Famalicão
Primeira Caminhada pelo Património Religioso de Famalicão deu a conhecer pontos de interesse religioso na abertura da Semana Santa

A celebração da Semana Santa em Vila Nova de Famalicão está em curso. No último sábado, ocorreu a 1ª Caminhada pelo Património Religioso de Famalicão, o que marca o início de uma programação eclética e diversificada que se estenderá até ao dia 15 de abril.
Desde passeios pelo Património Religioso de Famalicão até à Procissão do Enterro do Senhor, a mais imponente e solene manifestação pública da Semana Santa, passando pela gastronomia, música e cinema, há diversas razões para visitar o centro urbano de Famalicão nesta época pascal.
O programa inclui a Via Sacra Jovem (31 de março), Recriação da Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém (2 de abril), Cortejo Bíblico ‘Páscoa Hebraica’ (2 de abril), animação de rua por um Grupo de Farricocos (6 e 7 de abril), recriação da ‘Última Ceia’ (6 de abril), Procissão do Senhor da Cana Verde – ‘Senhor Ecce-Homo’ (6 de abril), celebração da Paixão do Senhor (7 de abril), procissão do Enterro do Senhor (7 de abril) e Solene Vigília Pascal (8 de abril).
A gastronomia também tem um papel importante. A ‘Páscoa Doce’, nos dias 1 e 2 de abril, na Praça D. Maria II, inclui um mercado dedicado à doçaria portuguesa, com iguarias para todos os gostos, até mesmo para os mais exigentes. O espetáculo de dança, música, conversa e prova de vinhos verdes é uma novidade deste ano, bem como o ‘1º Concurso de Doces Caseiros de Páscoa’, que ocorrerá no dia 1 de abril.
A Confraria das Santas Chagas é responsável pela organização da Semana Santa de Famalicão, com o apoio da Câmara Municipal, da Paróquia de Santo Adrião e da ACIF – Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão.
O programa da Semana Santa inclui também a Casa das Artes, que no dia 2 de abril leva o concerto ‘Requiem’ do compositor húngaro Frigyes Hidas (1928 – 2007) à Igreja Matriz Nova, uma estreia nacional protagonizada pela Banda Sinfónica Portuguesa. O coro da ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e a Academia de Música de Costa Cabral, do Porto, também participarão.
Além deste concerto, o pequeno auditório da Casa das Artes será o palco do Ciclo de Cinema 2023 – Jornadas da Juventude, que incluirá a exibição dos filmes ‘A Noiva’ (2022) de Sérgio Trefaut e ‘Regresso ao Pó’ (2022) de Li Ruijun, nos dias 4 e 5 de abril.
Todos os eventos da Semana Santa de Famalicão são de entrada livre e gratuita. A programação completa pode ser consultada em www.famalicao.pt/semana-santa—pascoa-2023.

Famalicão
Famalicão: Chuva e temperaturas mais baixas vão manter-se esta terça-feira

O cenário meteorológico para esta terça-feira irá continuar a ser nublado e chuvoso, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera para o concelho de Famalicão.
Com uma probabilidade de precipitação de 99%, atribuída por estes, as temperaturas máximas deverão atingir os 21.º graus, enquanto que as temperaturas mínimas vão descer até aos 14.º graus.
Famalicão
Famalicão: Jovem ator com raízes em Delães vence Palma d’Ouro no Festival de Cannes em França
O ator franco-português, com raízes em Famalicão, na freguesia de Delães, Milo Machado Graner, de apenas 13 anos, esteve no festival de cinema de Cannes, onde o filme em que atua, “Anatomie d’une Chute” (Anatomia de uma Queda), da realizadora Justine Triet, venceu a Palma d’Ouro, neste que é o mais importante evento da indústria do cinema mundial.
Milo, interpreta o papel de Daniel, um jovem com problemas de visão, e dos seus pais, Sandra e Samuel, que vivem numa remota montanha, há um ano.
Quando Samuel, o pai, é encontrado morto fora de casa, é lançada uma investigação sobre a morte em circunstâncias suspeitas. No meio da incerteza, mãe é acusada do crime.
Suicídio ou homicídio, é a dúvida. Um ano depois, Daniel, o filho do casal, interpretado por Milo, comparece ao julgamento da sua mãe, para uma profunda análise do relacionamento de seus pais, servindo como peça fundamental na descoberta da revelação final.
Milo Machado Graner iniciou a sua carreira em 2020, com uma estreia na televisão, em “En Therapie” e em “8 Rue de l’Humanité”, mas também no grande ecrã, com “À Espera de Bojangles”, de Régis Roinsard.
Em 2021, participou ainda em dois projetos televisivos: “Alex Hugo” e “Heureusement qu’on s’a”.
Famalicão
PAN Famalicão volta a eleger Sandra Pimenta para a liderança

O partido PAN Pessoas-Animais-Natureza elegeu, este sábado, uma nova Comissão Política Concelhia de Famalicão, com mandato até 2026. As eleições decorreram no auditório da União de Freguesias de Famalicão e Calendário, com lista única, encabeçada por Sandra Pimenta.
Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT
-
Paíshá 1 semana
Federação Nacional da Educação anuncia greve nacional para 6 de junho
-
Desportohá 1 semana
FC Famalicão Feminino: Presidente do clube, treinador e capitã de equipa anteveem final da Taça
-
Famalicãohá 6 dias
Famalicão: Arnoso Santa Maria celebra Dia Mundial da Criança com diversões para os mais novos no dia 03 de junho
-
Paíshá 4 dias
Hospitais registaram pico de afluência às urgências hospitalares nos últimos dias