Siga-nos nas redes

Desporto

Famalicense Arcélio Couto termina 4.ª etapa do Rali Dakar em 93.º

Publicado

em

Os pilotos portugueses na 44.ª edição do rali Dakar mostraram-se hoje satisfeitos com as suas prestações na quarta etapa da prova mais emblemática de todo-o-terreno, em que Rui Gonçalves (Sherco) foi terceiro classificado nas motas.

Este foi o melhor resultado para o piloto de Vidago (Vila Real) na prova, nesta que é a sua segunda participação.

Rui Gonçalves concluiu os 465 quilómetros cronometrados da mais longa etapa da corrida a 7.59 minutos do vencedor nas duas rodas, o espanhol Joan Barreda (Honda), que somou a segunda vitória na edição deste ano, 29.ª no no total.

“Foi uma etapa bastante rápida onde consegui imprimir um bom ritmo desde o início e mantê-lo ao longo do dia. O facto de ter andado com pilotos rápidos e com muita experiência no Dakar permitiu-me aprender e evoluir quilómetro após quilómetro”, começou por dizer o piloto transmontano.

O antigo vice-campeão mundial de motocrosse na classe MX2 sentiu-se “muito bem fisicamente”.

“O objetivo, tal como tem sido a cada dia, é continuar concentrado etapa após etapa, até ao final do Dakar”, sublinhou.

Ao português tinha sido, inicialmente, creditado o quarto lugar, atrás do italiano Danilo Petrucci (KTM), que até 2021 foi piloto de MotoGP.

Contudo, o transalpino foi penalizado em 10 minutos por excesso de velocidade, depois de na véspera ter sido transportado até ao acampamento de helicóptero depois de não ter conseguido reparar uma avaria no motor da sua KTM por ter perdido o telefone satélite durante a etapa.

Por sua vez, Joaquim Rodrigues Jr. (Hero), que venceu a terceira etapa, em Al Qaisumah, hoje teve a espinhosa missão de abrir a pista, cedendo quase 30 minutos para os primeiros, sendo 35.º.

“Depois da minha vitória, tive de abrir a etapa de hoje, que, por coincidência, era a mais longa do rali e mais dura até agora em termos de navegação. Devido às chuvas, as pistas quase não se viam, o que tornou a navegação ainda difícil. Os outros pilotos apanharam-me e rodámos juntos até final. Ainda assim, o resultado é bom e estou contente por ter chegado ao fim”, frisou o piloto natural de Barcelos, que caiu duas posições, para o 19.º lugar.

António Maio (Yamaha) foi 20.º, a 18.16 minutos do vencedor, numa etapa mais ao seu gosto.

“A especial de hoje foi mais ao meu gosto. Não tinha tanta areia e o terreno era mais rijo e com alguma pedra. O percurso era mais rápido, mas com alguma condução. Na parte final apanhei o pó de alguns pilotos e quebrei um bocado o ritmo o que acabou por me atrasar. Mas foi uma boa especial e bastante divertida. Estamos no bom caminho e vamos subindo aos poucos”, concluiu.

Mário Patrão (KTM) foi 44.º e quinto entre os pilotos sem assistência.

“A etapa de hoje tinha mesmo muitos quilómetros, mas consegui manter um ritmo consistente. O tempo aqui passa a voar, e com poucas horas de sono, há que ter cuidados redobrados. Estou satisfeito com o resultado”, comentou o piloto de Seia (Guarda).

Alexandre Azinhais (KTM) foi 92.º, logo seguido de Arcélio Couto (Honda), Paulo Oliveira (KTM) em 126.º, seguido de Bianchi Prata (Honda), em 127.º.

O britânico Sam Sunderland (GasGas), que foi sexto na tirada de hoje, manteve a liderança, mas agora com 3.00 minutos sobre o austríaco Mathias Walkner (KTM), com o francês Adrien van Beveren (Yamaha) a baixa de segundo para terceiro, a 4.54 minutos.

Nos automóveis, o catari Nasser Al-Attiyah (Toyota) herdou a 44.ª vitória da carreira na prova depois de o saudita Yazeed Al-Rajhi (Toyota) ter caído de primeiro para quinto devido a uma penalização de 5.00 minutos por excesso de velocidade.

“Preferia não ser o primeiro em pista na etapa de amanhã [quinta-feira]”, lamentou Al-Attiyah, pois os carros enfrentam um percurso diferente dos das motas.

O piloto da Toyota gastou 3:54.40 horas para cumprir os 465 quilómetros cronometrados entre Al Qaisumah e Riade, na Arábia Saudita, deixando o francês Sébastien Loeb (BRX) na segunda posição, a 25 segundos.

“Prefiro partir atrás dele do que à frente, pois na etapa de quinta-feira não vamos ter as motas a partir antes de nós e a deixar marcas em pista”, frisou Loeb.

Em terceiro lugar acabou o espanhol Carlos Sainz (Audi), que viu partir-se uma peça da transmissão traseira do seu RS e-Tron elétrico, que lhe terá roubado a vitória no troço.

“Foi uma pena porque vínhamos em posição de vencer”, sublinhou o madrileno, de 59 anos.

Miguel Barbosa (Toyota) foi 43.º, a 1:22.28 horas.

“Foi uma etapa difícil, muito rápida, com muitas ratoeiras. Houve alguns acidentes, muita gente parada, registo muitos problemas. Foi por isso muito importante para nós poder estar aqui ao final do dia. Já a terminar a etapa passámos num rio, com muita lama e já a escurecer, não foi fácil, mas carro teve impecável, sem registo de problemas, pelo que estamos satisfeitos. Seguem-se dois dias difíceis. Amanhã temos quase 400 km para fazer, com a particularidade de nós irmos para um lado e as motas para outro. Haverá mais dificuldade para quem for abrir pista.  No dia seguinte serão os carros a fazer o percurso das motas e vice-versa”, explicou.

O dia ficou ainda marcado pelo violento capotanço do Toyota do lituano Benediktas Vanagas, navegado pelo português Filipe Palmeiro, sem consequências físicas.

Os dois chegaram ao final na 80.ª posição, mas com uma penalização de 30 horas por não terem concluído o percurso.

Com estes resultados, Nasser Al-Attiyah tem, agora, 38.05 minutos de vantagem sobre Sébastien Loeb, que é segundo, e 49.15 sobre Yazeed Al-Rajhi, que é terceiro.

Miguel Barbosa é, agora, 39.º a 5:53.08 horas.

Na quinta-feira disputa-se a quinta etapa, em torno de Riade e será composta por um troço cronometrado de 346 quilómetros. Os pilotos e equipas vão encontrar um percurso entre trilhos de terra, salpicados de pedra e com uma longa secção de dunas com quase 80 quilómetros.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Desporto

Famalicense Ballas Junior conquista medalha de ouro na Galiza

Publicado

em

O piloto famalicense Ballas Junior venceu, este fim de semana, na prova que engloba o Trial Box e Campeonato Galego de Trial, realizado em Lugo, na Galiza.

Numa prova em que o jovem talento impôs o seu ritmo, ficou mais uma vez estabelecido o imenso potencial de Ballas Junior.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Bairro FC vence Série B da Divisão de Honra AF Braga

Publicado

em

O Bairro FC terminou em 1.º lugar o campeonato da Série B da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Braga.

O clube prepara-se agora para disputar os jogos que irão garantir a subida de divisão, à equipas estabelecidas nos lugares cimeiros das tabelas.

O clube de Famalicão acumulou 50 pontos em 21 partidas disputadas, com um total de 53 golos marcados, deixando no 2.º e 3.º lugar o ACR Guilhofrei e CD Celeirós, respetivamente.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Diana Santos da An-Dança uma das melhores bailarinas da Europa após medalha de bronze na Bélgica

Publicado

em

Diana Santos, aluna do Conservatório de Dança de Vila Nova de Famalicão, An-Dança, conquistou, este sábado, uma bolsa recebida no European Grand Prix (Competição da Áustria) após conquistar o 3.º lugar, para participar, como solista, diretamente nas finais de uma outra muitíssima prestigiada competição, Les Hivernales, The International Ballet Competition, em Liège, na Bélgica.

Esta competição abrange uma seleçãonas quais a bailarina alcançou um magnífico terceiro lugar com a sua interpretação de Ballet Clássico.

Nas redes sociais, os responsáveis pela academia destacam a resiliência de Diana Santos, que é motivo de orgulho para toda a estrutura.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

FC Famalicão: Fama Boys identificados pelas autoridades antes do jogo com Boavista e “barrados” no exterior

Publicado

em

Elementos da claque Fama Boys, que acompanha os jogos do FC Famalicão, ficaram impedidos de assistir à partida que disputou, este domingo, frente ao Boavista, já que as forças de segurança presentes quiseram identificar “todos os membros”, dizem adeptos ligados ao coletivo.

De acordo com os realtos inciais, o jogo encontrava-se no intervalo, ainda sem ainda a presença da claque, que estava a ser identificada no exterior, apesar de terem “bilhete válido”.

Mas tarde, os relatos indicavam que parte, ou totalidade deste coletivo havia sido “barrado” do estádio.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicense Joana Monteiro termina em 6.º lugar a prova Superprestigio MTB realizada em Espanha

Publicado

em

A ciclista famalicense Joana Monteiro terminou em 6.º lugar a prova Superprestigio MTB, realizada em Navarra, Espanha.

De acordo com a atleta, a prova teve um bom início, embora seguido de uma ” má escolha na colocação”.

Este contratempo terá obrigado a atleta a tentar “fechar o espaço que tinha para as adversárias”.

Joana Monteiro afirma que consegue este sexto lugar “consciente que podia ser melhor não fosse a má escolha inicial”, mencionada anteriormente.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Famabasket em destaque na Taça Nacional e Torneio Inter-Associações

Publicado

em

Este sábado, a equipa feminina Sub14 do FAMABASKET enfrentou o líder do grupo no Torneio Inter-Associações, o Académico FC. Embora tenha sido um jogo em que a equipa de Famalicão apresentou um bom nível, a equipa adversária do Porto mostrou a sua superioridade e venceu por 66-39.

Ao mesmo tempo, a equipa feminina Sub18 jogou em Ponte da Barca contra o Barca BC, tendo apresentado uma excelente performance, dominando sempre o adversário e alcançando uma vitória robusta por 91-34.

A equipa masculina Sub16 recebeu o FC Gaia para mais um jogo da Taça Nacional, um adversário com um histórico de apenas vitórias. No primeiro período, a equipa do FAMABASKET teve algumas dificuldades, tendo sido surpreendida pela velocidade e forte agressividade do adversário. Com a equipa de arbitragem a permitir excesso de contacto físico, o FC Gaia ganhou uma grande vantagem. Nos restantes períodos, a equipa de Famalicão adaptou-se ao estilo de jogo e assistiu-se a três períodos muito equilibrados. No entanto, já não foi possível recuperar a desvantagem, terminando o jogo com a vitória da equipa forasteira por 89-60.

Também no sábado, a equipa masculina Sub18 foi até Ribeirão, com várias ausências, mas mesmo assim demonstraram total empenho e espírito de sacrifício, conseguindo alcançar uma vitória justa e merecida por 62-46.

No domingo, foi a vez da equipa feminina Sub16 receber o ADCE DIOGO CÃO de Vila Real para mais um jogo da Taça Nacional. Infelizmente, a equipa da casa não entrou bem no jogo e permitiu ao adversário ganhar uma vantagem confortável, que foi gerida ao longo do jogo, acabando por vencer por 62-30.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Atletas da EARO sagram-se vice campeões no 23º Campeonato Nacional de Corta Mato Curto

Publicado

em

A Escola de Atletismo Rosa Oliveira esteve no dia 18 de março no 23º Campeonato Nacional de Corta Mato Curto, que se realizou na Vila de Avis em Portalegre, com quatro atletas no escalão de juniores.
Os atletas da EARO demonstraram estar ao nível dos melhores, sagrando-se Vice Campeões Nacionais em juniores, para tal feito contou com as excelentes prestações do João Rodrigues 6º lugar, Leandro Gonçalves 14º e João Azevedo 17º lugar.
Participou ainda Ana Faria, atleta júnior.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão com início de semana de sol. Chuva regressa na quinta-feira

Publicado

em

Meia semana de sol e meia semana de chuva são as previsões do IPMA, para os próximos sete dias, no concelho de Famalicão.

Com um início de semana primaveril, sem sinais de precipitação e com tempertaturas máximas a atingir os 20.º graus, nos primeiros três dias da semana, a partir de quinta-feira a chuva deve regressr, trazendo consigo uma desida ligeira das temperaturas máximas, que deverão descer até aos 17.º graus.

No que toca às temperaturas mínimas, estas irão atingir os 6/7.ºgraus no início da semana, e chegar aos 9.º na segunda metade.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Veja os golos! FC Famalicão vence o Boavista FC no Bessa por duas bolas a uma

Publicado

em

O Futebol Clube de Famalicão venceu esta noite o Boavista FC no Estádio Bessa Sec. XXI por duas bolas a uma em jogo a contar para a jornada 25 da Liga Portugal bwin.

Veja os golos da partida aqui em baixo.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicense Eugénio Costa sagrou-se campeão em quatro categorias nos Campeonatos Nacionais Masters em pista coberta

Publicado

em

O desportista Eugénio Costa, natural de Famalicão e pertencente à Escola de Movimento, foi consagrado campeão nacional em quatro disciplinas nos Campeonatos Nacionais Masters em pista coberta, que decorreram no Altice Fórum, em Braga, nos dias 25 e 26 de fevereiro.

Competindo na categoria M50, Eugénio Costa conquistou o primeiro lugar nas provas de 200 metros, 400 metros, triplo salto e na estafeta 4×200 metros. Além disso, obteve o terceiro lugar nos 60 metros.

Este atleta dá sequência aos excelentes resultados alcançados nos Campeonatos regionais do Porto, onde se tornou Campeão Regional nas cinco modalidades, e prossegue a sua preparação para o Campeonato do Mundo de Atletismo Master em Pista Coberta, que terá lugar no final de março, na Polónia, onde representará Portugal.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 14 minutos

Famalicão: Acesso à Praceta Madalena Fonseca codicionada

Por motivos de segurança e devido às obras de requalificação do passeio e remoção de árvores, o acesso à Praceta...

Famalicãohá 59 minutos

Enea Mihaj do FC Famalicão convocado para a seleção albanesa

Enea Mihaj foi convocado pelo novo treinador da seleção albanesa, o brasileiro Sylvinho, para integrar a primeira lista de convocados....

Famalicãohá 1 hora

Câmara de Famalicão apoia estruturas artísticas com 500 mil euros e critica cortes do Governo

O Ministério da Cultura cortou o apoio financeiro a três companhias artísticas de Famalicão. O assunto foi destacado esta segunda-feira,...

mário passos mário passos
Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Mário Passos tece duras críticas perante “redução substancial” do apoio para artes e cultura

O presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão criticou hoje a “substancial redução” do financiamento da Direção-Geral das Artes...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Presidente da UF de Famalicão e Calendário acusada de utilização de uma viatura da autarquia para fins pessoais

O Ministério Público (MP) acusou uma presidente de junta do concelho de Vila Nova de Famalicão de peculato, pela alegada...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Dirigente do Sindicato Têxtil do Minho é a candidata da CDU para Ribeirão

O núcleo da CDU de Ribeirão apresenta a candidata Sara Daniela Silva às eleições antecipadas desta freguesia. Sara Silva tem...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Corte de água afeta várias freguesias hoje entre as 14:00 e as 18:00

O município de Famalicão, alerta a população para cortes no abastecimento de água, que se deverão registar esta segunda-feira, entre...

Desportohá 5 horas

Famalicense Ballas Junior conquista medalha de ouro na Galiza

O piloto famalicense Ballas Junior venceu, este fim de semana, na prova que engloba o Trial Box e Campeonato Galego...

Desportohá 5 horas

Famalicão: Bairro FC vence Série B da Divisão de Honra AF Braga

O Bairro FC terminou em 1.º lugar o campeonato da Série B da Divisão de Honra da Associação de Futebol...

Desportohá 6 horas

Famalicão: Diana Santos da An-Dança uma das melhores bailarinas da Europa após medalha de bronze na Bélgica

Diana Santos, aluna do Conservatório de Dança de Vila Nova de Famalicão, An-Dança, conquistou, este sábado, uma bolsa recebida no...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES