Famalicão
Famalicenses vão beneficiar com novo Serviço de Hemodinâmica do Hospital de Guimarães

O Serviço de Hemodinâmica, concluído desde 2018, e que vai permitir a realização de cateterismos cardíacos, começou hoje a funcionar no Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães (HSOG), anunciou esta unidade hospitalar.
“Este tipo de exames é fundamental na avaliação de doentes com patologia cardíaca. É utilizado principalmente no estudo invasivo da anatomia coronária, para identificação das lesões obstrutivas que são responsáveis, por exemplo, pelos sintomas da dor torácica na angina de peito ou no enfarte do miocárdio. Quando indicado, é possível proceder à intervenção nestas lesões, através de angioplastia”, refere o HSOG, em comunicado.
Concluído em 2018, o Laboratório de Hemodinâmica custou cerca de dois milhões de euros, angariados pela Liga dos Amigos do Serviço de Cardiologia do Hospital Senhora da Oliveira, e a justificação inicial da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) para impedir a abertura do serviço foi a de que Guimarães estava de fora da rede de referenciação para os serviços de hemodinâmica do país.
Em novembro de 2019, foi dado a conhecer que o Hospital de Guimarães tinha um Laboratório de Hemodinâmica pronto a utilizar há ano e meio, pago por mecenas, tendo custado cerca de dois milhões de euros, mas que não estava a ser utilizado por falta do aval do ministério da Saúde.
À data, a ARS Norte justificou que aquele serviço ainda não estava a ser utilizado por necessidade de “reorganização da Rede de Referenciação Hospitalar”, após o fim da parceria público-privada do Hospital de Braga.
Segundo o HSOG, “o início de funcionamento de mais esta valência, demonstra a força da rede de instituições no SNS [Serviço Nacional de Saúde] que, quando alinhadas, são capazes de pôr de lado diferenças e disponibilizar os recursos ao serviço das populações, com proximidade, qualidade e segurança”.
O Hospital de Guimarães acrescenta no comunicado que a abertura deste serviço “decorre de um trabalho conjunto na procura de soluções, desenvolvido ao longo dos últimos meses, sob a liderança da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS)”.
“Com a colaboração técnica da coordenação nacional das doenças cardiovasculares da DGS [Direção-geral da Saúde], do INEM [Instituto Nacional de Emergência Médica] e da ARS Norte, aproximando e desenvolvendo o espírito de colaboração entre os profissionais do serviço de Cardiologia do Hospital de Guimarães e o Serviço de Cardiologia do Hospital de Braga, no interesse dos utentes”, acrescenta o HSOG.
A unidade hospitalar refere ainda que a Direção Executiva do SNS tem a responsabilidade de coordenar a resposta assistencial no SNS, “assegurando o seu funcionamento em rede, a melhoria contínua do acesso a cuidados de saúde e o alinhamento da governação clínica e de saúde”.
“Assim, salienta-se a disponibilidade e abertura para a colaboração manifestada pelo Conselho de Administração e o Serviço de Cardiologia do Hospital de Braga, no que concerne à formação dos profissionais e ao acompanhamento clínico da atividade da unidade de hemodinâmica do Hospital de Guimarães enquanto unidade afiliada, e a resolução efetiva e com sucesso de questões pendentes neste projeto, em termos infraestruturais, de equipamentos, jurídicas e outras, pelo Conselho de Administração do HSOG”, lê-se na nota do Hospital de Guimarães.
A “área de influência direta” do Hospital Senhora da Oliveira abrange os concelhos de Guimarães, de Fafe, de Vizela, de Cabeceiras de Basto e de Mondim de Basto, sendo que a unidade está ainda preparada para acolher os “utentes dos concelhos de Famalicão, Felgueiras e Celorico de Basto que o desejarem”, refere uma nota na página oficial do Hospital de Guimarães.

Desporto
FC Famalicão: equipa feminina e sub19 recebidos em festa nos Paços do Concelho
Depois de um sábado histórico, a festa do FC de Famalicão continuou esta segunda-feira com a receção nos Paços do Concelho à equipa de futebol feminino que venceu a Taça de Portugal e à equipa de sub19 que se sagrou campeã nacional.
Foram muitos os adeptos que quiseram assistir ao reconhecimento do Município pelos feitos alcançados, esta época, pelo Famalicão.
O presidente da Câmara agradeceu aos atletas, á equipas técnicas e aos dirigentes por mostrarem ao país que Famalicão é grandioso.
Famalicão
Famalicão: Chuva e temperaturas mais baixas vão manter-se esta terça-feira

O cenário meteorológico para esta terça-feira irá continuar a ser nublado e chuvoso, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera para o concelho de Famalicão.
Com uma probabilidade de precipitação de 99%, atribuída por estes, as temperaturas máximas deverão atingir os 21.º graus, enquanto que as temperaturas mínimas vão descer até aos 14.º graus.
Famalicão
Famalicão: Jovem ator com raízes em Delães vence Palma d’Ouro no Festival de Cannes em França
O ator franco-português, com raízes em Famalicão, na freguesia de Delães, Milo Machado Graner, de apenas 13 anos, esteve no festival de cinema de Cannes, onde o filme em que atua, “Anatomie d’une Chute” (Anatomia de uma Queda), da realizadora Justine Triet, venceu a Palma d’Ouro, neste que é o mais importante evento da indústria do cinema mundial.
Milo, interpreta o papel de Daniel, um jovem com problemas de visão, e dos seus pais, Sandra e Samuel, que vivem numa remota montanha, há um ano.
Quando Samuel, o pai, é encontrado morto fora de casa, é lançada uma investigação sobre a morte em circunstâncias suspeitas. No meio da incerteza, mãe é acusada do crime.
Suicídio ou homicídio, é a dúvida. Um ano depois, Daniel, o filho do casal, interpretado por Milo, comparece ao julgamento da sua mãe, para uma profunda análise do relacionamento de seus pais, servindo como peça fundamental na descoberta da revelação final.
Milo Machado Graner iniciou a sua carreira em 2020, com uma estreia na televisão, em “En Therapie” e em “8 Rue de l’Humanité”, mas também no grande ecrã, com “À Espera de Bojangles”, de Régis Roinsard.
Em 2021, participou ainda em dois projetos televisivos: “Alex Hugo” e “Heureusement qu’on s’a”.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Associações de pais mostram-se no centro da cidade
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Vereadora da autarquia Sofia Fernandes acompanhou Leonel Rocha em mais uma ação de campanha em Ribeirão
-
Desportohá 6 dias
Famalicão: Academia Papa Léguas conquista 7 primeiros lugares no Campeonato Regional de Sub 16
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Alunos e professores do o Agrupamento de Escolas D. Sancho I debateram multiculturalismo na Roménia