Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão de Lés-a-Lés na Freguesia de Gavião

Publicado

em

Neste Lés-a-Lés está em destaque a freguesia de Gavião que celebra este fim de semana as festas em Honra de S. Vicente.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Famalicão

Famalicão: Sub-contratados da Continental em vias de despedimento coletivo manifestam-se em frente à empresa

Publicado

em

Os trabalhadores da Schnellecke Logistics Portugal, empresa que presta serviços à Continental Mabor, de Famalicão, vão reunir-se, em frente às instalações desta, para uma manifestação “exigindo o fim da intenção de
despedimento coletivo, declarada em Agosto”, noticiada pela Fama TV.

A manifestação está marcada para esta sexta-feira, às 14:30, às portas da multinacional, localizada na freguesia de Lousado, em Famalicão.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Brigada de Resgate Animal disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana

Publicado

em

Famalicão tem uma Brigada de Resgate Animal disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana para serviços de socorro e recolha de animais abandonados ou em situação de perigo.

Associada ao CROA – Centro de Recolha Oficial Animal de Famalicão, e a funcionar em articulação com as forças de segurança e de socorro do concelho para uma resposta mais célere e eficaz, a nova equipa, e recursos associados, foi apresentada pelo Presidente da Câmara Municipal nesta terça-feira, dia 4 de outubro, Dia Mundial do Animal.

Como recursos, a Brigada de Resgate Animal possui uma carrinha com os equipamentos necessários para socorrer quer em profundidade, quer em altura, e de forma segura, os animais abandonados ou em situação perigosa.

“Com mais este serviço, evidenciamos bem o nosso compromisso com o bem-estar e a defesa do animal” destacou o Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos. “É um bom exemplo a nível regional, e que acredito que vai inspirar outros municípios a apostar nestes serviços, por forma a poder socorrer eficazmente os animais abandonados”, realça.

A par da apresentação da Brigada de Resgate Animal de Famalicão foi também inaugurada a «Aldeia dos Gatos», um espaço situado nos jardins do CROA dedicado aos pequenos felinos, que servirá para albergar os animais e fazer face á sobrelotação existente, com as melhores condições de segurança e bem-estar. Também foram entregues distinções aos voluntários e aos representantes das autoridades locais parceiras do CROA, como gesto de agradecimento pelo apoio prestado.

Caso verifique uma situação de abandono ou um animal em risco, poderá alertar a equipa do CROA através dos contactos 252 322 235 e 934 037 817, ou enviando mensagem para a página de Facebook e de Instagram do @croafamalicao.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Casa-Museu de Camilo torna-se centro da rota literária do escritor

Publicado

em

 A Casa-Museu de Camilo, em Seide São Miguel, Vila Nova de Famalicão, vai assumir-se como o centro da rota literária em torno do património vivencial, literário e arquitetónico camiliano, anunciou hoje o município.

Em comunicado, o município refere que a inauguração da sede do projeto turístico-cultural “Camillo – Rotas do Escritor” marcará a 6.ª edição dos Encontros Camilianos, que decorre nos dias 14 e 15 de outubro, em São Miguel de Seide.

Para além do município de Famalicão, este projeto de valorização do património de Camilo Castelo Branco conta também com o envolvimento de outras instituições e cidades do norte do país com ligação histórica ao romancista, como Braga, Porto e Ribeira de Pena.

A 6.ª edição dos Encontros Camilianos arranca no dia 14, com a realização de um roteiro camiliano ao centro histórico de Braga, durante o qual serão evocados episódios biográficos do novelista e lugares ou edifícios frequentados por Camilo que serviram de cenário para as suas produções ficcionais.

À noite, o GRUTACA apresenta “Entre a flauta e a viola”, uma peça de teatro cómico de Camilo Castelo Branco, no auditório do Centro de Estudos.

No dia 15, em que a Casa-Museu de Camilo celebra 100 anos de abertura ao público, haverá uma conferência alusiva ao tema “Retratos Camilianos: aproximações e enigmas”.

Segue-se a inauguração da exposição “A tebaida do Mestre de Seide – 100 anos de memórias de uma casa-museu”.

Trata-se de uma mostra documental, bibliográfica e iconográfica dos factos mais importantes relacionados com o pulsar da Casa Museu de Camilo desde 15 de outubro de 1922 até à atualidade.

Haverá ainda um almoço com ementa camiliana, uma conferência sobre o tema “Camilo Castelo Branco: da figura controversa às controversas figuras” e a apresentação do livro “Camilo Castelo Branco e a atração dos abismos”.

Promover o debate e a reflexão interdisciplinar em torno das temáticas camilianas, contribuindo para a melhor promoção e divulgação da vida e obra de Camilo Castelo Branco, é um dos propósitos dos Encontros Camilianos de São Miguel de Seide.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Roteiro Associativo com FamaBasket

Publicado

em

A Fama conversa com Nuno correia, coordenador e treinador do FamaBasket.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Alunos da EB Senador Sousa Fernandes visitam Centro de Recolha no Dia do Animal

Publicado

em

Os alunos da Escola Básica Senador Sousa Fernandes de Famalicão visitam, esta sexta-feira, o Centro de Recolha Animal de Famalicão, assinalando o Dia do Animal.

Esta visita irá servir para sensibilizar as crianças para a importância dos animais e do respeito que devemos manter por estes, no que toca à sua proteção, para manutenção das espécies.

A escola apela às doações de comida para animais, para que possam ajudar o centro nesta visita e assim contribuir para o bem estar destes animais, que acabaram recolhidos neste espaço.

“Se puderem tragam e deixem na escola para serem doados amanhã”, é a mensagem da EB Senador Sousa Fernandes.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

FC Famalicão encontra Trofense na Taça de Portugal a 15 de outubro

Publicado

em

O FC Famalicão e Trofense vão estar frente a frente na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal Placard, foi hoje sorteado.

O duelo está marcado para o dia 15 de outubro (sábado), às 15:00.

14 outubro

Amora x Estoril (20h45) no Canal 11

15 outubro

Trofense x Famalicão (15h) no Canal 11

Canelas x Vitória SC (15h) na Sport TV

Tondela x Santa Clara (20h) no Canal 11

Caldas x Benfica (20h45) na RTP

16 outubro

Vitória FC x Paços de Ferreira (15h) no Canal 11

Felgueiras x SC Braga (17h) na Sport TV

Varzim x Sporting (19h) na Sport TV

Anadia x FC Porto (20h45) na RTP

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Casa das Artes recebe exposição “Federico Fellini, Il Maestro”

Publicado

em

A Casa das Artes de Famalicão recebe, este sábado, a partir das 17:00, a exposição “Federico Fellini, Il Maestro”.

A exposição, enquadrada na programação do 7.º Episódio do CLOSE-UP, é uma parceria da Casa das Artes de Famalicão com o Museu de Cinema de Melgaço – Jean-Loup-Passek, e toma como base a exposição que assinalou o centenário do nascimento de Fellini.

Esta exposição reúne cartazes, fotografias e desenhos do cineasta italiano, vai estar patente no foyer da Casa das Artes de Famalicão, com entrada livre, até 30 de dezembro.

Federico Fellini, nascido em Rimini, antes de ser realizador foi desenhador, caricaturista, cartoonista: lugares de desenhos de personagens, gestos, expressões, cenários e sonhos. O desenho perdurou como parte do seu processo criativo e funcionava também como terapia. Um realizador visionário, então, em que muitas vezes os desenhos antecipavam o guião, o guarda-roupa, os cenários, a luz ou as características dos interpretes, servindo para familiarizar e aproximar os seus colaboradores da narrativa, da natureza e da identidade do filme. Os desenhos de Fellini eram uma antecipação fragmentada do filme. Os filmes, uma analogia da sua vida: todos transportam memórias, sonhos, historias e acontecimentos vividos ou sonhados por Fellini.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Tiago Reis participa este fim de semana na Baja TT Norte

Publicado

em

Tiago Reis participa, este fim de semana, na Baja TT Norte de Portugal, um desafio “novo para todos”, onde o piloto famalicense quer estar “entre os melhores e os mais rápidos na prova”.

Com “um ritmo elevado e que promete muita
luta pelos melhores registos de tempo”, a Baja TT Norte, estreia-se no calendário do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT), com cenários bem distintos daqueles a que a caravana do Todo-o-Terreno nacional está habituada a percorrer. Os concelhos de Murça e Valpaços vão servir de cenário à prova, com um traçado muito exigentes ao nível da condução.

O campeão nacional ao volante da sua TOYOTA HILUX vai procurar imprimir ritmo e andar entre os mais rápidos. «Mostramos na última prova que estamos muito competitivos e queremos repetir esse registo nesta prova a norte, em pisos diferentes do que habitualmente temos no campeonato, numa Baja que por isso será diferente, mas onde queremos mostrar a nossa competitividade» diz Tiago Reis.
A Baja TT Norte de Portugal começa na manhã de sábado com o prólogo com cerca de 7km, seguido de dois Setores Seletivos (SS) pelo traçado desenhado nos concelhos de Valpaços e Murça, SS repetidos no dia de domingo.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Rancho Folclórico Santa Marinha de Mogege realiza Desfolhada Tradicional

Publicado

em

Realiza-se este sábado a Desfolhada Tradicional do Rancho Folclórico Santa Marinha de Mogege, cerca das 21:00, na Eira dos Irmãos Freitas no lugar da Portela-Mogege.

O evento que promete “reviver tradições”, tem entrada livre.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Riba d’Ave Hóquei Clube conquista primeira vitória do campeonato

Publicado

em

A equipa principal do Riba d’Ave Hóquei Clube conquistou, esta quarta-feira, a primeira vitória do campeonato Placard, frente ao CD Paço de Arcos.

A partida decorreu no Parque das Tílias, em Riba de Ave, e contou com golos de Carlos Loureiro, Gustavo Pato, Pedro Silva (3 golos) e Hugo Barata. O resultado final foi de 6-1.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Sub-contratados da Continental em vias de despedimento coletivo manifestam-se em frente à empresa

Os trabalhadores da Schnellecke Logistics Portugal, empresa que presta serviços à Continental Mabor, de Famalicão, vão reunir-se, em frente às...

Barceloshá 8 horas

Homem de 71 anos perde a vida após capotamento de trator em Barcelos

Um homem de 71 anos perdeu a vida, na tarde desta quinta-feira, após um acidente de trator, em Vila Cova,...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Brigada de Resgate Animal disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana

Famalicão tem uma Brigada de Resgate Animal disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana para serviços de socorro...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Casa-Museu de Camilo torna-se centro da rota literária do escritor

 A Casa-Museu de Camilo, em Seide São Miguel, Vila Nova de Famalicão, vai assumir-se como o centro da rota literária...

Famalicãohá 9 horas

Roteiro Associativo com FamaBasket

A Fama conversa com Nuno correia, coordenador e treinador do FamaBasket.

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Alunos da EB Senador Sousa Fernandes visitam Centro de Recolha no Dia do Animal

Os alunos da Escola Básica Senador Sousa Fernandes de Famalicão visitam, esta sexta-feira, o Centro de Recolha Animal de Famalicão,...

Desportohá 12 horas

FC Famalicão encontra Trofense na Taça de Portugal a 15 de outubro

O FC Famalicão e Trofense vão estar frente a frente na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal Placard, foi hoje...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Casa das Artes recebe exposição “Federico Fellini, Il Maestro”

A Casa das Artes de Famalicão recebe, este sábado, a partir das 17:00, a exposição “Federico Fellini, Il Maestro”. A...

Regiãohá 12 horas

Jovem de 16 anos está desaparecida há 5 meses em Arcos de Valdevez

Está desaparecida há cinco meses Raquel Sofia Ribeiro Seixas, uma jovem de 16 anos, que se encontrava institucionalizada Casa de...

Economiahá 13 horas

Preço do gás engarrafado desce 18 cêntimos

A Autoridade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) baixou o preço máximo do gás engarrafado em Outubro, que cai 18 cêntimos...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES