Economia
Portugal poderia “fechar amanhã torneira do gás ou petróleo russo”, diz João Mendes Cravinho

O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, garantiu este domingo, que Portugal poderia “fechar amanhã a torneira do gás ou do petróleo russo”, quando a União Europeia (UE) tenta negociar um embargo energético à Rússia, acreditando num acordo nas próximas semanas.
“Portugal não teria nenhuma dificuldade em fechar amanhã a torneira do gás ou do petróleo russo” embora outros países tenham uma dependência, “muito em particular a Hungria, mas também a Eslováquia e a Bulgária têm dificuldades”, declarou Gomes Cravinho.
Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!
Falando no final da reunião informal dos ministros dos Negócios Estrangeiros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), em Berlim, o chefe da diplomacia portuguesa declarou que ao nível dos Estados-membros, “as discussões continuam, mas o objetivo é partilhado por todos, que é o de cortar a dependência europeia dos combustíveis fósseis vindos da Rússia”.
Já quando questionado sobre prazos para os 27 chegarem a acordo sobre aquele que é o sexto pacote de sanções à Rússia, apresentado pela Comissão Europeia no início de maio, o governante estimou que, “durante o próximo par de semanas, em princípio, haja soluções que satisfaçam a todos”.

-
Desportohá 1 semana
Famalicenses do Liberdade FC em destaque no 100° Campeonato Nacional de Corta-Mato Longo
-
Famalicãohá 7 dias
Famalicão: Vermoinenses vão receber mais de 500 euros para apoio à compra de gás em garrafa
-
Desportohá 6 dias
Famalicão: Treinador de badminton do FAC Bruno Gomes renova para 2024
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão formaliza cedência de terreno para expansão da Associação Dar As Mãos