Siga-nos nas redes

Economia

Governa alarga prazo para obrigações fiscais de empresas

Publicado

em

As empresas vão ter mais tempo para entregarem a declaração do IVA e procederem ao pagamento do imposto, segundo um despacho agora publicado, que alarga também os prazos para o cumprimento de várias outras obrigações fiscais.

A necessidade de conferir previsibilidade aos contribuintes e de lhes dar mais tempo levou o secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, a avançar com um despacho que ajusta o calendário fiscal do que resta de 2020 e dos primeiros meses de 2021, mantendo a filosofia de flexibilização do calendário observada ao longo deste ano por causa da pandemia de covid-19.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Ao abrigo deste calendário fiscal de 2020/2021 – que contempla os contributos e sugestões da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) -, as empresas passam a poder entregar a declaração do IVA até ao dia 20 de cada mês e a efetuar o pagamento até ao dia 25, independentemente de estarem no regime mensal ou trimestral do IVA.

“Quando esteja em causa o regime mensal, as declarações a entregar em novembro e dezembro de 2020, bem como em janeiro, fevereiro, março, abril e maio de 2021 podem ser submetidas até dia 20 de cada mês”, refere o diploma.

Já quando esteja em causa o regime trimestral, “as declarações a entregar em novembro de 2020, bem como de fevereiro e maio de 2021 podem igualmente ser submetidas até dia 20 de cada mês” acrescenta o despacho determinando que “a entrega do imposto exigível que resulte das declarações periódicas a que se refere as alíneas anteriores pode ser efetuada até dia 25 de cada mês, em qualquer dos referidos regimes de IVA”.

Refira-se que os prazos limites previstos na lei para o envio de declaração periódica estão fixados nos dias 10 e 15 para os regimes mensal e trimestral, respetivamente. Já o pagamento deve ser feito até ao dia 15 (mensal) e 20 (trimestral).

O calendário fiscal previsto no despacho alarga ainda até ao dia 25 de fevereiro o prazo para a entrega da Modelo 10 (habitualmente termina em 10 de fevereiro) e prevê que até 31 de março de 2021 sejam aceites faturas em PDF.

O despacho prevê ainda que a obrigação de entrega da IES/DA (Informação Empresarial Simplificada) “seja disponibilizada para submissão no Portal das Finanças a partir 01 de janeiro de 2021, podendo ser submetida no prazo legalmente previsto (até ao 15.º dia do 7.º mês posterior à data do termo do período de tributação)” e que as obrigações de entrega da Modelo 22 (declaração de IRC) do período de tributação de 2020 e respetivo pagamento “sejam disponibilizadas para submissão no Portal das Finanças, no máximo, a partir de 01 de março de 2021”.

Relativamente aos inventários, o calendário 2020/2021 agora fixado determina que a estrutura do ficheiro através do qual estes devem ser comunicados à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) entre apenas em vigor para as comunicações de inventários relativas a 2021 a efetuar até 31 de janeiro de 2022.

O cumprimento das obrigações fiscais ao abrigo do calendário previsto neste despacho não implicará quaisquer acréscimos ou penalidades.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 4 horas

Atenção. Queimas e queimadas proibidas em Famalicão

Este sábado, em Famalicão, a par do que acontece noutras localidades do país, por despacho do vereador da Proteção Civil,...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão é palco do Mercado do Livro durante sete dias

O Mercado do Livro de Famalicão enche, a partir de hoje, e até ao feriado do dia 25 de Abril,...

Famalicãohá 4 horas

Trofa: Colisão entre dois veículos provoca a morte de uma mulher de 44 anos

Uma colisão entre dois veículos ligeiros na Estrada Nacional (EN) 104 na Trofa, provocou ontem à noite um morto e...

Desportohá 17 horas

Sporting multado em quase 2 mil euros por comportamento incorreto dos adeptos em Famalicão

Mil novecentos e dez euros é o valor da multa aplicada ao Sporting Clube de Portugal devido ao comportamento incorreto...

Desportohá 18 horas

FC Famalicão: Equipa está focada e cada vez mais desenvolvida são as convicções do capitão Riccieli

Neste momento em que se antecipa o início de mais uma jornada da I Liga, o capitão do FC Famalicão...

Famalicãohá 19 horas

Famalicão: João Nascimento é candidato à presidência da mesa da Assembleia Municipal após saída de Nuno Melo

Depois da saída de Nuno Melo, que ocupa agora o cargo de ministro da Defesa, a Assembleia Municipal (AM) de...

Famalicãohá 19 horas

Reportagem especial: Vespa Asiática em Famalicão continua a preocupar

Desde 2011 está confirmada a presença em Portugal da vespa asiática, espécie não – indígena, predadora da abelha europeia. Os...

Desportohá 20 horas

Famalicão: Vítor Coelho assume direção do FamaBasket até 2027

O clube FamaBasket de Famalicão realizou, esta quinta-feira, a sessão destinada à toma de posse dos novos órgãos sociais eleitos...

Bragahá 21 horas

Braga: Mulher tenta matar marido com fármacos e depois com faca e tesoura em Amares

Uma mulher, de 56 anos, foi detida, no concelho de Amares, distrito de Braga, por suspeitas de ter tentado matar...

Famalicãohá 22 horas

Famalicão: Previsões de chuva regressam este sábado. Céus limpos voltam no domingo

As previsões de chuva regressam, este sábado, ao concelho de Famalicão, com uma probabilidade de precipitação de 46%, de acordo...

Arquivo

Mais Vistos