Siga-nos nas redes

Famalicão

Um milhar de alunos de Famalicão vão à Casa das Artes ver o “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente

Publicado

em

A Casa das Artes de Famalicão espera a presença de mais de mil alunos do 9.º ano das escolas de Famalicão para a apresentação da peça “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente.

Trata-se de um espetáculo inserido também no Programa Educativo e Cultural “De Famalicão para o Mundo” e que vai de encontro à matéria letiva da disciplina de Português do 9.º ano de escolaridade.

O Auto da Barca do Inferno é apresentado no dia 9 de fevereiro com sessões às 10h00 e às 15h00. E repete, no dia 10, às 10h00.

Sinopse

“À barca, à barca da vida”

Nesta famosa alegoria de Gil Vicente vemos aqui julgadas várias almas. Almas que seguiram caminhos distintos na Terra e que chegaram a um ponto de não retorno. Qual será o fim destes seres? Será a pura Barca da Glória guardada pelo Anjo o veículo que os levará ao grandioso fim? Ou será a suja e espaçosa Barca do Inferno guardada pelo sarcástico Diabo? Na obra destacam-se não só os percursos e ações de cada “figura-tipo”, mas também a identificação e a intemporalidade, recorrendo à dramatização, à tecnologia e à música como estratégias de aproximação desta obra datada ao público escolar jovem. Num mundo em que cada vez mais cada ação do Homem é julgada por tudo e todos, o “Auto da Barca do Inferno” não fica indiferente à evolução dos tempos, justificando o porquê de ser uma obra ainda muito analisada no percurso escolar dos jovens.

Ficha Artística

Encenação: Filipe Gouveia

Composição e música ao vivo: Paulo Pires

Interpretação: Bárbara Correia, Francisco Lima, Luísa Alves e Sara Maia

Conceção Plástica: Diogo Freitas

Desenho e Operação de Luz: Pedro Abreu

Músicos: Paulo Pires (piano); Luís Correia (baixo); Tiago Baldaia (Percussão)

Operação de Som: António Cardoso

Produção: AGON / Momento – Artistas Independentes

Coprodução: Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Famalicão

Famalicão: Colisão entre mota e carro faz um ferido em Vermoim

Publicado

em

Uma pessoa ficou ferida, ao início da noite desta quinta-feira, na sequência de uma colisão entre um veículo ligeiro e um motociclo, na Avenida João XXI, na freguesia de Vermoim, em Famalicão.

De acordo com os Bombeiros Voluntários Famalicenses, estes transportaram a vítima para o Hospital de Famalicão, com ferimentos ligeiros.

O alerta foi registado cerca das 19:30.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

FC Famalicão: João Pedro Sousa satisfeitos com os atletas mas não com os resultados

Publicado

em

O treinador do Famalicão está à espera de um “jogo exigente” frente ao Arouca, em partida a contar para a sexta jornada da I Liga portuguesa de futebol, marcada para sexta-feira.

João Pedro Sousa desvalorizou, na conferência de imprensa de antevisão da partida, os últimos resultados da equipa comandada por Daniel Ramos e garantiu que está preparado para as dificuldades que poderão aparecer.

“É uma equipa dura e vai ser um jogo duro. É uma equipa muito organizada, independentemente dos resultados que teve recentemente. Vai ser um jogo extremamente complicado, pois o Arouca preparou-se muito bem para esta época. Têm uma forma de jogar diferente e não esperamos mais do que um jogo exigente”, disse o treinador, que, ainda assim, garantiu que a equipa do Famalicão está preparada para conquistar os três pontos.

Questionado sobre o arranque do campeonato, o treinador da equipa famalicense garantiu que está “satisfeito”, mas não com os resultados.

“Foi difícil. As probabilidades de ir ganhar a Braga eram reduzidas, no entanto, logo a seguir, não conseguimos vencer o jogo com o Moreirense. Se estou satisfeito? Estou, mas não de uma forma ‘resultadista’, não pelos resultados, mas pela integração de jogadores que não tiveram pré-época e começam a atingir níveis físicos e táticos que nos vão levar a outros patamares competitivos”, frisou.

Numa conferência de imprensa em que foram abordados vários temas, João Pedro Sousa falou ainda do elevado número de minutos de tempo de compensação que têm sido aplicados na presente temporada.

“Só sou contra darem minutos a mais sem qualquer tipo de razão. Se é preciso dar 10 minutos, damos 10. Se dermos 10 minutos só porque sim, o caminho não é esse. Temos de perceber como podemos aumentar o tempo útil de jogo. Não é o Famalicão que faz antijogo, não é o Arouca, não é o Gil Vicente. São todos. Há equipas que utilizam alguns momentos para recuperação física, tática. Isso faz parte do jogo. Temos de pensar como se pode aumentar a percentagem de tempo útil sem dar tanto tempo de desconto. Temos melhor árbitros do que em Inglaterra, têm mais potencial, mas apitam pior”, salientou ainda.

O treinador falou também da liderança do Boavista, um clube que conhece bem, e numa situação delicada de salários em atraso.

“Conheço bem a forma de pensar daquele clube, conheço uma grande parte dos jogadores que lá estão e sei do caráter deles. O clube atravessa dificuldades grandes por questões de décadas, poderão condicionar, mas dentro de campo esta classe operária vai buscar forças onde os treinadores muitas vezes não sabem como. O Boavista está a ganhar e está a jogar muito bem. Não me surpreende”, disse.

O Famalicão, sétimo classificado, com oito pontos, recebe na sexta-feira, às 20:15, o Arouca, 11.º, com seis, em jogo da sexta jornada da I Liga portuguesa de futebol, que se será arbitrado por Bruno Vieira, da associação de Lisboa.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão recebe alguns dos melhores dançarinos do mundo a 11 de novembro

Publicado

em

O Famalicão Dança está prestes a encantar com os mais talentosos bailarinos, tanto nacionais como internacionais, na sua 9.ª edição. No dia 11 de novembro, o Pavilhão Municipal será o palco de uma noite repleta de elegância e coreografias arrebatadoras.

Neste ano, o evento engloba o Campeonato Mundial nas Dez Danças, uma competição de nível absoluto para adultos, organizada pela Federação Mundial de Dança Desportiva (WDSF – World DanceSport Federation). Além disso, será a 6.ª etapa do Circuito Nacional de Dança Desportiva em latinas e padrão, sob a égide da Federação Portuguesa de Dança Desportiva (FPDD).

A apresentação da 9.ª edição do Famalicão Dança teve lugar na quarta-feira, dia 20, nos Paços do Concelho, num evento organizado pela Academia Gindança com o apoio do Município de Famalicão.

“É um evento com uma enorme relevância para o nosso território. A dimensão internacional da competição atrai muitos visitantes e um olhar muito dirigido a Vila Nova de Famalicão, no que à dança diz respeito” disse o vereador do Desporto, Pedro Oliveira.

“Queremos que estejam representados os cinco continentes (…) contamos com a presença de, pelo menos, 30 pares de 30 países” referiu a presidente da Gindança, Anabela Gomes, salientando que pretendem que a qualidade do evento esteja “ao mais alto nível”.

“Este ano, elevamos a fasquia com um campeonato do mundo absoluto”, destacou o diretor técnico do Famalicão Dança, Duarte Paulo Vieira. “É uma responsabilidade muito grande, mas que temos a certeza que vamos conseguir levá-la a bom porto”, rematou.

Entre os presentes estava também o par que vai representar Portugal no Campeonato do Mundo de Dez Danças. “É uma honra representar Portugal, ainda para mais numa competição tão bem organizada (…) vamos dar o nosso melhor enquanto dançarinos no nosso país” referiu Alexandra Braga, dançarina que vai representar Portugal, juntamente com Dominik Sopocko.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

OUVIR RÁDIO

VER TV EM DIRETO

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 3 horas

Seleção Nacional sobe 1 lugar no ranking da FIFA

 A seleção portuguesa de futebol subiu um lugar no ranking FIFA, ocupando agora o oitavo posto, por troca com a...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Colisão entre mota e carro faz um ferido em Vermoim

Uma pessoa ficou ferida, ao início da noite desta quinta-feira, na sequência de uma colisão entre um veículo ligeiro e...

Paíshá 4 horas

Jovem de 15 anos perda a vida subitamente em aula de Educação Física no Porto

Um jovem de 15 anos morreu hoje durante a aula de Educação Física na Escola Secundária Alexandre Herculano, no Porto,...

Desportohá 5 horas

FC Famalicão: João Pedro Sousa satisfeitos com os atletas mas não com os resultados

O treinador do Famalicão está à espera de um “jogo exigente” frente ao Arouca, em partida a contar para a...

Desportohá 6 horas

Famalicão recebe alguns dos melhores dançarinos do mundo a 11 de novembro

O Famalicão Dança está prestes a encantar com os mais talentosos bailarinos, tanto nacionais como internacionais, na sua 9.ª edição....

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Chuva mantém-se esta sexta-feira. Temperaturas mínimas registam ligeira descida

Famalicão espera, esta sexta-feira, mais um dia com períodos de chuva, e com uma ligeira descida das temperaturas mínimas. Assim,...

Paíshá 7 horas

Trabalhadores portugueses trabalham mais horas do que na maior parte da União Europeia

Em 2022, a semana de trabalho normal entre pessoas com idades entre 20 e 64 anos na União Europeia (UE)...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Mário Passos aborda futuro da mobilidade no Mobi Summit em Lisboa

Esta sexta-feira, dia 22 de setembro, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, estará presente...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: PCP questiona Assembleia da República sobre despedimento de 20 trabalhadores em Carreira

O PCP questionou a Assembleia da República sobre o o despedimento recente de 20 trabalhadores, na empresa Texture Dream,localizada na...

Regiãohá 9 horas

Homem e mulher responsáveis por onda de assaltos no Minho condenados a 9 e 7 anos de prisão

O Tribunal Judicial de Braga condenou um homem e uma mulher a penas de nove e sete anos de prisão,...

Arquivo

Mais Vistos