Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Jovens com deficiência mental vão “virar” artistas de circo no INAC

Publicado

em

 Cinco jovens com deficiência mental vão “virar” artistas de circo em Vila Nova de Famalicão, no âmbito de um projeto de inclusão que está a ser trabalhado nas instalações do Instituto Nacional das Artes do Circo (INAC), naquele concelho.

Os ensaios começaram hoje mesmo, estando a estreia da “peça” marcada para 29 de abril, no Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave, Famalicão.

Malabares, roda alemã, manipulação de objetos e movimento e interpretação são as “cadeiras” que aqueles cinco novos artistas de circo vão ter de fazer, antes de subirem ao palco.

Três deles são portadores de trissomia 21, os outros dois sofrem de algum atraso cognitivo, mas todos eles se mostram entusiasmados e empenhados para que no dia da verdade tudo corra pelo melhor.

“Vai ser um espetáculo maravilhoso”, diz Nuno Filipe, de 36 anos, manifestado particular sedução pelos movimentos na roda alemã.

Utente da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Famalicão, Nuno Filipe diz que se aguenta bem na roda e que quer “brilhar” no dia da estreia.

Da mesma forma, Joaquim Freitas, utente da Associação Famalicense de Prevenção e Apoio à Deficiência, manifesta-se muito orgulhoso “por fazer parte do circo” e confessa que já aprendeu “muita coisa”.

“Gosto muito dos malabares”, assegura, enquanto faz uma pequena pausa no treino de “troca de bolas” com outro colega.

A diretora artística da peça, Carolina Fernandes, explica que a trama se inspira numa história verídica, em que um grupo de exploradores se perde na Antártida e luta pela “salvação”.

“Estão num espaço completamente deserto e sem quaisquer recursos, é uma história de resiliência e de sobrevivência, que é contada através de vários aparelhos de circo”, explica.

Além dos cinco atores com deficiência, a peça “Ilha Elefante” conta ainda com a participação de dois profissionais.

Segundo Juliana Moura, da direção do INAC, este projeto de inclusão, denominado PANOMARA – Protagonizar Novos Riscos no Circo Contemporâneo, vai estender-se durante dois anos e decorre no âmbito da candidatura Partis & Art For Change, uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação la Caixa.

Os participantes são utentes das seis instituições do concelho de Famalicão que trabalham com este público.

“É um projeto muito desafiador mas ao mesmo tempo muito gratificante”, confessa Juliana Moura.

A responsável aludiu aos “preconceitos que é ainda preciso quebrar” no caminho da inclusão, mas sublinhou que esse é um caminho que o INAC está a trilhar há cerca de quatro anos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Famalicão

Famalicão: Vila de Joane celebra Procissão do Senhor dos Santos Passos este domingo

Publicado

em

Realiza-se este domingo, na freguesia de Joane, a Procissão do Senhor Santos Passos, na Igreja Divino Salvador, a partir das 15:00.

Esta irá percorrer algumas ruas desde o centro da vila até à Capela de Santos Passos no alto do monte de Celorico, onde será celebrado o sermão alusivo à época da Quaresma.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Bombeiros Voluntários Famalicenses apresentam amigos de 4 patas em ação de sensibilização sobre resgate e salvamento

Publicado

em

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses estiveram, esta quinta-feira, no Pavilhão Desportivo do Louro, em Famalicão para uma demonstração sobre a busca e salvamento de pessoas e animais, perante os alunos das turmas do ensino pré-escolar e 1.º ano do Agrupamento de Escolas D. Maria II, que assinalam assim o mês da Proteção Civil.

Assim, a equipa cinotécnica desta corporação chegou acompanhada pelos seus amigos de quatro patas Luna, a Moli e a Nani, que fizeram as delícias das crianças presentes, sensibilizando as mesmas para a ajuda preciosa dispendida por estes animais em situações de resgate e salvamento.

Estes proporcionam uma intervenção rápida e eficaz em situações de resgate e salvamento de pessoas desaparecidas, tanto em ambientes de catástrofe como simples emergências.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Mocidade Alegre de Landim realiza “I Raid BTT das Tascas”

Publicado

em

O coletivo Mocidade Alegre de Landim, de Famalicão, realiza, no dia 15 de abril (sábado) o “I Raid BTT das Tascas”, um evento que promete convívio, animação e desporto em duas rodas, pelas ruas da freguesia.

A concentração está marcada para as 14:00, na sede da associação e as inscrições são limitadas, com o custo de “10 rodas”.

As inscrições poderão ser efetuadas através do seguinte link: https://forms.gle/g4ZcXt5HeAEEgPhw7

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

OUVIR RÁDIO

VER TV EM DIRETO

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 7 horas

Nadador Diogo Ribeiro bate recorde nacional dos 50 metros livres e garante participação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Diogo Ribeiro estabeleceu, esta quinta-feira, o novo recorde nacional dos 50 metros livres e garantiu a obtenção dos mínimos para...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Vila de Joane celebra Procissão do Senhor dos Santos Passos este domingo

Realiza-se este domingo, na freguesia de Joane, a Procissão do Senhor Santos Passos, na Igreja Divino Salvador, a partir das...

Regiãohá 9 horas

Mulher atingida por queda de árvore na Trofa fica gravemente ferida

Uma mulher ficou gravemente ferida, na tarde desta quinta-feira, na Trofa depois de ter sido atingida pela queda de uma...

Famalicãohá 9 horas

Bombeiros Voluntários Famalicenses apresentam amigos de 4 patas em ação de sensibilização sobre resgate e salvamento

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses estiveram, esta quinta-feira, no Pavilhão Desportivo do Louro, em Famalicão para uma demonstração sobre a busca...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Mocidade Alegre de Landim realiza “I Raid BTT das Tascas”

O coletivo Mocidade Alegre de Landim, de Famalicão, realiza, no dia 15 de abril (sábado) o “I Raid BTT das...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Universidade Lusíada debateu papel da engenharia na inovação industrial

“Os Desafios da Engenharia no Desenvolvimento Regional” foi o tema da 21ª edição das Jornadas de Engenharia da Universidade Lusíada...

Desportohá 11 horas

Irmãs famalicenses Mariana e Inês Silva em destaque no Campeonato Europeu Feminino de xadrez

As irmãs Mariana e Inês Silva, ambas da Associação Académica do Clube de Xadrez Didáxis e representantes de Portugal no...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Freguesia de Pedome promove limpeza das margens do rio Ave a 15 de abril

A Junta de Freguesia de Pedome promove, no dia 15 de abril (sábado), uma campanha de sensibilização para a limpeza...

Desportohá 13 horas

Famalicense Pedro Almeida participa no Rallye Casinos do Algarve este fim de semana

O Campeonato de Ralis de Portugal tem, esta sexta-feira e sábado, a segunda etapa do calendário com o regresso do...

Famalicãohá 13 horas

Roteiro Associativo com For3ver Special

O autismo é uma condição médica do sistema nervoso central que se manifesta na infância e que se caracteriza por...

Arquivo

Mais Vistos