Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Costa e Francisco debatem caso dos alunos chumbados em Cidadania

Publicado

em

Agora que se aproximam as Eleições Legislativas, os debates entre os principais líderes partidários já começaram, criando uma interação e discussão direta de vários assuntos de grande importância para o país.

Um dos temas abordados no “frente-a-frente” entre o líder do PS e do Governo, António Costa, e o dirigente do CDS, Francisco dos Santos, foi o caso dos alunos de Famalicão que, apesar do bom aproveitamento escolar, foram chumbados por faltas à disciplina de Cidadania, resultado da objeção de consciência dos seus pais.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



O assunto foi chamado à discussão pelo líder do CDS que afirma que “a Ideologia de géneros nas salas de aula, isto é uma porta aberta ao totalitarismo.
Nem na Venezuela, nem em Cuba, encontrei situações de um ministério querer chumbar alunos, que têm aproveitamento, por um exercício de liberdade dos seus pais, que é quererem educar os seus filhos, consoante os seus valores”, explicou.

“Eu pergunto ao D. António Costa se esta liberdade de educação que está na Constituição e que impede as salas de aulas de ter ideologias e que garante uma objeção de consciência é, ou não, para cumprir, no ensino publico em Portugal”, perguntou ao líder do Governo.

Por sua vez, Costa responde que “o programa das escolas é feito com uma base científica, por comissões científicas e ao contrário do que o CDS entende a disciplina de Cidadania é tão importante como todas as outras disciplinas. A escola tem a função básica de formar pessoas para a sua vida e para serem cidadãos. Essa disciplina é muito importante para dar às pessoas noções sobre o funcionamento do sistema político, os valores da liberdade os valores da democracia (…) não é uma doutrina de género. Os valores de liberdade e da pluralidade do que é a família, a escola também deve respeitar. Porque as sociedades evoluem e não temos o mesmo conceito de família que tínhamos no passado.

Tem noção da quantidade de pessoas que ao longo de anos e anos foram infelizes porque a sociedade chegou a criminalizar o facto de serem homossexuais?”, perguntou por sua vez António Costa.

Perante estas afirmações, Francisco dos Santos, reforça a sua vontade em responder, afirmando que “nada” do que disse o lídeo do PS sobre a disciplina é ensinado nesta disciplina.

“A partir do momento em que se teoriza acerca da sexualidade e se procura ministrar valores que não são técnico-cintíficos, as famílias tem do direito de declinar que a escola possa transmiti-los aos seus filhos.

O argumento de liberdade é o que me faz propor (…) que as famílias tenham opção de escolher, ou não, que os filhos frequentem essa diciplina.

Temos de admitir, no quadro da liberdade, que hajam famílias que entendam que este não será o caminho para educar os seus filhos”, respondeu o líder do CDS.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 6 horas

Famalicão x Sporting reagendado para 16 de abril (terça-feira)

O jogo entre o Famalicão e o Sporting, relativo à 20.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, foi hoje...

Paíshá 7 horas

Lendário Campeão Nacional de Ralis Joaquim Santos de Penafiel deixa-nos aos 71 anos

Faleceu, esta segunda-feira, aos 71 anos vítima de doença súbita Joaquim Santos, notável piloto de ralis português, natural de Penafiel,...

Paíshá 7 horas

GNR apreende 194 quilos de pescado em Gaia

No dia 11 de março, o Posto Territorial da GNR dos Carvalhos, no concelho de Vila Nova de Gaia, sob...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão espera terça-feira de sol e “máximas” de 19.º graus

Famalicão espera, esta terça-feira, mais um dia de sol, à semelhança das últimas 24 horas, assim indicam as previsões do...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Prémio Literário Camilo Castelo Branco no valor de 7.500 euros inserido nas celebrações do bicentenário

O lançamento do Prémio Literário Camilo Castelo Branco é um dos destaques das comemorações do bicentenário do nascimento do autor...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Lousado e Landim ganham novos parques para divertimento das crianças ao ar livre

Foram inaugurados este fim de seman dois parques destinados ao divertimento e atividades ao ar livre das crianças nas freguesias...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Vermoim celebra Festa dos Padrinhos este sábado

Vermoim celebra, este sábado a Festa dos Padrinhos, um evento alusivo à época da Páscoa, organizado pela associação de pais...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Atropelamento na Avenida de França faz um ferido

Uma pessoa ficou ferida, ao final da manhã desta segunda-feira, na sequência de um atropelamento rodoviário, na Avenida de França,...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Corpo de Sérgio Ferreira dos Bombeiros Voluntários Famalicenses será sepultado esta terça-feira

Será sepultado, esta terça-feira, Armindo Sérgio Loureiro Pereira Ferreira, elemento dos Bombeiros Voluntários Famalicenses que faleceu, este domingo, após uma...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Colisão em Outiz resulta em 2 feridos

Duas pessoas ficaram feridas na sequência de uma colisão rodoviária entre um veículo ligeiro e um de duas rodas, ao...

Arquivo

Mais Vistos