Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Praça-Mercado e Igreja Matriz Nova recebem símbolos da Jornada Mundial da Juventude este sábado

Publicado

em

A Praça-Mercado de Famalicão, recebe, no dia 04 de fevereiro, sábado, os símbolos oficiais da Jornada Mundial da Juventude, compostos pela cruz e ícone de Maria.

O início da recepção está agendado para as 18:00.

Às 21:30 terá início uma peregrinação até à Igreja Matriz Nova de Famalicão.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Famalicão

Famalicão: Chuva regressa esta quinta-feira após sol e calor dos últimos dias

Publicado

em

Apesar do sol que se faz sentir esta quarta-feira, acompanhado por uma máxima de 24.º graus, a chuva deve regressar já esta quinta-feira, mantendo-se até este sábado.

Este período de chuva vem acompanhado por uma ligeira descida das temperaturas máximas, que deverão oscilar entre os 22.º e os 17.º graus.

Já as temperaturas mínimas, nos mesmos dias, deverão registar uma ligeira subida, podendo atingir os 13.º graus.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicense campeão nacional de salto em comprimento, triplo salto, salto em altura e nos 60 metros distinguido pela Câmara Municipal

Publicado

em

Famalicão atribuiu um Voto de Louvor ao atleta Sérgio Silva, da freguesia de Ribeirão, pela conquista do título de Campeão Nacional de Atletismo, nas provas do salto em comprimento, triplo salto, salto em altura e nos 60 metros, no escalão de M35.

A decisão foi tomada na última quinta-feira, na Reunião de Câmara, pelo Executivo Municipal.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Agrupamento de Escolas de Pedome passará a chamar-se “Agrupamento de Escolas Terras do Ave”

Publicado

em

O Agrupamento de Escolas de Pedome passará a chamar-se “Agrupamento de Escolas Terras do Ave”, foi deliberado em reunião de Conselho Geral, esta segunda-feira, após um período de auscultação à comunidade no ano letivo anterior sobre uma nova denominação para o agrupamento.

De acordo com uma nota informativa, divulgada sobre o assunto, esclarece-se que “o que esteve sempre em causa em todo este processo foi
a alteração do nome do agrupamento e não da escola sede. Contudo, por inerência
de enquadramento legal, a denominação do agrupamento de escolas e a
denominação da respetiva escola sede devem coincidir – Escola Básica Terras do
Ave, facto ao qual éramos alheios”.

Seguem-se agora a abertura do procedimento concursal prévio à
eleição de um(a) novo(a) Diretor(a), bem como a abertura do concurso de pessoal docente.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicense Joaquim Figueiredo sagra-se campeão do mundo nos 8KM Cross na Polónia

Publicado

em

O famalicense Joaquim Figueiredo continua a arrecadas títulos, depois de ter conquistado a melhor marca nos 3 mil metros, o atleta da freguesia de Lousado venceu agora a prova final dos 8 quilómetros Cross, sagrando-se campeão do mundo também nesta categoria.

Com uma marca de 28:21 minutos, Joaquim Figueiredo deixou para trás Jan Rybarczyk, da Polónia, que só cortou a meta cerca de um minuto e 20 segundos depois.

Esta é mais uma grande conquista para o atleta da freguesia de Lousado, em Famalicão, depois de este se ter tronado no atleta português mais rádio a percorrer os 3 mil metros, no escalão M55.

Em fevereiro havia já batido o seu próprio recorde nacional nos 3 mil metros, que fixou em 9’04 minutos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão reconhecido mais uma vez pelas boas práticas de apoio aos cuidadores informais

Publicado

em

O concelho de Vila Nova de Famalicão, através do programa Cuidar Maior, foi novamente reconhecido pelas boas práticas e medidas de apoio aos cuidadores informais.

A autarquia de Famalicão é uma das 42 autarquias portuguesas distinguidas com o Selo de Mérito na 2ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), um projeto promovido pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais com o apoio institucional da Merck, que tem como objetivo destacar, divulgar e ampliar as melhores práticas nesta área realizadas por municípios e freguesias em todo o país.

O estandarte e o selo de mérito desta nova distinção foram entregues na terça-feira, dia 28 de março, ao presidente da autarquia, Mário Passos, e à vereadora da Saúde, Sofia Fernandes, pelas técnicas responsáveis pelo projeto Cuidar Maior. Este projeto foi criado em 2020 pelo Centro Social e Paroquial de Requião para ser um apoio a todos os cuidadores informais do concelho de Famalicão em áreas como saúde, formação, entre outras.

Mário Passos mostrou-se satisfeito com o reconhecimento, destacando a importância deste projeto social no concelho que já orienta, apoia e capacita 327 cuidadores informais e que recentemente recebeu um apoio financeiro de 26 mil euros na última reunião do executivo municipal.

O autarca referiu que “o trabalho do Cuidar Maior é de uma importância enorme porque tem um impacto positivo na qualidade de vida de quem cuida, mas também da pessoa cuidada”.

De acordo com um inquérito realizado pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, as principais necessidades apontadas pelos cuidadores informais vão desde a falta de apoio emocional/psicológico, apoios relacionados com o Estado, apoios financeiros, até à necessidade de receber formação específica.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Escuteiros de Ribeirão comemoram 10.º aniversário com almoço convívio

Publicado

em

O Agrupamento de Escuteiros 1374 de Ribeirão celebram o seu 10.º aniversário com uma festa em comunidade, dirigida ” todos os ribeirenses, e em particular antigos escuteiros e dirigentes”, que se irá realizar no dia 16 de abril (domingo), a partir das 12:00.

O evento inclui um almoço partilhado entre os presentes, seguido de uma missa campal “com promessas”, anunciam os responsáveis do agrupamento.

Aos interessados é pedido que tragam comida para partilhar no almoço, enquanto que o bolo será oferta do coletivo de escuteiros.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Incêndio deflagra na freguesia de Requião

Publicado

em

Um incêndio deflagrou, durante a tarde desta quarta-feira, nas imediações de algumas habitações, na freguesia de Requião, em Famalicão.

As forças de socorro destacadas para o local totalizam, até ao momento, dois veículos e seis operacionais.

É desconhecido, até ao momento, se resultaram feridos desta ocorrência, assim como a extensão dos danos causados pelas chamas.

O alerta foi registado às 16:32.

(em atualização)

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão atribuiu o maior número de sempre de bolsas de estudo aos jovens do concelho

Publicado

em

O concelho de Vila Nova de Famalicão pretende oferecer “um futuro melhor e mais promissor” aos jovens da região e, por isso, a autarquia vai continuar a investir no apoio aos estudantes universitários.

A garantia foi dada no passado sábado, dia 25 de março, pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, durante a cerimónia de atribuição do maior número de bolsas de estudo de sempre aos jovens do concelho que frequentam o ensino superior.

Para o ano letivo de 2022/2023, a autarquia concedeu 421 bolsas de estudo, num esforço financeiro municipal de quase 257 mil euros.

“O nosso objetivo é ajudar as famílias e os jovens a investirem nas suas formações, para que sejam cada vez mais qualificados e valorizados. Famalicão beneficia desta realidade e é nossa intenção continuar a investir nesta área e, se possível, aumentar o número de bolsas ano após ano”, afirmou Mário Passos.

O autarca, acompanhado pela vereadora da Juventude, Luísa Azevedo, salientou ainda a importância deste e de outros apoios sociais num momento em que as famílias portuguesas enfrentam dificuldades acrescidas. “Em Famalicão, estamos a fazer o nosso caminho para responder aos problemas e dificuldades dos nossos concidadãos. Estamos atentos, mas precisamos que o Estado Central vá mais além”, acrescentou.

Importa referir que os apoios atribuídos para o ano letivo de 2022/2023 variam entre 500 e 1100 euros. Foram beneficiados 231 jovens com 500 euros, 72 com 600 euros, 5 com 700 euros, 65 com 750 euros, 17 com 850 euros, 2 alunos com 950 euros, 23 jovens com 1000 euros e 6 com 1100 euros.

No ano letivo de 2021/2022, a autarquia concedeu um total de 401 bolsas de estudo, num investimento global de 243 mil euros.

Há mais de dez anos que a autarquia famalicense, através do pelouro da Juventude, atribui anualmente bolsas de estudo aos alunos do concelho que frequentam o ensino superior.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Problema em quadro elétrico provoca incêndio em habitação em Landim

Publicado

em

Um incêndio deflagrou num quadro elétrico, numa habitação, na rua das Campas, na freguesia de Landim, em Famalicão.

De acordo com os Bombeiros Voluntários Famalicenses não se registaram feridos e os estragos provocados na habitação não foram significatívos.

O alerta foi registado às 14:12.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Um ferido após atropelamento na Avenida Eng. Pinheiro Braga

Publicado

em

Uma pessoa ficou ferida, ao início da tarde desta terça-feira, depois de ter sido atropelada por um veículo ligeiro, na Avenida Engenheiro Pinheiro Braga.

De acordo com os Bombeiros Voluntários Famalicenses, a vítima sofreu ferimentos ligeiros.

O alerta foi registado às 14:30.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

OUVIR RÁDIO

VER TV EM DIRETO

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Chuva regressa esta quinta-feira após sol e calor dos últimos dias

Apesar do sol que se faz sentir esta quarta-feira, acompanhado por uma máxima de 24.º graus, a chuva deve regressar...

Desportohá 4 horas

Famalicense campeão nacional de salto em comprimento, triplo salto, salto em altura e nos 60 metros distinguido pela Câmara Municipal

Famalicão atribuiu um Voto de Louvor ao atleta Sérgio Silva, da freguesia de Ribeirão, pela conquista do título de Campeão...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Agrupamento de Escolas de Pedome passará a chamar-se “Agrupamento de Escolas Terras do Ave”

O Agrupamento de Escolas de Pedome passará a chamar-se “Agrupamento de Escolas Terras do Ave”, foi deliberado em reunião de...

Desportohá 5 horas

Famalicense Joaquim Figueiredo sagra-se campeão do mundo nos 8KM Cross na Polónia

O famalicense Joaquim Figueiredo continua a arrecadas títulos, depois de ter conquistado a melhor marca nos 3 mil metros, o...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão reconhecido mais uma vez pelas boas práticas de apoio aos cuidadores informais

O concelho de Vila Nova de Famalicão, através do programa Cuidar Maior, foi novamente reconhecido pelas boas práticas e medidas...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Escuteiros de Ribeirão comemoram 10.º aniversário com almoço convívio

O Agrupamento de Escuteiros 1374 de Ribeirão celebram o seu 10.º aniversário com uma festa em comunidade, dirigida ” todos...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Incêndio deflagra na freguesia de Requião

Um incêndio deflagrou, durante a tarde desta quarta-feira, nas imediações de algumas habitações, na freguesia de Requião, em Famalicão. As...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão atribuiu o maior número de sempre de bolsas de estudo aos jovens do concelho

O concelho de Vila Nova de Famalicão pretende oferecer “um futuro melhor e mais promissor” aos jovens da região e,...

Paíshá 8 horas

Venda de carros novos com motor de combustão proibida a partir de 2035

 O Conselho da União Europeia (UE) decidiu hoje proibir, a partir de 2035, a venda de automóveis ligeiros novos com...

Barceloshá 9 horas

Tony Carreira Pedro Abrunhosa José Cid e Diogo Piçarra na Festa das Cruzes em Barcelos

José Cid, Pedro Abrunhosa, Diogo Piçarra e Tony Carreira integram o cartaz da Festa das Cruzes, que vai decorrer de...

Arquivo