Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicenses vão beneficiar com novo Serviço de Hemodinâmica do Hospital de Guimarães

Publicado

em

O Serviço de Hemodinâmica, concluído desde 2018, e que vai permitir a realização de cateterismos cardíacos, começou hoje a funcionar no Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães (HSOG), anunciou esta unidade hospitalar.

“Este tipo de exames é fundamental na avaliação de doentes com patologia cardíaca. É utilizado principalmente no estudo invasivo da anatomia coronária, para identificação das lesões obstrutivas que são responsáveis, por exemplo, pelos sintomas da dor torácica na angina de peito ou no enfarte do miocárdio. Quando indicado, é possível proceder à intervenção nestas lesões, através de angioplastia”, refere o HSOG, em comunicado.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Concluído em 2018, o Laboratório de Hemodinâmica custou cerca de dois milhões de euros, angariados pela Liga dos Amigos do Serviço de Cardiologia do Hospital Senhora da Oliveira, e a justificação inicial da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) para impedir a abertura do serviço foi a de que Guimarães estava de fora da rede de referenciação para os serviços de hemodinâmica do país.

Em novembro de 2019, foi dado a conhecer que o Hospital de Guimarães tinha um Laboratório de Hemodinâmica pronto a utilizar há ano e meio, pago por mecenas, tendo custado cerca de dois milhões de euros, mas que não estava a ser utilizado por falta do aval do ministério da Saúde.

À data, a ARS Norte justificou que aquele serviço ainda não estava a ser utilizado por necessidade de “reorganização da Rede de Referenciação Hospitalar”, após o fim da parceria público-privada do Hospital de Braga.

Segundo o HSOG, “o início de funcionamento de mais esta valência, demonstra a força da rede de instituições no SNS [Serviço Nacional de Saúde] que, quando alinhadas, são capazes de pôr de lado diferenças e disponibilizar os recursos ao serviço das populações, com proximidade, qualidade e segurança”.

O Hospital de Guimarães acrescenta no comunicado que a abertura deste serviço “decorre de um trabalho conjunto na procura de soluções, desenvolvido ao longo dos últimos meses, sob a liderança da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS)”.

“Com a colaboração técnica da coordenação nacional das doenças cardiovasculares da DGS [Direção-geral da Saúde], do INEM [Instituto Nacional de Emergência Médica] e da ARS Norte, aproximando e desenvolvendo o espírito de colaboração entre os profissionais do serviço de Cardiologia do Hospital de Guimarães e o Serviço de Cardiologia do Hospital de Braga, no interesse dos utentes”, acrescenta o HSOG.

A unidade hospitalar refere ainda que a Direção Executiva do SNS tem a responsabilidade de coordenar a resposta assistencial no SNS, “assegurando o seu funcionamento em rede, a melhoria contínua do acesso a cuidados de saúde e o alinhamento da governação clínica e de saúde”.

“Assim, salienta-se a disponibilidade e abertura para a colaboração manifestada pelo Conselho de Administração e o Serviço de Cardiologia do Hospital de Braga, no que concerne à formação dos profissionais e ao acompanhamento clínico da atividade da unidade de hemodinâmica do Hospital de Guimarães enquanto unidade afiliada, e a resolução efetiva e com sucesso de questões pendentes neste projeto, em termos infraestruturais, de equipamentos, jurídicas e outras, pelo Conselho de Administração do HSOG”, lê-se na nota do Hospital de Guimarães.

A “área de influência direta” do Hospital Senhora da Oliveira abrange os concelhos de Guimarães, de Fafe, de Vizela, de Cabeceiras de Basto e de Mondim de Basto, sendo que a unidade está ainda preparada para acolher os “utentes dos concelhos de Famalicão, Felgueiras e Celorico de Basto que o desejarem”, refere uma nota na página oficial do Hospital de Guimarães.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 7 horas

Sporting multado em quase 2 mil euros por comportamento incorreto dos adeptos em Famalicão

Mil novecentos e dez euros é o valor da multa aplicada ao Sporting Clube de Portugal devido ao comportamento incorreto...

Desportohá 8 horas

FC Famalicão: Equipa está focada e cada vez mais desenvolvida são as convicções do capitão Riccieli

Neste momento em que se antecipa o início de mais uma jornada da I Liga, o capitão do FC Famalicão...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: João Nascimento é candidato à presidência da mesa da Assembleia Municipal após saída de Nuno Melo

Depois da saída de Nuno Melo, que ocupa agora o cargo de ministro da Defesa, a Assembleia Municipal (AM) de...

Famalicãohá 10 horas

Reportagem especial: Vespa Asiática em Famalicão continua a preocupar

Desde 2011 está confirmada a presença em Portugal da vespa asiática, espécie não – indígena, predadora da abelha europeia. Os...

Desportohá 11 horas

Famalicão: Vítor Coelho assume direção do FamaBasket até 2027

O clube FamaBasket de Famalicão realizou, esta quinta-feira, a sessão destinada à toma de posse dos novos órgãos sociais eleitos...

Bragahá 11 horas

Braga: Mulher tenta matar marido com fármacos e depois com faca e tesoura em Amares

Uma mulher, de 56 anos, foi detida, no concelho de Amares, distrito de Braga, por suspeitas de ter tentado matar...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Previsões de chuva regressam este sábado. Céus limpos voltam no domingo

As previsões de chuva regressam, este sábado, ao concelho de Famalicão, com uma probabilidade de precipitação de 46%, de acordo...

Famalicãohá 12 horas

Lés a Lés Famalicão damos destaque à freguesia de Vermoim

Neste no programa Lés a Lés Famalicão damos destaque a Vermoim. É nosso convidado o presidente da Junta, Bruno Cunha,...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Crianças do Agrupamento de Escolas D. Maria II reuniram-se num “Mega Piquenique” no Parque da Devesa

A comunidade do Agrupamento de Escolas D. Maria II esteve reunida, esta quinta-feira, para um “Mega Piquenique” no Parque da...

Famalicãohá 14 horas

Famalicense Nuno Melo será reeleito presidente do CDS-PP este fim de semana

O CDS-PP reúne-se em congresso no fim de semana para reeleger Nuno Melo como presidente e escolher os novos órgãos...

Arquivo

Mais Vistos