Siga-nos nas redes
“E-REDES”

Economia

Ideias de negócios lucrativos em 2021

Publicado

em

Dos Infoprodutos ao novo conceito Cloud Kitchen

Novo ano, novas oportunidades de negócio. Se está a dar voltas à cabeça para encontrar uma ideia de negócio que lhe garanta um rendimento mensal atractivo, não precisa de procurar mais. Este artigo é para si.

Para entrar em 2021 a lucrar, deve saber que a Internet continuará a ser o ecossistema perfeito para se lançar em busca do pote de ouro. As vendas online vão de vento em popa e a maré é favorável, mas atenção: há que estar atento a alguns requisitos técnicos antes de abrir a sua loja virtual ou de começar a produzir conteúdo pago nas redes sociais.

A escolha da plataforma que utilize para vender os seus produtos (redes sociais, site, etc.), o tipo de marketing e, acima de tudo, os meios de pagamento que disponibiliza aos seus clientes e que contribuem para uma experiência de compra dos seus produtos são elementos fundamentais a um negócio saudável.

Por exemplo, se se sente um especialista em redes sociais e não está para criar uma loja online de raiz, os marketplaces do Facebook e do Instagram permitem ter o melhor dos dois mundos ao afiguram-se, simultaneamente, como boas plataformas de venda e marketing.

E os pagamentos?

Quem opera um negócio de e-commerce sabe que não basta um layout apelativo, preços competitivos e produtos de qualidade para que o cliente finalize uma compra. A oferta de soluções de pagamento adequadas à plataforma de venda e aos hábitos de consumo dos clientes é um fator determinante na diminuição do número de desistências (atrito) no processo de finalização da compra (check-out).

Quer tenha ou não site, empresas especialistas em meios de pagamento como a REDUNIQ fornecem-lhe soluções de pagamento online multifacetadas e seguras que vão ao encontro das necessidades de quem pretende fazer das vendas à distância através da Internet modo de vida em 2021.

Deixemos, por ora, a parte técnica e concentremo-nos em lhe dar ideias de negócio, sete para sermos mais exatos, que podem tornar a sua vida mais lucrativa no ano que agora começa.

Ideias de negócios lucrativos em 2021

Lojas virtuais

Ainda não são conhecidos os números finais em relação ao e-commerce em Portugal relativos ao ano passado, mas de acordo com a estimativa realizada pela Associação da Economia Digital (ACEPI), noticiado pelo Jornal SOL, esta área de negócio deve ter atingido um valor global de 110,6 mil milhões de euros em 2020, mais 14,6 mil milhões do que em 2019.

O crescimento no número de compradores online, aumento no volume e frequência das compras e a aceleração da transformação digital dos negócios são alguns dos fatores que contribuem para a pujança do e-commerce entre nós.

A tendência é para que este aumento continue em 2021, fazendo das lojas virtuais uma ideia de negócio com pernas para andar, especialmente se estivermos a falar de vendas online de Vestuário, alimentos Vegan e produtos Artesanais, áreas de negócio com maior saída nesta vertente.

Claro que terá que estar atento a questões técnicas como a hospedagem da loja, estratégias de marketing e, como referimos na introdução deste artigo, aos meios de pagamento a disponibilizar, algo indispensável a uma boa experiência de compra.

Dropshipping

Este é um excelente modelo de negócio para quem quer criar uma loja virtual, mas não quer ter que trabalhar com o modelo de vendas do comércio convencional.

Se, numa loja virtual tradicional, o empreendedor tem que se preocupar com fornecedores e stocks, quando se trata de dropshipping tudo isto fica posto de parte. Este sistema permite ao comerciante utilizar o stock de terceiros para efetuar as suas vendas, isto é, os produtos que comercializa não passarão fisicamente por si.

Com o dropshipping, o marketing e venda dos produtos continuará a seu cargo, mas depois de feita a encomenda por parte do cliente a ordem da transação segue para o fornecedor. Este, por seu turno, faz o envio direto do produto em nome da sua loja para o cliente final.

A sua margem de lucro resultará da diferença entre o valor cobrado pelo fornecedor e o preço anunciado aos clientes no seu site.

Gestão de redes sociais

Fazer a gestão de redes sociais é uma oportunidade de negócio para quem conhece o marketing digital e domina a linguagem praticada em redes como o Facebook, o Instagram, o Twitter ou a nova coqueluche TikTok. A questão da linguagem é importante porque, nas redes sociais, as conversas costumam ser informais e, muitas vezes, divertidas.

Edição de vídeo

Se domina os melhores softwares de edição de vídeo, o seu conhecimento pode ser de extrema utilidade na criação de conteúdo para empresas que pretendam publicitar os seus serviços ou na monetarização de conteúdo próprio através da sua página pessoal na plataforma YouTube.

Infoprodutos

Os vídeos em que alguém ensina como fazer pão em casa ou nos inicia na aprendizagem de uma nova língua, os audiobooks, os e-books e scripts ou templates para blogs são quatro dos infoprodutos que mais saída tiveram em 2020 e a tendência é para que este mercado continue em alta em 2021.

Se possui alguma habilidade (desenhar, cozinhar, falar uma língua, entreter pessoas, etc.), pode apostar na criação de vídeo-aulas para compartilhar com quem estiver interessado em pagar para absorver os conhecimentos que tem para transmitir.

Plataformas como o YouTube, Hotmart ou Monetizze tornam fácil a monetarização do seu conteúdo ajudando-o a transformar o seu hobbie num negócio lucrativo. 

Marketing de afiliados

Se tem conta no Instagram ou no Facebook, por certo já se deparou com pessoas com muitos seguidores a promoverem um determinado produto de uma determinada empresa numa foto ou publicação que fazem.

Isto é uma forma de marketing de afiliados. De forma simples, as empresas procuram perfis com visibilidade nas redes sociais ou blogs com muitos visitantes para que estas pessoas “vendam” os seus produtos da forma mais natural possível. Em troca, estas pessoas recebem uma comissão que, em alguns casos, pode ser bem generosa.

Claro que a primeira etapa passará sempre pela criação de conteúdo interessante que atraia uma boa base de seguidores. Quando quem quer vender encontra o afiliado perfeito para promover o seu produto, estabelece-se uma associação que passa por fornecer um link ao influenciador para utilizar na divulgação e que deve acompanhar qualquer publicação que este faça (uma foto, um texto, etc.).

Assim, quando uma venda acontece, a empresa sabe de onde veio a recomendação e direciona automaticamente a comissão para o respetivo afiliado.

Cloud Kitchens

Talvez ainda não tenha ouvido falar em “Cloud Kitchens”, mas fique a saber que esta é uma das grandes tendências de negócio para 2021.

Na prática, “Cloud Kitchens” é um conceito que significa que diversos restaurantes, chefes de cozinha e/ou entusiastas da gastronomia partilham uma mesma cozinha de modo a poderem economizar nos gastos e servir (em regime take-away ou entrega ao domicilio) aos clientes menus mais alargados e variados.

Fazendo uso de um site próprio ou das redes sociais, estes restaurantes de cozinha partilhada anunciam os menus disponíveis, recebem as encomendas, cozinham-nas e entregam-nas (através das aplicações de entrega como o UberEats ou a Glovo) em casa dos clientes.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Jornal

Rádio

Artigos Recentes

Paíshá 4 horas

Marcelo exige mais “medidas de emergência e de apoio”, para compensar os “sacrifícios”

O Presidente da República insistiu hoje no apelo a mais “medidas de emergência e de apoio”, para compensar os “sacrifícios...

Bragahá 4 horas

Farmacêutico de Braga absolvido de acusação de violência doméstica após desistência

O Tribunal de Braga absolveu hoje um farmacêutico de Amares que estava acusado pelo Ministério Público de violência doméstica e...

Paíshá 5 horas

Marcelo pede um desconfinamento “estudado” para não se repetirem erros passados

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pediu hoje que se estude e prepare com tempo o futuro desconfinamento,...

Paíshá 6 horas

Marcelo elogia “coragem” dos portugueses e pede contingência para a Páscoa

Marcelo Rebelo de Sousa dirige-se neste momento aos portugueses após a confirmação da renovação do estado de emergência até 16...

Paíshá 8 horas

Covid-19: Número de vacinados superou o número de infetados este fim de semana

O ministro da Administração Interna falou hoje num caminho para “uma primavera de esperança” após os “pesados dias de janeiro”,...

Paíshá 8 horas

Ministra da Saúde: “Não há culpados, há uma doença. Somos todos portugueses”

A ministra da Saúde negou hoje que existam culpados, mas sim “uma doença” que levou às medidas de confinamento geral...

Paíshá 9 horas

É oficial: Parlamento aprova renovação do estado de emergência até 16 de março

O parlamento autorizou hoje a renovação do estado de emergência até 16 de março para permitir medidas de contenção da...

Paíshá 9 horas

PSD exige ao Governo “um caminho” de saída para o desconfinamento

O PSD exigiu hoje ao Governo que aponte “um caminho” para o desconfinamento, defendendo que este deve ocorrer “quando os...

Lifestylehá 9 horas

Até quando pode durar a perda de paladar e olfato?

A perda de olfato e paladar é um dos sintomas de infeção por Covid-19 mais comuns e, mesmo após a...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Trânsito cortado no viaduto da Rua da Estação na próxima segunda-feira

A autarquia de Vila Nova de Famalicão informa que, na sequência da construção da ligação da via ciclo-pedonal Famalicão-Póvoa ao...

Bragahá 10 horas

Homem ameaça proprietário com seringa para assaltar loja em Braga

A PSP deteve um homem de 36 anos que furtou artigos de um estabelecimento comercial em Braga e ameaçou o...

Paíshá 10 horas

Cuidado: E-mail falso para pagento de multas é uma fraude

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) alertou esta quinta-feira para a existência de e-mails fraudulentos em seu nome que...

Paíshá 10 horas

Escuteiros portugueses distinguidos com o Prémio do Cidadão pelo Parlamento Europeu

O Corpo Nacional de Escutas (CNE) foi distinguido pelo Parlamento Europeu com o Prémio do Cidadão Europeu 2020 pelo projeto...

Paíshá 11 horas

Covid-19: Mais 49 mortos e 1.160 novos infetados nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 49 óbitos provocados pela pandemia e 1160 novos casos de infeção, segundo o relatório diário emitido...

Mundohá 12 horas

“Alarmante”: Variante detetada em Nova Iorque é 40% mais infeciosa e cresce rapidamente

Uma nova variante da covid-19, detetada em Nova Iorque e identificada com a estirpe B.1.526. Segundo o New York Times,...

Desportohá 12 horas

Estado do guarda-redes do FC Porto é “muito grave” com “prognóstico muito reservado”

A situação clínica de Alfredo Quintana, guarda-redes de andebol do FC Porto e da seleção portuguesa, que na segunda-feira sofreu...

Paíshá 13 horas

Governo: Plano de desconfinamento que circula na internet é falso

O Governo chamou hoje a atenção da população para um falso plano de desconfinamento, que se apresenta como oficial. “Este...

Desportohá 13 horas

Guarda-redes Luiz Júnior renova contrato com o FC Famalicão até 2026

O guarda-redes Luiz Júnior e o FC Famalicão prolongaram o seu vinculo até à época 2025/2026. O guardião de 20...

Bragahá 13 horas

GNR apreende material contrafeito avaliado em 346 mil euros em Fafe

A GNR anunciou hoje a apreensão de 125.560 artigos contrafeitos, avaliados em 346.680 euros, que se encontravam num veículo pesado...

Paíshá 14 horas

Gripe: Maior aposta na vacinação irá reduzir risco de outras doenças

Os autores de um estudo que analisou as últimas 10 épocas gripais em Portugal defendem uma maior aposta na vacinação...

Arquivo

FAMA NAS REDES

Mais Vistos

ANUNCIE NESTE ESPAÇO > ligue +351252308147 ou WhatsApp para +351963964191