Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Fundação Cupertino de Miranda expões fotografias da “casa vida e obra” de Mário Cesariny

Publicado

em

 A Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão, vai expor cerca de 200 fotografias que retratam a “casa, vida e obra” do escritor e artista Mário Cesariny, antecedendo o arranque das comemorações do centenário.

Com curadoria da diretora artística da fundação, Marlene Oliveira, e de Perfecto E. Cuadrado, coordenador do Centro Português do Surrealismo, a exposição “Mário Cesariny: O Outro Lado do Reflexo” vai ser inaugurada no dia 06 de abril e poderá ser visitada até 16 de julho.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



“Expor fotografias que retratam a sua casa, vida e obra é uma oportunidade de fortalecer o conhecimento do homem e do artista, que fez História e Estórias em Portugal. Nesta exposição, Duarte Belo e Eduardo Tomé destacam-se pela quantidade de possibilidades que nos trazem, e que nos fazem entender a personalidade irreverente de Mário Cesariny”, indicou Marlene Oliveira, numa descrição da mostra enviada à Lusa.

As fotografias de Duarte Belo e Eduardo Tomé, em particular, mostram o “espaço real [de Cesariny], o seu quarto, a sua cama, os seus objetos, obras e livros que levam ao seu universo surreal”.

“O seu quarto era a sua ‘sala de visitas’, onde recebia os seus convidados, sentado, ou mesmo deitado na sua cama”, acrescentou a curadora.

A mesma nota realçou se podem encontrar “ainda muitas outras fotografias de autores desconhecidos, muitos, certamente, seus amigos, mostrando o seu outro lado do reflexo, e em todas as suas dimensões”, reunindo “cerca de 200 fotografias nesta exposição, que antecede o início das comemorações do seu centenário, que inicia em agosto, aquando a data do seu nascimento”.

“Esta exposição é mais uma oportunidade de encontrar Mário Cesariny, de revisitar o seu espaço e as memórias de quem por lá passou”, sublinhou Marlene Oliveira.

Nascido a 09 de agosto de 1923, em Lisboa, Cesariny de Vasconcelos estudou na Academia de Amadores de Música, sob a orientação do professor Fernando Lopes Graça, e ingressou no princípio da década de 1940 na Escola de Artes Decorativas António Arroio, onde conheceu, entre outros, Fernando José Francisco e Cruzeiro Seixas, que o acompanharam na aventura surrealista.

Foi protagonista de muitas ações e criações polémicas com os outros artistas surrealistas, mas a partir do início dos anos 1950 o grupo começou a desintegrar-se.

Cesariny manteve-se ativo na poesia, nas artes plásticas e na tradução, passando a conviver com Luís Pacheco, Manuel de Lima, António José Forte, João Rodrigues, Manuel Castro, João Vieira e Helder Macedo.

“Titânia”, “Pena Capital”, “Antologia do Cadáver Esquisito” e “Planisfério e Outros Poemas” são alguns exemplos da sua obra poética ao longo dos anos 1950 e 60, mas continuou também a realizar exposições individuais e coletivas em Portugal, Brasil, Bélgica, Estados Unidos.

Mário Cesariny recebeu vários prémios pela obra escrita e plástica, nomeadamente o Prémio Vida Literária, da Associação Portuguesa de Escritores, e o Grande Prémio EDP de Artes Plásticas.

Depositou a sua obra plástica na Fundação Cupertino de Miranda.

Cesariny morreu em 26 de novembro de 2006.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

OUVIR EMISSÃO RÁDIO

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Alunos da EB de Delães ficam a conhecer história local no Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave

Acompanhados pelo professor Rafael Matos, 23 alunos do 3º ano da EB de Delães visitaram os corredores do Museu da...

Famalicãohá 10 horas

Academia F.C. do Famalicão recebe “colheita de sangue” esta sexta-feira

A Academia F.C. do Famalicão recebe, esta sexta-feira, uma colheita de sangue, promovida pela Associação de Dadores de Famalicão e...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: “Co-Drive Solidário” junta pilotos e jovens da ACIP para umas “voltas” de adrenalina este sábado em Mogege

Um coletivo de quatro pilotos do concelho de Famalicão e arredores, leva a cabo este sábado 09 de dezembro um...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Temperaturas descem até aos 4.º graus esta noite. Terça-feira será de pouca chuva com “máximas” de apenas 10.º graus

Famalicão espera, esta terça-feira, por mais um dia nublado, embora com previsões de chuva abaixo dos 30%. Apesar disto, as...

Famalicãohá 13 horas

Festival de cinema premiou jovens cineastas

No passado fim de semana realizou-se a sessão de encerramento do festival de cinema jovem Ymotion. Numa noite em que...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Associação de Pais de Antas servem feijoada em “take-away” na Festa de Nossa Senhora da Conceição esta sexta-feira

A Associação de Pais da Escola de Antas, do concelho de Famalicão, promove esta sexta-feira um Takeaway de Feijoada, que...

Desportohá 14 horas

Famalicão: Escola Secundária Camilo Castelo Branco recebe Torneio de Salto em Altura da Associação de Atletismo de Braga esta sexta-feira

A Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Famalicão, recebe, esta sexta-feira (08 de dezembro) o Torneio de Salto em Altura...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Grupo Coral Juvenil de Vale S. Cosme deseja um Feliz Natal com música e vídeo alusivo à empatia e inclusão

O Grupo Coral Juvenil de Vale S. Cosme deseja um feliz Natal à sua comunidade, nesta quadra festiva, através de...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: ARC de Vale S. Cosme realiza “Caminhada e Passeio BTT Solidário” este domingo

A Associação Recreativa e Cultural de Vale S. Cosme realiza, no dia 10 de dezembro, a “Caminhada e Passeio BTT...

Desportohá 18 horas

Equipa Feminina do GD Natação Famalicão em 8º no Campeonato Nacional de Clubes – II Divisão

No Campeonato Nacional de Clubes da II Divisão, realizado no último fim de semana, a equipa feminina do GD Natação...

Arquivo

Mais Vistos