Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Buracos voltam à estrada M309 em Telhado, Câmara promete conclusão das obras nos próximos dias

Publicado

em

Alguns habitantes de Telhado alertaram recentemente, nas redes sociais, para os danos no pavimento da Estrada Municipal 309, que liga esta freguesia a Famalicão.

Contactada pela FAMA TV, a Câmara Municipal de Famalicão explica que “em novembro de 2020, a Câmara avançou com as obras de reparação do pavimento na Estrada Municipal 309, uma das estradas que o município recebeu através do processo de desclassificação de estradas nacionais, e cujos termos de transferência não foram cumpridos pela Administração Central, razão pela qual a Câmara tem um processo contra o Estado em tribunal.

A intervenção iniciada não foi possível concluir em toda a sua dimensão em virtude do inverno.

Está acordado com o empreiteiro a conclusão dos trabalhos assim que as condições meteorológicas sejam as adequadas para a sua realização”, sublinha a autarquia.

Os moradores e utilizadores desta via mostram-se especialmente incomodados com a situação, já que há pouco mais de três meses, esta estrada foi alvo de obras de requalificação que englobaram também outras artérias nas freguesias de Vale S. Cosme e Portela.

Esta “obra da Câmara Municipal de Famalicão implica um investimento de cerca de 95 mil euros e está entregue à empresa Betufam, Lda com um prazo de execução de 30 dias”, referiu a autarquia a 03 de novembro do ano passado sobre o início destas obras.

Um morador disse à FAMA TV que o trabalho não aparenta estar completo, mostrando o seu descontentamento com o regresso destes “buracos”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Famalicão

Famalicão: Câmara apresenta Brigada de Resgate Animal no Dia Mundial do Animal

Publicado

em

A Câmara Municipal de Famalicão apresenta amanhã, 4 de outubro, Dia Mundial do Animal, a Brigada de Resgaste Animal de Famalicão, uma equipa associada ao CROA – Centro de Recolha Oficial Animal de Famalicão com prontidão de resposta 24 horas por dia, 7 dias por semana, para a recolha de animais abandonados.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Casal que furtou 175 litros de combustível detido pela GNR

Publicado

em

A GNR deteve hoje um homem, de 40 anos, e uma mulher, de 30, por furto de combustível no concelho de Barcelos, no distrito de Braga, anunciou aquela força.

Em comunicado, a GNR refere que se trata de uma investigação envolvendo mais de uma dezena de furtos de combustível nos concelhos de Vila Nova de Famalicão, Barcelos, Santo Tirso e Vila do Conde.

Os suspeitos foram detidos em flagrante, quando se encontravam a furtar gasóleo do depósito de duas viaturas, num estaleiro de obras.

No seguimento da ação policial, foi realizada uma busca domiciliária que permitiu apreender 175 litros de gasóleo, 17 bidões para transporte de combustível, uma viatura, um telemóvel e diverso material associado àquele tipo de furto.

Os suspeitos vão ser presentes na terça-feira ao Tribunal de Barcelos, para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Programa Erasmus + em destaque no arranque do ano letivo da CIOR

Publicado

em

A Escola Profissional CIOR, de V N de Famalicão, leva a cabo, várias mobilidades no
âmbito do programa Erasmus +, assim como uma série de atividades e iniciativas de acolhimento e
integração dos novos alunos.

Assim, de 3 a 21 deste mês, um grupo de 14 alunos e 2 professores a frequentar o curso de eletrónica e automação, da Escola Secundária de Eletrotecnia e Telecomunicações de Constança, Roménia, vai realizar um período de estágio na CIOR, onde, entre outras atividades práticas, os alunos terão de desenvolver uma fonte de alimentação e um amplificador.

Do programa previsto, consta ainda visitas à Universidade Lusíada, Universidade do Minho e a empresas do setor.
No decorrer desta semana, 2 professores da escola alemã, Taatliche Fachoberschule Schwandorf, encontram-se na CIOR para reuniões de parceiros e de trabalho para o relatório final do Projeto “Train, work and Succeed in Europe” e fortalecimento de cooperação para mobilidades Erasmus+.

” Neste tempo de crise e de incerteza que a Europa está a enfrentar, o espírito e a missão do Erasmus+, pela sua natureza, são também uma forma de manter a coesão, a cooperação e a solidariedade entre países e povos a favor do desenvolvimento e da paz”, refere, a propósito, Paula Pereira, da direção da escola, acrescentando ser este o grande “desígnio da Europa”.

No programa de mobilidades de alunos da CIOR, no decorrer deste mês, um grupo de 6 alunos finalistas do curso de animação sociocultural irá realizar um estágio de dois meses, em Malta. Outro grupo de alunos finalistas do curso de mecatrónica automóvel rumará para Vicenza, Itália, seguido de um grupo de alunos finalistas do curso de produção metalomecânica, que terá com destino Málaga, Espanha.

Estes estágios serão realizados em prestigiadas empresas e instituições
parceiras da CIOR.

Este mês ficará ainda marcado por uma série de iniciativas no âmbito da
comemoração do Erasmus Days 2022.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Mulher que trabalhava em casa de alterne terá saltado de carro em andamento para evitar violação

Publicado

em

Um homem está a ser julgado no Tribunal de Matosinhos, respondendo por um crime de violação, alegadamente cometido em setembro de 2019, depois de ter conhecido a acusante numa casa de alterne, onde esta trabalhava, em Famalicão.

Os dois terão acordado dirigir-se para um motel, no Porto, para terem relações sexuais, a troco de 400 euros, de acordo com a CM.

Durante a viagem, de madrugada, o alegado agressor terá tentado, em primeira instância, ter relações sexuais com esta no areal da praia da Apúlia, em Esposende, mas a mulher terá recusado os avanços do homem.

Mais tarde, ainda de acordo com a acusação, o suspeito terá parado o carro na zona industrial da Varziela, em Vila do Conde, onde terá arrastado a mulher para fora do carro, agredindo-a e forçando a ter relações sexuais na via pública.

Depois disto, a acusação relata que o homem ofereceu-se para transportar a mulher para casa, algo que a suposta vítima aceitou, por ser de madrugada.

Mais tarde, quando atravessavam a A28, em Matosinhos, o suspeito terá tentado forçar a mulher a mais atos sexuais, ameaçando-a com uma nova violação, num edifício abandonado naquela zona.

Neste momento, a vítima terá saltado do carro em andamento, acabando por ficar ferida e receber auxílio de outros condutores que a viram na autoestrada.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Novas imagens mostram fuga de adeptos segundos antes da chegada das autoridades

Publicado

em

Novas imagens, que agora surgem nas redes sociais, mostram a violência da rixa causada por adeptos do futebol que se encontraram em Famalicão para o encontro entre este clube e o Boavista.

Os “confrontos e as agressões” aconteceram antes do início do encontro entre as duas equipas a contar para a I Liga portuguesa de futebol.

Tudo terá acontecido cerca das 20.10, cerca de 20 minutos antes do início do jogo, nas imediações do estádio, (…) um grupo de adeptos do FC Famalicão envolveu-se em confrontos e agressões com um grupo de adeptos do Boavista FC.

O incidente terminou apenas com a intervenção das autoridades, que acabaram por identificar sete elementos envolvidos.

Tal como mostra o vídeo, os elementos envolvidos na violência fugiram, logo após a chegada das autoridades.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

“Uma porta aberta para todos que amem a cultura”. Está aberta a Casa do Artista Amador no Louro

Publicado

em

Foi sob este mote que a Casa do Artista Amador foi inaugurada este domingo no Louro.

A Casa do Artista Amador do Louro foi concebida e construída pela Associação Ecos Culturais do Louro, que terá a sua sede no edifício completamente recuperado e que antes era a escola primária de Armental. Tem dois pisos, com diversos espaços que permitem a realização de pequenos concertos, tertúlias, cinema ou exposições.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Conheça os resultados da quarta jornada do Pró Nacional da AF Braga

Publicado

em

Disputou-se no passado fim de semana, dias 1 e 2 de outubro, a quarta jornada do Pró Nacional da AF Braga. Os resultados das equipas famalicenses foram os seguintes: Marinhas 4-5 AD Ninense; Ribeirão FC 4-1 Santiago de Moscotelos. O jogo da AD Oliveirense frente ao GD Joane ficou adiado por motivos da presença do GD Joane na Taça de Portugal.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: 6.ª Corrida REN Pedome / Oliveira Santa Maria realiza-se a 22 de outubro

Publicado

em

Realiza-se a 22 de outubro a 6.ª Corrida REN Pedome / Oliveira Santa Maria, um evento que pretende fomentar a prática de desporto junto das comunidades.

Com o apoio da REN pelo 2.º ano consecutivo, todas as partidas e chegadas serão feitas na Subestação da REN de Riba de Ave, localizada em Oliveira Santa Maria.

O evento será dividido em três corridas, a primeira destinada a benjamins, infantis, iniciados e juvenis.

A segunda sob o mote da solidariedade e sustentabilidade. “Loving The Planet”, e a 3.ª prova, destinada a juniores, séniores e veteranos.

As inscrições para a corrida e caminhada deverão ser feitas online através de https://www.cyclonessports.com/index.php/253-6-corrida-de-pedome

Também poderão efetuar inscrições presencialmente nas juntas de Freguesia de Pedome e Oliveira Santa Maria.

Na vertente solidária, por cada inscrição da corrida ou caminhada, 1 euro reverte diretamente para os Bombeiros Voluntários de Riba de Ave.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

FC Famalicão goleia Boavista no primeiro jogo de João Pedro Sousa

Publicado

em

O FC Famalicão venceu o Boavista por 4-0, no primeiro jogo de João Pedro Sousa, enquanto técnico da equipa. A partida decorreu este domingo, pelas 20h30, no Estádio Municipal 22 de Junho.

Os golos da equipa famalicense foram da autoria de Ivo Rodrigues, José Luis Rodríguez, Zaydou Youssouf e Gustavo Assunção.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Diretor suspenso do FC Famalicão vai defender-se “até às últimas consequências” e garante: “nunca assediei ninguém”

Publicado

em

Vou-me defender. Nunca assediei ninguém. Vou-me defender até às últimas consequências”, é a promessa de Samuel Costa, ex-diretor desportivo do futebol feminino do Famalicão, agora suspenso pelo clube, após acusações de assédio sexual, tal como o treinador Miguel Afonso.

As tentativas de assédio, alegadas pelos acusadores, terão supostamente acontecido ainda no tempo que desempenhava funções no Vitória SC.

Garantindo que nada fez “de ilegal ou incorreto”, o ex-diretor afirma a sua decisão de “utar com serenidade, mas com todas as minhas forças, convicção e determinação para esclarecer a verdade dos factos, colaborar com a justiça e reconquistar os princípios que sempre nortearam a minha vida pessoal e profissional”.

COMUNICADO:

“Nos últimos dias e horas assisti a inúmeros comentários, informações, considerações e relatos na comunicação social, lançando suspeitas e acusações que encerram em si um inqualificável atentado contra a minha honra, percurso profissional e consideração pessoal.

O que subjaz a esta conduta foi, e é, tentar denegrir a minha imagem enquanto ser humano e atentar contra a minha atividade profissional. Pelo que, sobre estas notícias baseadas em inverdades e incorreções agirei no momento certo, e no local próprio, para que nada ficar por esclarecer.

Na minha vida sempre fui um acérrimo defensor da liberdade de imprensa, considerada como um sub-elemento da liberdade de expressão, nos termos do artigo 38.º da Constituição da República Portuguesa, garantia institucional enquanto elemento essencial de uma ordem estadual democrática e pluralista colocando-se, deste modo, em relevo a missão de interesse público que ela deve realizar.

Contudo, não poderá nunca perigar com o princípio de presunção de inocência inserido no direito à dignidade humana e à honra. Como, de resto tem acontecido.

Pelo presente afirmo ainda que confio absolutamente na justiça dos homens, com ela colaborarei, como é meu dever, e estou plenamente confiante, porque nada fiz de ilegal e incorreto, que serei completamente absolvido do presente processo.

Irei lutar com serenidade, mas com todas as minhas forças, convicção e determinação para esclarecer a verdade dos factos, colaborar com a justiça e reconquistar os princípios que sempre nortearam a minha vida pessoal e profissional”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Câmara apresenta Brigada de Resgate Animal no Dia Mundial do Animal

A Câmara Municipal de Famalicão apresenta amanhã, 4 de outubro, Dia Mundial do Animal, a Brigada de Resgaste Animal de Famalicão, uma equipa...

Barceloshá 4 horas

Hackers atacam autarquias: Câmara de Barcelos alvo de ataque automático

O município de Barcelos foi vítima de um ataque informático, uma situação que está a causar “graves limitações”, anunciou hoje...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Casal que furtou 175 litros de combustível detido pela GNR

A GNR deteve hoje um homem, de 40 anos, e uma mulher, de 30, por furto de combustível no concelho...

Regiãohá 4 horas

Pescadores das Caxinas resgatados em incêndio fizeram missa de agradecimento na famosa “Igreja do Barco”

Os pescadores das Caxinas, em Vila do Conde, que foram resgatados, esta terça-feira, na sequência de um incêndio na embarcação...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Programa Erasmus + em destaque no arranque do ano letivo da CIOR

A Escola Profissional CIOR, de V N de Famalicão, leva a cabo, várias mobilidades noâmbito do programa Erasmus +, assim...

Economiahá 5 horas

Governo propõe aumento salarial de 4,8% para a função pública

O Governo apresentou hoje aos sindicatos da função pública a proposta de aumentos salariais para 2023, com as estruturas sindicais...

Paíshá 6 horas

Bombeiro perde a vida após colisão entre dois camiões na A29

Um bombeiro com cerca de 45 anos, morreu, esta segunda-feira, em Esmoriz, na sequência de uma colisão entre dois camiões,...

Bragahá 6 horas

Hospital de Braga registou 102 casos de violência sobre profissionais só em 2021

O Hospital de Braga registou, em 2021, um total de 102 situações de violência sobre profissionais de saúde, o que...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Mulher que trabalhava em casa de alterne terá saltado de carro em andamento para evitar violação

Um homem está a ser julgado no Tribunal de Matosinhos, respondendo por um crime de violação, alegadamente cometido em setembro...

Desportohá 9 horas

Famalicão: Novas imagens mostram fuga de adeptos segundos antes da chegada das autoridades

Novas imagens, que agora surgem nas redes sociais, mostram a violência da rixa causada por adeptos do futebol que se...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES