Famalicão
Famalicão investe 1,6 milhões na remodelação da Biblioteca Municipal

Com um investimento de 1,6 milhões de euros, a Biblioteca Municipal de Vila Nova de Famalicão vai ser remodelada e ampliada, devendo as obras arrancar em maio, anunciou hoje a câmara.
Em comunicado, a câmara acrescenta que o prazo de execução é de um ano.
Batizada com o nome de Camilo Castelo Branco, a biblioteca vai ganhar novos espaços, com a criação de uma sala para audiovisuais, uma sala de leitura informal para estudo de grupos, uma nova área para albergar o espólio de Eduardo Prado Coelho e a ampliação da sala de leitura e outros serviços.
As obras de ampliação serão realizadas através da construção de um prolongamento do edifício no Parque de Sinçães, em direção à Casa das Artes, com ligações para circulação em vidro tratado do ponto de vista acústico e térmico.
“Para além das obras de ampliação, todo o edifício, que conta quase com 30 anos de existência, será remodelado, modernizado e adaptado às novas exigências tecnológicas”, acrescenta o comunicado.
Para o presidente da Câmara, Paulo Cunha, a necessidade mais urgente prende-se “com o estado de degradação do edifício, que apresenta infiltrações e fissuras em diversos locais, sendo por isso necessário proceder à sua reabilitação”.
O autarca sublinhou que o edifício, em quase 30 anos, “nunca beneficiou de melhoramentos”.
Procurando adaptar o edifício às atuais necessidades do público, nesta intervenção será valorizada a receção no primeiro piso, revista a localização do fundo local aumentada a sala de leitura de adultos.
Serão ainda criados novos espaços de leitura de audiovisuais, de depósitos de livros, de cafetaria e de garagem do bibliomóvel.
A Biblioteca Municipal de Famalicão nasceu em 1913, instalado na altura na cave dos Paços do Concelho.
Em 1987, entrou para a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas e um ano depois é lançada a primeira pedra para a construção do novo edifício.
Em 01 de junho de 1992, é inaugurado o edifício com 2.400 metros quadrados, situado no Parque de Sinçães.
A autoria do projeto de remodelação que agora ver ser operada pertence ao arquiteto João Eduardo Marta, o mesmo que assinou o projeto de construção do edifício, em 1988.

Famalicão
Famalicão: Vem aí uma semana de sol com temperaturas máximas de 23.º graus

Uma semana praticamente sem chuva e com um aumento considerável das temperaturas, são as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera para o concelho de Famalicão.
Assim, são esperados seis dias de sol, embora nublados, estando o regresso da chuva previsto para o sábado, no fim de semana da Páscoa.
As temperaturas vão subir gradualmente a partir deste domingo, atingindo os 23.º na terça e quarta-feira, que será o pico da semana.
As temperaturas mínimas irão oscilar entre os 5.º e os 9.º graus, ao longo do mesmo período.
Famalicão
Famalicão: Associação Gerações inspira capa de livro de pedagogas Elinor Goldschumie e Sonia Jackson
O livro intitulado “Indivíduos com menos de três anos”, escrito pelas reputadas pedagogas Elinor Goldschumie e Sonia Jackson, publicado em Portugal pela Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI), apresenta uma capa inspirada em uma atividade pedagógica da Associação Gerações para crianças com menos de três anos. Esta iniciativa encheu de orgulho todas as profissionais que trabalham na instituição.
A atividade refletida na capa do livro é conhecida como “Cesto dos Tesouros”. Resumidamente, trata-se de um cesto feito com materiais naturais, como madeira ou vime, repleto de brinquedos que não podem ser encontrados em qualquer loja, mas sim na natureza e no ambiente envolvente, como pequenos pedaços de madeira, galhos de árvores, folhas verdes e secas de diferentes tamanhos, rolinhos de papel, frutos secos coloridos, conchas e búzios, e muitos outros elementos que encantam as crianças e incentivam a sua imaginação para inventar construções e brincadeiras.
Não é de surpreender que este livro tenha sido a grande atração da Feira do Livro, que decorreu entre os dias 27 e 31 de março, no hall principal das instalações da Associação Gerações, em parceria com a Livraria Fontenova, outras editoras de livros infantis do país e a Associação Portuguesa de Educação de Infância.
As autoras referem no livro “Indivíduos com menos de três anos” que não se deve responder às crianças que determinada atividade começará amanhã, porque “é agora que os seus ossos se estão a formar, que o seu sangue está a ser criado e que os seus sentidos estão a ser desenvolvidos”.
O “Cesto dos Tesouros” e muitas outras atividades e projetos da Associação Gerações respondem a essa urgência sentida pelas crianças, e a capa inspira o leitor a ler e aprender com um livro que ocupa um lugar único na Educação Infantil, pois consegue combinar uma formação teórica sólida com a prática diária, respeitando os “Direitos das Crianças” e a importância do brincar.

Famalicão
Famalicão: Colisão e despiste conta muro deixa condutor encarcerado em Cavalões (vídeo)
Duas pessoas ficaram feridas na tarde desta sexta-feira, depois de uma colisão entre dois veículos ligeiros, seguida do despiste de um destes, junto ao posto de abastecimento da Repsol, na freguesia de Cavalões, em Famalicão.
Tal como apurou a Fama TV, um dos veículos acabou por embater violentamente contra um muro, deixando o seu condutor encercerado.
No local estiveram os Bombeiros Voluntários Famalicenses com o veículo de desencarceramento e duas ambulâncias, assim como a VMER de Famalicão e a GNR.
O alerta foi registado às 15:01.
Imagens: Fama TV/DR
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: HumanitAVE realiza torneio de futebol na Guiné-Bissau e oferece equipamentos do FC Famalicão aos participantes
-
Economiahá 1 semana
Governo prepara política de 0% de IVA para os bens alimentares
-
Desportohá 5 dias
Três atletas do Liberdade FC conquistam títulos distritais no KM Jovem Regional
-
Famalicãohá 4 dias
Famalicão: Fradelos realiza Concurso de Pão Doce este domingo