Siga-nos nas redes

Famalicão

Empresa famalicense distinguida como uma das mais inovadoras no Brasil

Publicado

em

A empresa famalicense do setor da construção “ndBIM Virtual Building” foi recentemente distinguida pela comunidade brasileira de inovação no setor da construção, designada MitHub.

Este projeto, criado em Famalicão, foi um dos mais de 60 inscritos no MitHub Challenge que o distinguiu pela sua inovação no campo da digitalização, direcionada para a construção civil.

Atualmente no top 15 das mais inovadoras empresas ligadas à construção e tecnologia brasileiras, a “ndBIM Virtual Building” coloca a tecnologia para o lugar principal
utiliza os avanços da tecnologia na projeção e criação de modelos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Entretenimento

Xutos dão o pontapé de saída para as Antoninas 2023

Publicado

em

Os Xutos vão abrir as Festas Antoninas de 2023, no dia 7 de junho, na Praça D. Maria II. A novidade foi divulgada na página pessoal do presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos. A mensagem vem acompanhada pela letra da música “Minha Casinha”.

A grande instituição do rock nacional, Xutos & Pontapés, é o primeiro nome anunciado para as festas em honra de Santo António, que terão seu ponto alto marcado no dia 12 de junho, nos Paços do Concelho, com o desfile das marchas deste ano.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Farmácia da Devesa abre com o primeiro farmadrive de Famalicão

Publicado

em

Há uma nova farmácia em Famalicão. Abriu, no passado sábado, dia 18 de março, a Farmácia da Devesa, que vem marcar a diferença na cidade e no concelho e oferece um serviço diferenciado.

Trata-se da primeira farmácia sustentável e com Farmadrive em Famalicão. Ou seja, a partir de agora já pode ir à farmácia sem sair do carro e num horário alargado.

Inserida na fronteira do Parque da Devesa, a nova farmácia desenvolve a sua atividade seguindo princípios de sustentabilidade, recorrendo a fontes de energia renovável como forma de energia primária e utliza materiais recicláveis na dispensa de medicamentos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: 4 atletas da Escola Jing-She renovam títulos de campeões nacionais

Publicado

em

Os atletas Lara Marques, Maria do Céu Sá, Tomás Marques e Tomás Nunes da Escola Jing-She de Famalicão, mantiveram os títulos obtidos em 2022 e tornaram-se novamente Campeões Nacionais em Wushu Moderno Esperanças, arrecadando 11 medalhas de ouro nas 11 competições realizadas. O Campeonato Nacional de Wushu Moderno decorreu no domingo, dia 19 de março, no Pavilhão Municipal do Juncal, em Porto de Mós, no distrito de Leiria.

Lara Marques, com 12 anos, conquistou o título de Campeã Nacional de Changquan (punhos longos), bem como nas provas de Jianshu (espada) e Qiangshu (lança), na categoria Juvenis femininos 12-14 anos. Maria do Céu Sá, com 11 anos, alcançou o primeiro lugar no pódio nas provas de Nanquan (punhos curtos) e Nangun (bastão).

Na categoria Juvenis masculinos 12-14 anos, Tomás Nunes, de 13 anos, tornou-se Campeão Nacional de Nanquan, Nandao (sabre) e Nangun. Já na categoria Cadetes masculinos 15-17 anos, Tomás Marques, de 17 anos, sagrou-se Campeão Nacional em Nanquan, Nandao e Nangun.

De acordo com as novas regras das competições da Federação Portuguesa de Artes Marciais Chinesas para 2023, os campeonatos nacionais deixarão de incluir a competição de equipas, que passará a ser disputada na nova prova da Taça de Portugal, prevista para o último trimestre do ano, encerrando a temporada competitiva.

Os treinadores Alexandre Oliveira e Ana Rita Rego estão satisfeitos com o desempenho dos atletas nesta primeira prova da temporada e já estão a preparar os próximos campeonatos regionais e nacionais de Kungfu Tradicional.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Equipa de andebol da AC Vermoim reconhecida como campeã regional

Publicado

em

A equipa sénior de andebol da Associação Cultural de Vermoim, foi reconhecida, este sábado, como campeã regional no seu escalão, um feito inédito para este clube.

O momento teve lugar antes do encontro da 2.ª Fase do Campeonato Nacional e contou com a presença do presidente da Associação de Andebol de Braga, Manuel Moreira, Vítor Freitas, administrador de um dos principais patrocinadores do emblema, desde a sua fundação, da multinacional alemã Leica Camera, e ainda de Bruno Cunha, presidente da Junta de Freguesia de Vermoim.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Cinco detidos após rixa no jogo Braga – FC Porto

Publicado

em

A PSP deteve cinco pessoas por participação em rixa, no âmbito do policiamento desportivo ao jogo de futebol entre o Sporting Clube de Braga e o FC Porto, disputado no domingo, em Braga, anunciou hoje aquela força.

Em comunicado, a PSP refere que os detidos têm idades compreendidas entre os 21 e 29 anos.

Por outro lado, foram detidos mais duas pessoas, com 63 e 67 anos, por venda irregular de bilhetes para o mesmo jogo.

A PSP apreendeu-lhes bilhetes e 150 euros.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Espantalhos voltam a encher parque camiliano de Seide S. Miguel

Publicado

em

Dezenas de espantalhos foram erguidos, na tarde do último sábado, no parque camiliano de Seide S. Miguel, em mais uma edição do “Espanta o Parque”, iniciativa dinamizada pelo Jardim-de-Infância desde 2018 e com o apoio da Junta de Freguesia.
Numa tarde solarenga, dezenas de famílias apresentaram os seus espantalhos, construídos com uma mistura de materiais recicláveis e orgânicos, respeitando os princípios básicos do Programa Eco-Escolas.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Radares de controlo de velocidade da PSP estão esta quarta-feira na Variante da EN14

Publicado

em

Os radares de controlo de velocidade da PSP estarão em Famalicão, esta quarta-feira, a partir das 09:00, na Variante da EN 14, anunciou, a Polícia de Segurança Pública.

No mês de Março, nos restantes concelhos do distrito de Braga, o calendário referente a estes controlos da velocidade rodoviária será o seguinte:

23/mar/23 14H00 Circular Urbana de Guimarães – Guimarães
28/mar/23 14H00 Circular de Barcelos – Barcelos

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Parque da Devesa vai transformar-se na ‘Cidade Orizuro’

Publicado

em

O Parque da Devesa vai transformar-se na ‘Cidade Orizuro’. A passagem do Gamelão de Porcelana e Cristal, a criação da instalação Metamorfose e os workshops Murmúrio das Árvores são alguns dos exemplos de projetos artísticos e sensibilização ambiental que a Companhia de Música Teatral (CMT) tem desenvolvido em parceria com o Parque da Devesa, e que estarão patentes no parque da cidade de 21 de março a 1 de outubro.

Promovida pelo Município de Vila Nova de Famalicão em parceria com a CMT, a ‘Cidade Orizuro’ vai ser inaugurada amanhã, 21 de março, pelas 16h30. A abertura será assinalada pela performance ‘Saudação da Primavera’ e pela estreia do documentário ‘Jardim Orizuro’ de Luís Magalhau, na Casa do Território, um documentário que reflete alguns dos aspetos do trabalho realizado em serviços municipais, no Jardim de Infância de Seide, no Centro Social da Paróquia de Castelões e no Centro Social Paroquial de Requião, ao longo de 2022, no âmbito de um projeto apoiado pelo Fundo de Fomento Cultural, Programa Garantir Cultura do Ministério da Cultura.

A instalação ‘Cidade Orizuro’ é construída a partir de memórias sonoras e imagéticas, que servirão como ponto de partida para a reflexão e participação: uma cidade verde, colorida e feliz, onde todos os desejos podem ganhar asas.

Durante o período em que ficará patente, a instalação terá uma programação paralela, promovida pelo Parque da Devesa, construída a pensar em públicos de todas as idades, que inclui, visitas guiadas, oficinas, conversas, visitas ao território, entre outros. A primeira atividade acontece já no próximo dia 30 de abril, no âmbito do ‘Devesa em Família’ e tem o nome de ‘Esticar os sentidos’. A atividade é dirigida a famílias com crianças e tem inscrição gratuita, obrigatória.

Refira-se que a Companhia de Música Teatral (CMT) é uma cooperativa instalada em Vila Nova de Famalicão que conta com um historial de quase 25 anos de atividade regular, com foco na criação artística. Colabora regularmente com municípios e universidades, com destaque para o Município de Vila Nova de Famalicão pela estabilidade oferecida à CMT ao longo do seu historial. A Casa das Artes tem sido berço de grande parte das suas criações e o Parque da Devesa tem sido um aliado especial nas experiências que cruzam arte e ambiente.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Oliveira São Mateus recebe apresentação do Balcão Único do Prédio esta quarta-feira

Publicado

em

A freguesia de Oliveira São Mateus, em Famalicão, recebe, esta quarta-feira, a apresentação do BUPi – Balcão Único do Prédio.

Esta sessão tem lugar marcado na sede da Junta de Freguesia, às 18:30.

O atendimento ao público terá lugar nos dias 23 e 24 de março, das 09h00 às 18h00, na sede da Junta de Freguesia.

O BUPi irá permitir que os munícipes identifiquem e efetuem o registo gratuito dos seus terrenos rústicos e mistos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Acesso à Praceta Madalena Fonseca condicionada

Publicado

em

Por motivos de segurança e devido às obras de requalificação do passeio e remoção de árvores, o acesso à Praceta Madalena Fonseca, em Vila Nova de Famalicão, sofrerá constrangimentos entre os dias 20 (sábado) e 23 (terça-feira) de março, com acesso restrito apenas aos moradores da área e estacionamento proibido nas duas vias. Durante os outros dias, poderá haver constrangimentos de estacionamento até que os trabalhos sejam concluídos. Importante ressaltar que o estacionamento será proibido até às 18h do dia 23 de março (quinta-feira).

A Câmara Municipal solicita a compreensão de todos os moradores e peões pelos transtornos causados.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Paíshá 7 minutos

Diocese de Lisboa suspende quatro sacerdotes

O Cardeal-Patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, determinou o afastamento preventivo, “também designado como proibição do exercício público do ministério”, de...

Paíshá 3 horas

Desemprego recua em fevereiro

No mês de fevereiro, o número de desempregados registados nos centros de emprego em Portugal diminuiu em 2% em relação...

Paíshá 3 horas

Processos por maus-tratos a animais são quase todos arquivados

Processos por maus-tratos a animais são quase todos arquivados. Desde 2019, menos de 14% dos processos abertos pelo Ministério Público...

Entretenimentohá 4 horas

Xutos dão o pontapé de saída para as Antoninas 2023

Os Xutos vão abrir as Festas Antoninas de 2023, no dia 7 de junho, na Praça D. Maria II. A...

Sociedadehá 4 horas

Didáxis-Riba de Ave com resultados promissores no Xadrez Escolar

O Colégio do Ave continua a destacar-se no quadro competitivo do Desporto Escolar 2022/2023 na vertente Xadrez. Na manhã de...

Paíshá 5 horas

TAP fecha ano de 2022 com lucro de 65,6 milhões de euros

A TAP fechou o ano de 2022 com um lucro de 65,6 milhões de euros, segundo os resultados divulgados esta...

Famalicãohá 5 horas

Farmácia da Devesa abre com o primeiro farmadrive de Famalicão

Há uma nova farmácia em Famalicão. Abriu, no passado sábado, dia 18 de março, a Farmácia da Devesa, que vem...

Paíshá 5 horas

Funeral de Rui Nabeiro conta com a presença do presidente da República e do primeiro-ministro

A vila alentejana de Campo Maior despede-se esta terça-feira do fundador da Delta, que morreu no domingo aos 91 anos...

Paíshá 5 horas

Fisco alerta para e-mail fraudulento que remete contribuintes para página maliciosa

A Autoridade Tributária (AT) alertou esta segunda-feira para a circulação de uma mensagem fraudulenta, através da qual é pedido aos...

Desportohá 18 horas

Famalicão: 4 atletas da Escola Jing-She renovam títulos de campeões nacionais

Os atletas Lara Marques, Maria do Céu Sá, Tomás Marques e Tomás Nunes da Escola Jing-She de Famalicão, mantiveram os...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES