Siga-nos nas redes

Economia

Aeroportos nacionais registam quebra de 69% no número de passageiros

Publicado

em

O Instituto Nacional de Estatística revelou, esta terça-feira, que os aeroportos nacionais registaram um fluxo de 1,9 milhões de passageiros em setembro e um decréscimo de 69%.

No mês de agosto tinha sido registado uma quebra de 65,9%.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Setembro deste ano, registou uma inversão da tendência de recuperação no movimento de passageiros nos aeroportos do país.

No mês em análise, registou-se o movimento de 1,9 milhões de passageiros (embarques, desembarques e trânsitos diretos), representando uma diminuição de 69%, face ao mesmo período do ano passado, depois de quebras de 65,9% em agosto e 79,5% em julho.

Em setembro, aterraram nos aeroportos nacionais 10,8 mil aeronaves em voos comerciais, o que representa uma queda de 50,2%, comparativamente a setembro de 2019 (quebras de 46,4% em agosto e 62,0% em julho).

Já o movimento de carga e correio nos aeroportos nacionais totalizou 12,4 mil toneladas, correspondendo a uma diminuição de 29,8%, depois de quebras de 39,0% em agosto e 47,8% em julho.

”Analisando o número de aeronaves aterradas e o número de passageiros desembarcados diariamente entre janeiro e setembro de 2020, e comparando com o período homólogo, é visível o impacto da pandemia de covid-19 e das medidas adotadas ao nível do espaço aéreo a partir do início da segunda quinzena do mês de março”, refere o INE.

“Apesar da recuperação verificada nos meses de julho e de agosto, em setembro registou-se uma inversão da tendência, com reduções diárias superiores a 40% no número de aeronaves aterradas e a 60% no número de passageiros desembarcados”, acrescenta.

Entre 21 de agosto e 10 de setembro, período em que o Reino Unido incluiu Portugal na lista de países seguros para viajar, verificou-se uma menor redução do número de passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais em voos provenientes do Reino Unido (-53,5%), quando comparada com a registada no acumulado dos restantes dias dos meses de agosto e setembro (-80,2%). O número de passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais em voos provenientes do Reino Unido registou, em setembro, um decréscimo de 73,9% (-69,1% em agosto).

Numa análise aos primeiros nove meses do ano, aterraram nos aeroportos nacionais 77,7 mil aeronaves em voos comerciais (-55,9% face ao mesmo período homólogo) e foram movimentados 15,3 milhões de passageiros (-67,3%).

O aeroporto de Lisboa movimentou 51% do total de passageiros (7,8 milhões) e registou um decréscimo de 67,3%.

Considerando os três aeroportos com maior tráfego de passageiros, o aeroporto do Faro foi o que evidenciou uma maior quebra do número de passageiros movimentados entre janeiro e setembro (-75,4%).

Considerando o volume de passageiros desembarcados e embarcados em voos internacionais, nos primeiros nove meses, França foi o principal país de origem e de destino dos voos, seguindo-se o Reino Unido, que evidenciou a maior redução do número de passageiros desembarcados e embarcados face ao período homólogo (-73,9% e -72,9%, respetivamente).

Entre janeiro e setembro, registou-se uma diminuição de 31,8% no movimento de carga e correio nos aeroportos nacionais, atingindo 103,5 mil toneladas.

O movimento de mercadorias no aeroporto de Lisboa representou 65,0% do total, atingindo 67,2 mil toneladas (-39,4% face ao mesmo período do ano passado).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

OUVIR EMISSÃO RÁDIO

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 12 horas

PS Famalicão lamenta chumbo da proposta para redução do IMI da coligação PSD/CDS

Na reunião camarária desta segunda-feira, 27 de novembro, a coligação PSD/CDS rejeitou a proposta do Partido Socialista para diminuir a...

Paíshá 13 horas

Faleceu famalicense Jorge Araújo antigo dirigente do PCP

O antigo dirigente comunista Jorge Araújo morreu aos 87 anos, segundo uma nota divulgada hoje pelo PCP. Na nota, os...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Chuva regressa esta terça-feira

A chuva está de regresso ao concelho de Famalicão, esta terça-feira, tal como indicaram as previsões dos últimos dias do...

Famalicãohá 14 horas

Freguesias de Famalicão trazem músicas de Natal à Praça-Mercado a partir desta sexta-feira

A alegria do Natal será difundida por mais de quinhentos habitantes de Famalicão através de cânticos relacionados com esta época...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Trabalhador sofre queda de 3.º andar em Joane

Uma pessoa ficou ferida, esta segunda-feira, no seguimento de uma queda do 3.º andar de um apartamento, na vila de...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Câmara mantém valores do IMI, Derrama e IRC em 2024

A Câmara de Famalicão vai manter inalterados os impostos municipais no próximo ano. Os valores foram aprovados, esta segunda-feira, pelo...

Desportohá 16 horas

Vencedores do Campeonato 3 Horas de Resistência BTT receberam troféus

O Auditório António Gomes, em Avidos, recebeu no passado dia 25 de novembro, a Gala de Entrega dos Troféus da...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Engenho aprova Orçamento para 2024 focado na melhoria e criação de novas estruturas sociais

Teve lugar, na manhã deste domingo, a assembleia geral da Engenho – Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este,...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Gavião celebra quadra natalícia com atividades durante todo o mês de dezembro

O Agrupamento de Escuteiros de Gavião celebra, nesta quadra festiva, a magia do Natal, com um mês repleto de atividades...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Sentido sul-norte do túnel da Av. Marechal Humberto Delgado encerrado até às 17:00

O túnel da Avenida Marechal Humberto Delgado, no centro de Famalicão, estará com o seu trânsito condicionado até às 17:00...

Arquivo

Mais Vistos