “heroínas” da seleção lusa de futsal

Publicado

em

Por

A ministra-adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, definiu hoje as jogadoras da seleção portuguesa de futsal como “heroínas”, apesar da derrota na final do Europeu.

“Mereciam [a taça], conquistaram a nossa admiração”, reagiu Ana Catarina Mendes, através da conta oficial do Ministério na rede social Twitter.

Na mesma nota, acompanhada de uma fotografia das jogadoras portuguesas de futsal, as mesmas são identificadas como heroínas, “mulheres de grande coragem, de sentimentos ou virtudes excecionais” e “mulheres que provocam admiração”.

A seleção feminina portuguesa de futsal perdeu hoje em Gondomar a final do Europeu de futsal diante da Espanha, por 4-1 no desempate por grandes penalidades, depois de igualdades a 2-2 no tempo regulamentar e a 3-3 no prolongamento.

Também o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, comentou o desfecho da final, dizendo que o mesmo em nada altera “a crença no trabalho e consistente” da seleção.

“[O vice-título] não deixa de ser um novo momento de afirmação do desporto feminino numa sociedade em que a igualdade ainda tem caminho por fazer e para o qual a federação continuará a contribuir da forma mais ativa possível”, assinalou ainda Fernando Gomes, que endereçou igualmente os parabéns à Espanha.

Espanha revalidou hoje o título de campeão europeu de futsal feminino, ao vencer Portugal, mantendo o pleno do historial da competição, ao voltar a vencer a seleção portuguesa, depois do triunfo na final de 2017, também em Gondomar, por 4-0.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicense Ana Azevedo destacada como melhor jogadora no europeu de futsal feminino

Publicado

em

Por

A capitã da seleção portuguesa de futsal feminino, Ana Azevedo, foi hoje considerada a melhor jogadora da fase final da segunda edição do Europeu, após a derrota de Portugal com a Espanha, na final da prova, em Gondomar.

A universal, de 35 anos, apontou o primeiro golo da equipa das ‘quinas’ no jogo decisivo, que acabou empatado 3-3 no final do prolongamento, mas falhou o primeiro remate luso no desempate por grandes penalidades, que foi favorável à detentora do troféu, por 4-1.

A seleção espanhola manteve o pleno do historial da competição, ao voltar a vencer a seleção portuguesa, depois do triunfo na final de 2017, também em Gondomar, por 4-0.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Daniela Silva do FC Famalicão assina pelo Benfica até 2024

Publicado

em

Por

A avançada Daniela Silva assinou um contrato com o Benfica até 30 de junho de 2024, depois de ter alinhado no Famalicão, anunciou hoje o campeão nacional de futebol feminino.

“Este é mais um passo relativamente à época que fiz, ao que tenho conseguido realizar ao longo do tempo e à minha evolução. Penso que a maioria dos jogadores tem o objetivo de chegar a um clube tão grande e com tanta história como o Benfica. Estou extremamente feliz por ter cá chegado”, afirmou Daniela Silva, em declarações ao canal televisivo dos ‘encarnados’.

A esquerdina, natural de Arouca e de 23 anos, vestiu a camisola do Famalicão nas últimas três temporadas, depois de ter representado o Clube Albergaria.

Em 2021/21, marcou 10 golos nos 32 jogos disputados pelos minhotos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Guarda Redes do FC Famalicão assinou pelo SL Benfica

Publicado

em

Por

Rute Costa, a atleta que vestiu a camisola do FC Famalicão durante duas temporadas e que foi capitã de equipa da formação famalicense, assinou contrato com o SL Benfica.

A guarda redes internacional que durante esta temporada realizou 25 jogos com a camisola do FC Famalicão assinou um contrato válido por duas temporadas com o atual campeão nacional, o SL Benfica.

Recorde-se que a atleta vai participar no euro 2022, com a seleção portuguesa.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Portugal está na final do Europeu de Futsal Feminino

Publicado

em

Por

Portugal confirmou esta sexta-feira a presença, pela segunda vez consecutiva, na final do Europeu de futsal feminino, depois de golear a Hungria por 6-0.

O título da modalidade será discutido, este domingo, frente à equipa de Espanha. Lembre-se que já em 2019 as duas seleções haviam disputado a final, também no Pavilhão Multiusos de Gondomar, altura em que as espanholas ergueram o troféu após um 4-0 na final.

Foto: FPF

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: RAHC apontado como “exemplo motivador” por Mário Passos

Publicado

em

Por

O presidente da Câmara de Famalicão recebeu esta sexta-feira, 1 de julho, a equipa do Riba de Ave Hóquei Clube que esta época subiu à I Divisão de Hóquei em Patins. Mário Passos quis, desta forma, manifestar o reconhecimento do Município pelo êxito alcançado pelo clube ribadavense.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Ponta de lança Rafa reforça o Ribeirão FC

Publicado

em

Por

O Ribeirão FC anunciou a contratação de Rafa pra a sua equipa sénior principal, que volta agora a disputar a Pró-Nacional da AF Braga.

O ponta de lança chega ao emblema ribeirense com 22 anos, depois de ter alinhado pelo Maria da Fonte, FC Vilarinho, Varzim e sub 23 do FC Famalicão.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Equipa de hóquei em patins do FAC recebida por Mário Passos

Publicado

em

Por

A equipa de hóquei em patins do Famalicense Atlético Clube (FAC) foi recebida esta quinta-feira, 30 de junho, no salão nobre dos Paços do Concelho, devido à subida à primeira divisão da modalidade em Portugal.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Mafalda Marujo é novo reforço do FC Famalicão

Publicado

em

Por

O FC Famalicão comunicou, hoje. a contratação de mais um reforço para equipa sénior feminina para a equipa sénior feminina. Trata-se da atleta Mafalda Marujo, avançada, de 30 anos, que chega do Amora FC depois de mais de 100 golos marcados nas últimas três épocas.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

FC Porto sagrou-se campeão nacional de hóquei em patins pela 24.ª vez

Publicado

em

Por

O FC Porto sagrou-se campeão nacional de hóquei em patins pela 24.ª vez, depois de vencer em casa o Benfica, por 3-2, no quinto e decisivo jogo da final dos ‘play-offs’.

Com as duas equipas empatadas com duas vitórias, os ‘dragões’, que ao intervalo já venciam por 2-1, aproveitaram o fator casa e bateram os ‘encarnados’ na partida decisiva, com golos de Gonçalo Alves (02 e 45 minutos) e Carlo Di Benedetto (17), enquanto Pol Manrubia (05) e Pablo Álvarez (44) anotaram os tentos dos lisboetas.

O FC Porto, que tinha sido campeão pela última vez em 2018/19 e sucede ao Sporting, chega, assim, ao 24.º cetro e é agora a equipa com mais títulos, desempatando com as ‘águias’, que somam 23.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Artigos Recentes

Paíshá 2 horas

Jovem de 23 anos esfaqueado nas costas em Gaia. PSP identificou 2 suspeitos de 17 anos

Um jovem de 23 anos foi esfaqueado nas costas, na madrugada deste domingo, no decorrer das Festas do São Pedro...

Desportohá 3 horas

Ministra Ana Catarina Mendes elogia “heroínas” da seleção lusa de futsal

A ministra-adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, definiu hoje as jogadoras da seleção portuguesa de futsal como “heroínas”,...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: MP quer que alunos que faltaram a Cidadania fiquem à guarda da escola “durante o período escolar”

O Ministério Público (MP) quer que os dois alunos de Vila Nova de Famalicão proibidos pelos pais de frequentarem a...

Famalicãohá 4 horas

Auchan procura 35 colaboradores para as lojas de Famalicão, Guimarães e Santo Tirso

A Auchan está a recrutar carca de 35 trabalhadores para as suas lojas em Famalicão, Guimarães e Santo Tirso. Várias...

Famalicãohá 4 horas

Ribeirão reivindica investimento nas acessibilidades em dia de aniversário de vila

Ribeirão necessita de investimento que é estratégico não só para a freguesia, como para todo o concelho de Famalicão. Esta...

Paíshá 5 horas

Cerveja faz bem ao intestino e não engorda -dizem investigadores do Porto

Investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS), no Porto, concluíram que “beber cerveja faz bem...

Famalicãohá 5 horas

À Conversa Com…

Francisco Freitas , presidente cessante do Rotary Club de Vila Nova de Famalicão, é o nosso convidado desta edição. Fique...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Saiba onde vão estar os radares de controlo de velocidade da PSP em Julho

A PSP já divulgou a lista com as localizações e horas onde estarão presentes os seus radares de controlo de...

Desportohá 6 horas

Famalicense Ana Azevedo destacada como melhor jogadora no europeu de futsal feminino

A capitã da seleção portuguesa de futsal feminino, Ana Azevedo, foi hoje considerada a melhor jogadora da fase final da...

Bragahá 6 horas

Motociclista de 26 anos e mulher de 66 morrem após colisão rodoviária em Esposende

Duas pessoas morreram, ao final da tarde deste domingo, depois de uma colisão entre uma mota e um carro, na...

pub

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES