Siga-nos nas redes

Economia

Famalicão: Loja do Atlantic Park do Belita Supermercados celebra 11 anos

Publicado

em

No âmbito do 11.º aniversário da loja do Belita Supermercados, no Atlantic Park, na Lagoa, foram realizadas várias iniciativas, como a oferta de bolo de aniversário e o sorteio de uma viagem à Madeira.

António Oliveira, proprietário do grupo Belita Supermercados, em declarações à Fama TV, fez um balanço da história desta loja do grupo Belita.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Economia

Inflação em Portugal atinge valor mais alto desde 1992

Publicado

em

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) aumentou para 9,3% em Setembro, em comparação com 8,9% em Agosto, atingindo o máximo desde Outubro de 1992.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), “com base na informação já recolhida, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá aumentado para 9,3% em Setembro, uma taxa mais elevada em 0,4 pontos percentuais (p.p.) do que a observada no mês anterior e a mais elevada desde Outubro de 1992”.

Quanto ao indicador de inflação subjacente (índice total excluindo alimentos não transformados e produtos energéticos) registou uma variação de 6,9% em Setembro (6,5% no mês anterior), o nível mais alto desde Fevereiro de 1994.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

MERCADONA PARTICIPA NA RECOLHA DE
ALIMENTOS DO BANCO SOLIDÁRIO ANIMAL

Publicado

em

A Mercadona participa, pela primeira vez, na campanha de recolha de alimentos do Banco Solidário Animal (BSA), organizada pela Animalife, que se realiza de 01 a 09 de outubro. A empresa coloca à disposição desta campanha todos os seus pontos de venda nos distritos onde está presente: Porto, Braga, Aveiro, Viana do Castelo, Setúbal e Santarém.

A Mercadona colabora nesta iniciativa social de apoio aos animais com o compromisso de
dar também aos “Chefes” (Clientes) a oportunidade de participarem nesta campanha
solidária, que consiste na doação monetária, em múltiplos de 1€, e que pode ser efetuada
nas caixas de pagamento no momento da compra.

O valor doado será entregue na integra à Animalife em forma de cartões, que posteriormente serão distribuídos por instituições de apoio animal locais que poderão utilizá-los para adquirir produtos de acordo com as suas necessidades, com o objetivo de contribuir para melhorar as
condições de vida dos animais que se encontrem em risco.

Rodrigo Livreiro, Presidente da Direção da Animalife, refere que: “119 animais abandonados por dia. Foi esta a média registada em 2021, ano em que foram abandonados mais de 43 mil cães e gatos, uma subida de quase 30% quando comparado com 2020. A evolução da situação económica faz antever um cenário ainda mais complicado para os próximos meses, pelo que a participação de todos nesta campanha será indispensável para assegurar o bem-estar de milhares de animais em risco acolhidos por associações de proteção animal de norte a sul do país. As parcerias que estabelecemos contribuem para garantir a capacidade de resposta das entidades apoiadas pela Animalife junto de milhares de animais em risco.”

A Animalife é uma associação de sensibilização e apoio social e ambiental, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, cujo objetivo é diminuir o grave problema do abandono animal. É também a entidade criadora e organizadora do Banco Solidário Animal, uma campanha através da qual apoia animais a cargo de Associações e Grupos de Proteção Animal, de famílias em situação de carência económica comprovada e de pessoas em situação de sem-abrigo.

Doações da Mercadona em 2022
A Mercadona doou 670 toneladas de produtos de primeira necessidade no primeiro semestre de 2022 em Portugal. Estas doações, que equivalem a mais de 11.000 carrinhos de compras, foram destinadas a mais de 30 cantinas sociais, 5 bancos alimentares e outras instituições sociais com as quais a empresa colabora, em Portugal.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Gasóleo e gasolina ficam mais caros pelo menos 2 cêntimos

Publicado

em

Depois de várias semanas em queda, o preço dos combustíveis volta a aumentar no início da próxima semana, de acordo com a imprensa nacional, citando fontes do setor da energia.

Desta forma, os portugueses vão encontrar o gasóleo 2,5 cêntimos mais caro, e a gasolina 95 a valer mais 2 cêntimos por litro.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Grupo suíço instala-se em Famalicão para formar e recrutar motoristas de pesados

Publicado

em

O grupo Galliker Transport – o maior transportador logístico da Suíça, inaugurou esta quarta-feira uma Academia de Formação, em Famalicão, num investimento de um milhão de euros.

Instalada em Vilarinho das Cambas, a Academia pretende formar e recrutar motoristas de pesados até aos 40 anos, que possam, depois, trabalhar na Suíça.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Famílias com apoio alimentar vão passar a ter um cartão para alimentação em vez de cabaz

Publicado

em

As famílias com apoio alimentar do Estado vão receber um cartão para este fim, ao invés de receberem um conjunto de bens, como até agora se verificava.

A novidade foi avançada pela ministra do Trabalho e da Segurança Social, Ana Mendes Godinho, que explicou que estes beneficiários irão poder comprar os produtos que necessitam em loja.

A implementação do novo sistema já esta a decorrer e o concurso público para as empresas fornecedoras estará ativo até 13 de outubro.

O Programa de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas é estendido a mais de 108 mil pessoas, que até agora recebiam um cabaz alimentar.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Governo quer salário mínimo nos 900 euros em 2026

Publicado

em

O Governo mantém o objetivo de aumentar o salário mínimo até aos 900 euros em 2026, propondo que em 2023 haja um “diferencial adicional” para compensar a inflação, segundo uma proposta que será apresentada esta quarta-feira na Concertação Social.
A intenção do executivo integra a proposta para um acordo de médio prazo de melhoria dos rendimentos, dos salários e da competitividade, que será apresentado esta tarde aos parceiros sociais, a que a Lusa teve acesso.

“O valor da remuneração mínima mensal garantida atingirá o valor de, pelo menos, 900 euros em 2026, salvaguardando o poder de compra dos trabalhadores e assegurando a trajetória de crescimento iniciada em 2016”, pode ler-se no documento.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Mais de metade dos empregados no setor do turismo à procura de emprego noutras áreas. Crise de mão de obra mantém-se

Publicado

em

O sector do turismo em Portugal enfrenta mais um desafio no que toca à mão-de-obra.

Embora as lutas do sector para contratar trabalhadores tenham sido amplamente divulgadas, um novo estudo revelou que a maioria dos trabalhadores do sector do turismo em Portugal está a planear abandonar o sector em menos de cinco anos.

De acordo com o jornal Expresso, o estudo da empresa de trabalho temporário Eurofirms descobriu que 58% dos actuais trabalhadores do turismo estão à procura de trabalho noutro sector.

O estudo foi realizado em Maio de 2022 e baseia-se nas respostas de mais de 500 trabalhadores do turismo, que também explicaram quais as questões que os levam a querer abandonar o sector: 61% culpam-no de trabalho ocasional; 41,8% dizem não conseguir equilibrar a sua vida profissional com a sua vida familiar devido aos horários agitados; e 54% dizem não ganhar mais de 800 euros de salário bruto mensal.

“Este retrato do sector ajuda a explicar as dificuldades que tem enfrentado na contratação e manutenção dos trabalhadores. O turismo é conhecido pelos seus horários difíceis, baixos salários e emprego temporário”, salienta o Expresso.

A escassez de trabalhadores no sector turístico do Algarve continua a ser um dos maiores desafios do sector, disse Hélder Martins da Associação de Hoteleiros do Algarve (AHETA) na semana passada ao Residente.

“Já estamos a trabalhar neste sentido; estão a ser realizadas reuniões e estão a ser feitos esforços para trazer trabalhadores de outros países para Portugal”, disse Martins.

“Mas há questões com esta estratégia que persistem”. Estas pessoas precisam de um lugar para viver, e simplesmente não há alojamento suficiente e acessível no Algarve”, disse Martins, acrescentando que os hotéis e estabelecimentos turísticos não têm meios para cobrir as suas rendas.

E embora o Verão de 2022 possa descer como um dos melhores – se não o melhor – que o sector turístico do Algarve alguma vez viu, as empresas estão a ver a sua sobrevivência em jogo com os custos crescentes de tudo, desde a alimentação à energia.

Alguns hotéis estão a ver as suas contas de energia mais do dobro – aumentos que o chefe hoteleiro avisa que podem forçar algumas empresas a “fechar definitivamente”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Onde estão as casas mais baratas de Portugal? Fique a par da oscilação de preços no território nacional

Publicado

em

Comprar uma casa é mais caro no Algarve, custando uma média de 287.000 euros, enquanto é mais barato fazer o mesmo no Alentejo, de acordo com dados do INE.

Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que as casas foram 13,2% mais caras entre o primeiro trimestre de 2022 e o mesmo período do ano passado. Comprar uma casa em Portugal custou uma média de 190.054 euros entre Abril e Junho (+2% em comparação com o início do ano).

Os preços médios das casas variam muito de território para território. É no Algarve que a compra de uma casa foi a mais cara no segundo trimestre de 2022, custando uma média de 287.482 euros. E seguindo o Algarve está a Área Metropolitana de Lisboa, com os preços das casas a atingir 260,754 euros. No outro extremo da escala está a região do Alentejo e Centro, onde é mais barato comprar uma casa.

A evolução dos preços ao longo dos anos também não é homogénea. Em comparação com o trimestre anterior (1º trimestre de 2022), as casas tornaram-se mais caras em seis regiões do país. E a mais expressiva foi a registada no Algarve, de 6%. Na Área Metropolitana do Porto e na Região Autónoma dos Açores, os preços caíram ligeiramente.

Em comparação com o segundo trimestre de 2021 (mesmo período), as casas tornaram-se mais caras em todas as regiões do país. A maior subida dos preços das casas fez-se sentir na Região Autónoma da Madeira (+21%): aqui, as casas custaram, em média, 170.763 euros entre Abril e Junho do ano passado e passaram a custar 206.607 euros (+35.800 euros) no mesmo período de 2022. Também no Algarve e nos Açores, os preços subiram 20% e 19%, de acordo com dados do INE. Nas restantes regiões, foram observados aumentos entre 12% e 16%.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Gasóleo mais barato 1 cêntimo esta segunda-feira

Publicado

em

O preço do gasóleo está um cêntimo mais barato, esta segunda-feira, tal como apontavam as previsões da imprensa nacional, no final da última semana, verificando-se o preço de 1,7497 euros por litro.

Já o preço do litro de gasolina 95 mantém-se inalterado, a cerca de 1,695 euros.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Famalicão: Maior transportador da Suíça investe um milhão de euros e cria academia de formação

Publicado

em

A Galliker Transport AG, o maior transportador logístico da Suíça e o sétimo maior da Europa, vai criar uma unidade de recrutamento e formação em Vila Nova de Famalicão, num investimento inicial que ascende a um milhão de euros.

A Driver Academy by Galliker será oficialmente apresentada na próxima quarta-feira (28 de setembro), às 16h30, nas novas instalações em Vilarinho das Cambas, com a presença de Rolf Galliker, diretor do grupo suíço.

Fundada em 1918, a empresa é ainda totalmente gerida pela família Galliker e tem 3.300 funcionários distribuídos por seis países, incluindo 665 funcionários portugueses, que, segundo os responsáveis da Galliker, foram fundamentais para esta aposta do grupo em Portugal.

No passado mês de julho, a Galliker adquiriu a empresa portuguesa Velltrans, com sede em Perafita (Matosinhos), e mais recentemente concluiu também a aquisição de uma escola de condução de pesados em Braga, estrutura que servirá agora de base para o novo projeto criado em Famalicão.

A Driver Academy by Galliker representa um investimento inicial de um milhão de euros e pretende recrutar e formar motoristas de pesados em Portugal, para uma futura carreira na Suíça, com as condições salariais e regalias praticadas naquele país.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Sociedadehá 20 minutos

Portugal não reconhece anexação russa

Portugal não reconhece a anexação pela Rússia de quatro regiões da Ucrânia, anunciada esta sexta-feira pelo presidente russo. O Ministério...

Desportohá 27 minutos

Famalicão: FAC enfrenta o GRF Murches em hóquei patins

A equipa de hóquei patins do Famalicense Atlético Clube (FAC) enfrenta a equipa do GRF Murches este sábado, pelas 18h,...

Famalicãohá 36 minutos

Famalicão assina contratos para construção de novas USF

O presidente da Câmara de Famalicão assinou esta sexta-feira dois contratos programa para a construção das novas Unidades de Saúde...

Paíshá 39 minutos

Situação de alerta termina este sábado

Termina este sábado a situação de alerta devido à covid-19, o que implica a revogação de várias resoluções e decretos-leis...

Desportohá 15 horas

FC Famalicão motivado! “Não queremos continuar nesta posição (…) todos deram o máximo” -diz JPS

João Pedro Sousa assumiu hoje que está à espera de dificuldades frente ao Boavista, no jogo da oitava jornada da...

Desportohá 15 horas

Jogadoras treinadas por Miguel Afonso formalizam queixas por assédio à Polícia Judiciária

Várias jogadoras treinadas por Miguel Afonso formalizaram hoje, através do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), queixas por assédio...

Famalicãohá 15 horas

Famalicenses Nhclima apresentam inovação amiga do ambiente na maior feira europeia do setor

A empresa famalicense Nhclima, dedicada à produção de sistemas de ventilação e ar-condicionado prepara-se para apresentar, na maior feira da...

Paíshá 17 horas

Moeda portuguesa do sec. XV encontrada por acaso leiloada por 18 mil euros

Uma moeda de ouro portuguesa do século XV encontrada por um “detector” amador britânico, a primeira do género descoberta no...

Desportohá 18 horas

Famalicão: Treinador acusado de assédio sexual suspenso preventivamente pela FPF

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) suspendeu hoje preventivamente o treinador da equipa feminina do...

Paíshá 20 horas

Quais os empregos mais procurados em Portugal? Conheça aqui a resposta

Os últimos dados da plataforma Brighter Future revelam que as ofertas de emprego no 2º trimestre de 2022 aumentaram 3%...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES