Siga-nos nas redes

Desporto

Famalicão: Ciclista Daniel Freitas vestiu camisola da sua nova equipa este sábado

Publicado

em

O ciclista famalicense Daniel Freitas vestiu, no último sábado, pela primeira vez, a camisola da sua nova equipa: Rádio Popular – Boavista.

Tendo alcançado o 4º lugar na Volta a Portugal em 2020, o contrarrelogista esperava este momento com grande expectativa.

“Espero estar à altura deste desafio. A Radio Popular – Boavista é uma das referências a nível nacional e fazer parte da equipa é uma grande responsabilidade e um desejo de alguns anos”, referiu o jovem ciclista.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Desporto

Hóquei: FAC perde na receção ao Sporting por 2-5

Publicado

em

O Famalicense Atlético Clube (FAC) perdeu, esta quarta-feira, na receção ao Sporting Clube de Portugal, em jogo a contar para a jornada 7 da I divisão do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins.

O FAC ainda chegou ao intervalo empatado a dois golos, mas na segunda parte não conseguiu evitar a derrota frente aos leões, com o resultado final a cifrar-se em 2-5.

os golos do FAC foram apontados por Gabi e Juan Lopez.

Entretanto, hoje, quinta-feira, Riba d’Ave Sifamir recebe, às 18h30, o Paredes, também em jogo a contar para a 7º jornada da I Divisão de hóquei em patins.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: FAC recebe hoje Sporting para a 7.ª jornada

Publicado

em

A equipa de hóquei em patins do Famalicense Atlético Clube recebe, esta quarta-feira, às 20:00, no Pavilhão Municipal, o Sporting CP para disputar a sétima jornada da 1.ª divisão nacional.

Todos os que atenderem à partida são convidados pelo clube e pela Refood par que tragam um alimento para a campanha de natal desta organização, focada em ajudar os mais desfavorecidos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Ana Azevedo galardoada com O Minhoto – Grande Prémio de Júri Individual

Publicado

em

A famalicense Ana Azevedo foi esta terça feira, 29 de novembro, galardoada com o Troféu desportivo O Minhoto na categoria de Grande Prémio de Júri Individual.

A jogadora de futsal foi a única contemplada do concelho de Famalicão que recolhia nove nomeações.

A atleta que começou a sua carreira no FC Vermoim e agora representa o Santa Luzia da primeira divisão nacional, considera uma honra receber a distinção.

O Grande Prémio do Júri Coletivo, para o qual estava nomeado o Famalicense Atlético Clube, foi atribuído Grupo Cultural e Recreativo Nun’Álvares de, Fafe.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Golo reclamado por Ronaldo afinal foi de Bruno Fernandes diz FIFA e Adidas após análise

Publicado

em

Cristiano Ronaldo comemorava aos 54 minutos do jogo de segunda-feira entre Portugal e o Uruguai.

Segundos antes, tinha atirado a cabeça para um cruzamento de Bruno Fernandes antes de ver a bola cair na rede uruguaia.

Ronaldo, 37 anos, celebrava como se ele próprio tivesse marcado o golo e por isso o golo foi-lhe atribuído inicialmente.

A FIFA concordou, inicialmente, elevando brevemente a contagem oficial de Ronaldo para nove golos em 19 jogos.

Mas depois de rever as imagens de vídeo, a FIFA alterou os seus registos e decidiu que se tratava de um golo de Fernandes, assistido por Raphael Guerreiro.

Dez minutos após o golo ter sido marcado, foi lido um tweet da conta oficial do Campeonato do Mundo: “O golo foi oficialmente decidido como marcado por Bruno Fernandes”.

Cristiano Ronaldo não conseguiu tocar na bola no golo de Portugal ao Uruguai, de acordo com dados ‘altamente precisos’ retirados de um sensor dentro da bola do jogo.

De acordo com a Adidas, fabricante das bolas usadas neste mundial: “No jogo entre Portugal e o Uruguai, utilizando a Connected Ball Technology alojada na Al Rihla Official Match Ball da adidas, não podemos mostrar definitivamente nenhum contacto na bola de Cristiano Ronaldo para o golo de abertura do jogo.

“Nenhuma na bola foi detetado, como demonstrado pela falta da ‘batida do coração’ nas nossas medidas e no gráfico anexo.

“O sensor IMU de 500Hz dentro da bola permite-nos ser altamente precisos na nossa análise”.

Um sensor de movimento altamente afinado está incorporado nas bolas de jogo do Campeonato do Mundo do Qatar, com a finalidade de ajudar o VAR com chamadas de fora de jogo.

A tecnologia permite a recolha de dados para cada toque à taxa de 500 vezes por segundo. O sensor é alimentado por uma bateria recarregável.

Foi rigorosamente testado a nível das bases para garantir que estava pronto para o Campeonato do Mundo, incluindo um teste cego na Taça Árabe da FIFA e no Campeonato do Mundo de Clubes da FIFA.

Johannes Holzmüller, director de Tecnologia e Inovação de Futebol da FIFA disse: “Esta tecnologia é o culminar de três anos de pesquisa e testes dedicados pela FIFA e pelo nosso parceiro adidas”.

Uma inspeção mais atenta não mostrou qualquer variação na trajetória da bola, embora fosse quase impossível dizer se esta tinha escovado o cabelo na cabeça de Ronaldo.

Os fãs estavam divididos sobre quem deveria ser creditado, mas os dados da adidas fornecem uma resposta clara.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Mundial 2022: Portugal vence Uruguai por 2-0

Publicado

em

Portugal tornou-se hoje a terceira seleção a garantir um lugar nos oitavos de final do Mundial de futebol de 2022, ao vencer o Uruguai por 2-0, em encontro da segunda jornada do Grupo H, disputado em Lusail.

Depois de duas assistências no primeiro jogo (3-2 ao Gana), Bruno Fernandes marcou os golos que, aos 54 minutos e, de penálti, aos 90+3, selaram o triunfo da formação das ‘quinas’, que se juntou nos ‘oitavos’ a França e Brasil.

Na classificação do Grupo H, Portugal soma agora seis pontos, ficando a um de garantir a vitória no agrupamento, contra três do Gana e um de Uruguai e Coreia do Sul, que perdeu hoje por 3-2 com os africanos e defronta a seleção lusa na sexta-feira.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão reconhecido como Município Amigo do Desporto

Publicado

em

A revalidação do prémio, que reconhece as políticas e investimentos dos municípios portugueses em prol das atividades físicas e do desenvolvimento desportivo, aconteceu na passada sexta-feira, dia 25 de novembro, numa cerimónia que decorreu no concelho da Mealhada, com a presença do vereador do Desporto da autarquia, Pedro Oliveira.

A atividade desportiva gratuita e orientada para a população, nomeadamente com os programas municipais “Famalicão em Forma”, “Mais e Melhores Anos” e “Move-te”, inscrições e seguros dos jovens atletas nas diferentes federações desportivas suportadas pelo município, apoio às atividades das associações e coletividades, ampliação e modernização do parque desportivo do concelho e a sua permanente manutenção, promoção de motricidade infantil e organização de múltiplos eventos desportivos são alguns dos argumentos que valem a Vila Nova de Famalicão este reconhecimento público nacional pelas suas políticas e dinâmicas desportivas.

A propósito da atribuição da bandeira, o Presidente da Câmara Municipal refere que “distinções como esta só nos fazem ter ainda mais certeza de que estamos no caminho certo”. “O desporto e a atividade física são condições essenciais para a qualidade de vida, bem-estar e saúde dos famalicenses e, por isso, esta é uma área à qual vamos continuar a dedicar muito do nosso esforço”, acrescentou Mário Passos.

Recorde-se que o programa “Município Amigo do Desporto” foi instituído em 2016 pela Cidade Social, uma plataforma on-line de disponibilização de informações que visa contribuir para melhorar a intervenção dos municípios portugueses nas áreas do Desporto, Juventude e Educação.

O objetivo é distinguir, promover e premiar, anualmente, as boas práticas de intervenção, no âmbito municipal, de apoio ao desporto de excelência, assentando a distinção em diversas áreas de análise, nomeadamente a organização desportiva, instalações, eventos, programas, estratégias de sustentabilidade ecológica, desporto solidário, parcerias, realidade desportiva, legislação, marketing e inovação.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Centenas estiveram presentes para a despedida de Fernando Gomes no Porto

Publicado

em

Centenas de pessoas despediram-se, este domingo do ex-futebolista internacional português Fernando Gomes, vencedor de duas Botas de Ouro e goleador máximo da história do campeão nacional FC Porto, que morreu no sábado, aos 66 anos.

“Não sei se é justo propor a retirada da camisola nove [do clube]. Sendo um número tão emblemático, parece quase surreal retirar algo com um cariz tão forte para os pontas de lança e até para nós. Seguramente, haver umas iniciais ‘FG’ marcadas em cada número nove do FC Porto seria uma honra histórica e para a eternidade. Esperemos que algum sócio lance [essa ideia] em Assembleia Geral”, notou André Villas-Boas, antigo treinador dos ‘dragões’, que falava aos jornalistas na Igreja de Santo António das Antas, no Porto.

O velório de Fernando Gomes tinha começado ao final da tarde de sábado e prosseguiu hoje perante familiares, amigos, adeptos e personalidades do FC Porto, além de figuras ligadas a clubes rivais, às entidades do futebol luso e a outros quadrantes da sociedade.

“Era uma pessoa que conseguia criar unanimidade. Diria que a tribo do futebol ficou mais fraca e perdeu uma das suas grandes referências. Tinha uma relação muito pessoal com ele. Aliás, vim diretamente do Qatar [onde ia assistir ao jogo entre Portugal e Uruguai, na segunda-feira, do Grupo H do Mundial2022] para estar cá. Não podia ser de outra forma”, partilhou Pedro Proença, presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

Coberta por uma bandeira do FC Porto, a urna foi deslocada da capela mortuária para a igreja pouco antes das 15:00, seguindo-se uma missa em memória do ‘bibota’, que tinha completado 66 anos na terça-feira e convivia há três anos com uma doença prolongada.

“Sem ele não estava aqui, porque fizemos uma dupla do outro mundo. Retirar a camisola nove? Estou de acordo com tudo, inclusivamente que Portugal jogue amanhã [segunda-feira] com braçadeiras negras, porque estamos a falar de um dos grandes. Depois, o FC Porto era tudo para ele, mas nunca o ouvi a ter uma declaração a incentivar a violência. Respeitou sempre os rivais e foi um autêntico senhor”, reiterou o ex-jogador Paulo Futre, que ladeou Fernando Gomes no ataque do FC Porto (1984-1987) e da seleção nacional.

A chuva torrencial intensificou-se aquando da saída do cortejo fúnebre da Igreja de Santo António das Antas, tendo um sentido aplauso de centenas de pessoas emoldurado uma despedida comovente, enquanto as claques afetas aos portistas esvoaçavam bandeiras.

“Não sendo do meu clube, era um profundo admirador dele em criança. O seu sentido de oportunidade e o posicionamento eram características que apreciava muito [no relvado]. Depois, tinha uma atitude de grande humildade e cordialidade. Estes exemplos são muito importantes e demonstram que a linguagem do desporto pode ser de desenvolvimento, cultura, harmonia e exemplaridade para a sociedade. Fernando Gomes interpretava bem essa forma de estar”, recordou o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.

Num momento em que a seleção nacional guardava um minuto de silêncio antes de mais um treino no Qatar, o carro funerário foi descendo a Alameda das Antas rumo ao Estádio do Dragão, cercado por adeptos, que entoaram o nome do ‘bibota’ e o hino do FC Porto.

O cortejo encontrou a caminho da porta principal do recinto um retrato do então capitão a segurar a Taça Intercontinental erguida em 1987, na neve de Tóquio, com a expressão “Eterna Saudade”, concluindo essa volta com uma emotiva paragem no museu do clube.

A chuva foi dando tréguas no resto do trajeto, que teve também uma breve homenagem junto ao antigo Campo da Constituição e chegou antes das 17:00 ao sanatório da Lapa, onde seria cremado o corpo do vogal da direção ‘azul e branca’ para a formação, numa cerimónia reservada à família, que contou com o presidente portista, Jorge Nuno Pinto da Costa.

Fernando Gomes impôs-se como maior ‘artilheiro’ da história do FC Porto, com 355 golos em 452 jogos, e venceu uma Taça dos Campeões Europeus, uma Taça Intercontinental e uma Supertaça Europeia, além de três Taças de Portugal, três Supertaças Cândido de Oliveira e cinco campeonatos, que geraram duas Botas de Ouro (1982/83 e 1984/85).

Com 47 internacionalizações e 13 golos pela seleção lusa, que representou no Euro1984 e no Mundial1986, o popularizado ‘bibota’ intercalou as duas passagens pelas Antas com um périplo nos espanhóis do Sporting de Gijón (1980-1982) e despediu-se dos relvados no Sporting (1989-1991), assumindo desde 2010 funções diretivas no clube do coração.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Conheça os resultados da Divisão de Honra da AF Braga

Publicado

em

Disputou-se no passado fim de semana, dias 26 e 27 de novembro, a décima jornada da Divisão de Honra da AF Braga. Os resultados das equipas famalicenses foram os seguintes: CRP Delães 1-2 Ribeira do Neiva; Sequeirense 1-2 Bairro FC; Águias de Alvelos 1-1 Desp. S. Cosme; GD Louro 1-3 Ucha; Marca 3-1 CD Lousado e Roriz 3-0 UD Calendário.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Conheça os resultados do Distrital da 1ª Divisão

Publicado

em

Disputou-se no passado fim de semana, dias 26 e 27 de novembro, a oitava jornada do Distrital da primeira divisão com os seguintes resultados por parte das equipas famalicenses: Ronfe 3-2 CRP Delães “B”; Ruivanense AC 2-2 Urgeses; AD Gondifelos 4-1 S. Cláudio e GD Fradelos 0-1 Operário FC.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Conheça os resultados da 12ª jornada do Pró Nacional da AF Braga

Publicado

em

Disputou-se no passado fim de semana, dias 26 e 27 de novembro, a 12ª jornada do Pró Nacional da AF Braga. Os resultados das equipas famalicenses foram os seguintes: Esposende 1-0 AD Ninense; Taipas 0-4 Ribeirão; AD Oliveirense 1-3 Ponte e GD Joane 4-3 Arões.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Casa ao Lado recebe Prémio Fundação Manuel António da Mota para Clubes Unesco

A Casa Ao Lado, centro artístico de Famalicão, recebeu o Prémio Fundação Manuel António da Mota para Clubes Unesco pelo...

Paíshá 4 horas

PJ poderá ter imagens do homicídio do jovem modelo Tiago Danu

A Polícia Judiciária (PJ) de Setúbal tem imagens de videovigilância, de empresas da zona de Monte Belo Norte, dos momentos...

Paíshá 4 horas

Já pode votar na Palavra do Ano 2022. De “abusos” a “urgências” há 10 para escolher

De “abusos” a “urgências” são dez as propostas para escolher “a palavra do ano” 2022, cuja votação ‘online’ começa hoje...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: seniores embelezam Mercado Municipal com árvore de Natal original

É uma árvore de Natal muito especial, decorada com botas, que dá ambiente natalício à Praça – Mercado Municipal de...

Desportohá 7 horas

Hóquei: FAC perde na receção ao Sporting por 2-5

O Famalicense Atlético Clube (FAC) perdeu, esta quarta-feira, na receção ao Sporting Clube de Portugal, em jogo a contar para...

Paíshá 8 horas

Pensões aumentam entre 3,89% e 4,83% em 2023

As pensões vão subir entre 3,89% e 4,83% a partir de 1 de janeiro de 2023, uma revisão em alta...

Famalicãohá 8 horas

O Natal chega hoje às ruas e praças de Famalicão

Arrancam hoje as atividades de Natal na cidade de Famalicão. Esta quinta-feira, pelas 18h30, acendem-se as luzes, que este ano...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão presta hoje homenagem a Margarida Malvar

Famalicão homenageia Margarida Malvar, esta quinta-feira, 1 de dezembro . A iniciativa é promovida pela associação Casa da Memória Viva,...

Paíshá 21 horas

Pingo Doce oferece bónus de 350 euros a cada trabalhador este Natal

Os trabalhadores do grupo Jerónimo Martins, que engloba o Pingo Doce e Recheio vai ser apoiados neste início de dezembro...

Famalicãohá 21 horas

Famalicão: Trânsito condicionado após acidente na Avenida Marechal Humberto Delgado (VÍDEO)

Um acidente rodiviário está a condicionar o trânsito na Avenida Marechal Humberto Delgado, que atravessa o centro da cidade de...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES