Famalicão
Famalicão: Fraternidade Nuno Álvares realiza encontro de escuteiros no Centro Social de Joane

A FNA – Fraternidade de Nuno Álvares, realiza o R’GRABA 2023, no próximo dia 20 de maio, no Centro Social da Paróquia de Joane. A designação R’GRABA deriva das palavras “Reencontro da Região de Braga” e constitui um evento regional anual cujo propósito é celebrar o 1º Encontro de Antigos Escuteiros, ocorrido no Sameiro em 1939 e que se acredita ter sido o precursor da FNA fundada em 27 de maio de 1955.
Esta é já a sexta edição do evento e tem como objetivo promover o encontro, fortalecer os laços e unir os seus associados, bem como enriquecer o desenvolvimento pessoal e coletivo, e aprofundar a vivência da fé com base no tema “Alarga a tua tenda, O tempo é agora”.
O intuito é refletir sobre a fé dos jovens na Igreja, o centenário do CNE e as Jornadas Mundiais da Juventude. O fórum contará com a presença de dois palestrantes convidados e um moderador. O dia será concluído com a celebração de uma Eucaristia. A organização deste evento está a cargo da Direção Regional de Braga da FNA e conta com o importante apoio e colaboração do Núcleo de Joane da FNA.

Famalicão
Famalicão: Colisão entre mota e carro faz um ferido em Vermoim

Uma pessoa ficou ferida, ao início da noite desta quinta-feira, na sequência de uma colisão entre um veículo ligeiro e um motociclo, na Avenida João XXI, na freguesia de Vermoim, em Famalicão.
De acordo com os Bombeiros Voluntários Famalicenses, estes transportaram a vítima para o Hospital de Famalicão, com ferimentos ligeiros.
O alerta foi registado cerca das 19:30.
Desporto
FC Famalicão: João Pedro Sousa satisfeitos com os atletas mas não com os resultados

O treinador do Famalicão está à espera de um “jogo exigente” frente ao Arouca, em partida a contar para a sexta jornada da I Liga portuguesa de futebol, marcada para sexta-feira.
João Pedro Sousa desvalorizou, na conferência de imprensa de antevisão da partida, os últimos resultados da equipa comandada por Daniel Ramos e garantiu que está preparado para as dificuldades que poderão aparecer.
“É uma equipa dura e vai ser um jogo duro. É uma equipa muito organizada, independentemente dos resultados que teve recentemente. Vai ser um jogo extremamente complicado, pois o Arouca preparou-se muito bem para esta época. Têm uma forma de jogar diferente e não esperamos mais do que um jogo exigente”, disse o treinador, que, ainda assim, garantiu que a equipa do Famalicão está preparada para conquistar os três pontos.
Questionado sobre o arranque do campeonato, o treinador da equipa famalicense garantiu que está “satisfeito”, mas não com os resultados.
“Foi difícil. As probabilidades de ir ganhar a Braga eram reduzidas, no entanto, logo a seguir, não conseguimos vencer o jogo com o Moreirense. Se estou satisfeito? Estou, mas não de uma forma ‘resultadista’, não pelos resultados, mas pela integração de jogadores que não tiveram pré-época e começam a atingir níveis físicos e táticos que nos vão levar a outros patamares competitivos”, frisou.
Numa conferência de imprensa em que foram abordados vários temas, João Pedro Sousa falou ainda do elevado número de minutos de tempo de compensação que têm sido aplicados na presente temporada.
“Só sou contra darem minutos a mais sem qualquer tipo de razão. Se é preciso dar 10 minutos, damos 10. Se dermos 10 minutos só porque sim, o caminho não é esse. Temos de perceber como podemos aumentar o tempo útil de jogo. Não é o Famalicão que faz antijogo, não é o Arouca, não é o Gil Vicente. São todos. Há equipas que utilizam alguns momentos para recuperação física, tática. Isso faz parte do jogo. Temos de pensar como se pode aumentar a percentagem de tempo útil sem dar tanto tempo de desconto. Temos melhor árbitros do que em Inglaterra, têm mais potencial, mas apitam pior”, salientou ainda.
O treinador falou também da liderança do Boavista, um clube que conhece bem, e numa situação delicada de salários em atraso.
“Conheço bem a forma de pensar daquele clube, conheço uma grande parte dos jogadores que lá estão e sei do caráter deles. O clube atravessa dificuldades grandes por questões de décadas, poderão condicionar, mas dentro de campo esta classe operária vai buscar forças onde os treinadores muitas vezes não sabem como. O Boavista está a ganhar e está a jogar muito bem. Não me surpreende”, disse.
O Famalicão, sétimo classificado, com oito pontos, recebe na sexta-feira, às 20:15, o Arouca, 11.º, com seis, em jogo da sexta jornada da I Liga portuguesa de futebol, que se será arbitrado por Bruno Vieira, da associação de Lisboa.
Desporto
Famalicão recebe alguns dos melhores dançarinos do mundo a 11 de novembro

O Famalicão Dança está prestes a encantar com os mais talentosos bailarinos, tanto nacionais como internacionais, na sua 9.ª edição. No dia 11 de novembro, o Pavilhão Municipal será o palco de uma noite repleta de elegância e coreografias arrebatadoras.
Neste ano, o evento engloba o Campeonato Mundial nas Dez Danças, uma competição de nível absoluto para adultos, organizada pela Federação Mundial de Dança Desportiva (WDSF – World DanceSport Federation). Além disso, será a 6.ª etapa do Circuito Nacional de Dança Desportiva em latinas e padrão, sob a égide da Federação Portuguesa de Dança Desportiva (FPDD).
A apresentação da 9.ª edição do Famalicão Dança teve lugar na quarta-feira, dia 20, nos Paços do Concelho, num evento organizado pela Academia Gindança com o apoio do Município de Famalicão.
“É um evento com uma enorme relevância para o nosso território. A dimensão internacional da competição atrai muitos visitantes e um olhar muito dirigido a Vila Nova de Famalicão, no que à dança diz respeito” disse o vereador do Desporto, Pedro Oliveira.
“Queremos que estejam representados os cinco continentes (…) contamos com a presença de, pelo menos, 30 pares de 30 países” referiu a presidente da Gindança, Anabela Gomes, salientando que pretendem que a qualidade do evento esteja “ao mais alto nível”.
“Este ano, elevamos a fasquia com um campeonato do mundo absoluto”, destacou o diretor técnico do Famalicão Dança, Duarte Paulo Vieira. “É uma responsabilidade muito grande, mas que temos a certeza que vamos conseguir levá-la a bom porto”, rematou.
Entre os presentes estava também o par que vai representar Portugal no Campeonato do Mundo de Dez Danças. “É uma honra representar Portugal, ainda para mais numa competição tão bem organizada (…) vamos dar o nosso melhor enquanto dançarinos no nosso país” referiu Alexandra Braga, dançarina que vai representar Portugal, juntamente com Dominik Sopocko.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Duas mulheres assaltam casa em Seide
-
Economiahá 1 semana
Preço do azeite aumentou mais de 63% em relação a 2022
-
Famalicãohá 7 dias
Famalicão: Clube Motard Escorpiões realiza “Motochurrasco” este sábado
-
Economiahá 4 dias
Preço do gasóleo dispara esta segunda-feira. Subida é de 6 cêntimos