Economia
Famalicão: Apoio às artes e cultura recebe investimento de mais de 200 mil euros

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai aprovar na reunião do executivo municipal de amanhã, quinta-feira, a atribuição de apoios financeiros no valor total de 202.500 euros a mais de uma dezena de associações culturais e artísticas do concelho para projetos de dinamização cultural.
A medida visa apoiar um conjunto diversificado de associações e artistas locais, desde ranchos folclóricos e etnográficos, grupos musicais e bandas marciais, associações de artes performativas, teatro, circo e patrimoniais.
Assim de acordo com a proposta serão atribuídos os seguintes apoios:
À Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Marinha de Gondifelos será concedido um subsidio no valor de 25 mil euros com vista à comparticipação nos custos de restauro do órgão de tubos da igreja.
À Associação Cultural e Desportiva São Martinho de Brufe, ao Rancho Folclórico de Oliveira Santa Maria e ao Grupo Infantil e Juvenil de Danças e Cantares de Joane, será a atribuída a verba de dois mil euros a cada uma. O Orfeão Famalicense irá receber um apoio de dois mil euros e a Tusefa de 1.500 euros.
A Banda Marcial de Arnoso e a Sociedade Artística e Musical de Riba de Ave irão beneficiar de um apoio de 14 mil euros cada para ajuda à dinâmica das suas atividades.
O Inac – Instituto Nacional de Artes do Circo e o Teatro da Didascália irão receber um apoio de 40 mil euros cada para ajuda ao seu plano de atividades culturais e artísticas. A Associação Cultural Cão Danado irá, por sua vez, beneficiar de uma verba de 30 mil euros.
E por fim será atribuído um subsídio no valor de 30 mil euros ao Museu do Automóvel de Vila Nova de Famalicão.
Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, tratam-se de “apoios fundamentais para que as associações possam continuar a desenvolver o seu trabalho cultural e artístico de grande importância para as comunidades e para o concelho, numa altura tão difícil para todos”. Por outro lado, com estes apoios a autarquia famalicense pretende “preservar e valorizar, numa perspetiva de solidariedade e coesão, tanto a riqueza como a dinâmica das atividades que têm pautado a vida cultural de Famalicão”.
Recorde-se que ainda na semana passada, a autarquia anunciou a segunda edição do programa “Há Cultura em Casa”, que vai arrancar em março e pretende por um lado promover o acesso a atividades culturais neste período de confinamento, e por outro lado valorizar e apoiar os artistas locais preservando a dinâmica cultural do concelho.

Economia
Nova fase do projeto-piloto da semana de quatro dias de trabalho começa esta segunda-feira

O projeto-piloto da semana de quatro dias de trabalho arranca esta segunda-feira, com a adesão de 39 empresas e cerca de mil trabalhadores, revelou o Ministério do Trabalho.
As empresas aderentes “estão distribuídas por 10 distritos, com Lisboa, Porto e Braga a serem as principais localizações das empresas”, refere a agência Lusa, citando fonte do ministério.
Entre estas 39 empresas “está um instituto de investigação, uma creche, um centro de dia, um banco de células estaminais que trabalha sete dias, e empresas do setor social, indústria e comércio”, menciona a mesma informação, referenciando que “ao todo, o piloto arranca com cerca de mil colaboradores”.
Deste universo de empresas, há 12 que são associadas do projeto e iniciaram a semana de quatro dias no final de 2022, ou início de 2023, e que “vão usufruir do apoio da equipa de coordenação nas novas formas de gestão e equilíbrio dos tempos de trabalho”.
As principais áreas representadas na segunda fase do projeto são atividades de consultoria, científicas, técnicas e similares, com quase 40%, seguindo-se educação e atividades de informação e de comunicação, com cerca de 15%, cada.
Economia
Preço dos alimentos essenciais está no valor mais baixo deste ano -DECO

Segundo a associação de defesa dos direitos dos consumidores DECO, O cabaz dos 63 produtos alimentares essenciais monitorizado custava, no último dia deste mês e maio, 217,60 euros, sendo este o valor mais baixo registado este ano.
“Este valor representa uma diminuição de 2,49 euros (menos 1,13%) em comparação com o preço da semana passada”, afirma a defesa do consumidor.
Comparativamente ao mesmo período do ano passado, o preço do cabaz subiu 11,62 euros (mais 5,64%). Há um ano, comprar exatamente os mesmos bens essenciais custava 205,98 euros.
Economia
Novas moedas de 5 euros entraram em circulação esta quinta-feira

Entrou em circulação, esta quinta-feira, uma nova moeda colecionável, de 5 euros, anunciou o Banco de Portugal.
A moeda será distribuída ao público através de instituições de crédito, tesourarias do Banco de Portugal e lojas da Imprensa Nacional – Casa da Moeda. Serão emitidas 30.000 dessas moedas e elas poderão ser usadas para fazer pagamentos, mas apenas em Portugal.
A moeda chama-se Miragaia longicollum e faz parte da série Dinossauros de Portugal.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Alunos da CIOR foram força dinamizadora do dia dedicado à saúde no “Vai à Vila”
-
Paíshá 6 dias
Preço do gasóleo e gasolina vão descer esta segunda-feira
-
Desportohá 3 dias
Famalicão: Atlético Vale S. Martinho sobe ao pódio nos Campeonatos Regionais da Associação de Atletismo de Braga
-
Desportohá 2 dias
Famalicenses da equipa Papa Léguas dominaram escalões de formação nos campeonatos Regionais de Atletismo