Famalicão
Trabalhadores da Coindu descontentes com salários manifestam-se em frente à empresa dia 09 de fevereiro

Os trabalhadores da Coindu, empresa ligada à produção de componentes para automóveis, localizada na freguesia de Joane, em Famalicão, preparam uma manifestação junto às instalações da empresa, agendada para o dia 09 de fevereiro (quinta-feira), devido a novas alterações na politica de distribuição de salários e prémios dos trabalhadores.
De acordo com uma fonte ligada ao Sindeq – Sindicato das Indústrias e Afins, foi anunciado recentemente, pelo departamento de recursos humanos da empresa, que os trabalhadores iriam passar a auferir de um salário entre os 800 e 1.000 euros, algo que estes disputam, afirmando que o prémio de assiduidade de 40 euros passará a ser inserido no salário base, somente para que este aumente de valor nominal.
Para estes, o Acordo de Rendimentos e Competitividade, estipulado para o período entre 2023 e 2026, especifica que deverá registar-se um aumento mínimo de 20% no vencimento base, numa média de 4,8% em cada um destes anos, algo que para estes não se verifica, já que alegam que estes 40 euros do prémio de assiduidade foram meramente reposicionados no salário base, para cobrir esta percentagem.
À Fama TV, explicaram ainda que contestam também o anúncio recente, que indicava que as costureiras da Coindu passariam a receber 1.000 euros, afirmando que foram criadas diversas condicionantes (não especificadas pelo Sindeq), que irão tornar “muito difícil” que este valor seja atingido, pela maior parte destas trabalhadoras.
“É impossível atingir os mil euros, e isto não nos foi explicado”, exclamam.
“Queremos que o departamento de recursos humanos receba o representante dos trabalhadores”, dizem, “porque também temos problemas com a organização do calendário de férias e de feriados, entre outros”, garantem.
Os trabalhadores pretendem que a diretora de recursos humanos da empresa se reúna com o sindicato que os representa, de forma a que seja considerado o seu caderno reivindicativo.
Para isto organizam uma manifestação que irá englobar os trabalhadores do 1.º e 2.º turno, os maiores da empresa, que conta com mais de 2 mil, no seu total.
A Fama TV tentou contactar a Coindu, na tarde desta sexta-feira mas não obteve resposta, aguardando agora uma resposta dos responsáveis.

Desporto
Famalicão: Riba d’Ave HC conquista 3.º lugar no Torneio Cidade de Valongo

Os atletas do Riba d’Ave HC encerraram, este sábado a pré temporada 2023/2024, com a disputa do 3.º lugar, que conquistaram, na 18ª edição do Torneio Cidade de Valongo “Memorial Carlos Figueira”.
Frente ao HC Turquel, a equipa famalicense manteve-se em desvantagem no marcador nos momentos iniciais da partida, situação que acabaria por reverter, com um empate a 4 golos, mesmo sem guarda-redes, e a meros segundos do final do tempo regulamentar.
A prova terminou com a vitória do emblema famalicense, na fase de desempate por livres diretos.
O clube agradece a todos os atletas e apoiantes presentes na conquista de mais um pódio.
Famalicão
Bombeiros Voluntários Famalicenses em destaque no desafio “Bombeiro d’Areia”

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses participaram, este fim de semana, no desafio “1.º Bombeiro D’Areia Portugal”, realizado pelos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, onde se destacarm pela sua performance.
Neste, que foi um dia “de superação e o mais importante um dia de confraternização”, o coletivo dos Bombeiros Voluntários Famalicenses conquistou o 11.º lugar entre as 23 equipas em competição.
Prometendo um foco ainda maior na próxima edição, os “Guitas” agradecem aos seus atletas envolvidos na prova, assim com a todos os seus apoiantes.

Famalicão
PSD Famalicão lembra protagonismo do Município na criação do Campus da Proteção Civil em Bairro

Os dirigentes do núcleo famalicense do Partido Social Democrata elaboraram um comunicado, enviado à redações, considerando a recente visita de uma delegação do Partido Socialista, ao Campus da Proteção Civil, na freguesia de Bairro, no concelho de Famalicão, e as suas afirmações após tal presença.
Comunicado:
” 1. O Campus da Proteção Civil, inaugurado em 1 de julho de 2022, é uma referência a nível nacional, contemplando um Centro Municipal de Proteção Civil, um Heliporto e uma Base de Apoio Logístico – esta última construída mediante protocolo celebrado entre o Município de Vila Nova de Famalicão e a ANEPC (Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil), sem qualquer custo para a ANEPC, já que o Município assumiu os encargos com todo o edificado, nomeadamente ao nível das rendas e manutenção das diversas valências;
- O Campus da Proteção Civil está instalado numa área de cerca de 30.000 m2, após um longo processo de negociação entre o Município de Famalicão e a entidade proprietária do recinto, do qual resultou um acordo de arrendamento;
- O papel ativo e a postura determinada da Câmara Municipal, assumindo uma responsabilidade que cabia à Administração Central, foi condição absolutamente decisiva para a concretização desta relevante infraestrutura em Bairro, donde goza de uma localização privilegiada para as operações em toda a região;
- Por muito que o PS apregoe que o Campus da Proteção Civil “é um dos mais recentes investimentos do Governo em Famalicão” – certamente referindo-se aos meios humanos e aéreos, e outros –, não pode ocultar que esta infraestrutura é uma realidade no nosso concelho graças à intervenção da Câmara Municipal de Famalicão. E disso deu devida nota o Ministro da Administração Interna, José Luis Carneiro, na cerimónia de inauguração do Campus;
- Mas há outros exemplos em que a intervenção da Câmara Municipal foi absolutamente decisiva para a concretização de investimentos estruturantes, substituindo-se à Administração Central. Veja-se o caso da Loja do Cidadão de Famalicão, inaugurada em 2021, em que foi responsabilidade direta do Município a realização das obras necessárias à construção e instalação dos serviços, num investimento de 2 milhões de euros;
- Não basta chamar a si os louros de obra feita; é preciso, de facto, fazê-la. É essa marca que caracteriza a ação governativa da Coligação Mais Ação, Mais Famalicão, com uma gestão séria e responsável ao serviço de todos os famalicenses”, explicam.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Bairro recebe colheita de sangue este domingo
-
Paíshá 6 dias
ASAE apreendeu mais de 3.000 embalagens de suplementos alimentares
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: AECCB dedicou dia à Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola
-
Famalicãohá 4 dias
Lions Club de Famalicão realizou Jantar/Assembleia e homenageou membros do grupo