Famalicão
Famalicão: Associação Gerações inspira capa de livro de pedagogas Elinor Goldschumie e Sonia Jackson
O livro intitulado “Indivíduos com menos de três anos”, escrito pelas reputadas pedagogas Elinor Goldschumie e Sonia Jackson, publicado em Portugal pela Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI), apresenta uma capa inspirada em uma atividade pedagógica da Associação Gerações para crianças com menos de três anos. Esta iniciativa encheu de orgulho todas as profissionais que trabalham na instituição.
A atividade refletida na capa do livro é conhecida como “Cesto dos Tesouros”. Resumidamente, trata-se de um cesto feito com materiais naturais, como madeira ou vime, repleto de brinquedos que não podem ser encontrados em qualquer loja, mas sim na natureza e no ambiente envolvente, como pequenos pedaços de madeira, galhos de árvores, folhas verdes e secas de diferentes tamanhos, rolinhos de papel, frutos secos coloridos, conchas e búzios, e muitos outros elementos que encantam as crianças e incentivam a sua imaginação para inventar construções e brincadeiras.
Não é de surpreender que este livro tenha sido a grande atração da Feira do Livro, que decorreu entre os dias 27 e 31 de março, no hall principal das instalações da Associação Gerações, em parceria com a Livraria Fontenova, outras editoras de livros infantis do país e a Associação Portuguesa de Educação de Infância.
As autoras referem no livro “Indivíduos com menos de três anos” que não se deve responder às crianças que determinada atividade começará amanhã, porque “é agora que os seus ossos se estão a formar, que o seu sangue está a ser criado e que os seus sentidos estão a ser desenvolvidos”.
O “Cesto dos Tesouros” e muitas outras atividades e projetos da Associação Gerações respondem a essa urgência sentida pelas crianças, e a capa inspira o leitor a ler e aprender com um livro que ocupa um lugar único na Educação Infantil, pois consegue combinar uma formação teórica sólida com a prática diária, respeitando os “Direitos das Crianças” e a importância do brincar.


Famalicão
Famalicão: “Musaranho” de Bordalo II é a nova atração da Praça D. Maria II
A Praça D. Maria II, em Famalicão conta a partir de hoje com o “Musaranho” a nova obra do escultor Bordalo II.
A obra foi desenvolvida a partir de mais de 1000 brinquedos antigos e danificados, doados por crianças do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo do concelho e foi inaugura esta segunda-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente.
O “Musaranho” tem cerca de 4 metros de altura e a escolha deste animal não foi ao acaso.
Desporto
Famalicão: Petizes e traquinas do Bairro FC visitaram a Cidade do Futebol onde treinam os seus ídolos da Seleção Nacional

Os escalões de petizes e traquinas do Bairro Futebol Clube, visitaram, este sábado a Cidade do Futebol, local onde decorrem os treinos dos atletas da Seleção Nacional, em Oeiras.
Estes pequenos grandes atletas ficaram assim a conhecer o espaço frequentado pelos seus ídolos, uma “experiência perdurará por muitos anos na memória de cada um deles e delas”, afirmam os responsáveis do clube.
Garantindo que valeu todo o esforço em prol desta viagem, os adultos, que acompanharam os petizes e traquinas salientam o “sorriso rasgado que foi constante a cada porta que se abria”.
Estes agradecem a oportunidade à Federação Portuguesa de Futebol, assim como a todas as entidades envolvidas na concretização desta iniciativa.
Desporto
Jorge Silva não vai voltar a candidatar-se à presidência do FC Famalicão

O atual presidente do Futebol Clube Famalicão, Jorge Silva, não se voltará a candidatar, nas próximas eleições do clube, a 16 de junho, informou, esta segunda-feira, o próprio durante uma entrevista ao canal do clube.
Para esta decisão, o presidente alega motivos pessoais, nomeadamente o desgaste familiar.
Depois de oito anos na liderança deste projeto, Jorge Silva diz abandonar o cargo deixando para trás uma herança diferente da que encontrou, salientando os frutos da criação da Academia FC Famalicão, que considera ser “o segredo, a essência e a base de tudo o que está a
acontecer hoje, no clube“, chgando mesmo a afirmar que a formação do clube se encontra, neste momento, num “patamar de excelência”, que possibilita a disputa de competições, “de igual para igual”, frente aos melhores clubes, situação que não se verificava anteriormente, de acordo com o mesmo.
Nesta fase de despedida, Jorge Silva lembra o sucesso recente da equipa de futebol feminino, que apenas 4 anos após a sua fundação, já conquistou uma Taça de Portugal.
Jorge Silva, em mensagem aos famalicenses, pede que “observem o FC Famalicão com orgulho
e que percebam que todos são necessários neste projeto.” O presidente finaliza a mensagem a
pedir que “amem e valorizem com orgulho a instituição – FC Famalicão”.
Em março deste ano, Jorge Silva já havia indicado a possibilidade de não se recandidatar, possibilidade que deixou “no ar”.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Jovem de 20 anos atropelada mortalmente. Condutor está em fuga.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Lousado promove 15.º Passeio dos Lousadenses a 08 de julho
-
Famalicãohá 6 dias
Famalicão: Casa das Artes apresenta 2.º espetáculo do Ciclo de Concertos Promenade este domingo
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Pedome celebra Dia Mundial da Criança com diversões para os mais novos este sábado