Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicense Nuno Melo apresenta hoje candidatura à liderança do CDS-PP

Publicado

em

O eurodeputado Nuno Melo apresenta hoje a sua candidatura à liderança do CDS-PP, afirmando que, apesar de atravessar “o pior momento”, o partido, que é “uma parcela” da sua identidade, “faz falta a Portugal”.

A apresentação desta candidatura, que já era esperada mas ainda não estava definitivamente confirmada, vai acontecer na sede centrista, em Lisboa, ao final da tarde.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Quando anunciou a apresentação da candidatura, o dirigente escreveu nas redes sociais que “o CDS atravessa o pior momento dos seus mais de 47 anos de história” mas, “pelo legado, pelo que representa, pelo que agora ficou ausente da Assembleia da República mas faz tanta falta a Portugal, capitular não é sequer opção”.

“O CDS é uma parcela da minha identidade. Dediquei-lhe grande parte da minha vida. Consegui vitórias e um ou outro desaire, porque em democracia os resultados nunca são definitivos. Mas para o que importa, jamais desisti”, salientou.

Se for eleito o próximo líder centrista, Nuno Melo espera “um caminho longo e carregado de obstáculos”, mas acredita que terá ao seu lado “milhares de militantes e simpatizantes que nunca saíram, e muitos outros que tendo tipo diferentes decisões eleitorais por circunstâncias de conjuntura, querem voltar”.

“Em conjunto, acredito, devolveremos o CDS ao parlamento e ao lugar que justifica na nossa democracia. Encontraremos motivação, precisamente nas razões opostas àquelas que levaram outros ao pessimismo inevitável e a deitar a toalha ao chão. Não desistimos e escreveremos novas páginas com crença, alegria e determinação”, escreveu ainda.

Na passada sexta-feira, dia 11, o eurodeputado disse aos jornalistas e perante o Conselho Nacional do CDS-PP que seria candidato à liderança “a menos que algo de extraordinário aconteça”.

Dois dias após as eleições legislativas em que o CDS-PP perdeu a sua representação parlamentar, Melo já tinha admitido a possibilidade de ser candidato à liderança, se conseguisse garantir “condições institucionais”, numa mensagem em que garantia que no que depender de si, “o CDS não acaba aqui”.

O Congresso do CDS-PP vai acontecer nos dias 02 e 03 de abril, em local ainda a definir.

De acordo com fontes do partido ouvidas pela Lusa, o Conselho Nacional alterou o prazo limite para a entrega de moções globais, que têm de ser apresentadas até 15 de março (e não a 21, como propunha a direção) e subscritas por 300 militantes (em vez de 150).

A eleição dos delegados concelhios e regionais decorre no dia 12 de março de 2022, entre as 16:00 e as 20:00, por escrutínio secreto e em listas plurinominais nas respetivas Assembleias Concelhias, Conselhos ou Comissões Diretivas Regionais, devendo as candidaturas ser apresentadas até dez dias antes do ato eleitoral.

O 29.º Congresso do CDS-PP vai eleger o sucessor de Francisco Rodrigues dos Santos, que se demitiu da presidência do partido e não irá recandidatar-se na sequência dos resultados eleitorais nas legislativas de 30 de janeiro.

O CDS-PP obteve 1,6% dos votos e pela primeira vez desde o 25 de Abril de 1974 ficou sem representação parlamentar, depois de na última legislatura ter uma bancada de cinco deputados.

O 29.º congresso do CDS-PP já esteve marcado para 27 e 28 de novembro e seria em Lamego, com uma disputa entre o atual presidente e o eurodeputado Nuno Melo.

No entanto, com o chumbo do Orçamento do Estado e marcação de eleições legislativas antecipadas, a direção propôs (e o Conselho Nacional aprovou) o seu cancelamento e o adiamento para depois das eleições legislativas, contra a vontade de Nuno Melo e dos seus apoiantes, que acusaram a direção de falta de democracia interna e uma “tentativa de golpe de estado institucional”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 15 minutos

Famalicão: Jovens da AFPAD saem para a rua e distribuem cravos

Em Famalicão, tal como é habitual noutras datas especiais, os jovens da AFPAD, do CACI e do Lar saíram para...

Famalicãohá 48 minutos

Famalicão: Discursos virados para a importância de enriquecer a democracia marcam sessão solene do 25 de Abril

Esta manhã, o salão nobre da Assembleia Municipal de Famalicão foi pequeno para receber todos os que quiseram estar presentes...

Famalicãohá 1 hora

Criança de 9 anos ferida depois de atropelada em Vale São Martinho, Famalicão

Um veículo ligeiro atropelou, esta manhã, uma criança de 9 anos, que ficou com ferimentos graves, em Vale São Martinho,...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão celebra 50.º aniversário do 25 de Abril com sessão solene e momentos culturais

Hoje é 25 de Abril, feriado nacional. Assinalam-se 50 anos da passagem da Revolução dos Cravos que pôs fim à...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Encontro “Profissional de Primeira” oferece promove ensino profissional para jovens

O Auditório da CESPU em Famalicão recebe, na próxima segunda-feira o encontro “Profissional de Primeira”, dedicado aos jovens em situação...

Famalicãohá 20 horas

Famalicão: Quinta-feira será de sol mas chuva pode fazer fazer uma surpresa

Famalicão espera, esta quinta-feira 25 de Abril, um dia com probabilidade de chuva ligeira entre as 13:00 e as 15:00,...

Famalicãohá 20 horas

Famalicão: Cortejo Académico trouxe a irreverência estudantil às ruas da cidade

A irreverência estudantil saiu, esta quarta-feira, às ruas da cidade de Famalicão, com a realização do tradicional Cortejo Académico. O...

Famalicãohá 21 horas

Famalicão: Motociclista ferido após despiste em Joane

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta quarta-feira, na sequência do despiste de um motociclo na Rua do Rio Pele,...

Famalicãohá 22 horas

Famalicão: Carla Chambel e Isabela Valadeiro na apresentação da nova edição do festival de cinema Ymotion

Famalicão recebe, este sábado na Casa da Juventude, os atores Isabela Valadeiro, Carla Chambel, João Amaral e Lucas Dutra e...

Desportohá 22 horas

Famalicão e Calendário recebem desafio APGS Trail este domingo

Famalicão recebe, este domingo 28 de abril, o desafio APGS Trail, realizado pela Associação Portuguesa para Gestão da Sinistralidade Laboral,...

Arquivo

Mais Vistos