Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão festeja Dia Mundial da Dança com nascimento de nova companhia

Publicado

em

O Dia Mundial da Dança, 29 de abril, marca “o nascimento” de uma nova companhia que pretende ser uma “amostra” de bailarinos recém-formados e “prontos a entrar” no mundo profissional.

O diretor artístico da Casa das Artes, em Vila nova de Famalicão, onde ficará sediada a nova estrutura, Álvaro Santos, explicou que a IntraNzyt Cia. vai preencher uma “lacuna no panorama nacional”, uma estrutura que servirá uma “espécie de transição” entre o mundo académico e as companhias profissionais.

“Nós temos poucas companhias de dança de autor, faltam-nos companhias que possam desenvolver um trabalho de continuidade, de criação. E por arrasto faltam companhias para jovens acabados de se formarem integrarem e começaram a vida profissional”, explicou.

A nova companhia integra, apontou, “bailarinos nacionais que se formaram lá fora e quem têm aqui a oportunidade de voltar a Portugal e trabalharem, por bailarinos estrangeiros, vindos de países como Itália, França e Japão, que também acabaram a sua formação e querem agora dar início às suas carreiras”.

Álvaro Santos considerou que “a transição do mundo académico para o mundo profissional não é fácil em nenhuma área e numa área como a dança é ainda maior”.

O responsável referiu que a IntraNzyt Cia., “é uma companhia de âmbito europeu” que pretende “oferecer uma plataforma a jovens bailarinos, servindo como amostra do seu talento e para atrair os olhos de outras companhias de dança”.

Com direção artística de Cristina Pereira e Vasco Macide, a IntraNzyt Cia. surge com uma segunda missão: “Aqui em Famalicão temos várias estruturas profissionais ligadas às Artes. Ao teatro, ao novo circo, à música, mas faltava a área da dança para de certa forma completar este ‘cluster'”, enumerou.

Os espetáculos estão agendados para os dias 29 e 30 de abril, às 20.30, no Grande Auditório da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão.

A entrada tem o valor de quatro euros ou dois euros para estudantes, portadores do Cartão Quadrilátero Cultural e seniores (a partir dos 65 anos).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Desporto

A palavra “Famalicão” foi uma das mais mencionadas no Twitter este domingo

Publicado

em

Por

Os rumores da contratação de Owen Beck, defesa esquerdo do Liverpool, assim como de Guga, avançado do FC Porto (já confirmado) e da oficialização da jogadora Daniela Silva pelo SLB, colocaram a palavra “Famalicão” como um dos termos mais mencionados e pesquisados no Twitter, este fim de semana.

Antes dos rumores que indicavam que estaria perto a oficialização de Guga e a confirmação de Daniela Silva o nome da cidade cimentou-se como um dos termos mais procurados devido à possibilidade da transferência do jovem futebolista Owen Beck, muito comentada também por utilizadores do Reino Unido que especulam sobre as vantagens e desvantagens do possível contrato.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Dia da Cidade celebra-se este sábado nos Paços do Concelho

Publicado

em

Por

“É uma forma de valorizarmos o nosso percurso coletivo e os seus protagonistas e de mostrarmos o orgulho que sentimos em pertencermos a esta comunidade empreendedora, forte e com um grande sentido do coletivo”. É desta forma que o presidente da autarquia famalicense olha para as comemorações do 37.º aniversário da elevação de Vila de Famalicão à categoria de cidade, marcadas para este sábado, 9 de julho, às 18h00, nos Paços do Concelho.

Mário Passos fala numa “grande celebração comunitária” para a qual convida todos os famalicenses.

Recorde-se que este ano serão atribuídos 37 galardões municipais nas mais diversas áreas de ação na comunidade, desde a benemerência, à cultura, do desporto à economia e ao mérito autárquico, com especial destaque para a entrega da medalha de Cidadão Honorário a Paulo Cunha, ex-presidente da Câmara Municipal.

Refira-se que para além de Paulo Cunha, que foi presidente da autarquia entre 2013 e 2021, Mário Passos vai entregar a medalha de mérito cultural aos chefes Álvaro Costa e Lígia Santos, aos jornalistas Rui Lima, Cristina Azevedo e Sandra Gonçalves, aos professores Lopes Cordeiro e Martins Vieira (a título póstumo) e ao presidente do Núcleo de Ribeirão da Liga dos Combatentes.

A medalha de mérito económico será atribuída aos empresários Albino Mesquita Ribeiro, António Martins Couto, Carlos Alberto Fernandes da Silva, Carlos Moreira da Silva, Francisco Oliveira, Manuel Leitão de Oliveira e Silva e Maria Leonor Seara Barroso Oliveira.

Já o mérito Desportivo vai este ano para Carlos Alberto Perliteiro, do Liberdade Futebol Clube, e para Rui Grenha (a titulo póstumo), do Grucamo. No mérito autárquico, nota ainda para a homenagem a seis vereadores – Célia Castro, José Santos, José Pedro Sena, Leonel Rocha, Nuno Sá e Vitor Pereira – que cessaram funções e aos ex-presidentes de Junta de Riba de Ave, Susana Pereira, de Vermoim, Manuel Carvalho, e de Carreira e Bente, Agostinho Veiga.

Em termos de instituições, a autarquia vai distinguir na dimensão cultural os agrupamentos de escuteiros de Gavião, São Cosme, Oliveira Santa Maria e Cruz, e a Koklus – Associação juvenil de Fradelos. Com o mérito económico as empresas Fogos de Artifício Varziela, Lavandaria Tamico e Manuel de Sousa Lopes, S.A. No desporto, a Escola de Karatté Shotokan de Delães.

A cerimónia terá transmissão em direto a partir do Facebook e do site do Município.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Hélder Pereira eleito líder do CDS-PP de Famalicão

Publicado

em

Por

Hélder Pereira viu confirmada a eleição para a liderança da Concelhia de Famalicão do CDS PP. Foram 168 os militantes que participaram nas eleições, deste sábado, com 164 votos a confirmarem a eleição do único candidato às eleições, registando-se ainda quatro votos em branco.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Inês e Tânia do Liberdade FC medalhadas no campeonato distrital absoluto

Publicado

em

Por

Disputou-se nos dias 1 e 2 de julho, na Pista do Estádio 1º de Maio, em Braga, os Campeonatos Absolutos do Norte, e em simultâneo, o Campeonato Regional Absoluto da Associação de Atletismo de Braga.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: MP quer que alunos que faltaram a Cidadania fiquem à guarda da escola “durante o período escolar”

Publicado

em

Por

O Ministério Público (MP) quer que os dois alunos de Vila Nova de Famalicão proibidos pelos pais de frequentarem a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento sejam colocados à guarda da escola “durante o período escolar”.

Nas alegações do processo de promoção e proteção dos dois alunos, o MP no Tribunal de Família e Menores de Famalicão diz que aquela é a única medida “que se apresenta como do superior interesse dos jovens e com potencial a, definitivamente, afastar situação de perigo existencial dos mesmos”.

Em causa estão dois alunos, irmãos, que frequentam o Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, em Famalicão, distrito de Braga, e cujos pais os impedem, desde o ano letivo 2018/2019, de frequentarem a disciplina Cidadania e Desenvolvimento.

Os pais alegam que a educação para a cidadania é uma competência deles e sublinham que lhes suscitam “especiais preocupação e repúdio” os módulos “Educação para a igualdade de género” e “Educação para a saúde e sexualidade”, que fazem parte da disciplina em questão.

Dizem ainda que os restantes módulos da disciplina são uma “perda de tempo”.

Nos últimos quatro anos, os alunos, que são de excelência, foram dados como “chumbados”, por causa das faltas àquela disciplina, mas, por decisão do Ministério da Educação, têm transitado, de forma condicionada, de ano, enquanto se aguarda pelo desfecho dos processos judiciais relacionados com o assunto.

Entretanto, o assunto passou também para a alçada do Tribunal de Família e Menores.

Nas alegações, o MP considera que os pais “põem em perigo” a formação, educação e desenvolvimento dos filhos, adiantando ainda que há o perigo de os jovens sofrerem “maus-tratos psíquicos”, “não receberem os cuidados ou a afeição adequados às suas idades” e “estarem sujeitos a comportamentos dos pais que afetam gravemente o seu equilíbrio emocional”.

Além disso, acrescenta o MP, há o perigo de retenção e de consequente dificultação de acesso ao ensino superior, quando em causa estão “alunos de excelência, com um percurso académico irrepreensível”.

Diz que fica também em perigo a formação em matérias como direitos humanos, igualdade de género, saúde, sexualidade, segurança, defesa, paz e bem-estar animal, entre outras.

O MP considera que a atitude dos pais pode configurar “coerção emocional”, além de dar “exemplo de foras da lei, que decidem não cumprir, decidindo em causa própria como se juízes fossem”.

“Atuam como agentes de infrações”, acrescenta.

Alerta ainda que os alunos em questão podem ser vítimas de ‘bullying’ por parte da restante comunidade escolar que respeita as leis, “o que já vem acontecendo nas redes sociais”.

“Os pais parecem ignorar que a criança ou o jovem é um ser autónomo, com autonomia jurídica”, lê-se ainda nas alegações do MP.

Por tudo isto, o Ministério Público quer que os alunos sejam colocados à guarda da escola, apenas durante o período escolar.

“A medida que se configura como efetivável a ultrapassar o impasse da situação de perigo, passado, presente e futuro, será a de confiança a pessoa idónea, no concreto circunstancialismo, a confiança dos jovens à entidade mais indicada para o concreto perigo: a própria Escola. A colocação dos jovens, apenas durante o período escolar, sob a guarda da própria escola”, refere o MP.

Especifica que a escola, na pessoa do diretor do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, Carlos Teixeira, e/ou da interlocutora da primeira linha, a psicóloga Marta Silva, “serão as pessoas de quem se não duvida da idoneidade, até pelas funções que lhes estão confiadas.

Segundo o MP, uma medida de apoio junto dos pais não se afigura viável, porque os perigos foram criados pelos próprios pais.

Da mesma forma, o MP diz que não é possível uma medida de apoio junto da família, “porque nenhum familiar se prontificou a mediar uma solução, talvez por conhecerem o feitio contumaz” do pai dos alunos.

O pai dos alunos, Artur Mesquita Guimarães, disse que está marcada para terça-feira uma audiência de julgamento no Tribunal de Família e Menores de Famalicão.

“Naturalmente que não concordamos com estas alegações e amanhã [terça-feira] diremos de nossa justiça”, acrescentou.

Os alunos têm 14 e 16 anos e vão frequentar, em 2022/2023, o 9.º e o 11.º anos, respetivamente.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Auchan procura 35 colaboradores para as lojas de Famalicão, Guimarães e Santo Tirso

Publicado

em

Por

A Auchan está a recrutar carca de 35 trabalhadores para as suas lojas em Famalicão, Guimarães e Santo Tirso.

Várias posições para funções em loja estão disponíveis, tanto em regime part-time, como full-time, incluindo assistente de saúde e bem-estar para parafarmácia, vigilante, operador de frutas e verduras, operador de reposição, operador de charcutaria e queijaria, operador de caixa, cortador de carnes verdes, operador pescado, operador de manutenção e operador cafetaria e gastronomia.

Todos os interessados deverão enviar os seus currículos e preencher o formulário disponível nesta ligação, indicando qual a vaga a que se candidatam:
https://bit.ly/3I51R1d

De salientar que atualmente cerca de 90% dos colaboradores da Auchan são acionistas da
empresa e beneficiam de um conjunto de vantagens, como um Seguro de Saúde que inclui o
agregado familiar direto (igual para todos os colaboradores independentemente da função que
têm na empresa), Seguro de Vida e Acidentes Pessoais, desconto de 5% em compras, que
acumulam com todas as campanhas existentes, e telemóvel com pacote de minutos, incluindo
utilização familiar a custos reduzidos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Ribeirão reivindica investimento nas acessibilidades em dia de aniversário de vila

Publicado

em

Por

Ribeirão necessita de investimento que é estratégico não só para a freguesia, como para todo o concelho de Famalicão.

Esta foi a principal ideia deixada pelo presidente da Junta, este domingo, na sessão solene do 36º aniversário de elevação de Ribeirão a vila.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

À Conversa Com…

Publicado

em

Por

Francisco Freitas , presidente cessante do Rotary Club de Vila Nova de Famalicão, é o nosso convidado desta edição. Fique a conhecer o trabalho desenvolvido pelos rotários. Nesta conversa tivemos ainda tempo para falar sobre uma das paixões de Francisco Freitas, a gastronomia.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Saiba onde vão estar os radares de controlo de velocidade da PSP em Julho

Publicado

em

Por

A PSP já divulgou a lista com as localizações e horas onde estarão presentes os seus radares de controlo de velocidade para o mês de julho.

Em Famalicão, a PSP terá o seu sistema de controlo de velocidade ativo no dia 19 de julho (terça-feira), cerca das 09:00, na Variante à Estrada Nacional 14.

Nas restantes localizações do distrito de Braga a distribuição será a seguinte:

06/jul/22 08H30 Circular Urbana de Guimarães – Guimarães

06/jul/22 14H00 Circular de Barcelos – Barcelos

13/jul/22 10H00 Av. Frei Bartolomeu dos Mártires – Braga

20/jul/22 14H00 Circular de Barcelos – Barcelos

22/jul/22 15H00 Av. António Macedo – Braga

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicense Ana Azevedo destacada como melhor jogadora no europeu de futsal feminino

Publicado

em

Por

A capitã da seleção portuguesa de futsal feminino, Ana Azevedo, foi hoje considerada a melhor jogadora da fase final da segunda edição do Europeu, após a derrota de Portugal com a Espanha, na final da prova, em Gondomar.

A universal, de 35 anos, apontou o primeiro golo da equipa das ‘quinas’ no jogo decisivo, que acabou empatado 3-3 no final do prolongamento, mas falhou o primeiro remate luso no desempate por grandes penalidades, que foi favorável à detentora do troféu, por 4-1.

A seleção espanhola manteve o pleno do historial da competição, ao voltar a vencer a seleção portuguesa, depois do triunfo na final de 2017, também em Gondomar, por 4-0.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Artigos Recentes

Paíshá 11 horas

Temperaturas muito altas trazem “noites tropicais” a partir de quarta-feira

A partir de quarta-feira prevê-se que as temperaturas aumentem com termómetros a atingir mais de 30°C na maior parte do...

Desportohá 11 horas

A palavra “Famalicão” foi uma das mais mencionadas no Twitter este domingo

Os rumores da contratação de Owen Beck, defesa esquerdo do Liverpool, assim como de Guga, avançado do FC Porto (já...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Dia da Cidade celebra-se este sábado nos Paços do Concelho

“É uma forma de valorizarmos o nosso percurso coletivo e os seus protagonistas e de mostrarmos o orgulho que sentimos...

Famalicãohá 13 horas

Hélder Pereira eleito líder do CDS-PP de Famalicão

Hélder Pereira viu confirmada a eleição para a liderança da Concelhia de Famalicão do CDS PP. Foram 168 os militantes...

Paíshá 13 horas

Uber gerou 7 mil empregos em Portugal entre 2013 e 2019 e cresceu 71%

A plataforma Uber, que comemora oito anos de existência em Portugal, divulgou hoje um estudo que indica que entre 2013...

Paíshá 13 horas

Aqui perto: Câmara Municipal define multa de 750 euros para quem urinar no mar

A Câmara Municipal de Vigo em Espanha introduziu uma proibição de urinar nas suas praias este Verão, com a medida...

Desportohá 13 horas

Famalicão: Inês e Tânia do Liberdade FC medalhadas no campeonato distrital absoluto

Disputou-se nos dias 1 e 2 de julho, na Pista do Estádio 1º de Maio, em Braga, os Campeonatos Absolutos do...

Paíshá 15 horas

Jovem de 23 anos esfaqueado nas costas em Gaia. PSP identificou 2 suspeitos de 17 anos

Um jovem de 23 anos foi esfaqueado nas costas, na madrugada deste domingo, no decorrer das Festas do São Pedro...

Desportohá 16 horas

Ministra Ana Catarina Mendes elogia “heroínas” da seleção lusa de futsal

A ministra-adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, definiu hoje as jogadoras da seleção portuguesa de futsal como “heroínas”,...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: MP quer que alunos que faltaram a Cidadania fiquem à guarda da escola “durante o período escolar”

O Ministério Público (MP) quer que os dois alunos de Vila Nova de Famalicão proibidos pelos pais de frequentarem a...

pub

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES