Famalicão
Trabalhadores da Transdev em greve reunidos em Guimarães

Os trabalhadores do grupo de transportes Transdev, que opera sobretudo no Norte e Centro, estão hoje em greve, concentrando-se nas instalações da empresa em Guimarães, segundo o Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos do Norte (STRUN).
De acordo informação adiantada à Lusa pelo coordenador do STRUN, José Manuel Silva, os trabalhadores concentram-se hoje nas instalações da empresa na freguesia do Pinheiro, em Guimarães (distrito de Braga), a partir das 10:30.
A paralisação começou à meia-noite e dura 24 horas.
O pré-aviso de greve já tinha sido emitido no dia 29 de dezembro e, além de hoje, está prevista uma nova paralisação no dia 06 de fevereiro.
O comunicado que anunciava o pré-aviso de greve referia que o STRUN tinha enviado às empresas do grupo Transdev “as exigências aprovadas pelos trabalhadores, dando-lhe desde logo a conhecer” que marcaria greves “se não alterassem a sua posição no prazo máximo de 15 dias”.
“A resposta da empresa chegou dentro do prazo, mas apenas se limitou a dizer que existia um CCT [Contrato Coletivo de Trabalho] e que era para se cumprir, não aceitando alterar o que quer que fosse”, pode ler-se no texto.
Contactada pela Lusa, a Transdev referiu que o acordo de contratação coletiva assinado há seis meses com todas as estruturas sindicais demonstra o seu “respeito pelos trabalhadores e seus representantes”.
Num comunicado de terça-feira, o STRUN refere que o CCT “não foi aprovado pelos trabalhadores nem assinado por quem os representa”, e “é muito pior que o contrato da ANTROP”, a Associação Nacional de Transportes de Passageiros.
Em dezembro, a Transdev tinha referido que o acordo “estabelece a existência de uma comissão paritária para fazer o seu acompanhamento e onde se analisam e debatem os temas a serem alterados por acordo entre as partes”.
“Esta comissão é a estrutura estabelecida para o diálogo em torno do acordo coletivo”, realçou o grupo.
Entre as exigências dos trabalhadores estão aumentos salariais este ano “na mesma percentagem do salário mínimo nacional, ou da inflação, aquela que for mais favorável aos trabalhadores, como vão receber os trabalhadores das empresas filiadas na ANTROP”.
Para os trabalhadores, o local de trabalho deve ser “aquele para onde o trabalhador foi contratado e não pode rodar para outro, mesmo que diste a mesma distância casa-trabalho”, e os trabalhadores, “sempre que na hora de almoço ou jantar estejam deslocados do seu local de trabalho”, devem ter “direito ao almoço ou jantar em deslocado”.
Os trabalhadores exigem ainda o “pagamento do pequeno-almoço para quem inicia o serviço antes das 06:00”, a “acumulação do subsídio de alimentação com almoço ou jantar em deslocado ou penalizado”, e não aceitam receber o “subsídio de complemento de condutor”, pretendendo manter o “subsídio de agente único com a sua redação anterior”.

Famalicão
Famalicão: Vila de Joane celebra Procissão do Senhor dos Santos Passos este domingo

Realiza-se este domingo, na freguesia de Joane, a Procissão do Senhor Santos Passos, na Igreja Divino Salvador, a partir das 15:00.
Esta irá percorrer algumas ruas desde o centro da vila até à Capela de Santos Passos no alto do monte de Celorico, onde será celebrado o sermão alusivo à época da Quaresma.
Famalicão
Bombeiros Voluntários Famalicenses apresentam amigos de 4 patas em ação de sensibilização sobre resgate e salvamento

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses estiveram, esta quinta-feira, no Pavilhão Desportivo do Louro, em Famalicão para uma demonstração sobre a busca e salvamento de pessoas e animais, perante os alunos das turmas do ensino pré-escolar e 1.º ano do Agrupamento de Escolas D. Maria II, que assinalam assim o mês da Proteção Civil.
Assim, a equipa cinotécnica desta corporação chegou acompanhada pelos seus amigos de quatro patas Luna, a Moli e a Nani, que fizeram as delícias das crianças presentes, sensibilizando as mesmas para a ajuda preciosa dispendida por estes animais em situações de resgate e salvamento.
Estes proporcionam uma intervenção rápida e eficaz em situações de resgate e salvamento de pessoas desaparecidas, tanto em ambientes de catástrofe como simples emergências.
Famalicão
Famalicão: Mocidade Alegre de Landim realiza “I Raid BTT das Tascas”
O coletivo Mocidade Alegre de Landim, de Famalicão, realiza, no dia 15 de abril (sábado) o “I Raid BTT das Tascas”, um evento que promete convívio, animação e desporto em duas rodas, pelas ruas da freguesia.
A concentração está marcada para as 14:00, na sede da associação e as inscrições são limitadas, com o custo de “10 rodas”.
As inscrições poderão ser efetuadas através do seguinte link: https://forms.gle/g4ZcXt5HeAEEgPhw7

-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Parque da Devesa promove nova campanha de limpeza de pontas de cigarro
-
Desportohá 1 semana
Famalicão: Mário Passos entrega bolsas de estudo para alunos do ensino superior este sábado na Casa das Artes
-
Paíshá 6 dias
Mudança para horário de verão chega este fim de semana
-
Desportohá 4 dias
Atletas da equipa de boccia da ACIP representam Famalicão na final do campeonato nacional