Famalicão
População de Castelões criou mais de 2000 cachecóis para as pessoas sem-abrigo

Junta de Freguesia de Castelões, em cooperação com o Centro Social de Castelões promoveram a iniciativa “Um Cachecol, Um Agasalho”, desafiando os membros da população a confecionar cachecóis para posteriormente serem enviados ao Papa Francisco, que os iria distribuir aos sem-abrigo.

A freguesia e o centro social orgulham-se em anunciar que conseguiram superar o objetivo de um cachecol por habitante, totalizando cerca de 2029.
Devido às limitações impostas pela pandemia os cachecóis não poderão viajar para Itália, sendo então doados, da mesma forma, a instituições locais que ajudam pessoas com este tipo de problemas económicos e sociais.

Em forma de comunicado junta de freguesia de Castelões explica que “desta forma, conseguiremos “aquecer” quem mais precisa, que é esse o nosso objetivo principal.
Contudo, não podemos deixar de enaltecer a solidariedade e empenho de todos os Castelonenses para que o nosso objetivo se concretizasse e, por isso, vamos enviar um cachecol ao Papa Francisco como símbolo deste reconhecimento à população de Castelões.
Um especial agradecimento a todos os utentes do Centro Social e Paroquial de Castelões, que confecionaram centenas de cachecóis sendo, esta, mais uma forma saudável de ocuparem os seus dias.
Obs.: A entrega dos cachecóis às Instituições da nossa região será agendada na próxima semana, sendo que daremos o devido conhecimento da entrega por esta via”, finalizam.

Desporto
Famalicense Sílvio Nogueira sagra-se vice-campeão europeu de basquetebol em cadeira de rodas

A medalha de prata foi conquistada pela seleção nacional de basquetebol em cadeira de rodas, onde participa o atleta famalicense Sílvio Nogueira, este sábado, no encerramento do Campeonato da Europa – Divisão C. No confronto da final, Portugal enfrentou a sólida equipa da Chéquia, com a vitória a ser conquistada pelos adversários.
O embate que se previa equilibrado e competitivo viu a equipa das Quinas em busca do título europeu, juntando-se à já assegurada subida de divisão. Os primeiros minutos testemunharam equilíbrio entre as duas equipas, mas a Chéquia assumiu o controlo no início do segundo período.
Portugal procurava reduzir a desvantagem, mas a maior eficácia dos adversários, em parte devido à vantagem física, foi decisiva, levando ao intervalo com um resultado desfavorável de 41-21. A pausa foi benéfica para a equipa liderada por Óscar Trigo, que regressou com maior intensidade tanto na defesa quanto no ataque. A seleção nacional encurtou a distância e manteve a fé, porém, a serenidade da Chéquia fez a diferença.
Portugal lutou até ao fim, mas a vitória sorriu ao adversário. Apesar disso, a equipa das Quinas encerrou a sua notável prestação no europeu com quatro vitórias e apenas uma derrota, garantindo a medalha de prata e a desejada promoção para a divisão B.
Luís Domingos, em destaque pela seleção portuguesa, foi selecionado para o cinco ideal do torneio.
Famalicão
Famalicão: Lameiras recebem palestra “A importância do papel do Cuidador Informal na Demência”

No âmbito da celebração do Dia Mundial da Doença de Alzheimer, a Associação de Moradores das Lameiras convida toda a comunidade a participar numa palestra que discutirá o tema, “A importância do papel do Cuidador Informal na Demência”.
O evento terá lugar no próximo dia 28 de setembro, na sala de formação do Centro Social das Lameiras, pelas 18 horas.
A palestra contará com a colaboração da associação “Casa da Memória Viva” e do Projeto Cuidar Maior, um projeto que se dedica à intervenção individualizada e personalizada para combater o Burnout dos Cuidadores Informais.
As inscrições para o evento podem ser realizadas através dos seguintes contactos: 252 501 700 ou por e-mail para: psicologa@amlameiras.pt

Famalicão
Famalicão: Dois condutores detidos com excesso de álcool este fim de semana

Este fim de semana, dois condutores, com 64 e 46 anos, foram detidos pela PSP, em Famalicão, por condução de veículo automóvel com taxa de alcoolemia superior à permitida por lei.
Os Polícias procederam à detenção dos dois
cidadãos, tendo acusado uma TAS entre 1,35 e 2,32 g/l no sangue,
respetivamente.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Aviso amarelo devido chuva e vento forte até ás 18 horas
-
Famalicãohá 7 dias
Centros de saúde de Famalicão em greve esta quarta e quinta-feira
-
Famalicãohá 6 dias
Famalicão recebe exposição ferroviária itinerante dentro de contentor de mercadorias
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Casa da Memória realiza ‘workshop’ “Dicas e Estratégias Para o Dia a Dia do Cuidador da Pessoa com Demência”