Siga-nos nas redes

Famalicão

Trabalhadores da Coindu descontentes com salários manifestam-se em frente à empresa dia 09 de fevereiro

Publicado

em

Os trabalhadores da Coindu, empresa ligada à produção de componentes para automóveis, localizada na freguesia de Joane, em Famalicão, preparam uma manifestação junto às instalações da empresa, agendada para o dia 09 de fevereiro (quinta-feira), devido a novas alterações na politica de distribuição de salários e prémios dos trabalhadores.

De acordo com uma fonte ligada ao Sindeq – Sindicato das Indústrias e Afins, foi anunciado recentemente, pelo departamento de recursos humanos da empresa, que os trabalhadores iriam passar a auferir de um salário entre os 800 e 1.000 euros, algo que estes disputam, afirmando que o prémio de assiduidade de 40 euros passará a ser inserido no salário base, somente para que este aumente de valor nominal.

Para estes, o Acordo de Rendimentos e Competitividade, estipulado para o período entre 2023 e 2026, especifica que deverá registar-se um aumento mínimo de 20% no vencimento base, numa média de 4,8% em cada um destes anos, algo que para estes não se verifica, já que alegam que estes 40 euros do prémio de assiduidade foram meramente reposicionados no salário base, para cobrir esta percentagem.

À Fama TV, explicaram ainda que contestam também o anúncio recente, que indicava que as costureiras da Coindu passariam a receber 1.000 euros, afirmando que foram criadas diversas condicionantes (não especificadas pelo Sindeq), que irão tornar “muito difícil” que este valor seja atingido, pela maior parte destas trabalhadoras.

“É impossível atingir os mil euros, e isto não nos foi explicado”, exclamam.

“Queremos que o departamento de recursos humanos receba o representante dos trabalhadores”, dizem, “porque também temos problemas com a organização do calendário de férias e de feriados, entre outros”, garantem.

Os trabalhadores pretendem que a diretora de recursos humanos da empresa se reúna com o sindicato que os representa, de forma a que seja considerado o seu caderno reivindicativo.

Para isto organizam uma manifestação que irá englobar os trabalhadores do 1.º e 2.º turno, os maiores da empresa, que conta com mais de 2 mil, no seu total.

A Fama TV tentou contactar a Coindu, na tarde desta sexta-feira mas não obteve resposta, aguardando agora uma resposta dos responsáveis.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Desporto

GD Natação de Famalicão comemora 30 anos a nadar com evento solidário

Publicado

em

O GD Natação Famalicão comemora mais um aniversário e lança o desafio “30 anos 30 Km’S a Nadar”, um evento solidário que assinala assim as três décadas de existência do coletivo.

O evento está agendado para o dia 15 de abril, sábado, na Piscina Municipal de Famalicão, às 14:30.

Nadar pelo menos 25 metros, desafiar a família e amigos a participar e trazer um bem alimentar ou de higiene pessoal para ajudar a instituição Mundos de Vida são os desafios propostos pelo GD Natação.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Sexta e sábado de chuva dão lugar a domingo de sol com aumento das temperaturas

Publicado

em

O concelho de Famalicão terá um fim de semana dividido entre a a chuva e o sol, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Assim, os famalicenses podem esperar uma sexta-feira e sábado de chuva e com temperaturas máximas de 18.º graus.

O domingo será de sol, embora nublado, e registará uma ligeira subida das temperaturas máximas, que deverão atingir os 20.º graus.

Este cenário irá manter-se durante os restantes dias da próxima semana.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Vila de Joane celebra Procissão do Senhor dos Santos Passos este domingo

Publicado

em

Realiza-se este domingo, na freguesia de Joane, a Procissão do Senhor Santos Passos, na Igreja Divino Salvador, a partir das 15:00.

Esta irá percorrer algumas ruas desde o centro da vila até à Capela de Santos Passos no alto do monte de Celorico, onde será celebrado o sermão alusivo à época da Quaresma.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

OUVIR RÁDIO

VER TV EM DIRETO

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 6 minutos

GD Natação de Famalicão comemora 30 anos a nadar com evento solidário

O GD Natação Famalicão comemora mais um aniversário e lança o desafio “30 anos 30 Km’S a Nadar”, um evento...

Mundohá 26 minutos

Morreu atropelado cantor da dupla Zé Henrique & Matheus

O cantor Matheus, da dupla com Zé Henrique, faleceu na madrugada desta quarta-feira. O cantor sertanejo regressava do Rio de...

Famalicãohá 32 minutos

Famalicão: Sexta e sábado de chuva dão lugar a domingo de sol com aumento das temperaturas

O concelho de Famalicão terá um fim de semana dividido entre a a chuva e o sol, de acordo com...

Desportohá 13 horas

Nadador Diogo Ribeiro bate recorde nacional dos 50 metros livres e garante participação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Diogo Ribeiro estabeleceu, esta quinta-feira, o novo recorde nacional dos 50 metros livres e garantiu a obtenção dos mínimos para...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Vila de Joane celebra Procissão do Senhor dos Santos Passos este domingo

Realiza-se este domingo, na freguesia de Joane, a Procissão do Senhor Santos Passos, na Igreja Divino Salvador, a partir das...

Regiãohá 15 horas

Mulher atingida por queda de árvore na Trofa fica gravemente ferida

Uma mulher ficou gravemente ferida, na tarde desta quinta-feira, na Trofa depois de ter sido atingida pela queda de uma...

Famalicãohá 16 horas

Bombeiros Voluntários Famalicenses apresentam amigos de 4 patas em ação de sensibilização sobre resgate e salvamento

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses estiveram, esta quinta-feira, no Pavilhão Desportivo do Louro, em Famalicão para uma demonstração sobre a busca...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Mocidade Alegre de Landim realiza “I Raid BTT das Tascas”

O coletivo Mocidade Alegre de Landim, de Famalicão, realiza, no dia 15 de abril (sábado) o “I Raid BTT das...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Universidade Lusíada debateu papel da engenharia na inovação industrial

“Os Desafios da Engenharia no Desenvolvimento Regional” foi o tema da 21ª edição das Jornadas de Engenharia da Universidade Lusíada...

Desportohá 17 horas

Irmãs famalicenses Mariana e Inês Silva em destaque no Campeonato Europeu Feminino de xadrez

As irmãs Mariana e Inês Silva, ambas da Associação Académica do Clube de Xadrez Didáxis e representantes de Portugal no...

Arquivo

Mais Vistos