Famalicão
Famalicão marcou presença na Assembleia Geral da Associação Internacional das Cidades Educadoras em Sevilha

O concelho de Vila Nova de Famalicão, enquanto membro da Comissão Coordenadora da Rede das Cidades Educadoras Portuguesas, participou na Assembleia Geral da Associação Internacional das Cidades Educadoras, que decorreu em Sevilha, onde representantes de todo o mundo se reuniram para discutir propostas e o plano de ação da organização para os anos 2023 e 2024.
O vereador da Educação e Ciência de Vila Nova de Famalicão, Augusto Lima, foi o porta-voz da proposta da Comissão Coordenadora da Rede das Cidades Educadoras Portuguesas para adotar o português como língua oficial das Cidades Educadoras.
Durante a apresentação da proposta da delegação nacional, Augusto Lima defendeu que “no mapa global, as cidades de língua portuguesa representam um terço de todas as cidades que integram a Associação Internacional das Cidades Educadoras. A participação nos trabalhos e ações da organização tem sido massiva, empenhada e com elevados contributos e, ao adotar o português como língua oficial, abrimos a porta para que as cidades dos países africanos de língua oficial portuguesa possam ser parte deste projeto.” A proposta espera ser aprovada no próximo congresso da Rede de Cidades Educadoras, que se realizará em Curitiba, Brasil, outro país de língua oficial portuguesa.
A Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) é uma estrutura de colaboração entre governos locais que se regem pelos princípios inscritos na Carta das Cidades Educadoras, com mais de 500 cidades de 36 países distribuídos por todos os continentes.

Famalicão
Famalicão: “Musaranho” de Bordalo II é a nova atração da Praça D. Maria II
A Praça D. Maria II, em Famalicão conta a partir de hoje com o “Musaranho” a nova obra do escultor Bordalo II.
A obra foi desenvolvida a partir de mais de 1000 brinquedos antigos e danificados, doados por crianças do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo do concelho e foi inaugura esta segunda-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente.
O “Musaranho” tem cerca de 4 metros de altura e a escolha deste animal não foi ao acaso.
Desporto
Famalicão: Petizes e traquinas do Bairro FC visitaram a Cidade do Futebol onde treinam os seus ídolos da Seleção Nacional

Os escalões de petizes e traquinas do Bairro Futebol Clube, visitaram, este sábado a Cidade do Futebol, local onde decorrem os treinos dos atletas da Seleção Nacional, em Oeiras.
Estes pequenos grandes atletas ficaram assim a conhecer o espaço frequentado pelos seus ídolos, uma “experiência perdurará por muitos anos na memória de cada um deles e delas”, afirmam os responsáveis do clube.
Garantindo que valeu todo o esforço em prol desta viagem, os adultos, que acompanharam os petizes e traquinas salientam o “sorriso rasgado que foi constante a cada porta que se abria”.
Estes agradecem a oportunidade à Federação Portuguesa de Futebol, assim como a todas as entidades envolvidas na concretização desta iniciativa.
Desporto
Jorge Silva não vai voltar a candidatar-se à presidência do FC Famalicão

O atual presidente do Futebol Clube Famalicão, Jorge Silva, não se voltará a candidatar, nas próximas eleições do clube, a 16 de junho, informou, esta segunda-feira, o próprio durante uma entrevista ao canal do clube.
Para esta decisão, o presidente alega motivos pessoais, nomeadamente o desgaste familiar.
Depois de oito anos na liderança deste projeto, Jorge Silva diz abandonar o cargo deixando para trás uma herança diferente da que encontrou, salientando os frutos da criação da Academia FC Famalicão, que considera ser “o segredo, a essência e a base de tudo o que está a
acontecer hoje, no clube“, chgando mesmo a afirmar que a formação do clube se encontra, neste momento, num “patamar de excelência”, que possibilita a disputa de competições, “de igual para igual”, frente aos melhores clubes, situação que não se verificava anteriormente, de acordo com o mesmo.
Nesta fase de despedida, Jorge Silva lembra o sucesso recente da equipa de futebol feminino, que apenas 4 anos após a sua fundação, já conquistou uma Taça de Portugal.
Jorge Silva, em mensagem aos famalicenses, pede que “observem o FC Famalicão com orgulho
e que percebam que todos são necessários neste projeto.” O presidente finaliza a mensagem a
pedir que “amem e valorizem com orgulho a instituição – FC Famalicão”.
Em março deste ano, Jorge Silva já havia indicado a possibilidade de não se recandidatar, possibilidade que deixou “no ar”.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Associação Engenho celebrou 29 anos
-
Famalicãohá 7 dias
Presidentes de Famalicão Trofa e Maia satisfeitos com concurso para nova ponte sobre Ave
-
Famalicãohá 6 dias
Famalicão vai ter peça do artista Bordalo II no Parque D. Maria II
-
Desportohá 4 dias
FC Famalicão: Gustavo Sá e Hugo Oliveira convocados para disputar Europeu de Sub-19