Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: “Mês de Maria” vai a casa dos paroquianos em Vale S. Martinho

Publicado

em

O mês de Maio, também conhecido na Igreja Católica como o “Mês de Maria” está ainda a ser diferente, este ano, em termos de cerimónias litúrgicas, apensar do desconfinamento.

Era habitual, durante este mês, a realização das procissões de velas mas, devido à pandemia, essas cerimónias mantêm-se suspensas.

Com as condicionantes que resultam do cumprimento das regras impostas pela DGS, a criatividade dos grupos paroquiais é colocada à prova e vão surgindo algumas iniciativas para assinalar o mês dedicado a Nossa Senhora.

Na paróquia de Vale S. Martinho, por exemplo, no próximo sábado, a imagem de Nossa Senhora vai sair para a rua numa viatura apropriada e percorrer toda a freguesia.

A paróquia já divulgou os percursos e horários da passagem da imagem da Senhora de Fátima e convidou todos os paroquianos a colocarem velas nos muros de suas casas e a atirarem flores ao andor.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Famalicão

Famalicão: Casa das Artes recebe Gala Solidária IPO Pediatria com música animação humor magia e circo

Publicado

em

Realiza-se no próximo dia 09 de setembro (sexta-feira) A Gala Solidária IPO Pediatria, na Casa das Artes de Famalicão.

Num evento que irá ter como artistas convidados Daniel Fernandes, Joana Lopes, Maria Gil e Helena Fernandes, são ainda esperados números de dança, humor, magia e arte circense pela mão das Famagirls, de comediantes como Alexandre Santos, do mágico Amílcar Magic e de membros do Instituto Nacional de Artes do Circo de Famalicão, o INAC.

O padrinho desta gala será o futebolista, também de Famalicão, Ukra Monteiro.

Embora a entrada seja gratuita, os bilhetes devem ser reservados no Mimarte SPA, através do número 918 053 333.

A todos os presentes é pedido que contribuam para as causas do IPO do Porto, Liga Portuguesa Contra o Cancro e a sua “Liga dos Resistentes” e para Associação Amigos da Dianinha trazendo consigo, ou entregando no Mimarte SPA os seguintes produtos:

  • Bens alimentares / fraldas / produtos de higiene pessoal e de casa.
    Para apoiar Associação amigos da Dianinha
  • Material didático/brinquedos Novos
    Para a sala Educativa da Pediatria do IPO.

Os presentes podem ainda apoiar o projeto dos Resistentes da Liga Portuguesa Contra o Cancro, adquirindo uma t-shirt, pelo valor de 3€.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão/Xadrez: Inês Silva obtém título de Mestre FIDE

Publicado

em

As Olimpíadas de Xadrez 2022, evento que se realiza de 2 em 2 anos, disputaram-se em
Chennai, na Índia, de 29 de julho a 9 de agosto de 2022. Foi nesta competição que Inês Silva, atleta do Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis, obteve o título de Mestre FIDE (Federação Internacional de Xadrez) Feminina.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Treinador do FC Famalicão preparado para um SC Braga “grande”

Publicado

em

O treinador do Famalicão admitiu hoje que espera uma partida difícil com o Sporting de Braga, uma equipa que se assume já como grande, na antevisão do jogo da segunda jornada da I Liga portuguesa de futebol.

“A única ilação que posso tirar do Sporting de Braga-Sporting é que são duas equipas grandes. Cada vez mais o Braga assume-se como uma equipa grande. Entra para ganhar qualquer jogo, tem uma estrutura, treinador e plantel que se equipara a um grande”, referiu o técnico em conferência de imprensa.

Em relação ao jogo, o técnico recusa-se a fazer comparações com a partida da época passada, da qual o Famalicão saiu vencedor.

“Nota-se que o Braga está com um processo e uma ideia de jogo clara. Será um jogo bastante difícil, diferente do que foi o ano passado, pelos objetivos que cada equipa tinha, obviamente com cunhos de jogadores que se assemelham, mas será um jogo completamente diferente”, disse.

Sobre o reencontro com Simon Banza, que na época passada foi o melhor marcador da equipa famalicense e esta temporada está ao serviço dos bracarenses, Rui Pedro Silva falou ainda das qualidades do jogador.

“É um jogador com qualidade. Está a comprová-lo. Conhecemos o jogador, mas quando este tem qualidade individual e tem argumentos para tomar decisões diferentes, é uma questão da valia individual do jogador. O Banza pode fazer coisas à parte daquilo que conhecemos dele”, referiu ainda.

O Famalicão recebe na sexta-feira, às 20:15, o Sporting de Braga, numa partida da 2.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, que será arbitrado por Luís Godinho, da associação de Évora.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Sunset Vale São Martinho anima tarde de sábado

Publicado

em

Este sábado à tarde será de muita animação na Escola Primária de Vale São Martinho, devido à realização de um sunset.

A iniciativa é da associação de pais da escola e o objetivo é a angariação de fundos para a realização de atividades extracurriculares, durante o ano.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Bombeiros Voluntários de Famalicão organizam passeio a Fátima

Publicado

em

Os Bombeiros Voluntários de Famalicão organizam um Passeio a Fátima, com data marcada para o próximo dia 09 de outubro.

Os interessados em participar nesta viagem e convívio deverão efetuar a sua inscrição através do Chefe Jorge Carvalho, utilizando os números disponibilizados pela corporação para este propósito: 252 301 110 e 252 301 113.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: CeNTI e Citeve desenvolvem ‘leggings’ com sistema de aquecimento massagem e eletroestimulação

Publicado

em

O CeNTI e o CITEVE localizados em Famalicão, estão a desenvolver, em conjunto com a TINTEX, HATA e Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, leggings para a prática de desporto que aceleram o processo de recuperação muscular, diminuindo assim o tempo de recuperação após o exercício físico, um projeto que visa aumentar a eficácia e o
desempenho desportivo.

Criada com materiais têxteis inovadores e com sistemas de eletroestimulação, aquecimento e massagem e compressão localizados, esta inovação já está a ter uma boa recetividade no mercado, embora esteja ainda em fase de desenvolvimento.

De acordo com os investigadores envolvidos no projeto, “Estes sistemas inteligentes atuam ao nível da estrutura têxtil, sendo a combinação de ambos o aspeto diferenciador face a outras soluções comerciais. Para o desenvolvimento dos sistemas de massagem e compressão serão integrados, por processos têxteis, materiais com memória de forma; para o desenvolvimento dos sistemas de eletroestimulação serão incorporados, por processos têxteis, fios condutores e, para a criação dos sistemas de aquecimento, serão incluídos, na estrutura têxtil, circuitos de aquecimento através de eletrónica impressa”.

“É, ainda, importante referir que a componente ‘wearable’ destas tecnologias permite a
utilização das leggings no domicílio, sem dependência de terceiros para o seu
manuseamento”, referem os responsáveis do Projeto, denominado Wear2Heal.

“Há um elevado interesse do consórcio em comercializar as soluções desenvolvidas. Estas
serão comercializadas pela TINTEX que, além dos mercados onde já se afirma – Portugal,
Alemanha, Suécia, entre outros –, pretende dinamizar novos mercados, como os Estados Unidos da América e Japão, por serem países com elevado potencial económico e propensos
à aquisição de novos produtos e de elevada qualidade”, explicam.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

FC Famalicão afastado da finla da Supertaça de futebol feminino pelo Sporting (3-0)

Publicado

em

O Sporting apurou-se, esta quarta-feira, para a final da Supertaça de futebol feminino, após vencer o Famalicão, em Alcochete, por 3-0, resultado que espelha a superioridade das ‘leoas’ ao longo do primeiro jogo oficial da época.

Com golos de Brenda Pérez (15 minutos), Ana Capeta (55) e Diana Silva (70), a equipa orientada por Mariana Cabral garantiu, sem dificuldades, a presença no jogo decisivo de dia 26 de agosto, em Leiria, frente ao Benfica que, horas antes, derrotou o Sporting de Braga, na outra meia-final, pelo mesmo resultado de 3-0.

Já depois de Diana Silva (07) ter acertado no poste, após ultrapassar a guarda-redes das minhotas, foi Brenda Pérez (15) quem inaugurou o marcador, após solicitar Ana Borges no corredor direito e ir receber o passe atrasado da lateral, no coração da área, para atirar a contar.

As ‘leoas’ privilegiavam o jogo interior e iam conseguindo criar alguns lances de perigo, mas foi novamente com uma solicitação no corredor direito, já na segunda parte, que Diana Silva assistiu Ana Capeta (55) para o 2-0, num lance que, tal como o do primeiro golo, teve início nos pés de Cláudia Neto.

O Famalicão, que teve numa tentativa de chapéu de Raquel Fernandes (39), ainda na primeira parte, a sua única oportunidade de golo em todo o encontro, nunca teve argumentos para contrariar o caudal ofensivo das ‘verde e brancas’.

Nesse sentido, foi sem grande surpresa que Diana Silva (70) apareceu isolada frente a Dani Nehaus e não teve dificuldades para bater a brasileira e fechar o marcador, permitindo à treinadora dar minutos a várias jovens que foram saindo do banco ao longo da segunda parte para os lugares das mais experientes Fontemanha, Pérez, Borges, Neto e Capeta.

Desta forma, o Sporting vai defrontar o Benfica na final, em Leira, em 26 de agosto, às 20:30, enquanto o Famalicão enfrenta, no mesmo dia, às 11:00, o Sporting de Braga, no jogo pelo terceiro e quarto lugar.

De acordo com o treinador-adjunto do Famalicão, Hélder Baptista este “foi um resultado exagerado para aquilo que ambas as equipas construíram. Mas uma palavra de apreço e reconhecimento pelos vencedores e desejar que no dia 26 de agosto tenhamos uma verdadeira festa do futebol feminino, em Leiria.

Não entrámos bem, não conseguimos impor nosso jogo, nem colocar agressividade quer no espaço, quer no portador da bola, como delineámos. E isso afetou definitivamente o comportamento coletivo. Merecemos e criámos oportunidades, sobretudo nos últimos 15 minutos da primeira parte, para justificar o golo.

[O novo formato da Supertaça] acima de tudo reconhece o trabalho e o desempenho das equipas na época anterior. É para isso que existe esta prova. No novo figurino para este campeonato, dificilmente [a Supertaça] será o reflexo do que vamos assistir, porque todas as equipas estão a trabalhar, as 12 equipas estão preparadas para um supercampeonato e acredito que isso vai mesmo acontecer”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Posto da GNR de Famalicão vai ser reabilitado

Publicado

em

Esta segunda-feira, dia 8 de agosto, Mário Passos, presidente da câmara de Famalicão, visitou o posto da GNR de Famalicão, tendo sido nestas circunstâncias que ficou definido avançar para a criação de um projeto de reabilitação do posto da GNR de Famalicão, idealizado pelos serviços da autarquia e que será apresentado ao Ministério da Administração Interna.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Cooperativa Frutivinhos ganha nova sede

Publicado

em

O Município de Vila Nova de Famalicão e a Frutivinhos – Cooperativa Agrícola de Vila Nova de Famalicão assinaram, esta segunda-feira, a escritura de cedência de direito de superfície de uma propriedade, por 71 anos, que se irá tornar na nova sede desta entidade.

A propriedade, com cerca de 1418 m2 e sob alçada municipal, encontra-se localizada no Lugar do Longo, na Rua D. Sancho I, União de Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário, e será cedida a título gratuito à cooperativa famalicense. Destina-se única e exclusivamente a construção de um equipamento destinado ao desenvolvimento da atividade da Frutivinhos, que permita dar resposta às necessidades de crescimento da cooperativa, ficando esta construção a cargo da entidade.

O projeto inclui uma área de construção que ronda os 600 m2 e que inclui a criação de uma loja, aberta ao público, para venda dos vinhos da cooperativa, bem como produtos de parceiros locais, uma zona de degustação e prova de vinhos, uma sala de formação e pequeno auditório, gabinetes, um armazém para acondicionamento dos produtos e zona de cargas e descargas.

Recorde-se que a Frutivinhos é uma cooperativa sem fins lucrativos famalicense, constituída em 1960, que tem como objetivo a transformação, conservação e venda de produtos agrícolas provenientes dos seus cooperadores.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Mel – Piquenique das Artes regressa ao Parque da Devesa com concertos cinema e circo

Publicado

em

Realiza-se entre 19 e 20 de agosto, no Parque da Devesa de Famalicão, o festival MEL – Piquenique das Artes 2022.

Num cartaz repleto de ofertas musicais, serão também apresentados projetos de cinema, vídeo e circo.

Baseado num manifesto de multicultural, interdisciplinar e inclusivo, com consciência, ecologia e cidadania, O MEL – Piquenique terá como cabeças de cartaz os artistas/bandas Luíz Caracol, Baleia Baleia Baleia e os Killimanjaro.

19 de Agosto (sexta-feira)
16:00 | Serviço de Aprendizagem | CÂMARA OBSCURA | Fotografia
20:00 | Piquenique
21:30 | ÁS DE ESPADAS, de Rúben Marques | Cinema
22:30 | LUÍZ CARACOL | Música

20 de Agosto (sábado)
16:00 | Serviço de Aprendizagem | CÂMARA OBSCURA | Fotografia
20:00 | Piquenique
21:00 | BEM-VINDOS AO ANTROPOCENO | Música e Vídeo
22:00 | BALEIA, BALEIA, BALEIA | Música
23:15 | KILLIMANJARO | Música

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Artigos Recentes

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Casa das Artes recebe Gala Solidária IPO Pediatria com música animação humor magia e circo

Realiza-se no próximo dia 09 de setembro (sexta-feira) A Gala Solidária IPO Pediatria, na Casa das Artes de Famalicão. Num...

Paíshá 11 horas

Bombeiros salvam cão fustigado por incêndio na Serra da Estrela (VÍDEO)

Um vídeo captado recentemente, e agora partilhado nas redes sociais, mostra o momento em que um grupo de bombeiros, que...

Regiãohá 12 horas

Bombeiros dominam incêndio em garagem de prédio na Trofa

Um incêndio deflagrou na garagem de um edifício na Trofa, ao final da manhã desta quinta-feira, de acordo com a...

Desportohá 12 horas

Famalicão/Xadrez: Inês Silva obtém título de Mestre FIDE

As Olimpíadas de Xadrez 2022, evento que se realiza de 2 em 2 anos, disputaram-se emChennai, na Índia, de 29...

Desportohá 12 horas

Treinador do FC Famalicão preparado para um SC Braga “grande”

O treinador do Famalicão admitiu hoje que espera uma partida difícil com o Sporting de Braga, uma equipa que se...

Paíshá 12 horas

Consumo de cerveja aumenta em Portugal. Produção obrigada a seguir tendência

De acordo com a Associação de Cervejeiros de Portugal houve um aumento da produção e consumo de cerveja no país....

Desportohá 14 horas

Desportistas olímpicos acusam presidente da Federação Portuguesa de Judo de opressão

Os olímpicos Telma Monteiro, Catarina Costa, Bárbara Timo, Rochele Nunes, Patrícia Sampaio e Anri Egutidze acusam o presidente da Federação...

Economiahá 14 horas

Subida de preços na alimentação e combustível responsável pela maior taxa de inflação desde 1992

Portugal registou a maior taxa de inflação em 30 anos, com o índice de preços ao consumidor a acelerar para...

Paíshá 14 horas

GNR identifica suspeitos de burlas com MB Way em Porto e Braga

A GNR do Porto identificou oito pessoas, com idades entre os 33 e 61 anos, por crimes de burla através...

Economiahá 14 horas

Crise: Presidente da Ryanair diz que acabou o tempo do voos a 10 euros

O presidente executivo da Ryanair, Michael O’Leary, avisou hoje que o tempo dos voos a 10 euros acabou, devido à...

pub

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES