Siga-nos nas redes

Famalicão

Padre suspeito de abusos sexuais afastado do cargo pela Arquidiocese de Braga

Publicado

em

A arquidiocese de Braga informou hoje ter recebido da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja uma lista de oito alegados abusadores, um dos quais foi afastado preventivamente do exercício público do ministério sacerdotal.

Em comunicado publicado na sua página na Internet, a arquidiocese de Braga adianta que “depois de uma averiguação inicial”, foi concluído que três dos nomes correspondem a padres já falecidos, um não corresponde a nenhum padre da arquidiocese de Braga, “nem se encontra nos arquivos da arquidiocese qualquer referência a seu respeito”, tendo sido já “pedida mais informação à Comissão Independente”.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Outro nome respeita “a um sacerdote que foi alvo de um processo civil, tendo sido absolvido”, e outro a um padre “que foi alvo de um processo canónico por abuso sexual de menores já concluído e que resultou na aplicação de medidas disciplinares em vigor”.

“Se se verificar que os testemunhos recolhidos pela Comissão Independente configuram novos factos, será iniciado um novo procedimento canónico”, adianta o comunicado.

Na lista consta ainda um sétimo nome correspondente “a um agente pastoral, que por falta de elementos de identificação não foi ainda possível identificar, estando em curso diligências nesse sentido” e, por fim, o de um padre que, depois de “diálogo” com o arcebispo José Cordeiro, “foi afastado preventivamente do exercício público do ministério sacerdotal”.

“A decisão cautelar de afastar preventivamente o sacerdote em causa não prejudica o princípio da presunção de inocência. Trata-se de aplicar as linhas orientadoras de ação da Igreja em matéria de abusos sexuais de menores, em conformidade com o Vade-mécum sobre procedimentos relativos a casos de abuso sexual de menores cometidos por clérigos”, adianta o comunicado da arquidiocese bracarense.

A instituição reafirma ainda o “compromisso em acolher e escutar as vítimas, tratando todos os casos com critérios inequívocos de transparência e justiça, contribuindo assim para a máxima reparação possível do mal sofrido”.

“Sabemos que pedir perdão não é suficiente. São-nos pedidas ações concretas. Neste sentido, uma equipa de profissionais está disponível para oferecer apoio psicológico, psiquiátrico, jurídico e espiritual a todas as vítimas que solicitem este serviço. Comprometemo-nos com a promoção de uma cultura de cuidado e faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para prevenir futuros casos de abuso”, acrescenta o comunicado.

A Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais na Igreja Católica validou 512 testemunhos, apontando, por extrapolação, para pelo menos 4.815 vítimas. Vinte e cinco casos foram enviados ao Ministério Público, que abriu 15 inquéritos, dos quais nove foram arquivados.

Os testemunhos referem-se a casos ocorridos entre 1950 e 2022, o espaço temporal abrangido pelo trabalho da comissão.

No relatório, divulgado em fevereiro, a comissão alertou que os dados recolhidos nos arquivos eclesiásticos sobre a incidência dos abusos sexuais “devem ser entendidos como a ‘ponta do iceberg’” deste fenómeno.

A comissão entregou aos bispos diocesanos listas de alegados abusadores, alguns ainda no ativo.

Na quarta-feira, a diocese de Angra, nos Açores, e a arquidiocese de Évora, anunciaram a suspensão cautelar de três sacerdotes, enquanto decorrem investigações sobre alegados casos de abuso por eles praticados. Já hoje, também a diocese da Guarda anunciou a suspensão de um padre e a abertura de investigação.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

OUVIR EMISSÃO RÁDIO

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Alunos da EB de Delães ficam a conhecer história local no Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave

Acompanhados pelo professor Rafael Matos, 23 alunos do 3º ano da EB de Delães visitaram os corredores do Museu da...

Famalicãohá 9 horas

Academia F.C. do Famalicão recebe “colheita de sangue” esta sexta-feira

A Academia F.C. do Famalicão recebe, esta sexta-feira, uma colheita de sangue, promovida pela Associação de Dadores de Famalicão e...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: “Co-Drive Solidário” junta pilotos e jovens da ACIP para umas “voltas” de adrenalina este sábado em Mogege

Um coletivo de quatro pilotos do concelho de Famalicão e arredores, leva a cabo este sábado 09 de dezembro um...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Temperaturas descem até aos 4.º graus esta noite. Terça-feira será de pouca chuva com “máximas” de apenas 10.º graus

Famalicão espera, esta terça-feira, por mais um dia nublado, embora com previsões de chuva abaixo dos 30%. Apesar disto, as...

Famalicãohá 12 horas

Festival de cinema premiou jovens cineastas

No passado fim de semana realizou-se a sessão de encerramento do festival de cinema jovem Ymotion. Numa noite em que...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Associação de Pais de Antas servem feijoada em “take-away” na Festa de Nossa Senhora da Conceição esta sexta-feira

A Associação de Pais da Escola de Antas, do concelho de Famalicão, promove esta sexta-feira um Takeaway de Feijoada, que...

Desportohá 13 horas

Famalicão: Escola Secundária Camilo Castelo Branco recebe Torneio de Salto em Altura da Associação de Atletismo de Braga esta sexta-feira

A Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Famalicão, recebe, esta sexta-feira (08 de dezembro) o Torneio de Salto em Altura...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Grupo Coral Juvenil de Vale S. Cosme deseja um Feliz Natal com música e vídeo alusivo à empatia e inclusão

O Grupo Coral Juvenil de Vale S. Cosme deseja um feliz Natal à sua comunidade, nesta quadra festiva, através de...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: ARC de Vale S. Cosme realiza “Caminhada e Passeio BTT Solidário” este domingo

A Associação Recreativa e Cultural de Vale S. Cosme realiza, no dia 10 de dezembro, a “Caminhada e Passeio BTT...

Desportohá 17 horas

Equipa Feminina do GD Natação Famalicão em 8º no Campeonato Nacional de Clubes – II Divisão

No Campeonato Nacional de Clubes da II Divisão, realizado no último fim de semana, a equipa feminina do GD Natação...

Arquivo

Mais Vistos