Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Mário Passos tece duras críticas perante “redução substancial” do apoio para artes e cultura

Publicado

em

mário passos

O presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão criticou hoje a “substancial redução” do financiamento da Direção-Geral das Artes a entidades que integram uma plataforma que reúne 18 estruturas do concelho, sublinhando tratar-se de uma “grande injustiça”.

Em conferência de imprensa, Mário Passos disse que o apoio se cifra em menos de 400 mil euros, quando as expectativas das companhias apontavam para 985 mil.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



“É uma redução de 60%, que lamento imenso e que considero uma grande injustiça. Famalicão é uma referência cultural a nível nacional, parece que os que mais trabalham são penalizados”, referiu.

O autarca manifestou-se disponível para se juntar ao “coro de protestos” das companhias envolvidas, para fazer chegar ao Ministério da Cultura “uma voz mais robusta e musculada”.

Em causa está a plataforma “Sobre o palco”, criada em 2019 e constituída, atualmente, por 18 estruturas artísticas profissionais e semiprofissionais do concelho de Vila Nova de Famalicão.

No mais recente Programa de Apoio Sustentado da Direção-Geral das Artes para o biénio 2023-2024 e quadriénio 2023-2026, uma estrutura daquela plataforma manteve o financiamento (Companhia de Música Teatral, com 120 mil euros por ano na modalidade quadrienal), uma outra obteve aprovação pela primeira vez (Instituto Nacional de Artes do Circo, com 240 mil euros por ano na modalidade bienal), e três que tiveram apoio nos anos anteriores deixaram de ter financiamento (Teatro da Didascália, O Cão Danado e Fértil – Associação Cultural).

Outras quatro em concurso pela primeira vez não viram as suas candidaturas aprovadas.

No anterior Programa de Apoio Sustentado, todas no domínio bienal, a Cão Danado recebeu 258 mil euros, o Teatro da Didascália foi a companhia mais bem pontuada na categoria de Programação para os anos de 2020-21 e viu o apoio ser de 362,5 mil euros, enquanto a Fértil foi apoiada em 169 mil euros.

Para a autarquia, as companhias Cão Danado, Fértil Cultural e Teatro da Didascália têm “em risco a sua capacidade de subsistência”.

Responsáveis destas três estruturas adiantaram que tiveram de parar ou abrandar a sua atividade e de reduzir equipas e custos, valendo-lhes, no entanto, o apoio que o município continua a disponibilizar.

Este ano, o município canalizou para aquela plataforma 528 mil euros, “reforçando o seu papel de principal financiador e parceiro do seu ecossistema artístico”.

“Só em 2023, de um total previsto de 920.900 euros angariado pelas 18 estruturas, cerca de 57% é proveniente da autarquia, sendo o restante apoio financeiro proveniente de parceiros como Direção-Geral das Artes, e Fundação Calouste Gulbenkian, entre outros”, referiu uma nota da autarquia.

Em 2021 e 2022, o município investiu naquelas entidades, respetivamente, perto de 418 mil euros e mais de 500 mil euros, em apoios associados ao desenvolvimento do plano de atividades e a obras, assim como apoio indireto em coproduções da Casa das Artes e do Teatro Narciso Ferreira.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 22 minutos

Famalicão: Zé Amaro e a sua banda animam Festas do Divino Espírito Santo em Fradelos

Fradelos celebra, entre os dias 12 e 20 de maio, as Grandiosas Festas do Espírito Santo, um evento religioso e...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Lousado dá boas vindas aos novos bebés da freguesia com oferta de cheques de apoio à natalidade

A freguesia de Lousado cumpriu mais um capítulo do seu programa de apoio à natalidade com a oferta de mais...

Regiãohá 2 horas

Três feridos após colisão rodoviária em Santo Tirso

Três pessoas ficaram feridas, na manhã desta terça-feira, na sequência de uma colisão rodoviária entre dois veículos ligeiros, na Rua...

Desportohá 3 horas

Famalicão: Atletas da EARO competiram nos Torneio de Preparação em Braga

Os atletas da Escola de Atletismo Rosa Oliveira estiveram em competição, no último sábado. no Torneio de Preparação, realizado no...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Homem detido por desrespeitar inibição de condução por 12 horas

A Polícia de Segurança Pública levou a cabo a detenção de um cidadão de 53 anos por desobediência qualificada. De...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Incêndio deflagra em habitação em Lemenhe

Um incêndio deflagrou, ao final da manhã desta terça-feira, numa habitação na Rua Papa João Paulo II, na freguesia de...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Comunidade escolar da EB 2,3 Júlio Brandão unida em vigília por jovem com problemas de saúde

A comunidade escolar da Escola EB 2,3 Júlio Brandão estará reunida, esta sexta-feira às 21:00, para levar a cabo uma...

Desportohá 5 horas

FC Famalicão: Jhonder Cádiz marcou 6 golos em 5 jogos e já está no “Top 5” da I Liga

Depois de alguns momentos de incerteza e mudança na equipa principal do FC Famalicão, provocados pela saída do treinador João...

Desportohá 6 horas

CX A2D apura-se para os “quartos” da Taça Portugal de Xadrez

A equipa de xadrez CX A2D da Didáxis esteve em competição, no último domingo, na Taça de Portugal de Xadrez...

Desportohá 6 horas

Ténis Clube de Famalicão realizou 1.º Open de Ténis em Cadeira de Rodas

O Complexo de Ténis de Famalicão recebeu no último sábado e domingo o 1.º Open TCR de Famalicão em Cadeira...

Arquivo

Mais Vistos