Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Parque da Devesa recebe espetáculos do Quadrilátero Cultural 2021

Publicado

em

A programação do projeto Quadrilátero Cultural 2021 vai percorrer Vila Nova de Famalicão, Braga, Barcelos e Guimarães com quatro “conceitos artísticos”, que pretendem “colocar a arte e os elementos culturais imateriais” ao serviço da população, foi hoje anunciado.

Cada uma daquelas cidades vai apresentar um espetáculo diferente: Famalicão participa com novo circo, Braga com concertos de piano, Guimarães com dança e Barcelos com a vinda a Portugal do guitarrista alemão Joscho Stephan, revelou hoje, em conferência de imprensa, a Associação de Municípios de Fins Específicos Quadrilátero Urbano.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



O projeto, que conta com um orçamento de “cerca de 300 mil euros”, financiado a 100% por fundos comunitários, pretende “dinamizar a cultura e circulação de espetáculos, dinamizar associações, promover a imagem da região e valorizar o património cultural material e imaterial”, contribuindo para a “coesão territorial” entre os quatro concelhos que integram o Quadrilátero Urbano.

Os espetáculos vão acontecer entre 01 de maio e setembro em vários locais das quatro cidades, sendo que todos são de acesso gratuito.

Famalicão apresenta o circo contemporâneo através do espetáculo “Local”, do Instituto Nacional de Artes de Circo.

A câmara de Barcelos vai, assim, apresentar “Instrumentistas de Exceção”, contando com o espetáculo do Joscho Stephan Trio.

Além do concerto, o músico dará uma ‘masterclass’, entre os dias 21 e 24 de agosto de 2021, no Theatro Gil Vicente, em Barcelos.

A câmara de Braga vai apresentar o Ciclo de Piano Contemporâneo, que integra “músicos de excelência” como João Paulo Esteves da Silva e Filipe Raposo, Dada Garbeck, Júlio Resende e Rui Massena.

O município de Guimarães apresenta dança contemporânea através da peça “Vaamo share oque shop é Beiro Pateiro”, da coreógrafa Vera Mantero, acompanhada pela companhia Dançando com a Diferença, que vão trabalhar movimento, a dança e a arte, nos limites da capacidade do corpo.

“As datas estão ainda por definir. Nos tempos que vivemos, devido à pandemia, precisamos desta flexibilidade de datas, até porque também estamos condicionados a indicações de segurança sanitária”, explicou o coordenador do projeto, Nuno Cunha.

O projeto inclui também atividades paralelas de capacitação, envolvimento da comunidade e agentes locais, de contacto com os produtos da região e de conhecimento como oficinas, chamadas à comunidade, integração de artistas locais nos espetáculos, entre outras.

A programação integra ainda outros momentos que “contribuem para a colocação da arte e dos elementos culturais imateriais deste território ao serviço das pessoas, incentivando um novo olhar sobre os elementos que o compõem”, como registos fotográficos, de vídeo e instalações artísticas.

Os espetáculos vão percorrer locais públicos dos quatro concelhos, como o Parque da Devesa em Famalicão, os tanques de couro, em Guimarães, a frente ribeirinha de Barcelos, o Parque da Ponte em Braga, entre outros.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: João Nascimento é candidato à presidência da mesa da Assembleia Municipal após saída de Nuno Melo

Depois da saída de Nuno Melo, que ocupa agora o cargo de ministro da Defesa, a Assembleia Municipal (AM) de...

Famalicãohá 1 hora

Reportagem especial: Vespa Asiática em Famalicão continua a preocupar

Desde 2011 está confirmada a presença em Portugal da vespa asiática, espécie não – indígena, predadora da abelha europeia. Os...

Desportohá 2 horas

Famalicão: Vítor Coelho assume direção do FamaBasket até 2027

O clube FamaBasket de Famalicão realizou, esta quinta-feira, a sessão destinada à toma de posse dos novos órgãos sociais eleitos...

Bragahá 3 horas

Braga: Mulher tenta matar marido com fármacos e depois com faca e tesoura em Amares

Uma mulher, de 56 anos, foi detida, no concelho de Amares, distrito de Braga, por suspeitas de ter tentado matar...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Previsões de chuva regressam este sábado. Céus limpos voltam no domingo

As previsões de chuva regressam, este sábado, ao concelho de Famalicão, com uma probabilidade de precipitação de 46%, de acordo...

Famalicãohá 4 horas

Lés a Lés Famalicão damos destaque à freguesia de Vermoim

Neste Lés a Lés Famalicão damos destaque à freguesia de Vermoim. É nosso convidado, o presidente da Junta de Freguesia,...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Crianças do Agrupamento de Escolas D. Maria II reuniram-se num “Mega Piquenique” no Parque da Devesa

A comunidade do Agrupamento de Escolas D. Maria II esteve reunida, esta quinta-feira, para um “Mega Piquenique” no Parque da...

Famalicãohá 5 horas

Famalicense Nuno Melo será reeleito presidente do CDS-PP este fim de semana

O CDS-PP reúne-se em congresso no fim de semana para reeleger Nuno Melo como presidente e escolher os novos órgãos...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Rua Direita é palco de Gala de Fado de Homenagem e Tributo a Carlos Macedo

A Praça Manuel Sotto Maior, na Rua Direita na cidade de Famalicão será o palco da Gala de Fado da...

Famalicãohá 7 horas

Auchan evita desperdício de bananas muito maduras para criar o novo e delicioso Gelado Banoffee

Com a chegada do tempo mais quente regressam também os gelados e a Auchan tem a solução mais deliciosa e...

Arquivo

Mais Vistos