Siga-nos nas redes

Economia

Ideias de negócios lucrativos em 2021

Publicado

em

Dos Infoprodutos ao novo conceito Cloud Kitchen

Novo ano, novas oportunidades de negócio. Se está a dar voltas à cabeça para encontrar uma ideia de negócio que lhe garanta um rendimento mensal atractivo, não precisa de procurar mais. Este artigo é para si.

Para entrar em 2021 a lucrar, deve saber que a Internet continuará a ser o ecossistema perfeito para se lançar em busca do pote de ouro. As vendas online vão de vento em popa e a maré é favorável, mas atenção: há que estar atento a alguns requisitos técnicos antes de abrir a sua loja virtual ou de começar a produzir conteúdo pago nas redes sociais.

A escolha da plataforma que utilize para vender os seus produtos (redes sociais, site, etc.), o tipo de marketing e, acima de tudo, os meios de pagamento que disponibiliza aos seus clientes e que contribuem para uma experiência de compra dos seus produtos são elementos fundamentais a um negócio saudável.

Por exemplo, se se sente um especialista em redes sociais e não está para criar uma loja online de raiz, os marketplaces do Facebook e do Instagram permitem ter o melhor dos dois mundos ao afiguram-se, simultaneamente, como boas plataformas de venda e marketing.

E os pagamentos?

Quem opera um negócio de e-commerce sabe que não basta um layout apelativo, preços competitivos e produtos de qualidade para que o cliente finalize uma compra. A oferta de soluções de pagamento adequadas à plataforma de venda e aos hábitos de consumo dos clientes é um fator determinante na diminuição do número de desistências (atrito) no processo de finalização da compra (check-out).

Quer tenha ou não site, empresas especialistas em meios de pagamento como a REDUNIQ fornecem-lhe soluções de pagamento online multifacetadas e seguras que vão ao encontro das necessidades de quem pretende fazer das vendas à distância através da Internet modo de vida em 2021.

Deixemos, por ora, a parte técnica e concentremo-nos em lhe dar ideias de negócio, sete para sermos mais exatos, que podem tornar a sua vida mais lucrativa no ano que agora começa.

Ideias de negócios lucrativos em 2021

Lojas virtuais

Ainda não são conhecidos os números finais em relação ao e-commerce em Portugal relativos ao ano passado, mas de acordo com a estimativa realizada pela Associação da Economia Digital (ACEPI), noticiado pelo Jornal SOL, esta área de negócio deve ter atingido um valor global de 110,6 mil milhões de euros em 2020, mais 14,6 mil milhões do que em 2019.

O crescimento no número de compradores online, aumento no volume e frequência das compras e a aceleração da transformação digital dos negócios são alguns dos fatores que contribuem para a pujança do e-commerce entre nós.

A tendência é para que este aumento continue em 2021, fazendo das lojas virtuais uma ideia de negócio com pernas para andar, especialmente se estivermos a falar de vendas online de Vestuário, alimentos Vegan e produtos Artesanais, áreas de negócio com maior saída nesta vertente.

Claro que terá que estar atento a questões técnicas como a hospedagem da loja, estratégias de marketing e, como referimos na introdução deste artigo, aos meios de pagamento a disponibilizar, algo indispensável a uma boa experiência de compra.

Dropshipping

Este é um excelente modelo de negócio para quem quer criar uma loja virtual, mas não quer ter que trabalhar com o modelo de vendas do comércio convencional.

Se, numa loja virtual tradicional, o empreendedor tem que se preocupar com fornecedores e stocks, quando se trata de dropshipping tudo isto fica posto de parte. Este sistema permite ao comerciante utilizar o stock de terceiros para efetuar as suas vendas, isto é, os produtos que comercializa não passarão fisicamente por si.

Com o dropshipping, o marketing e venda dos produtos continuará a seu cargo, mas depois de feita a encomenda por parte do cliente a ordem da transação segue para o fornecedor. Este, por seu turno, faz o envio direto do produto em nome da sua loja para o cliente final.

A sua margem de lucro resultará da diferença entre o valor cobrado pelo fornecedor e o preço anunciado aos clientes no seu site.

Gestão de redes sociais

Fazer a gestão de redes sociais é uma oportunidade de negócio para quem conhece o marketing digital e domina a linguagem praticada em redes como o Facebook, o Instagram, o Twitter ou a nova coqueluche TikTok. A questão da linguagem é importante porque, nas redes sociais, as conversas costumam ser informais e, muitas vezes, divertidas.

Edição de vídeo

Se domina os melhores softwares de edição de vídeo, o seu conhecimento pode ser de extrema utilidade na criação de conteúdo para empresas que pretendam publicitar os seus serviços ou na monetarização de conteúdo próprio através da sua página pessoal na plataforma YouTube.

Infoprodutos

Os vídeos em que alguém ensina como fazer pão em casa ou nos inicia na aprendizagem de uma nova língua, os audiobooks, os e-books e scripts ou templates para blogs são quatro dos infoprodutos que mais saída tiveram em 2020 e a tendência é para que este mercado continue em alta em 2021.

Se possui alguma habilidade (desenhar, cozinhar, falar uma língua, entreter pessoas, etc.), pode apostar na criação de vídeo-aulas para compartilhar com quem estiver interessado em pagar para absorver os conhecimentos que tem para transmitir.

Plataformas como o YouTube, Hotmart ou Monetizze tornam fácil a monetarização do seu conteúdo ajudando-o a transformar o seu hobbie num negócio lucrativo. 

Marketing de afiliados

Se tem conta no Instagram ou no Facebook, por certo já se deparou com pessoas com muitos seguidores a promoverem um determinado produto de uma determinada empresa numa foto ou publicação que fazem.

Isto é uma forma de marketing de afiliados. De forma simples, as empresas procuram perfis com visibilidade nas redes sociais ou blogs com muitos visitantes para que estas pessoas “vendam” os seus produtos da forma mais natural possível. Em troca, estas pessoas recebem uma comissão que, em alguns casos, pode ser bem generosa.

Claro que a primeira etapa passará sempre pela criação de conteúdo interessante que atraia uma boa base de seguidores. Quando quem quer vender encontra o afiliado perfeito para promover o seu produto, estabelece-se uma associação que passa por fornecer um link ao influenciador para utilizar na divulgação e que deve acompanhar qualquer publicação que este faça (uma foto, um texto, etc.).

Assim, quando uma venda acontece, a empresa sabe de onde veio a recomendação e direciona automaticamente a comissão para o respetivo afiliado.

Cloud Kitchens

Talvez ainda não tenha ouvido falar em “Cloud Kitchens”, mas fique a saber que esta é uma das grandes tendências de negócio para 2021.

Na prática, “Cloud Kitchens” é um conceito que significa que diversos restaurantes, chefes de cozinha e/ou entusiastas da gastronomia partilham uma mesma cozinha de modo a poderem economizar nos gastos e servir (em regime take-away ou entrega ao domicilio) aos clientes menus mais alargados e variados.

Fazendo uso de um site próprio ou das redes sociais, estes restaurantes de cozinha partilhada anunciam os menus disponíveis, recebem as encomendas, cozinham-nas e entregam-nas (através das aplicações de entrega como o UberEats ou a Glovo) em casa dos clientes.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Jornal

Rádio

Artigos Recentes

Desportohá 8 horas

Sporting campeão: a festa leonina em Famalicão

Famalicãohá 10 horas

Redes sociais “inundam-se” de elogios a Paulo Cunha após anúncio da sua saída

Após a confirmação de Paulo Cunha, feita esta tarde, via Facebook, de que não se recandidatará à Câmara Municipal de...

Regiãohá 11 horas

Peregrinos da Trofa e Santo Tirso já chegaram a Fátima

Estão entre os 7.500 que participarão nas celebrações do 13 de Maio Um grupo de peregrinos constituído por 10 pessoas da...

Vídeoshá 12 horas

Paulo Cunha despede-se da Câmara de Famalicão com “sentido de dever cumprido” e um “enorme obrigado”

Paulo Cunha oficializou a sua decisão de não se recandidatar nas eleições autárquicas deste ano, e explicou em direto, via...

Famalicãohá 12 horas

EM DIRETO: Paulo Cunha clarifica dúvidas quanto ao seu futuro

O presidente da Câmara de Famalicão, Paulo Cunha, dirige-se neste momento aos famalicenses depois de muita especulação sobre o seu...

Paíshá 14 horas

Época balnear inicia-se a 12 de junho na maioria dos municípios

A maior parte dos municípios decidiu iniciar a época balnear em 12 de junho, disse hoje o ministro do Ambiente...

Desportohá 15 horas

Ivo Vieira só tem um objetivo: Ser “mais forte do que o Vitória de Guimarães”

O treinador do Famalicão, Ivo Vieira, desvalorizou hoje o seu regresso a Guimãraes e afirmou que o importante é “ganhar...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Presidente da CESPU eleito presidente da Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado

O presidente do Conselho de Administração da CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, Almeida Dias, foi eleito...

Póvoa de Varzimhá 17 horas

Covid-19: Portugal chega aos 4 milhões de vacinas após inoculação de uma utente na Póvoa de Varzim

Portugal atingiu hoje a marca de quatro milhões de vacinas contra a covid-19 administradas à população, com a inoculação de...

Paíshá 17 horas

Covid-19: Mais 1 morto e 268 novos infetados nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 1 óbito provocados pela pandemia e 268 novos casos de infeção, segundo o relatório diário emitido...

Paíshá 17 horas

Criança de 2 anos em estado grave após ser atropelada enquanto seguia com os pais, em Valongo

Uma criança de 2 anos do sexo masculino ficou gravemente ferido ao final da manhã desta terça-feira, em Valongo, depois...

Famalicãohá 18 horas

Freguesia de Calendário promove recolha de sangue no próximo domingo

A Associação de Dadores de Sangue de Famalicão promove, este domingo dia 16 de maio, uma sessão de recolha de...

Famalicãohá 19 horas

Famalicão: Lions Clube entrega à Refood mais de 3.700 embalagens para alimentos

O Lions Clube de Famalicão entregou à associação Refood 3.600 embalagens descartáveis, 120 embalagens reutilizáveis e 34 embalagens para recolha...

Famalicãohá 19 horas

Famalicão: AC dá ‘luz verde’ a concessões rodoviárias para as Comunidades Intermunicipais do Ave e Cávado

A Autoridade da Concorrência deu ‘luz verde’ às operações de concentração de transportes nas Comunidades Intermunicipais (CIM) do Ave e...

Guimarãeshá 20 horas

Jovens que faleceram após despiste em Guimarães no último sábado serão sepultados esta quarta-feira

Os dois jovens de 16 e 30 anos que morreram na noite do passado sábado após um despiste rodoviário, em...

Famalicãohá 20 horas

Famalicão: ACIF agenda eleições internas para o próximo dia 09 de junho

A ACIF – Associação Comercial e Industrial de VN Famalicão tem as suas eleições agendadas pata o próximo dia 09...

Famalicãohá 20 horas

Biblioteca Municipal junta pais, educadores e psicólogos em novo projeto de leitura

A Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, de Famalicão, estabeleceu uma parceria com a Associação para o Desenvolvimento Pessoal (EDUPA), para...

Regiãohá 21 horas

Duas pessoas feridas após choque em cadeia de 10 veículos junto à A3 na Maia

Um choque em cadeia envolvendo 10 veículos está a condicionar fortemente o trânsito na Autoestrada 41, junto ao nó de...

Paíshá 21 horas

Marcelo: Pandemia veio reacender discussão sobre regionalização de Portugal

O presidente da República disse hoje que uma das lições que tirou da pandemia é que a descentralização vai implicar...

Famalicãohá 1 dia

Covid-19: 60% dos doentes hospitalizados continuam com pelo menos um sintoma após seis meses

Um estudo hoje divulgado conclui que 60% dos doentes hospitalizados com covid-19 continuam com pelo menos um sintoma seis meses...

Arquivo

FAMA NAS REDES

Mais Vistos

ANUNCIE NESTE ESPAÇO > ligue +351252308147 ou WhatsApp para +351963964191