Siga-nos nas redes
Publicidade

Economia

Famalicão: Apoio às artes e cultura recebe investimento de mais de 200 mil euros

Publicado

em

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai aprovar na reunião do executivo municipal de amanhã, quinta-feira, a atribuição de apoios financeiros no valor total de 202.500 euros a mais de uma dezena de associações culturais e artísticas do concelho para projetos de dinamização cultural.

A medida visa apoiar um conjunto diversificado de associações e artistas locais, desde ranchos folclóricos e etnográficos, grupos musicais e bandas marciais, associações de artes performativas, teatro, circo e patrimoniais.

Assim de acordo com a proposta serão atribuídos os seguintes apoios:

À Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Marinha de Gondifelos será concedido um subsidio no valor de 25 mil euros com vista à comparticipação nos custos de restauro do órgão de tubos da igreja.

À Associação Cultural e Desportiva São Martinho de Brufe, ao Rancho Folclórico de Oliveira Santa Maria e ao Grupo Infantil e Juvenil de Danças e Cantares de Joane, será a atribuída a verba de dois mil euros a cada uma. O Orfeão Famalicense irá receber um apoio de dois mil euros e a Tusefa de 1.500 euros.

A Banda Marcial de Arnoso e a Sociedade Artística e Musical de Riba de Ave irão beneficiar de um apoio de 14 mil euros cada para ajuda à dinâmica das suas atividades.

O Inac – Instituto Nacional de Artes do Circo e o Teatro da Didascália irão receber um apoio de 40 mil euros cada para ajuda ao seu plano de atividades culturais e artísticas. A Associação Cultural Cão Danado irá, por sua vez, beneficiar de uma verba de 30 mil euros.

E por fim será atribuído um subsídio no valor de 30 mil euros ao Museu do Automóvel de Vila Nova de Famalicão.

Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, tratam-se de “apoios fundamentais para que as associações possam continuar a desenvolver o seu trabalho cultural e artístico de grande importância para as comunidades e para o concelho, numa altura tão difícil para todos”. Por outro lado, com estes apoios a autarquia famalicense pretende “preservar e valorizar, numa perspetiva de solidariedade e coesão, tanto a riqueza como a dinâmica das atividades que têm pautado a vida cultural de Famalicão”.

Recorde-se que ainda na semana passada, a autarquia anunciou a segunda edição do programa “Há Cultura em Casa”, que vai arrancar em março e pretende por um lado promover o acesso a atividades culturais neste período de confinamento, e por outro lado valorizar e apoiar os artistas locais preservando a dinâmica cultural do concelho.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Economia

Nova fase do projeto-piloto da semana de quatro dias de trabalho começa esta segunda-feira

Publicado

em

O projeto-piloto da semana de quatro dias de trabalho arranca esta segunda-feira, com a adesão de 39 empresas e cerca de mil trabalhadores, revelou o Ministério do Trabalho.

As empresas aderentes “estão distribuídas por 10 distritos, com Lisboa, Porto e Braga a serem as principais localizações das empresas”, refere a agência Lusa, citando fonte do ministério.

Entre estas 39 empresas “está um instituto de investigação, uma creche, um centro de dia, um banco de células estaminais que trabalha sete dias, e empresas do setor social, indústria e comércio”, menciona a mesma informação, referenciando que “ao todo, o piloto arranca com cerca de mil colaboradores”.

Deste universo de empresas, há 12 que são associadas do projeto e iniciaram a semana de quatro dias no final de 2022, ou início de 2023, e que “vão usufruir do apoio da equipa de coordenação nas novas formas de gestão e equilíbrio dos tempos de trabalho”.

As principais áreas representadas na segunda fase do projeto são atividades de consultoria, científicas, técnicas e similares, com quase 40%, seguindo-se educação e atividades de informação e de comunicação, com cerca de 15%, cada.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Preço dos alimentos essenciais está no valor mais baixo deste ano -DECO

Publicado

em

Segundo a associação de defesa dos direitos dos consumidores DECO, O cabaz dos 63 produtos alimentares essenciais monitorizado custava, no último dia deste mês e maio, 217,60 euros, sendo este o valor mais baixo registado este ano.

“Este valor representa uma diminuição de 2,49 euros (menos 1,13%) em comparação com o preço da semana passada”, afirma a defesa do consumidor.

Comparativamente ao mesmo período do ano passado, o preço do cabaz subiu 11,62 euros (mais 5,64%). Há um ano, comprar exatamente os mesmos bens essenciais custava 205,98 euros.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Novas moedas de 5 euros entraram em circulação esta quinta-feira

Publicado

em

Entrou em circulação, esta quinta-feira, uma nova moeda colecionável, de 5 euros, anunciou o Banco de Portugal.

A moeda será distribuída ao público através de instituições de crédito, tesourarias do Banco de Portugal e lojas da Imprensa Nacional – Casa da Moeda. Serão emitidas 30.000 dessas moedas e elas poderão ser usadas para fazer pagamentos, mas apenas em Portugal.

A moeda chama-se Miragaia longicollum e faz parte da série Dinossauros de Portugal.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

OUVIR RÁDIO

VER TV EM DIRETO

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 43 minutos

Famalicão: Incêndio deflagra em fábrica em Pousada de Saramagos

Um incêndio deflagrou, ao final da tarde desta quinta-feira, na freguesia de Pousada de Saramagos em Famalicão. Os meios de...

Famalicãohá 54 minutos

Famalicão: Estradas alagadas, quedas de árvores e trovoada forte (vídeo)

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) contabilizou até às 16:00 de hoje 139 ocorrências relacionadas com o...

Guimarãeshá 1 hora

Homem de 50 anos perde a vida após despiste e colisão contra muro em Guimarães

Um homem com cerca de 50 anos morreu hoje num acidente de viação em Guimarães, tendo o carro que conduzia...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Mais uma madrugada sob Aviso Amarelo com chuva e trovoada. São as previsões para esta sexta-feira

Esta prevista uma sexta-feira, onde a chuva irá marcar presença, sendo ainda possível a ocorrência de trovoadas e queda de...

Famalicãohá 2 horas

Bombeiros Voluntários de Famalicão choram morte Comandante do Quadro de Honra José Paredes

Os Bombeiros Voluntários de Famalicão estão de luto pela morte do Comandante do “Quadro de Honra”, José Paredes, vítima de...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Casa das Artes apresenta filme “Pacifiction” de Albert Serra esta quinta-feira

O Cineclube de Joane exibe o filme “Pacifiction” na sessão de cinema desta quinta-feira, 8 de junho, na Casa das...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Trovoadas muito fortes e chuva já se fizeram sentir no concelho (vídeo)

Tal como indicavam as previsões meteorológicas para o concelho de Famalicão, nesta quinta-feira, 08 de junho, a chuva e trovoadas...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Concerto de Costinha cancelado devido ao mau tempo

Foi cancelado o concerto do cantor famalicense Costinha, agendado para esta quinta-feira, devido ao agravamento das condições meteorológicas. A notícia...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Café-Concerto da Casa das Artes recebe noite de fado esta quinta-feira

Realiza-se, esta quinta-feira, no café concerto da Casa das Artes de Famalicão, mais uma noite dedicada ao fado. Nesta edição...

Desportohá 5 horas

Jogo de homenagem a Neno ajuda instituição solidária de Famalicão “A Palavra”

No dia 10 de junho, exatamente dois anos após a trágica morte de Neno, antigo guarda-redes internacional português, o Estádio...

Arquivo

Mais Vistos