Siga-nos nas redes
Publicidade

Famalicão

PAN apresenta sugestões para o “Plano Municipal da Juventude de Famalicão”

Publicado

em

A Comissão Política Concelhia de Famalicão enviou as suas sugestões para o “Plano Municipal da Juventude de Famalicão”, referentes ao período de auscultação pública, promovido pelo Município e pela Casa da Juventude de Famalicão.

A participação em iniciativas de auscultação pública, ou de consulta pública, é de extrema relevância, especialmente porque as mesmas referem-se a assuntos que ditam a forma como o nosso Concelho se organiza e a forma como as temáticas se concretizam no terreno.” refere Sandra Pimenta, acrescentando “aconselhamos todas as pessoas a aproveitar as raras oportunidades que têm para participar na atividade política no concelho.” 

Da informação disponibilizada, salientamos a importância do mesmo proceder à auscultação de associações juvenis, das escolas do concelho e entidades públicas e privadas, contudo, o partido considera que não é claro quem são estas entidades privadas, assim como o universo de escolas e de alunos que foi auscultado foi muito reduzido. Paralelamente, desconhece-se se foi divulgado nas Juntas de Freguesia esta iniciativa e de que forma se incentivou a participação dos jovens.

Um dos pontos fundamentais, e que este Plano não refere, diz respeito às questões LGBTI, “lamentavelmente, uma vez mais esta comunidade foi colocada de parte”. Neste sentido o partido propôs quer a realização de campanhas de esclarecimento às famílias sobre as questões LGBTI, quer ações de sensibilização sobre os diversos tipos de discriminação, na busca de prevenir e erradicar o preconceito e a violência contra crianças e jovens LGBTI.

O partido apresentou propostas no sentido de garantir uma maior participação dos jovens na discussão das políticas locais, mas também que exista um forte reforço do investimento na reabilitação e construção de habitação pública para arrendamento acessível jovem, capaz de competir com a oferta privada. 

A promoção do empreendedorismo verde, a promoção de uma alimentação saudável, ou a questão da acessibilidade e da mobilidade suave, não foram esquecidas pelo partido.

Paralelamente, foi sugerido a promoção de concursos literários, design, musicais, ilustração e implementação de ideias jovens na arquitetura do concelho, assim como o incentivo ao envolvimento jovem no desenvolvimento de projetos que promovam uma estreita relação entre escolas e CROA.

“Temos alguma curiosidade em saber como é que este executivo vai dar resposta a um dos objetivos a que se propôs, “aumentar o número de espaços verdes e agrícolas”. Considerando a destruição ambiental massiva a que temos assistido no concelho, só mesmo um ato de magia para solucionar o problema.” finaliza a porta-voz.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Famalicão

Famalicão: Mais uma madrugada sob Aviso Amarelo com chuva e trovoada. São as previsões para esta sexta-feira

Publicado

em

Esta prevista uma sexta-feira, onde a chuva irá marcar presença, sendo ainda possível a ocorrência de trovoadas e queda de granizo, durante esta madrugada, estando em vigor um Aviso Amarelo, até às 03:00.

No que toca às temperaturas máximas, estas vão registar um decréscimo de 4.º graus, em relação a esta quinta-feira, fixando-se nos 22.º.

Já as temperaturas mínimas poderão atingir os 16.º graus, um cenário que deverá manter, mais ou menos, inalterado até ao início da próxima semana.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Bombeiros Voluntários de Famalicão choram morte Comandante do Quadro de Honra José Paredes

Publicado

em

Os Bombeiros Voluntários de Famalicão estão de luto pela morte do Comandante do “Quadro de Honra”, José Paredes, vítima de doença prolongada.

Estes endereçam os seus sentimentos a todos os familiares e maigos mais próximos de José Paredes.

“À família enlutada, bem como a todos os amigos que com ele conviveram, enviamos as mais sentidas condolências”, escreveram os responsáveis.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Casa das Artes apresenta filme “Pacifiction” de Albert Serra esta quinta-feira

Publicado

em

O Cineclube de Joane exibe o filme “Pacifiction” na sessão de cinema desta quinta-feira, 8 de junho, na Casa das Artes de Famalicão, com início marcado para as 21h45.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

OUVIR RÁDIO

VER TV EM DIRETO

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 53 segundos

Famalicão: Mais uma madrugada sob Aviso Amarelo com chuva e trovoada. São as previsões para esta sexta-feira

Esta prevista uma sexta-feira, onde a chuva irá marcar presença, sendo ainda possível a ocorrência de trovoadas e queda de...

Famalicãohá 19 minutos

Bombeiros Voluntários de Famalicão choram morte Comandante do Quadro de Honra José Paredes

Os Bombeiros Voluntários de Famalicão estão de luto pela morte do Comandante do “Quadro de Honra”, José Paredes, vítima de...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Casa das Artes apresenta filme “Pacifiction” de Albert Serra esta quinta-feira

O Cineclube de Joane exibe o filme “Pacifiction” na sessão de cinema desta quinta-feira, 8 de junho, na Casa das...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Trovoadas muito fortes e chuva já se fizeram sentir no concelho (vídeo)

Tal como indicavam as previsões meteorológicas para o concelho de Famalicão, nesta quinta-feira, 08 de junho, a chuva e trovoadas...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Concerto de Costinha cancelado devido ao mau tempo

Foi cancelado o concerto do cantor famalicense Costinha, agendado para esta quinta-feira, devido ao agravamento das condições meteorológicas. A notícia...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Café-Concerto da Casa das Artes recebe noite de fado esta quinta-feira

Realiza-se, esta quinta-feira, no café concerto da Casa das Artes de Famalicão, mais uma noite dedicada ao fado. Nesta edição...

Desportohá 4 horas

Jogo de homenagem a Neno ajuda instituição solidária de Famalicão “A Palavra”

No dia 10 de junho, exatamente dois anos após a trágica morte de Neno, antigo guarda-redes internacional português, o Estádio...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Encontro de Tocadores de Cavaquinho adiado devido ao mau tempo

Foi adiado, para data e hora incerta, o 4.º Encontro de Tocadores de Cavaquinhos, agendado para a tarde desta quinta-feira,...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Junta de Landim alerta para tentativa de rapto de duas crianças na freguesia

A Junta de Freguesia de Landim, informou, esta quinta-feira, ter conhecimento da tentativa de rapto de duas crianças, recentemente, na...

Póvoa de Varzimhá 5 horas

Colisão entre ambulância e carro faz 3 feridos em Rates (vídeo)

Três pessoas ficaram feridas, na manhã desta quinta-feira, na sequência de uma colisão entre uma ambulância e um carro, na...

Arquivo

Mais Vistos