Siga-nos nas redes

Famalicão

Lusíada de Famalicão assinalou Dia da Universidade

Publicado

em

A Universidade Lusíada de Famalicão assinalou o Dia da Universidade.

Após dois anos de interregno por causa da pandemia, a cerimónia voltou a reunir estudantes e famílias, para a entrega das Cartas de Curso aos alunos que terminaram a sua licenciatura ou mestrado.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Desporto

Hélio Gomes e Dulce Félix vencem 8.ª Meia Maratona de Famalicão

Publicado

em

Hélio Gomes, atleta do Sporting CP e Dulce Félix, do SL Benfica, foram os vencedores da 8.ª edição da Meia Maratona de Famalicão.

O atleta sportinguista completou os 21 quilómetros com um tempo de 1h06.33. O segundo lugar do pódio foi ocupado por Bruno Silva, do Prime Running Clube e a terceira posição coube a João Cruz, do Maia Atlético clube.

O pódio feminino dos 21 quilómetros completou-se com Mónica Silva, do SC Salgueiros, no segundo posto, e Filomena Costa, da ACD Jardim da Serra, na terceira posição.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Associação de Moradores das Lameiras lança campanha para prevenir violência contra as mulheres

Publicado

em

Com o objetivo de sensibilizar e informar a comunidade, a Associação de Moradores das Lameiras (AML) assinalou, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, uma data instituída pela Resolução n.º 52/134 da ONU.

Com a apresentação e divulgação da campanha de sensibilização, “Pare, escute e olhe!”, a AML dá o seu contributo no âmbito da prevenção desta problemática.

Esta campanha assenta na importância de reconhecer que a violência contra as mulheres é uma realidade que não pode ser ignorada, tornando-se fundamental e urgente sensibilizar a sociedade e responsabilizar todos os cidadãos para a denúncia, uma vez que se trata de um crime público.

Em toda a instituição, foram dinamizadas atividades de disseminação desta campanha, de forma a chegar aos colaboradores do setor infanto-juvenil e suas famílias, utentes do setor de idosos, edifício das lameiras e à comunidade em geral, através do site e páginas das redes sociais da instituição, nas quais foi partilhada uma mensagem digital alusiva à data.

Com esta campanha a AML pretende sensibilizar para o dever que a sociedade tem para com estas vítimas, o dever de protegê-las e denunciar situações das quais sejam testemunhas direta ou indiretamente.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: freguesia de Antas celebra Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição

Publicado

em

A freguesia de Antas, em Famalicão, vai celebrar as Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição, com um programa recreativo e religioso, entre 1 e 8 de dezembro, numa organização da Confraria de Nossa Senhora da Conceição.

Do programa, destaca-se no dia 4, pelas 11h45, a inauguração do aumento lateral da Casa das Almas.

No dia 7, pelas 21 horas, realiza-se a procissão de velas, com saída da Travessa Tapada Fonte em direção à Igreja nova. Para as 22h30 está marcada a atuação do Grupo Alvorada, finalizando a noite com uma sessão de fogo de artifício.

No dia 8, feriado, destaque para a missa solene, às 10h30, que será presidida por D. Jorge Ortiga. À tarde, tem lugar um dos pontos altos da festa: a procissão em honra de Nossa Senhora da Conceição que sai, pelas 15 horas, da Igreja nova em direção ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Famalicão, regressando de novo à igreja, e que será acompanhada pela Banda de Música de Famalicão. No final, as festas encerram com a quermesse de oferendas e o sorteio do touro.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Cinema, música e teatro para ver antes do Natal na Casa das Artes e no TNF

Publicado

em

A Casa das Artes de Famalicão e o Teatro Narciso Ferreira (TNF) apresentam para o mês de dezembro uma programação dirigida a toda a família, para celebrar a quadra natalícia.

Casa das Artes

“O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá – Uma História de Amor” é a proposta para escolas e famílias que estará de 7 a 9 de dezembro, no grande auditório da Casa das Artes. Este teatro infantil – produzido por A Turma, em coprodução com a Casa das Artes e o Teatro Diogo Bernardes –, versa a história escrita por Jorge Amado para o seu filho, numa das mais bonitas ofertas que conhecemos. E é, em si, uma das mais bonitas histórias de amor.

A doce voz de Mallu Magalhães vai encantar todos os que estiverem presentes, no dia 10, às 21h30, no grande auditório da Casa das Artes, ao cantar “Esperança”, o seu novo álbum produzido por Mario Caldato Jr.

A cruzar a música com o teatro, “Soundcheck” do Teatro da Didascália é uma enérgica e divertida proposta para os dias 14, 15 e 16 de dezembro. Neste espetáculo, a cultura Rock é o pano de fundo, pretendendo promover o contato do público com os bastidores e a linguagem de cena do espetáculo.

No cinema, a proposta da Casa das Artes vai para a exibição de “Estranho Mundo” de Don Hall. Estão programadas quatro sessões: dia 18, às 15h00 e 17h30; dia 19, às 10h00 e 14h30.

Teatro Narciso Ferreira

Já o Teatro Narciso Ferreira (TNF), em Riba de Ave, tem a programação natalícia em torno da história do “Gato das Botas”. Nos dias 16 e 17, numa encenação da Jangada Teatro, a proposta é teatral onde serão utilizados vários elementos caricaturais: uma cenografia mutante e versátil; figurinos ostentosos; diálogos jocosos; elementos sonoros ao vivo que estimulam e relevam as características de “farsa” que se encontram no famoso conto de Charles Perrault.

“O Gato das Botas: O último desejo”, de Joel Crawford é o filme da programação natalícia do TNF para as famílias. Será possível assistir ao filme, no dia 22, em três sessões: 10h30, 16h00 e 21h30.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Meia Maratona de Famalicão sai esta manhã para a estrada

Publicado

em

Meia Maratona de Famalicão sai esta manhã para a estrada. Uma corrida e caminhada s e um novo percurso são as duas novidades desta oitava edição. A prova arranca às 9h30 e são esperados perto de três mil atletas

A prova mantém o início na Avenida do Brasil, percorrerá as principais artérias da cidade nos primeiros 10 quilómetros, passará pelas freguesias de Vale São Martinho e Vale São Cosme, voltando até ao Parque da Devesa, junto ao CITEVE, num total de 21 quilómetros.  

A Meia maratona resulta de uma parceira entre a Runporto e a Câmara Municipal de Famalicão.

Devido à prova, várias ruas estarão cortadas ou condicionadas ao trânsito entre as 9h30 e as 14h30.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Ricardo Leite é o grande vencedor do Ymotion com a curta “2020: Odisseia no 3º esquerdo”

Publicado

em

Ricardo Leite é o grande vencedor da oitava edição do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão, com o filme “2020: Odisseia no 3º esquerdo”.

A cerimónia de encerramento do Festival decorreu, este sábado, dia 26 de novembro, no Centro de Estudos Camilianos, em Seide S. Miguel, com a presença de David Fonseca, Soraia Chaves, Tiago Bettencourt e Joaquim de Almeida.

A sala encheu com os jovens que competiam com as curtas-metragens do Ymotion, que este ano selecionou 40.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Ricardo Leite é o vencedor do Ymotion com a curta “2020: Odisseia no 3º esquerdo”

Publicado

em

Ator Joaquim de Almeida entregou prémio

Ricardo Leite é o grande vencedor da oitava edição do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão, com o filme “2020: Odisseia no 3º esquerdo”.

O Prémio Escolas Secundárias foi para “Assédio”, de Liliana Pinho; Prémio Melhor Documentário “Cristóval – Pontebarxas”, Alexandra Guimarães e Gonçalo L. Almeida; Prémio Melhor Animação“Comezainas”, Mafalda Salgueiro; Prémio Melhor Interpretação Elenco do “Encoberto”; Prémio Melhor Direção de Fotografia António Pinheiro, “Misericórdia”; Prémio Melhor Argumento Pedro Alegria, “Encoberto”; Prémio do Público“Sónia”, Maria Moreira; Menções Honrosas“Cemitério Vermelho”, Francisco Lacerda“Kafka”, Tiago Iúri “Sónia”, Maria Moreira.

A cerimónia de encerramento ainda está a decorrer no Centro de Estudos Camilianos, em Seide S. Miguel, com a presença de David Fonseca, Soraia Chaves, Tiago Bettencourt e Joaquim de Almeida.

A noite de encerramento da 8.ª edição do Ymotion arrancou com a atuação do músico e cinéfilo, David Fonseca, que apresentou músicas do seu mais recente álbum, ‘Living Room Bohemian Apocalypse’, lançado no passado mês de junho.

A noite é também de homenagem à atriz Soraia Chaves, cuja estreia no cinema remonta a 2005 no papel de ‘Amélia’, protagonista no filme ‘O Crime do Padre Amaro’ (2005).

Neste momento estão a ser entregues os prémios da competição de curtas-metragens do Ymotion aos jovens realizadores portugueses que concorreram, com destaque para o ‘Grande Prémio Joaquim de Almeida’, entregue a Ricardo Leite.

Para a final foram seleccionadas 40 curtas metragens.

Recorde-se que o YMotion é um festival organizado pelo Município de Famalicão desde 2015, que se tem vindo a afirmar no circuito de mostras e festivais de cinema do país, servindo de alavanca para o trabalho de jovens cineastas dos 12 aos 35 anos de idade.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Veja os golos! FC Famalicão empata a uma bola frente ao Ac. Viseu FC para a Taça da Liga.

Publicado

em

O FC Famalicão recebeu esta tarde no Estádio Municipal de Famalicão e empatou a uma bola frente ao Académico de Viseu FC em jogo a contar para a jornada 2 da fase 1 da Allianz Cup também conhecida por Taça da Liga.

Os golos foram apontados por André Clóvis do Ac. Viseu FC e Jhonder do FC Famalicão aos 17 e 61 minutos de jogo, respetivamente. Veja os vídeos dos golos aqui em baixo.

Fonte da fotografia: Página oficial do Facebook FC Famalicão
Fonte vídeos: vSports

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Fernanda Ribeiro é a madrinha Meia Maratona de Famalicão. A prova vai para estrada este domingo

Publicado

em

A 8ª edição da Meia Maratona de Famalicão realiza-se já no domingo, pelas 09:30, com partida na Av. Brasil e chegada no Parque de Estacionamento junto ao Citeve.

Fernanda Ribeiro vai estar presente como madrinha da prova.

Com um novo percurso, mais plano e propenso a recordes, já há um lote de atletas inscritos para chegarem aos lugares mais altos do pódio.

A atleta do SL Benfica, Dulce Félix, estará na linha de frente da Meia Maratona e terá como adversárias Jéssica Pontes (Team Elcomandante) que foi a vencedora da prova em 2021, Filomena Costa (ACD Jardim da Serra), que também já ficou na primeira posição em 2017, e ainda Mónica Silva (SC Salgueiros).

No setor masculino da Meia Maratona, estarão presentes Nuno Lopes (CD Feirense), vencedor da edição de 2016, Hélio Gomes (Sporting CP), Sérgio Salgueiro (Team Elcomandante), Bruno Silva (Prime Running Clube), Hugo Almeida (SC Braga), Ricardo Pereira (ACD Jardim da Serra), Fernando Lemos (Grecas) e ainda João Carvalho (SC Salgueiros).

Este ano, o evento, para além da distância da Meia Maratona (21 km) conta ainda com uma Corrida de 10 km.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Há 176 centros de saúde com horário alargado. Em Famalicão são três. Veja aqui quais

Publicado

em

Quase duas centenas de centros de saúde estão já a funcionar em todo o país com horário alargado, disponível para consulta no portal do SNS, uma medida que visa diminuir a pressão sobre as urgências hospitalares.

Em Famalicão são três os serviços com horário alargado, das 08h00 às 20h00, nos dias úteis. A Unidade de Saúde Familiar (USF) I, USF Nova Estação e a USF Alto da Vila, todas na Avenida 25 de Abril. Veja aqui a lista.

De acordo com um comunicado do Ministério da Saúde, divulgado hoje, “de norte a sul do país, são 176 os centros de saúde a funcionar com horários de atendimento alargado (dias úteis) ou complementar (fim de semana e feriados), disponibilizando uma resposta de proximidade à comunidade em situações de saúde não emergente”.

Este aumento da capacidade de resposta dos cuidados de saúde primários pretende responder à maior procura da população nos meses de outono e inverno, e diminuir a afluência aos serviços de urgência em situações não emergentes.

Na quarta-feira, o ministro Manuel Pizarro apresentou o Plano Estratégico do Ministério da Saúde: Resposta Sazonal em Saúde – Inverno 2022-2023, dando conta que os centros de saúde iriam ter horário alargado ou com atendimentos suplementares e que o portal do SNS (Serviço Nacional de Saúde) disponibilizaria essa informação atualizada diariamente.

A ideia é que as pessoas tenham um acesso fácil à informação de que serviços de saúde estão abertos e possam acorrer a esses locais, evitando a sobrelotação das urgências hospitalares.

Na altura da apresentação do plano, o governante indicou que estavam abertos 36 centros de saúde com horário alargado na região de Lisboa e Vale do Tejo, e mais “quatro ou cinco” na região Norte.

Hoje são já 176 as unidades de cuidados de saúde primários com horário alargado, cuja informação está em constante atualização na área dedicada ao plano de inverno no portal do SNS.

Esta resposta permite que os utentes não urgentes – ou seja, pulseira branca, azul ou verde – sejam encaminhados dos hospitais para os centros de saúde, com data e hora previamente definidas, sendo atendidos, no máximo, em 24 horas.

A caminho do inverno, o Ministério da Saúde pede a todos os cidadãos elegíveis, que se vacinem contra a gripe sazonal e COVID-19. A modalidade casa aberta, que dispensa marcação, está desde esta semana disponível para maiores de 65 anos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Desportohá 14 horas

Hélio Gomes e Dulce Félix vencem 8.ª Meia Maratona de Famalicão

Hélio Gomes, atleta do Sporting CP e Dulce Félix, do SL Benfica, foram os vencedores da 8.ª edição da Meia...

Desportohá 16 horas

Piloto português de 11 anos vence finais mundiais de karting

O piloto português Martim Marques, de 11 anos, venceu hoje as finais mundiais Rotax, em karting, que este fim de...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Associação de Moradores das Lameiras lança campanha para prevenir violência contra as mulheres

Com o objetivo de sensibilizar e informar a comunidade, a Associação de Moradores das Lameiras (AML) assinalou, o Dia Internacional...

Póvoa de Varzimhá 17 horas

A magia do Natal já chegou à Póvoa de Varzim

Este sábado foram centenas os poveiros que se reuniram na Praça do Almada para assistir ao momento em que a...

Famalicãohá 20 horas

Famalicão: freguesia de Antas celebra Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição

A freguesia de Antas, em Famalicão, vai celebrar as Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição, com um programa...

Economiahá 20 horas

Rendas em Portugal aumentaram 42% em 10 anos

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), entre as regiões onde os preços de arrendamento mais subiram, destacam-se...

Paíshá 20 horas

Saúde: 20% dos adultos em Portugal sofre de anemia

A Associação Portuguesa para o Estudo da Anemia apelou à sensibilização dos doentes e profissionais de saúde para a importância...

Desportohá 21 horas

Danilo fora da fase de grupos do Mundial devido a lesão

O jogador português Danilo lesionou-se e vai estar de fora nas partidas com o Uruguai, já esta segunda-feira, e com...

Famalicãohá 21 horas

Famalicão: Cinema, música e teatro para ver antes do Natal na Casa das Artes e no TNF

A Casa das Artes de Famalicão e o Teatro Narciso Ferreira (TNF) apresentam para o mês de dezembro uma programação...

Paíshá 22 horas

Banco Alimentar Contra a Fome recolhe alimentos em super e hipermercados de todo o país

Está a decorrer este fim de semana uma campanha de recolha de alimentos para o Banco Alimentar Contra Fome. À...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES