Famalicão
Famalicão está a inventariar as árvores do município e conta já com 700

O município de Famalicão leva a cabo um inventário das árvores locais, desde junho de 2022, contando já com 700 registos.
O projeto, que conta com a parceria da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), engloba a georreferenciação e a avaliação dendrológica, dendrométrica, fitossanitárias e de risco das árvores.
As 700 árvores públicas até agora inventariadas estão, essencialmente, localizadas no perímetro urbano da cidade e em alguns parques e jardins, como é o caso do Parque 1.º de Maio e do Parque da Juventude.
Complementarmente a este trabalho, estão também a ser realizadas avaliações profundas para aferir a saúde das árvores inventariadas, com a medição da qualidade interna do tronco e das raízes e o fornecimento do mapeamento radicular.
Avaliações, que de acordo com o vereador do Ambiente, Hélder Pereira, “são fundamentais para o planeamento de intervenções a realizar”. A propósito, refira-se ainda que em 2022 a autarquia realizou 400 ações ao nível de podas e intervenções de segurança.
Recorde-se que a elaboração do inventário municipal do arvoredo urbano é uma das diretrizes plasmadas no projeto de Regulamento Municipal de Gestão de Arvoredo.
O documento, que define a estratégia municipal para o arvoredo urbano, pretende criar um quadro de atuação que promova e sistematize as intervenções da autarquia no planeamento, implantação, gestão, manutenção e classificação do património arbóreo do município, tipificar as infrações mais frequentes, regular contraordenações e fixar as respetivas coimas. O diploma aplica-se a todos os espaços verdes públicos do concelho, nomeadamente, aos parques, jardins, praças e logradouros, ruas, alamedas, cemitérios, entre outros.

Famalicão
Famalicão: Vila de Joane celebra Procissão do Senhor dos Santos Passos este domingo

Realiza-se este domingo, na freguesia de Joane, a Procissão do Senhor Santos Passos, na Igreja Divino Salvador, a partir das 15:00.
Esta irá percorrer algumas ruas desde o centro da vila até à Capela de Santos Passos no alto do monte de Celorico, onde será celebrado o sermão alusivo à época da Quaresma.
Famalicão
Bombeiros Voluntários Famalicenses apresentam amigos de 4 patas em ação de sensibilização sobre resgate e salvamento

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses estiveram, esta quinta-feira, no Pavilhão Desportivo do Louro, em Famalicão para uma demonstração sobre a busca e salvamento de pessoas e animais, perante os alunos das turmas do ensino pré-escolar e 1.º ano do Agrupamento de Escolas D. Maria II, que assinalam assim o mês da Proteção Civil.
Assim, a equipa cinotécnica desta corporação chegou acompanhada pelos seus amigos de quatro patas Luna, a Moli e a Nani, que fizeram as delícias das crianças presentes, sensibilizando as mesmas para a ajuda preciosa dispendida por estes animais em situações de resgate e salvamento.
Estes proporcionam uma intervenção rápida e eficaz em situações de resgate e salvamento de pessoas desaparecidas, tanto em ambientes de catástrofe como simples emergências.
Famalicão
Famalicão: Mocidade Alegre de Landim realiza “I Raid BTT das Tascas”
O coletivo Mocidade Alegre de Landim, de Famalicão, realiza, no dia 15 de abril (sábado) o “I Raid BTT das Tascas”, um evento que promete convívio, animação e desporto em duas rodas, pelas ruas da freguesia.
A concentração está marcada para as 14:00, na sede da associação e as inscrições são limitadas, com o custo de “10 rodas”.
As inscrições poderão ser efetuadas através do seguinte link: https://forms.gle/g4ZcXt5HeAEEgPhw7

-
Desportohá 1 semana
Famalicão: Ribeirão disputa 1.º jogo da fase de subida frente ao Sandinenses
-
Famalicãohá 7 dias
Deputado famalicense Jorge Paulo Oliveira questiona Governo sobre requalificação da EN 206
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Temperaturas chegam aos 22.º graus esta segunda-feira
-
Mundohá 3 dias
Espanha sofre com “mega incêndio” há 5 dias meros dias após a chegada da primavera (vídeo)