Desporto
Fernando Pimenta apura-se diretamente para a final dos mundiais em K1 1.000

O canoísta Fernando Pimenta apurou-se hoje diretamente para a final da prova de K1 1.000 metros dos mundiais de canoagem, enquanto Teresa Portela vai às meias-finais de K1 200 em Copenhaga.
Com uma só vaga a garantir o acesso imediato à regata das medalhas, Pimenta liderou do primeiro ao último metro, resistindo à pressão final do alemão Martin Hiller.
O limiano medalha de bronze em Tóquio2020 completou a prova em 3.38,52 minutos, batendo o germânico por 1,22 segundos e o dinamarquês René Poulsen por 6,34.
Na eliminatória anterior, o campeão olímpico, o alemão Balint Kopasz venceu em 3.46,13, enquanto o bielorrusso Aleh Yurenia se impôs na terceira série, em 3.35,45.
Com três vagas disponíveis para a final, Teresa Portela não largou bem e levou o seu K1 200 ao quarto lugar, pelo que às 13:00 (horas de Lisboa) vai disputar, novamente, o acesso à regata das medalhas.
A Maria Rei e Francisca Laia só a vitória interessava em K1 200, porém a tripulação lusa foi sexta, pelo que às 15:25 também vai às meias-finais, nas quais espera ser bem-sucedida: antes, iniciam o seu desempenho em K2 500.
Esta tarde estreia-se igualmente o K4 500, oitavo em Tóquio2020, e que se apresenta remodelado, com João Ribeiro e Messias Baptista a competir ao lado de Kevin Santos e Ruben Boas, que substituem Emanuel Silva e David Varela, que solicitaram dispensa da competição.
Na canoagem adaptada, Alex Santos, quinto nos Jogos Paralímpicos de Tóquio2020, avançou direto para a final de sábado (09:20), com o terceiro tempo, em 52,86 segundos, a 5,44 do brasileiro Luís Silva, que se superiorizou ao húngaro Robert Suba por 1.34.
Norberto Mourão, vice-campeão do mundo em título, campeão da Europa e medalha de bronze em VL2 200 nos Jogos Paralímpicos, compete hoje às 15:10.
Hoje estreiam-se sete das 13 tripulações que Portugal apresenta nos mundiais de Copenhaga, que decorrem até domingo.

Desporto
Famalicense Sílvio Nogueira sagra-se vice-campeão europeu de basquetebol em cadeira de rodas

A medalha de prata foi conquistada pela seleção nacional de basquetebol em cadeira de rodas, onde participa o atleta famalicense Sílvio Nogueira, este sábado, no encerramento do Campeonato da Europa – Divisão C. No confronto da final, Portugal enfrentou a sólida equipa da Chéquia, com a vitória a ser conquistada pelos adversários.
O embate que se previa equilibrado e competitivo viu a equipa das Quinas em busca do título europeu, juntando-se à já assegurada subida de divisão. Os primeiros minutos testemunharam equilíbrio entre as duas equipas, mas a Chéquia assumiu o controlo no início do segundo período.
Portugal procurava reduzir a desvantagem, mas a maior eficácia dos adversários, em parte devido à vantagem física, foi decisiva, levando ao intervalo com um resultado desfavorável de 41-21. A pausa foi benéfica para a equipa liderada por Óscar Trigo, que regressou com maior intensidade tanto na defesa quanto no ataque. A seleção nacional encurtou a distância e manteve a fé, porém, a serenidade da Chéquia fez a diferença.
Portugal lutou até ao fim, mas a vitória sorriu ao adversário. Apesar disso, a equipa das Quinas encerrou a sua notável prestação no europeu com quatro vitórias e apenas uma derrota, garantindo a medalha de prata e a desejada promoção para a divisão B.
Luís Domingos, em destaque pela seleção portuguesa, foi selecionado para o cinco ideal do torneio.
Foto: FPB/DR
Desporto
Famalicão: Afonso Gouveia, Emma Delphi e Marco Ferreira são os grandes vencedores desta época da Liga de Ténis de Famalicão

Depois de terminada a época da Liga de Ténis do Concelho de Famalicão, já foram premiados os atletas que mais se destacaram.
Assim, no escalão seniores masculinos venceu Afonso Gouveia, do CTSP Bairro, nos femininos, Emma Delphi do CT Famalicão foi a campeã e no escalão juvenil, venceu Marco Ferreira, CTSP Bairro.
“A organização desta Liga Concelhia agradece aos clubes envolvidos, bem como endereça um agradecimento especial à autarquia pelo apoio prestado”, afirmam os responsáveis do Ténis Clube de Famalicão.
Desporto
Famalicão: Riba d’Ave HC conquista 3.º lugar no Torneio Cidade de Valongo

Os atletas do Riba d’Ave HC encerraram, este sábado a pré temporada 2023/2024, com a disputa do 3.º lugar, que conquistaram, na 18ª edição do Torneio Cidade de Valongo “Memorial Carlos Figueira”.
Frente ao HC Turquel, a equipa famalicense manteve-se em desvantagem no marcador nos momentos iniciais da partida, situação que acabaria por reverter, com um empate a 4 golos, mesmo sem guarda-redes, e a meros segundos do final do tempo regulamentar.
A prova terminou com a vitória do emblema famalicense, na fase de desempate por livres diretos.
O clube agradece a todos os atletas e apoiantes presentes na conquista de mais um pódio.
-
Desportohá 1 semana
FC Famalicão: “Uma partida difícil, frente a um adversário muito competente”
-
Famalicãohá 7 dias
Famalicão: Parque da Devesa recebe “Open Day Ser Ucrânia” com exposições e oficinas este sábado
-
Desportohá 6 dias
Basquetebol: FAC recebe AD Sanjoanense no seu jogo de apresentação este domingo
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Casa da Juventude celebrou 10 anos com workshops e atividades