Famalicão
Famalicão: Piano e música eletrónica de Joana Gama e Luís Fernandes na Casa das Artes este sábado
A Casa das Artes de Famalicão recebe, este sábado a música de Joana Gama e Luís Fernandes, na apresentação do projeto “There’s no Knowing”, que junta o piano à música eletrónica.
“Desde “Quest” (Shhpuma, 2014), que Joana Gama e Luís Fernandes mantêm um diálogo contínuo, que aceita rupturas constantes e explorações sonoras novas na sua música. A continuidade existe na harmonia do seu trabalho, o encontro das linguagens de ambos, uma comunicação permanente que respeita os ritmos de ambos e que sabe responder a desafios, como aconteceu com “Harmonies” (Shhpuma, 2016) em que trabalharam a herança de Satie com Ricardo Jacinto, “At The Still Point Of The Turning World” (Room40, 2018) onde, com José Alberto Gomes, estenderam o seu trabalho a uma orquestra ou “Textures & Lines” (Holuzam, 2020) que co-criaram com o Drumming GP. “There’s no knowing” (Holuzam, 2022) abre com o piano de Joana Gama ao qual a electrónica de Luís Fernandes se vai juntando. A peça cresce numa espécie de sussurro entre os dois e desenvolve-se num progressivo jogo de proximidade. À medida que se avança em “There’s no knowing”, há uma maior interligação entre os elementos e a consumação do que Joana e Luís fazem em conjunto: puxar o melhor de cada um deles. O seu quinto álbum é uma aventura pulsante, que tem as suas origens no convite para a criação da banda-sonora da série “Cassandra”, com direcção artística de Nuno M. Cardoso”.

Joana Gama, piano
Luís Fernandes, electrónica
Frederico Rompante, espaço cénico
Suse Ribeiro, desenho e operação de som
M/6
Duração: 50 min

Famalicão
Famalicão: Incêndio deflagra em fábrica em Pousada de Saramagos

Um incêndio deflagrou, ao final da tarde desta quinta-feira, na freguesia de Pousada de Saramagos em Famalicão.
Os meios de socorro destacados para o local totalizam, dez operacionais e quatro veículos (19:45).
O alerta foi registado às 18:16.
em atualização
Famalicão
Famalicão: Estradas alagadas, quedas de árvores e trovoada forte (vídeo)
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) contabilizou até às 16:00 de hoje 139 ocorrências relacionadas com o mau tempo, como quedas de árvores, pequenas inundações e salvamentos aquáticos, segundo fonte daquela entidade.
Estas ocorrências sucederam, essencialmente, “no norte do país”.
Em Famalicão já se verificaram quedas de árvores, nas freguesias do Bairro e Louro, assim como estradas alagadas, obrigando a uma atenção redobrada por parte dos condutores.
Quanto à tipologia das ocorrências, a Proteção Civil disse terem sido “inundações, limpezas de via, queda de estruturas, dois movimentos de massa e três salvamentos aquáticos”, totalizados a território nacional.
De acordo com a fonte da ANEPC, estas ocorrências envolveram “569 operacionais e 199 meios terrestres”.
Sobre as próximas horas, referiu que o previsto é que as atuais condições se mantenham até ao início da próxima madrugada.
Quase todos os distritos de Portugal continental estão hoje com avisos meteorológico amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes, ocasionalmente de granizo.
Famalicão
Famalicão: Mais uma madrugada sob Aviso Amarelo com chuva e trovoada. São as previsões para esta sexta-feira

Esta prevista uma sexta-feira, onde a chuva irá marcar presença, sendo ainda possível a ocorrência de trovoadas e queda de granizo, durante esta madrugada, estando em vigor um Aviso Amarelo, até às 03:00.
No que toca às temperaturas máximas, estas vão registar um decréscimo de 4.º graus, em relação a esta quinta-feira, fixando-se nos 22.º.
Já as temperaturas mínimas poderão atingir os 16.º graus, um cenário que deverá manter, mais ou menos, inalterado até ao início da próxima semana.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Casa do Artista Amador com rock e metal progressivo este sábado
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Arnoso Santa Maria apresenta Mostra Comunitária este sábado e domingo
-
Famalicãohá 6 dias
Famalicão: Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado realiza-se no domingo de 11 de junho
-
Famalicãohá 3 dias
Antoninas: Marchas preparam a grande noite